Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património

Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#84548 | pqv | 17 fev 2005 17:20

Entendi agora interessar-me pelas questões da ascendência familiar e deparo-me, com alguma surpresa minha, com um tetravô Teixeira de Queiroz, de Amares, este casado com uma senhora (tetravó) da família Campelina, que poderá cruzar-se com a família Azevedo Sá Coutinho da Casa da Tapada, também de Amares.
Muito agradeço informação sobre TQ's de Amares e sobre estes cruzamentos.
PQV

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#84556 | vbriteiros | 17 fev 2005 20:24 | Em resposta a: #84548

Francisco Teixeira de Queiroz, escritor, nasceu nos Arcos de valdevez em 1848 e entre as sua obras tem o livro de contos "Arvoredos".
Quanto à Família Azevedo Sá Coutinho da Casa da Tapada está bem tratada no livro do Dr. José Machada : O Poeta do Neiva. Tenho a obra , mas não me recordo de qq. referência ao apelido que menciona.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#84600 | pqv | 18 fev 2005 09:42 | Em resposta a: #84548

Caro VB
Agradeço a sua mensagem.
Francisco Teixeira de Queiroz é meu bisavô e neto de António Teixeira de Queiroz de Amares, o tal tetravô que não consegui ainda situar e cujas raizes e antepassados procuro.
António Teixeira de Queiroz foi casado com Angélica Silva Campelina, havendo, descobri-o aqui neste site, uma outra Senhora Joana Angélica (também) Campelina, aproximadamente à mesma época, casada com o 11º Senhor da Casa da Tapada - este poderá ser o único cruzamento entre TQ's e Azevedo Sá Coutinho.
Vou continuar a investigar, procurando também o livro que me aconselha.
Melhores cumprimentos, PQV

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#84632 | vbriteiros | 18 fev 2005 15:20 | Em resposta a: #84600

Caro PVQ
Efectivamente a pág. 206 do Poeta do Neiva lê-se : D. Rodrigo achando-se gravemente doente , casou a 21 de março de 1806 co D. Joana Angélica da Silva Campelina ( filha de António da Silva campelina e de Maria Sousa Fajardo, lavradores e propriet´rios da Quinta da carriça em S. Miguel de Fiscal) para legitimar seus filhos. Sua mulher nasceu a 12 de dez. de 1762 e faleceu viúva a 17 de Julho de 1854. ....
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#84863 | pqv | 21 fev 2005 14:52 | Em resposta a: #84632

Caro VB
Agradeço a sua mensagem que confirma informações de que dispunha.
Melhores cumprimentos, PQV

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#91843 | procha75 | 26 mai 2005 12:56 | Em resposta a: #84863

Caro PQV,

Sou descendente de Ângela da Silva, filha de António da Silva Campelina e de Marinha Soares Fajardo. Ângela da Silva é irmã de Joana Angélica da Silva Campelina casada com o 11º senhor da Casa da Tapada.

Pelos estudos que tenho empreendido posso lhe afirmar com toda a certeza que a sua Angélica da Silva Campelina pertence a esta família até porque existem poucos membros da mesma que em Portugal tenham mantido o apelido Campelina.

A minha única duvída relativamente à sua ancestral é saber quem são os respectivos pais que com toda a certeza se ligarão a ancestrais meus já identificados.

Pelos dados que expôs tudo me leva a crer que Angélica da Silva Campelina possa ser filha do casal Francisco Borges Antunes / Maria Teresa (irmã da minha Ângela da Silva, naturais da freguesia de Fiscal, concelho de Vila Verde) que tiveram descendência na freguesia de Caires, concelho de Amares (de onde era natural o marido). Mas atenção porque poderá ser filha de algum irmão da minha Ângela da Silva cujos prováveis casamentos ainda não identifiquei.

Caso consiga identificar os pais de Angélica da Silva Campelina agradecia-lhe imenso que me fornecesse essa informação para poder completar a minha base-de-dados.

Um abraço deste seu parente,

Pedro Rocha

P.S.: Tenho vindo a actualizar os dados que tenho sobre esta família aqui no Genea.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#92548 | procha75 | 03 jun 2005 19:48 | Em resposta a: #84548

Caro PQV,

Sendo descendente da família Campelina estou deveras interessado em descobrir a ligação da sua ascendente Campelina com o tronco principal da família. A hipótese que aventei para ascendente da sua ancestral Campelina não se constatou.
Não encontrando o assento de casamento na freguesia de Caires, concelho de Amares, suponho que a freguesia do concelho de Amares que afirma ser naturalidade da sua ancestral Campelina seja outra (talvez Caldelas?).
No caso de ainda não ter avançado na sua pesquisa (com a descoberta so casamento da sua ancestral), agradecia-lhe que me revelasse qual é a freguesia em causa para poder investigar a origem deste seu ramo.

Agradecido desde já pela informação que me possa ceder,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Queiroz (ou Queirós)

#93571 | Rodrigo Carvalho | 15 jun 2005 15:51 | Em resposta a: #92548

Pessoal: Estou satisfeito em observar o andamento desre Tópico. Já mantenho contatos há algum tempo com o primo Pedro Miguel. Sou brasileiro, filho de Nilton Campolina re descendente de Manoel António da Silva Campolina (Campelina), português, irmão da Ângela da Silva (Campelina), da qual O Pedro é descendente.

Aqui no Brasil somos "Campolina" e já fizemos três Encontros da Família. Caso algum Campelina queira manter contatos, ficarei satisfeito.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 20:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen