Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84576 | César Fernandes | 17 fev 2005 22:20

Procuro saber mais dados relacionados com os Pereira de Lima, que foram promotores da Industria Têxtil em Guimarães, os quais tiveram um beneficio fiscal do Rei D.Luiz I, no inicio do século XIX
Sei que tiveram passagem por S.Martinho do Vale - Famalicão.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84596 | JCouceiro | 18 fev 2005 00:29 | Em resposta a: #84576

Caro César Fernandes:

Na monografia da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos intitulada - " Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, história de uma Real Irmandade " encontra tratados os seguintes membros da Família Pereira Lima, de Guimarães:
António José
Manuel José e sua mulher
João e sua mulher e filho
José António
António José
Domingos P.L. Júnior

Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84601 | César Fernandes | 18 fev 2005 10:07 | Em resposta a: #84596

Caro José Couceiro da Costa, muito obrigado pela rápida resposta.
Eu tenho esse livro e estive na apresentação do mesmo no Arquivo Municipal Raul Brandão. O senhor por acaso esteve comigo.
Eu já tinha dado uma vista de olhos no livro e encontrei lá alguns Pereira de Lima.
Agora não sei se um que estava lá mencionado é a pessoa que procuro saber mais dados - José António Pereira de Lima (que era meu trisavô) e sei que faleceu em 1903. Será a mesma pessoa????

Cumps.

César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84604 | JCouceiro | 18 fev 2005 10:45 | Em resposta a: #84601

Caro César Fernandes:

Que falta faz o Genea não ter incluido a foto dos participantes.....

Veja pela morada, ou então ver nas actas de 1903 se consta em data subsequente a notícia do óbito do dito.

Cumps.
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84607 | César Fernandes | 18 fev 2005 11:01 | Em resposta a: #84604

Caro José Couceiro

Eu estive a ajudar o Arquivo na questão do computador e projector, e sou conhecido da D.Adelaide Pereira de Moraes.

Ao que eu sei o meu trisavô José António Pereira de Lima morava na Rua D.João I, perto do cruzeiro de S.Lázaro e lá faleceu. Ele tinha uma fábrica textil que se não me engano chamava-se Fábrica da Malha e que se incendiou em 1901 ou 1902 (que se situava, onde agora se encontra os autocarros transurbanos na Avenida Conde Margaride). Não sei é esta pessoa que fazia também parte da Irmandade?????

Cumps.
César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84645 | jpcmt | 18 fev 2005 18:39 | Em resposta a: #84576

Caro Confrade:

Não sei se terá interesse para si, mas no livro "Empresariado Português" , editado pela Associação Industrial Portuense em 1994, lê-se o seguinte:

"António José Pereira de Lima (1872/....)- Oriundo de uma família com largas tradições na indústria têxtil de Guimarães. António José Pereira de Lima seguiu uma linha idêntica à dos seus pais. Fundou em 1913 a Fábrica de Fiação e Tecidos do Arquinho com fiação e tecelagem a vapor. Fabricava tecidos de linho, algodão e seda, tendo sido premiada com a Medalha de Ouro na Exposição Industrial e Agrícula de 1923. Fornecia os mercados com panos para lençóis. colchas, etc. Nos anos 30 tinha como representante em Lisboa, José Salgado Guimarães, com balcão na Rua da Conceição, nº 45.
António José Pereira de Lima foi Secretário da Associação Comercial de Guimarães e vereador municipal, tendo criado, finalmente, em 1942, a Firma António J. P. Lima & Filhos, Lda."

Esta notícia é acompanhada com uma fotografia de AJPL.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84677 | JCouceiro | 18 fev 2005 23:07 | Em resposta a: #84607

Caro César:

a 03.06.1878 entrou para Irmão José António Pereira de Lima, fabricante e proprietário, morada, S. João de Brito, com a entrada de 10$120.

Os outros Pereira de Lima viviam ou as suas fábricas eram na Cruz de Pedra.

Caso me diga o dia/Mês/ano do seu óbito, posso consultar as actas para ver se é a mesma pessoa.

Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84684 | César Fernandes | 19 fev 2005 00:15 | Em resposta a: #84677

Caro José Couceiro

a data do óbito do meu trisavô, foi a 1 de Março de 1903, tinha 57 anos. Ele morava na Rua D.João I, e sei que os Pereiras de Lima quando se fixaram cá em Guimarães, foi principalmente na freguesia de Creixomil, na zona dos Pombais, S.Lázaro, Lameiras e Cruz de Pedra, que são lugares relativamente pertos.

Sei que também tinham propriedades na freguesia de Urgezes, das quais algumas terras foram expropriadas para construirem o Bairro Económico de Urgezes.

Tinham também na freguesia da Costa algumas propriedade, das quais se destacam a Quinta da Cantonha.

O problema é que muitos Pereira de Lima tinham nomes iguais e alguns já são primos afastados, o que dificulta às vezes ligar uma pessoa aos vários dados que vão surgindo.

Sei que houve Pereira de Lima ilustres (tais como Wanscelau P.L e António José P.L. que foi Presidente das festas da cidade)... enfim às vezes é complicado ligar o seu grau de parentesco.

Cumps.

César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84685 | César Fernandes | 19 fev 2005 00:21 | Em resposta a: #84645

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Obrigado pela informação.
Por acaso já sabia de práticamente esses dados todos, mas agradeço-lhe na mesma a gentileza com que respondeu.

Por acaso não há possibilidades de adquirir esse livro???? ou de receber essa(s) página(s) scannarizadas, por mail??!!?

Gostaria tb de lhe perguntar se não consegue saber mais informações antigas de algum Pereira de Lima na Industria Portuense???? ficava-lhe agradecido.

Cumps.

César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84695 | jpcmt | 19 fev 2005 08:24 | Em resposta a: #84685

Caro César Fernandes:

O livro "Empresariado Português" foi editado no âmbito da exposição sobre o mesmo tema, que se realizou em Vila da Feira e que, na altura, visitei a convite do Presidente da A.I.P -- foi ele que me ofereceu o livro. Não deve ser fácil adquiri-lo agora. Terei muito gosto em fazer um scanning da página (espero que, desta vez, saia com 'Agrícola' bem escrito!). Dê-me o seu endereço para [iniciais acima em Autor] na netcabo.pt.

Quanto à "Indústria Portuense" , já não tenho as revistas que teria recebido quando estava no "activo"...

Cumps.

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84697 | JCouceiro | 19 fev 2005 08:52 | Em resposta a: #84684

Caro César:

Talvez na segunda feira já lhe diga o que consta das actas da Mesa, e dessa forma se lá vier expresso o falecimento do JAPL, já se fica a saber o que falta.
Outra forma importante para dirimir dúvidas é a consulta aos jornais locais da época.

Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84748 | vbriteiros | 19 fev 2005 18:55 | Em resposta a: #84684

Caro César Fernandes
Sabe se existe alguma ligação a Wenscelau Pereira de Lima ? Este era filho único de José Joaquim PL, que tinha um irmão mais novo Manuel José e 4 irmãs.
Manuel José teve geração, mas sé tenho notícia do filho Manuel c. s.g. Foram todos comerciantes ou industriais. Será a mesma familia?'
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84782 | César Fernandes | 20 fev 2005 00:18 | Em resposta a: #84748

Caro Vasco Briteiros

Eu penso que sim, que há ligação com os Pereira de Lima que falo, mas ainda não consegui reunir dados suficientes, para os ligar há minha família. Mas penso que já são parentes afastados......

Não sei se tem alguns dados dos ascendentes de Wenscelau P.L.??? caso os tenha podia-me facultar, para consultar os meus registos e tentar chegar a alguma ligação.

encontrei na net este site: http://www.igm.ineti.pt/document/centros/museu_geologico/biografias/wenceslau.htm

Cumprimentos
César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84821 | vbriteiros | 20 fev 2005 20:15 | Em resposta a: #84782

Caro César Fernandes.
A ascendência de Wenscelau Pereira de Lima é bem conhecida até ao avô dele ( Anuario da Nobreza de Portugal - 1950, pag 540.
WPL nasceu na Rua dos Clérigos , Freguesia da Vitória (Porto)a a 18.11.1858, filho de José Joaquim Pereira de Lima ( 7.04.1820-10.06.1884) e de D. Isabel Amália Talone de Sousa Guimarães, conforme assento baptismal em meu poder.
Era neto paterno de Manuel José Pereira de Lima (4.4.1789 , Riodouro-C. de Basto) e de D. Ana Joaquina da Piedade (Lisboa). Manuel José foi grande negociante em Pernambuco e no Porto. Tiveram 6 filhos : Gertrudes (10.06.1814), Manuel José, Ana Germana,José Joaquim, Francisca e Rita. A mais velha Gertrudes casou com Jose Maria Gomes Briteiros e foram meus trisavós. Veja pf o tópico Familia Verney.

Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84826 | César Fernandes | 20 fev 2005 22:58 | Em resposta a: #84821

Caro Vasco Briteiros

O meu trisavô chamava-se José António Pereira de Lima (26.3.1846, Creixomil - Guimarães), filho de José Pereira de Lima (30.1.1820, S.Martinho do Vale- Famalicão) e neto paterno de António José Pereira de Lima (S.Martinho do Vale-Famalicão).
Sei que um dos seus antepassados era de Airão S.João e que um dos primeiros P.L. casou com uma pessoa de Geraz do Lima (Viana do Castelo), que penso que era de uma família importante dessa região, mas não consigo saber qual.

Não sei se alguns dos seus dados se cruzam com estes????? se sim diga alguma coisa sff.

Cumprimentos
César Fernande

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84829 | vbriteiros | 20 fev 2005 23:25 | Em resposta a: #84826

Caro César Fernandes.

Os dados que possuo realmente não se cruzam com os seus aqui expostos. Poderá todavia haver qq ligação que eu não conheça. Como disse estes P L que cito descendem de Manuel José de Riodouro/Cabeceiras de Basto e ainda não consegui investigar os assentos desta freguesia( o livro de baptismos tem uns quilos) para procurar possíveis irmãos. Pela descendência dele , que se situa no Porto a partir de 1814, não vejo grande possibilidade na varonia PL, mas os meus conhecimentos sobre a descendência de Manuel José Pereira de Lima Júnior são ainda muito fracos, apesar de ele ter sido casado com uma irmã de seu cunhado, Maria da Conceição Gomes Briteiros. Deste casal foi filho Manuel Pereira de Lima, casado sem geração tendo deixado todos os bens à Santa Casa da Misericórdia do Porto ( existe um Lar Pereira de Lima) e deixa um legado a um sobrinho de apelido Lobo ( sobre isto aguardo informações ). Será que este manuel teve mais irmãos?
Wenscelau era filho único e as Tias seguiram outros apelidos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#84857 | César Fernandes | 21 fev 2005 13:58 | Em resposta a: #84697

Caro José Couceiro

Desculpe esta insistência, mas tou ansioso por saber novidades .........

Cumps.

César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#85041 | César Fernandes | 23 fev 2005 15:47 | Em resposta a: #84697

Caro José Couceiro

Não sei se já consultou as actas da Mesa, estou curioso para dissipar esta duvida

Cumps.

César Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#85150 | JCouceiro | 24 fev 2005 20:21 | Em resposta a: #85041

Caro César Fernandes,

Contráriamente ao usual, só hoje é que me foi possivel consultar as actas.

Li todas desde Nov. 1902 até jul. 1904 e nada.

Muitos registos, como era hábito, de falecimentos de Irmãos, muitos legados etc, etc., mas nada de Pereira Limas.

Fico à sua disposição para qq assunto,

Cumps.
JCC

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#91978 | ruicastro | 27 mai 2005 21:44 | Em resposta a: #84821

Caros Vasco e César,

Tenho comigo a Árvore de Costados de "José Joaqueim Pereira de Lima" elaborada por ele mesmo e aonde consta que os pais de "Manuel José Pereira de Lima" eram :

Pai - Domingos Pereira * 3.11.1741 - segue em 1.1
Mãe - Francisca Joana Gomes - segue em 2.1 - Casaram-se em 30.9.1764

1.1 Pai - ------
1.1 Mãe - Maria Martins - segue em 1.2

1.2 Pai - Pedro Martins - segue em 1.2.1
1.2 Mãe - Berta Gonçalves - casaram em 23.11.1695 - segue em 1.2.2

1.2.1 Pai - Francisco Vaz
1.2.1 Mãe - Maria Martins

1.2.2 Pai - António Gonçalves
1.2.2 Mãe - Maria Gonçalves

2.1 Pai - José Gomes *5.3.1719 - segue em 2.1.1
2.1 Mãe - Ana Maria - casaram em 8.10.1744 - segue em 2.1.2

2.1.1 Pai - João Gomes
2.1.1 Mãe - Senhorinha Pereira

2.1.2 Pai - -----
2.1.2 Mãe - Maria

E é o que tenho de ascendencia de "Manuel José Pereira de Lima". Creio que são informações confiáveis pois o meu tio Avô interessava-se muito por Genealogia e até tem dois livros publicados sobre o assunto: " Os Mendanhas do Campo de Coimbra" e " A descendencia de Pero da Covilhã".

Cumprimentos

Rui Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#92019 | vbriteiros | 27 mai 2005 23:54 | Em resposta a: #91978

Muito obrigado pela informação. Logo que possa confirmarei estes dados nos assentos paroquiais da freguesia de Rio Douro, concelho de Cabeceiras de Basto.
Tentei organizar uma iconografia dos irmãos PL e GB, mas ainda não consegui informação sobre telas de Maria da Conceição GB casada com Manuel PL (Junior) e de D. Francisca PL ( estas tinham sido prometidas pelo Confrade Grijó que não tem aparecido aqui). Tambem só recentemente obtive a informação da existência da irmã (mais nova?) Rita PL
Ignoro ainda as datas de nascimento de cada um dos irmãos Pereira de Lima, mas julgo que a mais velha era minha trisavó Gertrudes, que está sepultada numa urna de mármore no jazigo de Wenscelau de Lima , no Cemitério da Lapa. Estas datas são dificeis de obter porque eles nasceram todos em Pernambuco
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Adolfo Pereira de Lima

#94789 | Carlos Silva | 30 jun 2005 21:19 | Em resposta a: #84576

Caro César Fernandes,

Vejo no Jornal de Famalicao n° 3900 (Junho 2005), na rubrica « Figuras do passado », uma biografia (com retrato fotografico) de Adolfo Pereira de Lima (1872-1952), que pode ser da referida familia, e talvez tenha interesse.

Foi Secretàrio da Policia de Emigraçào na Secçào Norte, e Administrador do Concelho de V.N. Famalicao (1940-1943). No essencial foi um apaixonado de musica e um artista de consagrados méritos, fundador de varias bandas, orfeoes, etc…

Caso tenha algum interesse, tenho o artigo à sua disposiçào.

Na base de dados do Neps (na base da paroquia de S. Adriao) vejo que se trata do Adolfo Pereira Lima nascido a 22 de Agosto de 1872 (e nao 1873 como vem no jornal) ; Falecido a 4 de Fevereiro de 1953 ; Filho de José Pereira Lima (+1931) e de Joaquina Júlia Pereira Lima (1852-1913)
com algumas linhas de ascendencia até à 5a geraçào.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#94881 | jflfl | 01 jul 2005 20:04 | Em resposta a: #84826

Caro Cesar Fernandes
Descendo de um Manoel Pinto de Lima baptizado em 1824 Creixomil, Guimarães sendo padrinhos Manoel José Pereira de Lima e sua mulher Thereza Maria.

Por outro lado, tenho nas minhas notas o seguinte registo de baptismo:

Manoel (n. e b. 15/5/1837; Creixomil, Guimarães) filho leg. de Antonio Jose Pereira de Lima e de sua mulher Maria Joaquina de Jesus da Rua da Cruz da Pedra. Neto paterno de Manoel José Pereira de Lima e Tereza Maria desta freguesia e neto materno de Ana Maria Araújo, desta freguesia.

Estou em crer que este Manoel José Pereira de Lima é o padrinho que refiro no primeiro parágrafo.

Não sei se esta informação lhe interessa. Aqui fica em todo o caso.

Como calcula estou interessado em toda a informação que diga respeito a estas familias sobretudo naquilo que me possibilite conhecer a familia Pinto de Lima da qual descendo.

Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#97138 | 2570 | 01 ago 2005 21:55 | Em resposta a: #92019

Caro Briteiros
Cá me encontro nOvamente.
Depois de ler estas mensagens dos "de Lima", percorri a minha pequena árvore genealógica, e um meu avó, tem como pai "JOSÉ FERREIRA DE LIMA", casado com SEREFINA ROSA DA SILVA, e filho de JOÃO JOSÉ DE LIMA, casado com MARIA FERREIRA DE JESUS.
Será coincidência ou existira alguma ligação?

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#97883 | Gilson Nazareth | 13 ago 2005 21:21 | Em resposta a: #84576

Caro Cesar,
Tudo certo?
Descendo do casal abaixo:
Pedro Pereira Lima c/c/Rosaria da Rocha Peixoto.Pais de,ao menos:
1-1-Bento Pereira da Rocha Peixoto n.Freg.Santa Comba de Regilde/Felgueiras/
Guimarães/Braga-Senhor do Engenho de NS da Conceição da Caxamorra,Guaratiba-RJ e casado 1750 ,Guaratiba,com a herdeira do dito engenho.
Caso conheça este casal, ou tenha qualquer infornação,prtço me ecrever.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#97884 | Gilson Nazareth | 13 ago 2005 21:30 | Em resposta a: #84576

Caro Cesar,
Tudo certo?
Descendo do casal abaixo:
Pedro Pereira Lima c/c/Rosaria da Rocha Peixoto.Pais de,ao menos:
1-1-Bento Pereira da Rocha Peixoto n.Freg.Santa Comba de Regilde/Felgueiras/
Guimarães/Braga-Senhor do Engenho de NS da Conceição da Caxamorra,Guaratiba-RJ e casado 1750 ,Guaratiba,com a herdeira do dito engenho.
Caso conheça este casal, ou tenha qualquer infornação,prtço me ecrever.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#101095 | small | 22 set 2005 00:55 | Em resposta a: #84684

César Fernandes

António Pereira de Lima era meu avô, filho de Domingos Pereira de Lima, natural de S.Lázaro, morou precisamente na rua D.João I 1917/1919 como consta de sua
correspondência

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#101106 | joão pombo | 22 set 2005 10:47 | Em resposta a: #84821

Caro Vasco Briteiros:
A filha de Wenceslau Pereira de Lima foi c.c. Pedro Fonseca Araújo, que creio terá sido proprietário do Palácio da Brejoeira (conheci em tempos um neto do mesmo nome). Na descendência deste casal, aqui na BD, aparece uma referência ao ANP 1985-III. Podia-me esclarecer de que Família se trata, uma vez que não possuo tal publicação.
Curiosamente, por essa "ligação" também vamos dar ao Cantor Rui Reininho...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#101155 | vbriteiros | 22 set 2005 21:46 | Em resposta a: #101106

Caro João Pombo.
É como afirma, mas desconheço a ligação ao cantor que cita.
O que o ANP 1985-III diz é : Araújo do Porto - Familia minhota oriunda do distrtito de Braga por legítima varonia de Alexandre Araújo, que casou em Santa Maria de Prado com Maria Bernardes.
Tiveram : Estêvão de Araújo *6.11.1711, +20.12.1801
Estêvão c. em Prado com Isabel da Silva a 28.1.1759 e tiveram:
Manuel de Araújo *22.4.1765,+ 5.2.1851
Manuel c. em Parada de Tibães com D. Antónia-Micaela Barbosa e tiveram:
Feliciano José de Araújo * 22.10.1804,+227.10.1861
Feliciano c. em S. Miguel de Soutelo a 21.8.1825 c Maria Josefa de Barros e tiveram: Francisco José de Araújo, *17.6.1835 , + Porto 255.1908.
Francisco casou no Porto c D Eugenia Maria Pinto Leite da Fonseca e tiveram :
Pedro Maria da Fonseca Araújo * 24.12.1862,+16.1922 c com sua prima co-irmã D. Ines Pinto Leite da Fonseca.
Este foi Par do Reino, Governador Civil do Porto, Veredor da CMP, Presidente da Ass.Com. do Porto etc e teve carta de brazão para Araújo,Fonseca,Pinto,Leite
Presumo que esta familia de Prado, junto a Braga, tenha sido estudada pelo distinto genealogista Dr. Domingos Afonso nos artigos sobre as Familias de Braga.
Curioso que a citada D. Antónia-Micaela tenha nascido em Gondisalves(junto à estação da CP de Braga) , freguesia que em 1943 só tinha 70 familias e todos os proprietários de terrenos moravam na cidade, tendo existido dois morgadios ( N. Senhora da Esperança -dos Fragosela - e de Semelhe dos Portocarrero) sendo o unico com casa o dos Fragosela. Nunca encontrei nessa freguesia nenhum Barbosa, mas verei isso brevemente no ADB.
OConselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo adquiriu por 28 contos o Palácio da Brejoeira , que não tinha sido vendido na hasta pública realizada em 1901 no Palácio da Bolsa no Porto ( o lance máximo foi de 16 contos). O Palácio foi outra vez vendido a 27 de Outubro de 1937.por 800 contos
Creio ter respondido à sua questão.
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#101198 | joão pombo | 23 set 2005 09:12 | Em resposta a: #101155

Caro Vasco Briteiros:
Muito obrigado pela informação detalhada que fez o favor de me prestar.
Com os meus cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#103247 | César Fernandes | 17 out 2005 21:54 | Em resposta a: #101095

Caro small seria possível disponibilizar-me mais dados sobre a sua árvore para ver se a consigo juntar à minha

E tb se me dá o seu email

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#103336 | small | 18 out 2005 23:30 | Em resposta a: #103247

Caro César Fernandes, infelizmente não tenho muitos dados..., a m pesquisa neste
momento está mais dirigida para Beltrão, no entanto posso afirmar que muitos dos
temas aqui debatidos se enquadram com informações familiares nomeadamente a
morada que através de correspondência da época indica ser de familia, emigrou em 1916 para o ex Congo Belga e em 1936 para Moçambique. Irmãos...Manuel, Beatriz e outra cujo nome não me ocorre. Disponha, oportunamente através do
Génea facultar-Lhe- ei o email
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#104391 | César Fernandes | 02 nov 2005 21:03 | Em resposta a: #103336

Caro small, já solicitei ao Genea o seu email, mas ainda não me enviaram???
Peça para lhes enviarem o meu e assim trocamos informações sobre os Pereira de Lima

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#104452 | small | 03 nov 2005 22:31 | Em resposta a: #104391

Caro César Fernandes
Desculpe mas tenho andado um pouco ocupada. Vou tentar enviar-Lhe o meu email, mas tenho tido problemas com as ligações um problema que me prometem ser brevemente resolvido mas tem demorado ....! Peço no entanto aqui ao Genea que Lhe envie também. Até lá
Cumprimentos
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#105199 | jflfl | 13 nov 2005 23:58 | Em resposta a: #84576

Caro Cesar Fernandes
Retomo o meu pedido de esclarecimento sobre a eventual ligação entre "Pereira de Lima" e "Pinto de Lima" na expectativa de que tenha algo mais que perimita relacionar as duas familias.
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Nota: repito aqui a informação que me permitiu "suspeitar" desta ligação.

Caro Cesar Fernandes
Descendo de um Manoel Pinto de Lima baptizado em 1824 Creixomil, Guimarães sendo padrinhos Manoel José Pereira de Lima e sua mulher Thereza Maria.

Por outro lado, tenho nas minhas notas o seguinte registo de baptismo:

Manoel (n. e b. 15/5/1837; Creixomil, Guimarães) filho leg. de Antonio Jose Pereira de Lima e de sua mulher Maria Joaquina de Jesus da Rua da Cruz da Pedra. Neto paterno de Manoel José Pereira de Lima e Tereza Maria desta freguesia e neto materno de Ana Maria Araújo, desta freguesia.

Estou em crer que este Manoel José Pereira de Lima é o padrinho que refiro no primeiro parágrafo.

Não sei se esta informação lhe interessa. Aqui fica em todo o caso.

Como calcula estou interessado em toda a informação que diga respeito a estas familias sobretudo naquilo que me possibilite conhecer a familia Pinto de Lima da qual descendo.

Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#105538 | small | 17 nov 2005 23:38 | Em resposta a: #104391

César Fernandes
Consegui reunir os seguintes dados do meu avô António Pereira de Lima nasceu a 26/12/1893,freg de S.Sebastião, Guimarães faleceu a 22/4/1956 em Caala(Angola),filho de Domingos Pereira de Lima e Maria da Cruz Ferreira.
C.c Julieta Alexandrina Marques de Campos Beltrão em 26/11/1917 natural de S.João do Souto Braga. na freg de St.Ildefonso Porto. Emigrou para o ex Congo Belga em 1916, com vindas freq. a Portugal /1917 e 1919 vivendo na morada já referida. Vai para Moçambique em 1936/1937 Até Breve espero ter ajudado....
Stella Pereira de Lima Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#170402 | small | 19 out 2007 00:07 | Em resposta a: #104391

Caro César Fernandes

Enviei para o seu email, o que consegui apurar dos meus Pereira de Lima. Tenho quase a certeza que seu trisavô José António Pereira de Lima, era irmão do meu bisavô Domingos Pereira de Lima, já que aquele aparece a apadrinhar como tio paterno dos baptizantes.

na expectativa das suas notícias, apresento os meus cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#171639 | small | 03 nov 2007 20:31 | Em resposta a: #104391

Caro César Fernandes

Não sei se recebeu o meu mail. Tenho neste momento mais elementos sobre os meus Pereira de Lima, que como disse na mensagem anterior entroncam precisamente nos seus.
Fico na expectativa das suas notícias, dois anos volvidos que foram deste contacto.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#214410 | Picheleiro | 30 nov 2008 20:39 | Em resposta a: #84821

Caro Vasco Briteiros.
Ao entrar recentemente no "Google" com o nome de minha trisavó, Ana Germana Pereira de Lima, tive acesso a este fórum, e foi com muito interesse e contentamento que li a sua missiva de 20.02.2005. De seguida fiz-me sócio do Geneall.plus e tendo recebido hoje a minha password venho comunicar-lhe que temos tetravós comuns nas pessoas de Ana Joaquina da Piedade e de Manuel José Pereira de Lima. Sua trisavó, Gertrudes Felizarda PL era irmã de minha trisavó, Ana Germana PL, n. no estado de Pernambuco, a 15/10/1817 e f. no Porto a 28/01/1896. Em 1834, casou, no Porto com Jacinto de Oliveira Braga, ficando viúva deste a 11/04/1852, com sete filhos. Seu 2º filho (meu bisavô), Eduardo Pereira de Lima de Oliveira Braga, nasceu, a 08/06/1837, na casa de seu avô, Manuel José Pereira de Lima na rua dos Clérigos, tendo sido Padrinho seu tio, José Joaquim Pereira de Lima, pai de WPL, seu primo direito, e mais tarde sócios numa firma de tecidos no Porto. Embora não o conheça pessoalmente, permita-me que me despeça com um grande abraço.

Carlos de Oliveira Braga

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#214428 | vbriteiros | 01 dez 2008 01:59 | Em resposta a: #214410

Caro Carlos de Oliveira Braga,Pelo que diz somos então aparentados. Francamente julgava que já não havia descendentes dessa irmã da minha trisavó Gertrudes.Gertrudes Felizarda, Ana Germana e Manuel José Pereira de Lima casaram em Braga no mesmo dia : 5 de Fevereiro de 1834.Estavam todos hospedados na grande  casa do meu 4 avô  Manuel José Gomes Briteiros, no Largo de S. Francisco, freguesia de S. João do Souto, da cidade de Braga. Uma parte da cas ainda hoje existe a escassos metros da chamada Arcada de Braga. Espero que actualize o seu ramo familiar aqui na BD do Genea tendo em atenção a ligação aos dados já existentes, caso contrário ficam isolados como por exemplo a irmã mais nova destes "Pereira de Lima", Francisca 1ª Viscondessa de Godim.Veja sff. o tópico sobre a Familia Verney:http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=29137#Entretanto se quizer contactar comigo directamente pode fazê-lo para o meu mail vbriteirosarrobanetacabopontopt.Retribuo-lhe tambem um grande abraçoVasco

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#214467 | small | 01 dez 2008 19:23 | Em resposta a: #94881

Caro Joaquim Falcão de Lima

Só agora li com mais atenção a sua mensagem, e como já estabeleci o grau de parentesco com o César Fernandes, António Jósé Pereira de Lima, trisavô do César era irmão do meu Bisavô Domingos Pereira de Lima (nas.5/6/1857-Pombais.Creixomil,Guimarães) que por sua vez tinham um irmão Manuel José Pereira de Lima (que não o seu, porque aparece a apadrinhar um filho de Domingos em 1894), o interesse nesta família é recíproco e se assim entender poderemos trocar mais informações.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#214468 | small | 01 dez 2008 19:36 | Em resposta a: #84695

Caro J.de Castro e Mello Trovisqueira
Desculpe a intromissão. Como poderá constatar meu Bisavô era irmão do Trisavô de César Fernandes, o interessa por tudo o que seja relacionado com esta família é recíproco, adoraria ter uma cópia também, será que me poderia fazer essa gentileza? O meu mail stellaleixoarrobaiolpontopt.
Antecipadamente grata, aceite os meus melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Adolfo Pereira de Lima

#214479 | small | 01 dez 2008 20:34 | Em resposta a: #94789

Caro Carlos Silva
Obrigada pela sua informação.Pertenço á linha do César Fernandes.Entretanto tentei
o NEPS (Paróquia de S.Adrião) e não encontro a ascendência que refere.Apenas os elementos que aqui deixou. Será que me pode ajudar?Pela data de nascimento está incluído (a ser dos meus Pereira de Lima) na geração do meu Avô, o que me interessa, mas tenho de estabelecer as prováveis ligações. Ou será que quereria dizer descendência e não ascndência?
Aceite os meus agradecimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#217366 | small | 04 jan 2009 23:23 | Em resposta a: #94881

Caro Joaquim Falcão de Lima
Aqui estou eu de novo! Meu Bisavô Domingos Pereira de Lima (n.5/6/1857;Pombais,Creixomil,Guimarães), filho de José Pereira de Lima e Maria Emília, neto paterno de António Jose Pereira de Lima e Theresa Maria, e materno de António José Vieira da Silva e Maria Emília, todos desta freguesia, como consta no assento, será este Manoel (padrinho) irmão do António e ambos casados com 2 pessoas com o mesmo nome?
Estou certa que a informação que o César aqui deixou, que o José Pereira de Lima, era de S.Martinho do Vale-Famalicão pode não estar correcta, pelo menos não encontrei nas pesquisas que efectuei, inclino-me mais para que seja de Creixomil tambem, atendendo ao assento do Domingos que presumo ser irmão do trisavô do César. Qualquer informação é bem vinda.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#217369 | small | 04 jan 2009 23:38 | Em resposta a: #91978

Caro Rui Leite de Castro
Obrigada pelos elementos que teve a amabilidade de aqui deixar. Peço-lhe que faça o favor de ver uma mensagem de hoje para Joaquim Falcão de Lima. Será que José Joaquim Pereira de Lima poderá ter alguma ligação com António José Pereira de Lima, que deve ter nascido cerca de 1807, se considerarmos os 25 anos entre gerações e o meu Bisavô ter nascido em 1857? Se preferir deixo aqui o meu contacto stellaleixoarrobaiolpontopt.
Aceite os meus cumprimentos e votos de um Bom 2009

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Adolfo Pereira de Lima

#217374 | small | 04 jan 2009 23:53 | Em resposta a: #94789

Caro Carlos Silva
Reportando-me à minha mensagem de 1.12.2008, tenho muito interesse no artigo que faz referência. Muito grata desde já se tiver a amabilidade de mo enviar, caso ainda o tenha presente, para stellaleixoarrobaiolpontopt.
Reitero os meus agradecimentos e desejo um Bom Ano 2009.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#217635 | jflfl | 06 jan 2009 23:33 | Em resposta a: #217366

Cara Stella
De acordo com a escassa informação que possuo parece-me muito plausível a sua tese de Creixomil. De momento tenho estado parado com as investigações e não tenho dado atenção ao forum. Por tal facto peço desculpa e em particular pelo meu atraso na resposta. Prometo voltar em breve com mais disponibilidade.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#217648 | vbriteiros | 07 jan 2009 02:13 | Em resposta a: #84826

Caro César Fernandes,
Agora já tem aqui na BD toda a ascendência do Prof Wenscelau Pereira de Lima, bem como a descendência e colaterais.
Cumpprimentos
Vasco Briteiroos

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#218150 | small | 11 jan 2009 22:18 | Em resposta a: #217635

Caro JoaquimFalcão de LIma
Não se preocupe, eu também até meados de Fevereiro não poderei participar deste fórum. Que 2009, nos traga mais disponibilidade para as nossas genealogias!

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#238341 | small | 06 set 2009 18:23 | Em resposta a: #217635

Caro Joaquim Falcão de Lima
Com a preciosa colaboração do César Fernandes, tenho avançado (recuando) na minha pesquisa. Na posse do assento de casamento do meu Trisavós José Pereira de Lima/Maria Emília ele de Creixomil ela de S.Sebastião, tenho agora a certeza que tanto o José Pereira de Lima, como seu Pai António José Pereira de Lima, falecido a 31/7/1851 em Creixomil e sepultado na Igreja da freguesia, eram daí naturais.
Espero que agora tenha um pouco mais de disponibilidade, e sobretudo que estes dados lhe sejam uteis.
Até Breve.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#238344 | small | 06 set 2009 18:47 | Em resposta a: #84826

Caro César
Na posse dos elementos que me enviou, verificamos que efectivamente o seu Trisavô José António 26.3.1846, e o meu Bisavô Domingos 5.6.1857 eram naturais de Creixomil bem como o pai e o avô.

O José Pereira de Lima/Maria Emília (ela de S.Sebastião) casaram a 5 de Fevereiro de 1842, tiveram pelo menos mais um filho que aparece a apadrinhar o meu Avô, e meu Tio Avô chamado Manuel José Pereira de Lima, mencionado em ambos os assentos como fabricante de tecidos, não tem nos seus assentos nomeadamente no de nascimento da sua Bisavó, mais nenhuma pista ,porque decerto terão tido mais filhos ou não!. Repare que a diferença de idades entre o meu Bisavô e o seu Trisavô é de 11 anos. Tem o assento de nascimento do José Pereira de Lima? Será fácil encontrar tanto mais que me informou já que nasceu em 30.1.1820 só que em Creixomil, não S.Martinho do Vale! A data está decerto correcta já que vem a casar em 1842, portanto com 22 anos.

Vamos dar continuidade a este tópico na esperança que mais alguém apareça?

Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239209 | small | 15 set 2009 17:46 | Em resposta a: #91978

Caro Rui Leite de Castro
Da leitura deste tópico poderá constatar que o meu bisavô Domingos Pereira de Lima 5.6.1857 Creixomil, era irmão do trisavô do César , não se importa de me esclarecer de que freguesia era o seu "Manuel José Pereira de Lima"?
Muito obrigada e desculpe a intromissão.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239243 | César Fernandes | 15 set 2009 21:31 | Em resposta a: #91978

Caro Rui Leite Castro,

Era importante saber a naturalidade dos seus ascendentes Pereira de Lima, para termos a certeza se entroncam com os nossos.

Aguardo resposta

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239492 | ruifaria3 | 18 set 2009 11:24 | Em resposta a: #217366

Cara Stella,
Estes Pereiras de Lima fixaram-se em Guimarães, mais precisamente em Creixomil, vindos de Santiago da Cruz, Famalicão.
Manuel José Pereira de Lima residente à Cruz de Pedra, casado em primeiras núpcias com Maria Josefa da Costa, natural de Arões (Santa Cristina), Fafe (1784-1808), filha de António da Costa e de Maria Luísa de Araújo Nobre e em segundas núpcias com Teresa Maria, C.g, era irmão inteiro de António José Pereira de Lima casado com Teresa Maria filha de Carlos Luís Ferreira (ou Carlos José Ferreira) e de sua mulher Mariana de Freitas, pais estes de António José Pereira de Lima, nascido em Creixomil 09-10-1823 e de José Pereira de Lima, nascido em Creixomil a 30-01-1820.
Manuel José Pereira de Lima e António José Pereira de Lima, nasceram ao que tudo indica em Santiago da Cruz, Famalicão e eram filhos de João Pereira de Lima e de sua mulher Isabel Maria.
Espero ter ajudado,
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239493 | small | 18 set 2009 12:06 | Em resposta a: #239492

Caro Rui Faria
Ajudou e muito! Curioso que tendo pedido uma pesquisa para o nascimento do José Pereira de Lima, Creixomil em 30.01.1820 não tenham encontrado o nascimento! Vou insistir agora com mais certezas, graças à sua preciosa e amável colaboração.
Cumprimentos, e muito obrigada

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239494 | small | 18 set 2009 12:10 | Em resposta a: #239243

Caro César

Veja por favor a preciosa colaboração do confrade Rui Faria, numa mensagem que me enviou hoje. Confirma-se assim o local e data de nascimento de José Pereira de Lima, não entendo como não encontraram no Arquivo. Vou insistir novamente para lá, agora com toda a certeza. Muito temos de agradecer ao Rui Faria que nos permitirá assim recuar umas tantas gerações.
Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239513 | ruifaria3 | 18 set 2009 15:22 | Em resposta a: #239494

Cara Stella
O Livro em causa está num estado lastimável, a perder-se para sempre dos anais do conhecimento. Cada vez que nele se realiza uma pesquisa é mais uma informação que desaparece. Acresce o facto de o pároco não ter qualquer organização no acto de registar, pelo que é impraticável fazer uma pesquisa na ordem cronológica. Basicamente o livro é uma compilação de notas apensas onde, além das procurações para o baptismo, surgem pequenas referências que lembram um baptismo que se realizou, até ao registo de baptismo propriamente dito. Para piorar a situação o microfilme também não ajuda. Não ficaria de todo admirado se o baptismo do seus ascendentes já estivesse desaparecido...
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239516 | small | 18 set 2009 15:46 | Em resposta a: #239513

Caro Rui Faria
Mais uma vez muito obrigada. Entretanto já tinha contactado de novo o Arquivo e a técnica que me atendeu foi extremamente simpática, ficou de rever o famigerado livro (também me deu a mesma explicação) e segunda feira voltaremos ao contacto. Realmente nos assentos que tenho de Creixomil, básicamente dos filhos do José Pereira de Lima e do António José, as informações são muito escassas, sobretudo a naturalidade dos pais raramente condizem o que dificulta em muito as pesquisas. Nos casamentos por exemplo, nunca é mencionada a idade dos nubentes..., mas decerto que conhece muito melhor que eu a realidade. Enfim, a paciência é fundamental para quem se dedica à procura dos seus ascendentes, e felizmente que aparecem pelo caminho pessoas com os seus conhecimentos e sobretudo dispostos a partilhar a informação. Dos dados que disponho, que não são muito terei todo o gosto em os facultar se neles tiver interesse.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239550 | small | 18 set 2009 21:16 | Em resposta a: #217635

Caro Joaquim Falcão de Lima

Com a amável ajuda do confrade Rui Faria já consegui avançar, recuando, nos meus ascendentes. Efectivamente este Manuel José Pereira de Lima foi casado em 2ªs núpcias com uma Teresa Maria e era irmão de António José Pereira de Lima também casado com uma Teresa Maria, este último meu 4º Avô, que tudo indica nasceram em Santiago da Cruz, Famalicão.
Posso acrescentar que o Manuel que nasce em 15/5/1837 que aqui menciona, casou comJosefa Maria da (?) Silva Lima de Creixomil, filha de Manuel José da Silva Guimarães, natural da Sra da Oliveira e Maria Joana de Creixomil, tiveram um filho "António" em 2/10/1865 em Creixomil.
Aqui voltarei sempre que tiver mais dados que lhe possam interessar.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#239618 | jflfl | 19 set 2009 20:29 | Em resposta a: #239550

Olá Stella
Muito obrigado pelo seu cuidado e disponibilidade em procurar informações sobre os Pereira de Lima de Creixomil. Como se recordará tenho indicios de que poderá existir uma ligação entre "pereiras de lima" e os meus "pinto de Lima" que igualmente são de Creixomil. Infelizmente ainda não consegui confirmar a minha suspeita. Se por acaso se cruzar com Pintos de Lima, diga sff. Votos de sucesso nas suas pesquisas. Mais uma vez obrigado e cumprimentos. Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240270 | small | 25 set 2009 19:46 | Em resposta a: #239492

Caro Rui Faria
Depois de todas as explicações que me deu, não me surpreendeu a resposta que recebi do Arquivo. Mesmo assim e com os dados que aqui deixou consegui lançar alguns assentos que o César Fernandes me enviou e estavam "emperrados" por não saber quem era quem!

Eu e o César descendemos de António José Pereira de Lima/Teresa Maria, na linha do filho de ambos José Pereira de Lima nascido a 30.01.1820

Parece-me que a Mãe Teresa Maria, seria natural de Creixomil, e provávelmente aí casou com António José! Outra dor de cabeça, pois o casamento que se pode presumir cerca de 1818/1819 também não se encontra.
Resta-me agora tentar recuar no tempo e pesquisar em Santiago da Cruz-Famalicão o nascimento do António José e do irmão Manuel José. Aqui é que preciso mais uma vez da sua preciosa ajuda. Tem algum elemento mais que me ajude nas datas prováveis do nascimento destes dois irmãos? Tratando-se de Famalicão a pesquisa é feita em Braga?
Peço desculpa do incómodo, mas neste momento, mais deslocada para sul é impossível uma deslocação a Guimarães.
Creia-me imensamente grata e aceite os meus melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240457 | ruifaria3 | 27 set 2009 23:24 | Em resposta a: #240270

Cara Stella,
Imaginava que seria difícil encontrar os dados que pretendia. Relativamente de Maria Teresa, seus pais não têm o casamento na área urbana de Guimarães, pelo que será de crer que algum deles fosse de fora, onde ocorreu o casamento.
Quanto à ascendência de António José, só uma busca em Braga a poderá esclarecer, todavia lamento não poder ajudá-la presentemente.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240462 | small | 28 set 2009 00:20 | Em resposta a: #240457

Caro Rui Faria
Mais uma vez muito obrigada. Vou tentar junto de um precioso amigo de Braga, a pesquisa de António José e do irmão.

Entretanto vou pedir mais uma ajuda. Neste mesmo tópico a 18.02.2005, J.de Castro e Mello Trovisqueira transcreve uma inserção referente a António José Pereira de Lima......., que amávelmente também me enviou. Numa pesquisa na net encontrei um artigo de Jorge Fernandes Alves -FIAR E TECER - uma prespectiva histórica da indústria textil a partir do Vale do Ave. V.N.Famalicão C.M. 1999 (Faculdade de Letra.Univ.Porto) que me dá a certeza de uma ligação muito próxima com os meus Pereira de Lima........"Outra referência é a provisão régia concedendo isenções a Manuel José Pereira de Lima, em 1815 que tinha então "huma fábrica regular com mais de doze theares de Estreito, a qual admenistrava por sua conta, sita na Cruz de Pedra, em Guimarães, a que se associa seu irmão, numa iniciativa que culmina mais tarde, já em geração posterior, na importante Fábrica do Arquinho.... (faz menção Autor Carlos Bastos "O Algodão no comércio e Indústria Portuguesa" - Porto 1947 Pag.47/48 )

Tentei em tempos na Conservatória de Guimarães o óbito do referido AJPL, tendo em conta a data que aparece (1872...
que presumi ser o nascimento, e posterior a 1942 data em que cria a firma António J.P. de Lima & Filhos mas não fui bem sucedida apesar de todos os esforços dos técnicos que contactei.

Entretanto encontro no Neps em S.Paio um casamento de António José Pereira Lima de Creixomil em 24/12/1891 com Maria Sousa Almeida (Urgeses-Guimarães) e que menciona o óbito dele em 14/12/1955.

Atendendo que foi uma pessoa que foi Secretário da Associação Comercial de Guimarães, Vereador Municiplal e que inclusivamente teve uma fábrica tão conhecida premiada com a Medalha de Ouro, etc...etc....será que me pode dar uma ajuda para encontrar os seus ascendentes? Filho não era dos dois irmãos que temos citado, mas neto muito provávelmente sim. Em relação ao nascimento, temos mais uma vez Creixomil, é preferível não ir por aí!
empre me interroguei porque Creixomil não constava da base do NEPS, mas agora está explicado para azar meu e de todos que tem ascendentes nesta freguesia.

Desculpe ter-me alongado tanto.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240547 | small | 28 set 2009 19:46 | Em resposta a: #240457

Caro Rui Faria

Desculpe dar continuação a este tópico através de si. Infelizmente a busca em Braga não resultou, os livros para 1784/1800, tendo em conta a data de nascimento da 1ª mulher do Manuel José Pereira de Lima e os nascimentos dos filhos dele e do irmão, não existem, não sabem deles, provávelmente estarão em casa de algum particular!!!!É uma pena assim se perdem referências, por ignorancia, por querer ter em casa uma "antiguidade" , quem sabe um dia possam aparecer! Esqueci-me de dizer que me referia a Santiago da Cruz -Famalicão, pode ser que algum interveniente deste fórum já tenha deparado com este falta.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240554 | small | 28 set 2009 20:20 | Em resposta a: #84826

Caro César
Já chegamos à conclusão pelos assentos que me enviou que o seu trisavô e o meu bisavô nasceram em Creixomil, e confirmo a data que menciona. António José Pereira de Lima, pai deles, e seu irmão Manuel José Periera de Lima, nasceram como poderá constatar por indicação do Dr Rui Faria em Santiago da Cruz, por volta de 1780/1784 (tomei por base a data de nascimento da 1ª mulher do Manuel José, natural de Arões-Sta Cristina), mas infelizmente já soube que estes livros não estão no ADB, nem se imagina onde possam estar!

Nos seus apontamentos, cita o João Pereira de Lima, que também se confirma ser o Pai de António José e Manuel José, com uma data 1770? Se BelchiorPereira de Lima,casado com Tereza Rodrigues, cujo assento de casamento me enviou em 28/8/1749 em S.Martinho do Vale, nasceu segundo me diz em 25.10.1720 o que é provável, teria 50anos quando nasceu o João.
Mais ainda cita um Manuel Pereira de Lima nascido em 5/12/1660 em Airão S.João, Lugar da Pereira como Pai do Belchior, teria 60 anos!

Desculpe, mas quais as fontes destas informações, tirando como é óbvio o do casamento, apesar do assento estar muito pouco legível. Sería o Belchior de S.Martinho do Vale? No nascimento de uma filha, que também me enviou os avós paternos são de Airão, sómente a avó materna é de S.Martinho do Vale. O avô materno parece-me ler Requiam...
lugar de Gueifan?
Como sabe já fiz pesquisas em S.Martinho do Vale e nada encontrei, preciso da sua preciosa ajuda.

Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240821 | ruifaria3 | 01 out 2009 10:19 | Em resposta a: #240462

Cara Stella,
O facto de não existirem os nascimentos de Santiago da Cruz não nos impede de ascender na geração, dado que, felizmente, existem casamentos. No Misto 4 encontramos o matrimónio de João Pereira de Lima, filho de Belchior Pereira de Lima e de Teresa Rodrigues, moradores no lugar da Pousada, com Isabel Maria, enjeitada, criada em casa de Maria de Carvalho de Moldes, a qual veio da Roda da cidade de Braga. O recebimento foi realizado a 30-Maio-1770 (fl. 148 v., n.º2, Paroquial n.º 101). Foram testemunhas, entre outros, Francisco Pereira de Lima e Belchior Pereira de Lima.
Desta feita, vejo que o confrade César Fernandes já havia trepado mais na geração, tendo-lhe fornecido dados acerca da ascendência de Belchior Pereira de Lima.
Será possível ter acesso a esses dados complementares?
Relativamente às restantes dúvidas que levantou, verifico que existe parentela entre os Pereira de Lima de Brito e os de Creixomil, como se vê dos registos que seguem:

São Paio P- 1176, fls. 100 a v
Aos vinte e quatro dias do mês de Dezembro do / anno de mil oitocentos noventa e um ne/sta egreja parochial de São Paio da cidade / de Guimarães, concelho de Guimarães, Dio/ceze de Braga, na minha presença com/pareceram os nubentes: António José P/ereira Lima e Dona Maria de Souza Al/meida, – os quaes sei serem os próprios, com / todos os papeis do estilo correntes, com dis/pensa dos trez proclamas parochiais por / Sua Excelência Reverendíssima Senhor / Arcebispo Primaz, e sem impedimento al/gum canónico ou civil para o casa/mento (além da menoridade dos nu/bentes pelo que aprezentou um alvará / de emancipação, e o outro consentimento / legal, como abaixo se declara); elle // solreiro empregado do Banco Comercial / de idade de dezanove annos e trêz mezes, na/tural, baptizado, e rezidente na freguezia de / Sam Miguel de Creixomil, deste concelho e / Dioceze, filho legítimo de João Pereira de / Lima e de Dona Maria Rosa de Lima, / naturais da referida freguesia de Sam / Miguel de Creixomil; e ella solteira, filha família, de idade de vinte annos in/completos, natural da freguesia de Santo Estêvão d’Urgeses, deste concelho e Dioceze, / baptizada na mesma, e rezidente nesta de / São Paio, filha legítima de Manuel José / de Almeida e de Dona Roza Emília de / Souza, naturais da dita freguezia de / Santo Estêvão d’Urgezes; os quaes nubentes / se receberaõ por marido e mulher, e os uni / em matrimónio, procedendo em todo este / acto conforme o rito da Santa Madre / Egreja Cathólica Apostólica Romana: fo/ram testemunhas prezentes; que sei serem / os próprios, Francisco José de Sousa Guimarães, casado, negociante, residente nesta fre/guezia de São Paio, Dona Emília Roza de / Sousa, viúva, proprietária, rezidente na / de Santo Estêvão De Urgeses, Francisco José / Ferreira Ribeiro, casado, negociante, e António Ferreira Ramos, casado, negociante, ambos também rezidentes n’esta freguesia de / São Paio. No mesmo acto compareceu a mãe / da nubente, sendo o pae fallecido, e prestou / perante mim e as testemunhas acima / referidas, o seu consentimento para este // (fl. 101) casamento. E para constar lavrei em duplica/do este assento, que depois de ser lido e conferido / perante os cônjuges, a mãe da nubente, e test/temunhas comigo o assinaram. Era ut supra.
Averbamento de margem: O nubente faleceu ontem na freguesia da Costa deste concelho. Registo de óbito número mil seiscentos e oito. Guimarães quinze de Dezembro de mil novecentos e cinquenta e um. O ajudante

Este António José Pereira de Lima foi o fundador da fábrica do Arquinho, seus pais eram os proprietários da fábrica da Cruz de Pedra. Podemos ver referências esparsas na obra “ História do Vale do Ave (1890-2001)” de Augusto Castro Pereira, Santo Tirso, 2002. A fábrica do Arquinho chegou a ter 160 funcionários.
Foi Presidente da Comissão Executiva das Festas Gulatarianas – António José Pereira de Lima Comércio de Guimarães 4 de Agosto de 1950, fl. 1 e seguintes. Teve um filho de nome António de Sousa Lima também grande Obreiro das festas Gualtarianas.

São Paio P-1220
Fl. 141 a v.
Aos vinte e quatro dias do mês de Novembro / do anno de mil oitocentos noventa e oito, nesta / egreja parochial de São Paio da cidade de Guimarães, / concelho de Guimarães, Diocese de Braga, baptizei / solenemente um indivíduo do sexo feminino, a / quem dei o nome de – Marília – o qual nasceu / nesta freguesia às três horas da tarde do dia / vinte do dito mez e anno, filha legítima de / Jerónimo Pereira de Lima, fabricante, natural da / freguesia de São João Baptista de Brito, deste concelho / e Diocese, e de Antónia d’Oliveira, natural da fregue/sai de São Sebastião de Guimarães, recebidos na de / São Miguel de Creixomil, subúrbios de Guimarães, / parochianos desta de São paio, e moradores na Rua / de Dom João Primeiro, neta paterna de José Antó/nio Pereira de Lima e de Emília Cardoso, e materna // (fl. 141 v) de Maria de Belém, solteira. Foram padrinhos Fran/cisco Jacintho, casado, cirurgião dentista, e sua / mulher Maria Josepha de Souza, os quaes sei serem / os próprios. E para constar lavrei em duplicado / este assento que depois de ser lido e conferido pe/rante os padrinhos, não o assignou a madrinha, / por não saber escrever. Era ut supra


Assento de São João de Brito, fl.s60 v a 61

Aos trinta e um dias do mêz de Janeiro do anno de mil e oito/centos e settenta e oito, nesta parochial Egreja de S. João / de Brito Concelho de Guimarães Diocese de Braga, ba/ptizei solenemente um indivíduo do sexo mascu/lino, a quem dei o nome de Gaspar que nasceu no luhar / das Casas Novas desta freguesia, às quatro horas da / manhã do dito dia mêz e anno, filho legítimo e primei/ro deste nome, de José António Pereira de Lima fabricante natural de São Miguel de Creixomil e de Emí/lia Cardoso tecedeira natural desta freguesia, onde // (fl. 61) são parochianos e moradores tendo sido recebi/dos na dita de Creixomil, neto paterno de José Pereira / de Lima e de Maria Emíllia, materna de José Cardoso / e de Anna Joaquina Machado. Foram padrinhos Do/mingos Pereira de Lima e sua irmã Maria Rosa / Pereira de Lima tecellões do lugar dos Pombais fre/guesia de Creixomil tios do baptizado, os quais seu serem / os próprios. E para constar lavrei em duplicado es/te assento, que sendo lido e conferido perante os / padrinhos, comigo assinou elle, o que não fez / ella por não saber escrever. Era ut supra.

Este assento retrata o modelo subjacente ao desenvolvimento incipiente da indústria têxtil na região, quando o fabricante/comerciante se casa normalmente com uma tecedeira ou dobadeira, neste caso Emília Cardoso, tecedeira, que carregava o apelido Cardoso, dos Cardosos da Rua da Arcela, freguesia de Azurém.

Assento Brito fl. 29

Aos seis dias do mês de Maio do anno de mil e oito cen/tos e settenta e sinco, nesta parochial Egreja de S. João / de Brito concelho de Guimarães Dioceze de Braga / baptizei solenemente um indivíduo do sexo / masculino a quem dei o nome de Jerónimo d’As/cenção que nasceu no logar das Casas Novas / desta freguezia às oito horas da manhã do dia / dous do dito mez e anno filho legítimo, e / primeiro deste nome de José António Pereira de Lima e de Emíllia Cardoso fabricantes de Cetim / aquelle natural de Creixomil onde foraõ recebi/dos, e esta, desta freguezia onde são parochia/nos e moradores, nepto paterno de José Pereira / de Lima e de Maria Emília e materna de José / Cardoso e de Anna Joaquina Machado. Foraõ / padrinhos Manuel José da Silva Miranda e / sua mulher Dona Roza da Costa Meira e Miranda da freguezia de S. Sebastião da ci/dade de Guimarães, os quaes sei serem os pró/prios. E para constar lavrei em duplicado este / assento que sendo lido e conferido perante os pa/drinhos comigo assignaraõ. Era ut supra.
Averbamento de margem: N.º 1 - Casou com Genoveva da Fonseca na Igreja paroquial de Creixomil, deste concelho, e 18 de Novembro de 1900, assento número 19 do dito Ano. N.º 2 – Faleceu na freguesia de Mangualde (?), Porto, em treze de Março de mil novecentos e vinte e seis. Boletim número duzentos e dezoito.
Um abraço,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240875 | small | 01 out 2009 20:57 | Em resposta a: #240821

Caro Rui Faria

Não tenho palavras para agradecer tanta informação que aqui me deixa. Sou uma principiante nestas lides e àrduamente vou tentando deixar um legado aos meus descendentes! Em relação a Santiago da Cruz, é óbvia a sua interpretação, não fui eu que fiz a pesquisa, mas também não me ocorreu informar quem tão amávelmente me ajudou em Braga.

Os dados complementares, mto pouco legíveis (assentos):

Aos vinte e oito dias do mês de Agosto de mil setecentos e quarenta e nove, se receberam nesta Igreja de S.Martinho do Vale, em minha presença e das testemunhas, Belchior Pereira de Lima, filho legítimo de Manuel(?) Pereira e de sua mulher Maria da Costa, com Teresa Rodrigues, filha natural de Manuel Gonçalves.....(falta a fl seguinte).À margem existe também mais uma menção que não consigo decifrar. Não tenho indicação da localização do assento.

Entretanto, o César, enviou-me o seguinte:

João Pereira de Lima, casado com Isabel Maria (exposta na roda do Porto)
1770??
S.Martinho do Vale, lugar da Pedreira de Baixo -Famalicão

Belchior Pereira de Lima, casado com Teresa Rodrigues (Pai do anterior) Por isso questionei a data anterior ao César
25 de Outubro de 1720??
S.Martinho do Vale

(presumo que seja o nascimento do Belchior, mas não tem a certeza da data)

Manuel Pereira de Lima (talvez o pai do Belchior)
5 de Dezembro de 1660
Airão S.João, Lugar da Pereira

João Pereira de Lima (talvez pai do anterior)
Airão S.João

Considere por favor o que está entre () observações minhas, e dos quais não tenho documentos, apenas uma pequena listagem enviadas pelo César Fernandes.

Interessante que hoje mesmo recebi do Arquivo Municipal a informação que o casamento do António José Pereira de Lima a 24.12.1861, que aqui transcreve deveria ser pedido à Conservatória, achei estranho mas um lapso pode acontecer,apesar de informar que as datas que pedia tinham como base o NEPS!

Agora vou lançar todos estes assentos que amávelmente me enviou e oportunamente, poderá ter acesso ao que possuo da minha àrvore, se quiser fazer o favor de me dar o seu email.
Um abraço e mais umavez muito obrigada.
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240880 | small | 01 out 2009 21:37 | Em resposta a: #240821

Caro Rui Faria

Faltou o seguinte:

Joana, filha legítima de Belchior Pereira e de sua mulher Tereza Rodrigues, desta freguesia de S.Martinho do Vale;neta paterna de Manuel Pereira, natural da freguesia de S.João de Airão, termo de Guimarães e de sua mulher Maria da Costa natural da freguesia de Santa Leucádia de Geres de Lima; neta materna de Manuel Gonçalves natural da freguesia de Requiam(?), do lugar de Gueifan(?) e de Luisa solteira natural desta freguesia de S.Martinho do Vale do lugar de....., nasceu aos onze do mês de Dezembro de mil setecentos e cinquente e seis, foi baptizada nesta Igreja...
o restante do assento está ilegível e falta parte.
(já pedi o assento assim que o tenha completo)

Estamos portanto perente uma irmã do João Pereira de Lima. Interessante que no casamento do Belchior, aparece o Lima, aqui é omitido não sei ainda e porquê este apelido começa a ser adoptado até aos dias de hoje, inclusivé eu por parte materna.

Desculpe a minha total ignorância em relação às origens dos meus ascendentes...., S.João de Airão pertence a Famalicão? Sendo Famalicão remete para Braga?

No último assento acima de Brito, diz que ele faleceu na freguesia de Mangualde(?) Porto ou será Ramalde?

Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240893 | ruifaria3 | 02 out 2009 00:26 | Em resposta a: #240880

Cara Stella,
São João de Airão é uma das freguesias do concelho de Guimarães. Assim que me for possível analisarei mais detalhadamente aos ricos dados que aqui deixou.
Relativamente à freguesia do Porto poderá efectivamente ser Ramalde, a leitura é dificultada por ser um averbamento. Deixo-lhe o meu contacto arcucio@clix.pt
Um abraço,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#240894 | small | 02 out 2009 00:28 | Em resposta a: #240821

Caro Rui Faria

António José Pereira de Lima, nasceu cerca de Setº/Outubro de 1872 (segundo o texto do casamento) filho de João Pereira de Lima e Maria Rosa Lima, esta nascida em 1835, casou em 1854, filha de António José Pereira de Lima/Maria Joaquina de Jesus (ou Maria de Jesus) neta paterna de Manuel José Pereira de Lima e Teresa Maria. Os pais de António José tiveram dispensa de parentesco. Será que para 1872 o livro de Creixomil já está acessível?
Este António José teve concerteza mais irmãos já que nasceu 18 anos depois do casamento. Mas lá chegarei, agora só precisava que me confirmasse, caso tenha nos seus apontamentos os avós paternos do António José, que penso serem Manuel José Pereira de Lima e Maria Teresa.

Um abraço. O meu mail se assim o entender é stellaleixoarrobaiolpontopt.

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#241444 | FBrito | 08 out 2009 20:31 | Em resposta a: #84601

Caro César Fernandes,

Encontrei uma notícia datada de 23 de Março de 1892 que lhe deve interessar: "Deu-se ontem à sepultura (...) a esposa do sr. José António Pereira de Lima, proprietário da fábriaca de malhas e artefactos denominada «9 de Julho» situada no Largo de São Lázaro (...)".


Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#241504 | small | 09 out 2009 12:15 | Em resposta a: #241444

Caro Francisco Brito

Muito obrigada pela informação que aqui deixou. Como poderá constatar neste tópico sou bisneta de um irmão de José António Pereira de Lima, trisavô do César Fernandes, será que é possivel digitalizar esta notícia e fazer o favor de me enviar por email? Estou longe de Guimarães e presumo que tenha sido na imprensa local que encontrou a notícia.
Ficar-lhe-ia muito grata o meu endereço stellaleixoarrobaiolpontopt.

Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#242495 | FBrito | 21 out 2009 23:53 | Em resposta a: #241504

Cara Stella,

Desculpe a demora no envio da mensagem mas só há pouco tempo pude voltar a consultar o jornal onde encontrei a notícia que lhe interessava. Não lhe posso enviar uma cópia digital da notícia porque não é possível para já consultar os jornais em formato digital, por isso decidi transcrever-lhe a notícia na integra:

"Deu-se ontem à sepultura no Cemitério Paroquial de Creixomil, depois dos respectivos ofícios de corpo presente na respectiva Igreja, aos quais assistiram alguns cavalheiros, a esposa do Sr. José António Pereira de Lima, proprietário da fábrica de artefactos de malha denominada "9 de Julho" situada no Largo de São Lázaro. Os nossos pezames ao Sr. Lima" - Notícia publicada no jornal Religião e Pátria de 23/03/1892.

Como estou a terminar um trabalho para o qual tenho que consultar alguns jornais desta época, se encontrar mais alguma coisa da família Pereira de Lima entro em contacto consigo. Para além disso, futuramente, é possível que encontre mais dados sobre a família Pereira de Lima visto que, no Inventário por morte de um 4º avô meu (José Joaquim de Oliveira) no Conselho de Família aparecem alguns Pereira de Lima. Isto poderá, em alguns casos, indiciar relações de amizade entre as duas famílias...

Melhores cumprimentos,
Francisco Brito

PS: não consegui enviar esta mensagem para o e-mail que me indicou

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#242496 | small | 22 out 2009 00:21 | Em resposta a: #242495

Caro Francisco Brito
Muito obrigada pela notícia e pela disponibilidade para o futuro. Creixomil é um problema em termos de paroquiais, felizmente tenho avançado na minha pesquisa, com a ajuda do César Fernandes e muito do Dr.Rui Faria.
Sei que os jornais são uma fonte inesgotável de informações, infelizmente nas bibliotecas mais próximas de mim não existem jornais de Guimarães.
Fico a aguardar. Revi o e-mail que lhe enviei e está correcto, tem de fazer o favor de tentar novamente ou se não se importar deixar aqui o seu.

Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#242500 | FBrito | 22 out 2009 00:34 | Em resposta a: #242496

Cara Stella,

Não tem nada que agradecer. De facto há um livro de paroquiais de Creixomil que se encontra num péssimo estado de conservação (nem é bem um livro, é um conjunto de folhas soltas) e encontrar nesse livro algum registo é uma questão de sorte. Caso encontre alguma coisa nos jornais relativas aos Pereira de Lima entro em contacto consigo.

O meu e-mail é: fpsbrito@hotmail.com

Melhores cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#242544 | small | 22 out 2009 14:42 | Em resposta a: #242500

Caro Francisco
Muito obrigada mais uma vez. Vou contactar para o seu e-mail.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Pereira de Lima - Guimarães e Famalicão

#298237 | guimavs | 25 fev 2012 14:49 | Em resposta a: #84596

Caro J. Couceiro e outros intervenientes,

Tenho estado a investigar um dos meus antepassados Domingos Fernandes Guimarães e sei que foi provedor da Real Irmandade da nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Sei que na altura em que foram erguidas as torres (1862) ele exercia o seu cargo de administrador.
Gostaria de saber se me pode fornecer mais informações.

Muito Obrigada!

Cumprimentos,

Vanessa Guimarães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen