Quinta e casa de Galvão de Lima, Melgaço

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património

Quinta e casa de Galvão de Lima, Melgaço

#84524 | Maria Barreiro | 17 fev 2005 12:02

Caros confrades

Nas minhas pesquisas encontrei Diogo Manoel de Castro, viúvo, e sua filha Anna Margarida de Castro, da Quinta e Casa de Galvão de Lima, freguesia de Sta Maria da Porta, Melgaço (1850).

Agradeço qualquer informação sobre as pessoas e/ou quinta mencionadas.

Com os melhores cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Galvão

#84530 | Eduardo Albuquerque | 17 fev 2005 12:32 | Em resposta a: #84524

Cara Confrade,

Em resposta ao seu apelo, aqui ficam estas notas:

No “ O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, de Augusto César Esteves, volume I , página 357 a 394, encontrará o que pretende.

Mais, a páginas 392, se refere D. Ana Margarida de Sousa Castro Morais Sarmento Puga, nascida a 18 de Abril de 1830 e baptizada a 23 desse mesmo mês.

Casou, na freguesia do Cerdal, Valença, a 26 de Fevereiro de 1853, com Gaspar Pereira de Castro, filho de Gaspar Pereira de Castro e de D. Inácia Antónia Coelho de Araújo Pereira Caldas, senhores das Casas do Eirado e do Paço de S. Miguel de Fontoura...

O pai desta senhora, Diogo Manuel de Castro Sousa Meneses, nascido a 5 de Fevereiro de 1770, e casado a 12 de Julho de 1828 com D. Maria Bebiana dos Reis Araújo e Cunha, da casa do Rio do Porto, filha do capitão – mor, João António de Abreu Cunha Araújo e de D. Maria Luísa dos Reis, vem referido a páginas 386 com extensas referências, que, por isso mesmo, me escuso de aqui reproduzir.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Galvão

#84542 | Maria Barreiro | 17 fev 2005 14:47 | Em resposta a: #84530

Caro Eduardo Albuquerque

Agradeço a disponibilidade e rapidez com que respondeu ao meu apelo.

Cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

Quinta do Arrochal

#84578 | Maria Barreiro | 17 fev 2005 22:26 | Em resposta a: #84530

Caro Eduardo Albuquerque

Pela sua mensagem depreendo que conhece bem a obra que refere.

Por acaso saberá dizer se também terá alguma referência à Quinta de Arrochal, creio que em Prado, Melgaço? Não tenho bem a certeza do termo Arrochal, para mim está um pouco ilegível.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Arrochal

#84582 | jliberato | 17 fev 2005 22:35 | Em resposta a: #84578

Cara Maria
Só para lhe confirmar que existe a Quinta do Arrochal na freguesia do Prado, Concelho de Melgaço.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Arrochal, busca

#84611 | Eduardo Albuquerque | 18 fev 2005 11:44 | Em resposta a: #84578

Cara Confrade, Maria Barreiro,

À minha memória, de momento, não ocorre o nome que referiu, e nos índices da obra em referência, também, não o encontrei.

Cumpre dizer que os dois volumes incorporam cerca de 900 páginas, pelo que a pesquisa sem mais torna-se difícil.

Neste contexto, agradeço que complemente a sua informação com o nome dos proprietários, ou usufrutuários, e com a respectiva data.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Galvão

#84650 | zea | 18 fev 2005 19:13 | Em resposta a: #84542

Cara Maria,

A casa existe e ainda é habitada pela família Pereira de Castro. Não creio que seja Galvão de Lima, mas Galvão de Cima.

Cumprimentos.
Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Quinta e casa de Galvão de Lima, Melgaço

#84730 | Samuel de Castro | 19 fev 2005 17:41 | Em resposta a: #84524

Estimada Maria Barreiro,

É possível descrever os dados que tens de ascendência / descendência desse Diogo Manoel de Castro, para eu poder confirmar em minha base exclusiva sobre os Castros e depois lhe repassar ?
Muito grato. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Quinta e casa de Galvão de Lima, Melgaço

#84731 | Maria Barreiro | 19 fev 2005 17:52 | Em resposta a: #84730

Caro Samuel de Castro

Infelizmente não o posso ajudar porque não tenho nenhum dado sobre Diogo Manoel de Castro. A minha curiosidade deve-se ao facto de ele, já viúvo, e sua filha Anna Margarida terem sido padrinhos de baptismo de dois parentes meus.
Mas se quiser, posso tentar confirmar qualquer dado no ADViana do Castelo.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Arrochal, busca

#84739 | Maria Barreiro | 19 fev 2005 18:12 | Em resposta a: #84611

Caro Eduardo Albuquerque

Não sei o nome dos proprietários. Tenho apenas referências a caseiros em 1901.

Queria mesmo era confirmar a existência da quinta.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Arrochal, busca

#84741 | jliberato | 19 fev 2005 18:24 | Em resposta a: #84739

Cara Maria,
No mapa está, como lhe disse na mensagem de 17-02-2005 às 22:35.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Galvão

#84743 | sapeca | 19 fev 2005 18:33 | Em resposta a: #84650

Tem toda a razão. Trata-se, de facto, da Casa do Galvão e, por isso, é Galvão de Cima e não de Lima. Esta casa, juntamente com outras, descende dos chamados Castros de Melgaço, sendo aparentada, por mais de uma vez, com os Castros Sousa e Menezes Sarmento Sotomayor, da Casa e Morgado do Peso, que deu os Viscondes do Peso de Melgaço. Sobre estes, publiquei eu há anos um estudo: "Castros e Sousas-Senhores de Parderrubias, da Honra de Remoães e Morgados do Peso". A Casa do Galvão é uma das estudadas pelo Dr. Augusto César Esteves, no seu "Livro de Gerações Melgacenses" (a obra manuscrita inicialmente tinha este nome, pois que a consultei muito antes da edição que foi feita há anos e a referência a ela e áquele nome original consta noutros estudos daquele autor melgacense), editada com o nome "O meu Livro de Gerações Melgacenses".
Acerca da origem destes Castros ter em atenção o que eu desvendo naquele meu estudo, pois que todos os nobiliaristas (incluindo o Dr. César Esteves) lhes dão uma origem errada, porque mal entroncada.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Arrochal, busca

#84759 | Maria Barreiro | 19 fev 2005 20:59 | Em resposta a: #84741

Caro JLiberato

Eu li a sua mensagem que desde já agradeço. Eu queria apenas reforçar que o meu interesse na quinta era apenas saber se ainda existia e, por isso mesmo, não tenho informações nenhuma sobre os proprietários.
Uma das avós de meu marido era caseira na referida quinta e de origem galega, a tal que me vai fazer ir ao arquivo de Tui no Verão.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quinta e casa de Galvão de Lima, Melgaço

#84799 | Samuel de Castro | 20 fev 2005 11:54 | Em resposta a: #84731

Estimada Maria Barreiro,

Lhe agradeço pela disponibilidade de verificar no ADViana, que, de momento, não vejo necessidade, pois daquele Diogo........ que os colegas informaram, tenho a ascendência e descendência, mas que pensei na possibilidade de ser outro que consta em minha base, mas não tenho a descendência. Muitíssimo obrigado.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros, de Galvão

#85030 | Samuel de Castro | 23 fev 2005 12:15 | Em resposta a: #84743

Estimado Fernando de Sá Monteiro,

Meus parabens pela publicação de suas pesquisas sobre os "Castros e Sousa.....", já o recebi aqui no Brasil. Peço o favor de me contatar pelo meu e-mail castro.genealogia@bol.com.br .
Fico no aguardo. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen