Silva Barreto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Silva Barreto

#84446 | manelsp | 16 fev 2005 15:03

procuro as origens de D. Isabel da Silva Barreto , de Quintela de Paçó, filha de Francisco da Silva Barreto, já falecido naquela data, capitão-mor de Paçó, e de s.m. D. Isabel de Seixas, natural de Vimioso, moradores em Quintela. Neta paterna de Marcos de Faria Machado, possivelmente de Barcelos, e de s.m. outra D. Isabel da Silva Barreto, moradores em Quintela, e neta materna de Fernão Pegado (filho de João Vaz) e de s.m. D. Maria Diz de Antas (Filha de Gaspar de Seixas) da Vila de Vimioso; a Avó Isabel da Silva Barreto era filha de António da Silva Barreto, comendador de S. fins de Conlelas, na Ordem de Cristo, e neta de Lopo da Fonseca Homem, que serviu na Índia, e nela foi Senhor da Feitoria de Diu, e de s.m. D. Isabel Pereira de Sampaio.

com os melhores cumprimentos,

Manuel S.P.

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#84729 | Alfa49 | 19 fev 2005 17:37 | Em resposta a: #84446

Caro Manuel S.P.
Este ramo Barreto que procura, terá alguma ligação com os Barreto naturais de Gaula - Ilha da Madeira, e que naturalmente terão ido para lá por volta do ano de [.....]. Neste momento não lhe poderei dizer muito mais, a não ser alguns nomes e datas, pois, relativamente a quem foi a pessoa que levou o nome de Barreto para esta Ilha, e daí resultaram todos aqueles que tenho conhecimento, não faço a minima ideia, mas gostaria de saber.
De qualquer modo, fico ao seu dispor.

Com os melhores cumprimentos

João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#84735 | manelsp | 19 fev 2005 17:59 | Em resposta a: #84729

Caro Joao,
estes barretos de quem falo sao dos barretos velhos de Viana que vêm no Felgueiras Gayo, mas ele nao dá mais informaçao sobre as suas origens que estas, embora ponha a hipótese de uma origem anterior...mas tudo hipóteses! o que eu gostaria era de saber se alguém me consegue confirmar algo mais, e também pelo ramo do senhor da Feitoria de Diu e da sua mulher , Pereira de Sampaio, que me parece possa haver mais informaçao. Nao sei, e por isso tento a sorte. Quanto a possíveis origens madeirenses, nao faço de todo ideia, mas confesso que sempre acho graça a esta mobilidade geográfica da genealogia.
estou disponível para ajudar em tudo o que eu puder, que é pouco, mas farei o possivel. Sobretudo no que diz respeito a familias transmontanas, que é sem dúvida o terreno onde melhor me mexo.
com os melhores cumprimentos
Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#99689 | manelsp | 07 set 2005 15:14 | Em resposta a: #84735

relanço o tópico. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#196539 | carmona | 15 mai 2008 19:53 | Em resposta a: #99689

Caro Manuel Sarmento Pizarro

O meu avô materno, o Coronel de Cavalaria Modesto Barreto, natural de Chaves, era 4º neto de Luís da Silva Barreto, filho primogénito de João Carneiro de Moraes Fontoura e de Angélica Sebastiana da Silva Barreto de Moraes Sarmento (personagens certamente já seus conhecidos). Aquele Luís Barreto deixou os apelidos da sua varonia (Carneiro de Fontoura) e passou a usar (tal como o fizeram todos os seus descendentes até ao meu avô) os apelidos do seu bisavô materno, Francisco da Silva Barreto (casado com Perpétua da Rocha de Figueiredo Sarmento).
Como eu ainda uso o apelido Barreto, interessou-me particularmente encontrar a sua origem, tendo "esbarrado" no António da Silva Barreto, Comendador da Ordem de Cristo em Conlelas, que Felgueiras Gayo afirmou ser filho de Lopo da Fonseca Homem, Senhor da Feitoria de Diu, casado com Isabel Pereira de Sampaio.
Mas a partir daqui ninguém mais "deu um passo".
A única contribuição que eu posso dar nesse sentido é a seguinte:
Há tempos, um amigo meu viu na Torre do Tombo um documento em que figurava um Pereira de Sampaio (não me lembro do primeiro nome) como Feitor de Diu, e as datas coincidiam, pelo que concluí ter o dito Lopo herdado do sogro a citada Feitoria. Sabe alguma coisa àcerca disto?

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#196547 | manelsp | 15 mai 2008 21:13 | Em resposta a: #196539

Caro João Ramos Dias
Curiosamente é um tema que me interessa imenso. O apelido da dita Isabel sempre e provocou alguma curiosidade pela falta de dados. Mesmo Lopo da Fonseca Homem pode ser uma personagem a pesquisar, mas não sabemos mais dele que o dito por Felgueiras e julgo eu no "Familias Transmontanas" de Francisco Xavier Quadros de Moraes Sarmento. Se o seu amigo souber dar melhores indicações sobre o documento em questão seria talvez um modo de se saber mais (de onde eram originários, etc). Entro "nesta" consigo
cumprimentos
Manuel SP

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#196645 | carmona | 16 mai 2008 16:31 | Em resposta a: #196547

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Quando tiver novidades, entro em contacto consigo.
Entretanto convém fazer uma rectificação: quando disse que concluí ter sido herdada a Feitoria de Diu, por Lopo Homem, a partir do seu sogro, estava só a levantar uma hipótese e não a chegar a uma conclusão, como é óbvio.
E já agora, no campo da especulação: naquele tempo, e estamos a falar do séc.XVI, eram muitos os Barretos que andavam pela Índia, a começar por Francisco Barreto, 19º Governador da índia (1555) - este teve dois filhos chamados Luís da Silva Barreto e João da Silva Barreto, o primeiro de sua mulher (Francisca de Meneses) e o segundo filho natural. Será só coincidência de nomes?...
Os apelidos Silva Barreto, naturalmente, podem vir tanto do lado paterno (Lopo da Fonseca Homem - de quem não consigo encontrar qualquer referência) como do lado materno (Isabel Pereira de Sampaio - idem...). Já tentou ir por aí?

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#196646 | carmona | 16 mai 2008 16:41 | Em resposta a: #196547

Caro Manuel

Lembrei-me de repente doutro dado (para aumentar a confusão?):
A Família Câmara Leme descende de Rui Fernandes Homem, que foi para a Ilha da Madeira, onde morreu em 1504 - o seu descendente directo, 3º neto, chamava-se António da Silva Barreto... Outra coincidência?

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#217711 | carmona | 07 jan 2009 19:41 | Em resposta a: #196547

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Já tem mais "notícias" do António da Silva Barreto?
Eu, da minha parte e infelizmente, nada posso acrescentar.
No entanto, aproveito para lhe fazer uma pergunta, a-propósito do seguinte:
a minha Avó Materna (casada com o Coronel Barreto de quem lhe falei), Palmira Carmona, era filha do General Inácio Carmona, irmão de Júlia Cândida Carmona que foi casada com Lourenço Pizarro de Moraes Sarmento, filho do autor do "Romanceiro Português", Inácio Pizarro de Moraes Sarmento. Estes são seus ascendentes?

Cumprimentos (e bom ano!)

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#217791 | manelsp | 08 jan 2009 14:33 | Em resposta a: #217711

Caro João Ramos Dias
antes de mais bom ano também!
Sim, de facto, Inácio Pizarro de Morais Sarmento é meu tetravô Paterno, sendo eu descendente do filho José
dos Silva Barretos também não encontro mais. Tenho uma tese para entregar em março, depois disso... voltamos à carga!
um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#332631 | carmona | 18 jul 2013 18:00 | Em resposta a: #217791

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Mais vale tarde do que nunca... A-propósito dos Barretos de Trás-os-Montes:
Luís da Silva, morador em Castelo Rodrigo, Senhor da Feitoria de Diu que transferiu em 6/7/1581 (Rei D.Filipe I) para sua filha Isabel Pereira de Sampaio, e que passou para o seu marido, Lopo da Fonseca Homem, por mercê do Rei D.Filipe II em 10/3/1611.
Este é o resultado duma pesquiza feita por um sobrinho meu, e só não lha comuniquei mais cedo por ter estado à espera de mais notícias...que ainda não vieram!
Desta nota se conclui que António da Silva Barreto, que frequentou a corte do Rei D.Sebastião (falecido em 1580) nunca podia ter sido filho de Lopo da Fonseca Homem. Também se conclui que, aqui, Felgueiras Gayo se enganou.
"E esta, hein!"
Aguardo os seus comentários!

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#335415 | carmona | 19 set 2013 18:15 | Em resposta a: #217791

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Leu a minha mensagem de 18/7/2013?

Cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#335416 | João Mamed | 19 set 2013 18:21 | Em resposta a: #335415

Caro João Ramos Dias

Fiz um pequeno estudo sobre os "nossos" Fonsecas, de Chaves, mas perdi o seu e-mail, quer me mandar uma mensagem, ou em alternativa enviar-me o seu e-mail?

Um abraço
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#335451 | manelsp | 20 set 2013 11:48 | Em resposta a: #335415

Caro João,

Pois só vi hoje. Curioso de facto. Esses documentos são relativos a quê, já agora? haverá possibilidade de repetição de nomes? confesso que não sei!
Obrigado pelas suas notas!

Com um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#335486 | carmona | 21 set 2013 10:40 | Em resposta a: #335416

Caro João Mamede

Muito obrigado pela sua atenção e disponibilidade. O meu e-mail é: joaopontoramospontodiasarrobahotmailpontocom. E fico a aguardar, com todo o interesse, o seu estudo.

Um abraço

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#335723 | carmona | 25 set 2013 18:28 | Em resposta a: #335451

Caro Manuel

As informações relativas a Lopo da Fonseca Homem e sua filha e sogro foram obtidas na Torre do Tombo, Chancelarias Régias (Reis D.Filipe I e II, de Portugal). Creio não haver possibilidade de repetição de nomes, dadas as circunstâncias! Penso que o meu caro amigo vai ter de aceitar a evidência...

P.S.: Continuo a investigar a ascendência de António da Silva Barreto, e qual o seu parentesco (se é que existiu algum...o que já começo a duvidar!) com aqueles personagens.

Um abraço

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#335795 | manelsp | 26 set 2013 11:35 | Em resposta a: #335723

Longe de duvidar de si, Caro João! Tenho que actualizar as informações. Mais uma de muitas patranhas à Felgueiras Gayo, pese o mérito indiscutivel de tão monumental genealogista. Obrigado!
Com um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#345994 | carmona | 08 mai 2014 10:38 | Em resposta a: #335795

Caro Manuel

Seis meses depois da nossa última "conversa", continuo sem (mais) novidades àcerca do António da Silva Barreto.
E do seu lado, há notícias?

Um abraço

João

Resposta

Link directo:

RE: Silva Barreto

#345999 | manelsp | 08 mai 2014 13:32 | Em resposta a: #345994

Caro João

infelizmente, por falta de tempo, nenhuma novidade. Fez bem em perguntar. Assim haja digo-lhe coisas.

Com um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

Silva Barreto

#353024 | carmona | 20 dez 2014 11:32 | Em resposta a: #345999

Caro Manuel

Tem novidades àcerca dos Barreto de Trás-os-Montes?...ou "nada de novo na frente ocidental"?
Feliz Natal e bom Ano Novo!

João

Resposta

Link directo:

Silva Barreto

#357340 | carmona | 07 mai 2015 19:33 | Em resposta a: #345999

Caro Manuel
Correndo o risco de me transformar num "chato", volto a perguntar-lhe se tem mais "notícias" do António da Silva Barreto?
Um abraço
João

Resposta

Link directo:

Silva Barreto

#374391 | carmona | 10 out 2016 10:38 | Em resposta a: #357340

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Já passou mais de um ano desde a última vez que "falámos". Entretanto, voltei a "debruçar-me" sobre o tema "António da Silva Barreto, progenitor dos Barreto de Trás-os-Montes", mas sem nenhum resultado...
E da sua parte, há alguma novidade?

Um abraço

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

Silva Barreto

#374408 | manelsp | 11 out 2016 10:42 | Em resposta a: #374391

Caro João

infelizmente ando absolutamente ausente de investigações genealógicas, pelo que não avancei em frente alguma! Lamento! Acho que, a continuar assim, talvez tenha entretém para a reforma, caso ainda venha a poder tê-la! ;)

Com um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

Silva Barreto

#389607 | carmona | 26 fev 2018 19:26 | Em resposta a: #374408

Caro Manuel Sarmento Pizarro
Passados mais dois anos, voltei a "tropeçar" no António da Silva Barreto. Já conseguiu descobrir donde vem o apelido Barreto ou, o que vem a dar no mesmo, qual a sua filiação? (uma vez que já se provou não ser filho de Lopo da Fonseca Homem, como Felgueiras Gayo escreveu...).
Um abraço (e espero que volte às suas investigações genealógicas!)
João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

Silva Barreto

#419074 | carmona | 31 out 2019 17:16 | Em resposta a: #374408

Caro Manuel Sarmento Pizarro
Já regressou às suas pesquizas genealógicas? e já descobriu a verdadeira ascendência de António da Silva Barreto, progenitor dos Barreto de Tràs-Os-Montes?
Um abraço
João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 17:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen