Família Curtinhas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Família Curtinhas

#84724 | curtinhas | 19 fev 2005 16:52

MENSAGEM ATUALIZADA COM NOVAS INFORMAÇÕES:

Segundo informações obtidas até então o patriarca da família CURTINHAS (proveniente de Portugal) no Brasil é o Sr. JOAQUIM CURTINHAS DA SILVA. O nome de sua esposa era MARIA AMÉLIA PEREIRA DA SILVA, que não sei ainda se era portuguesa ou brasileira.
Também ainda não disponho da data de seu desembarque no País, nome do navio que o(s) trouxe(ram) e em qual dos portos brasileiros aconteceu o desembarque. Mas, acredito que tenha sido o do Rio de Janeiro, uma vez que ele residiu e seus filhos (não sei se todos) nasceram em Bom Jesus do Itabapoana - região do Norte Fluminense.
Sei ainda que existem algumas pessoas com este sobrenome residentes em Portugal.
Dentre os seus filhos, posso citar aqueles dos quais tenho conhecimento: Sr. ARMANDO CURTINHAS DA SILVA - meu avô-paterno, ARMANDINA PEREIRA DA SILVA e ARNALDO CURTINHAS DA SILVA - estes, meus tios-avós paternos.
O meu pai é o Sr. JOAQUIM CURTINHAS DA SILVA NETO.

Espero, portanto, que com essas informações iniciais consiga mais subsídios para dar início à montagem de nossa árvore genealógica.

Antecipo agradecimentos, certo de sua atenção.

Curtinhas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Curtinhas

#85010 | Alves dos Santos | 22 fev 2005 22:31 | Em resposta a: #84724

Caro Curtinhas,

Lamento não poder ajudar muito. De facto, verifiquei que disponho de várias Marias de Curtinhas, a residir em Caminha entre o séc. XVI e XVII. Parece-me, no entanto, que não houve sequência no nome já que este se perde com os casamentos.
Gostaria, apesar de tudo, partilhar consigo uma informação que poderá dar-lhe esperanças sobre até onde poderá ir na busca dos seus antepassados.
No Numeramento de 1513, determinado por D. Manuel I, encontram-se 17 nomes de Chefes de familia, em Venade - Caminha; um deles é "Joham de Cortynhos" e que os autores da Monografia de Caminha relacionam com o sitio ou moinho de Curtinhas, na mesma freguesia.
Até ao momento foi tudo o que pude apurar.

Respeitosamente

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Curtinhas

#85061 | curtinhas | 23 fev 2005 20:13 | Em resposta a: #85010

Caro Alves dos Santos,

Muito, mas muito obrigado mesmo! Você tem sido um parceiro e tanto nesta minha pesquisa. Que Deus lhe abençoe!

Abraços!


Curtinhas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Curtinhas

#85063 | curtinhas | 23 fev 2005 20:17 | Em resposta a: #85010

Caro Alves dos Santos,

Muito, mas muito obrigado mesmo! Você tem sido um parceiro e tanto nesta minha pesquisa. Que Deus lhe abençoe!

Abraços!


Curtinhas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Curtinhas

#85287 | Cordeiro | 27 fev 2005 09:15 | Em resposta a: #85063

Procurei no site www.118.pt e encontrei 18 curtinhas espero que seja um deles
sempre ao dispor Cordeiro

Resposta

Link directo:

Família Curtinhas

#348942 | Lucurt | 06 ago 2014 04:00 | Em resposta a: #84724

Sou, Luciano Curtinhas, neto de Lúcio Américo Curtinhas , pelo que eu sei, foi o primeiro Curtinhas a chegar ao Brasil , proveniente de Portugal, da região Trás os Montes , em 1908, desembarcou no porto de Santos SP, casado com Izilda da Ressureição Curtinhas , minha avó . Tiveram 6 filhos sendo que só meu pai Luciano Henrique Curtinhas, teve um filho homem com o sobrenome Curtinhas, Luciano Curtinhas, que é este que te escreve. Tive 3 filhos que carregam o sobre nome Curtinhas, Sergio Henrique, Leandro Marsel e André , dos quais , por enquanto, só o Sérgio Henrique teve 2 filhos , Lucas e Gabriel , meus netos. Isto é o que posso lhe informar de memória, mas se for o necessário procuraremos maiores informações.
Luciano Curtinhas

Resposta

Link directo:

Família Curtinhas

#348945 | Cordeiro | 06 ago 2014 08:10 | Em resposta a: #84724

Bom dia na verdade aqui em Traz Os Montes mais propriamente em Alfandega da Fé e Mogadouro há vários curtinhas, nas aldeias de Vilar Chão e Legoinha e Vilar Seco e também em Paradela de Mogadouro onde ainda existem alguns com esse nome. Pelas informações que me deu vou tentar localizar aqui os seus antepassados diretos. www.paradelaonline.com , o site da terra onde há mais curtinhas em Mogadouro.
Muito obrigado e mande sempre. A. B. Cordeiro

Resposta

Link directo:

Família Curtinhas

#372648 | apsotomayor | 28 jul 2016 23:11 | Em resposta a: #84724

Caro confrade Curtinhas.

Tenho conhecimento que em 24 de Novembro de 1896, no município de Campo de Goytacazes (Brasil), se casou um Manuel Curtinhas da Silva (de nacionalidade portuguesa), com Maria Benedita Barbosa da Fonseca e Cunha, filha esta de portugueses emigrados (José Luís da Cunha e Ana Vitória da Fonseca), proprietários de uma fazenda chamada "Gratidão".
Tiveram vários filhos, entre os quais um Valdemar (1902), uma Ana (1904), uma Maria Joaquina (1907) e uma Aguinalda (1910).

Os melhores cumprimentos,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

Família Curtinhas

#407042 | J. Felipe Curtinhas | 01 set 2018 03:45 | Em resposta a: #84724

Me chamo José Felipe Dias Curtinhas, bisneto de Joaquim Curtinhas da Silva e Maria Amélia Pereira Curtinhas. Sou neto de Arnaldo Curtinhas da Silva e Maria Julia Dutra Curtinhas. Sou Filho de José Dutra Curtinhas.
Gostaria de obter a cidadania Portuguesa. Principalmente pensando nos meus filhos João Lorenzoni Curtinhas e Lucas Lorenzoni Curtinhas.
Mas para isso, preciso ter acesso aos documentos do meu bisavô.
Me coloco à disposição para ir a fundo neste assunto.
Se puderem me ajudar, agradeço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 19:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen