Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84786 | jliberato | 20 fev 2005 03:05

Caros confrades,
Uma das dificuldades da genealogia descendente é a mobilidade geográfica. Ou seja quando um descendente por diversas razões vai casar a outra região diferente da sua origem, o que é impossível o investigador detectar.
Encontrei no Fundão um assento de casamento que talvez possa interessar alguém.
Dr. José de Meireles Freire, filho de Amaro de Meireles Freire e Joana de Sousa, natural da freguesia da Sé, concelho do Porto, com Maria Josefa Gramaxa, filha de Manuel Lopes Fragoso e Ana Rodrigues Gramaxo, do Fundão.
No Fundão aos 11-05-1708.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84798 | magalp | 20 fev 2005 11:37 | Em resposta a: #84786

Meu caro J Liberato

Esses Meireles Freire (também Freire de Meireles), descendentes vagamente documentados do Duque de Bragança, D. Teosio II, interessam a um ror de gente como se poderá ver em "Os Braganças da Província do Minho" e "Fonsecas Coutinhos de Fonte Arcada" do Dr. Elísio Ferreira de Sousa.
Creio ser representante destes MF o Dr. José Czolgosz Vaz Guedes Bacellar, igualmente representante dos títulos de Visconde de Montealegre, Vila Garcia e Bouça, médico aqui no Porto, partindo de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=214695
cuja ligação à Casa de Bragança não está mostrada mas que se encontra em F. Gayo, por via de Affonso Fayão, muito "produtivo" Abade de Baltar, em Paredes.
Entre os muitíssimos descendentes destes MF estão os Guedes da Aveleda, que muito prezam a avó Joana, senhora da Casa e quinta da Aveleda, em Penafiel.
4º neto desta senhora é o Dr. Pedro Canavarro (o da inesquecível 17ª Exposição de Cultura e Arte), que me dizem ser interessado nestas lides genealógicas.
Mas há muitos mais descendentes!
Citaria de repente Araújo e Abreu, Pinheiro Torres, Sá Nogueira (ramo vimaranense), Avides Moreira, Mello Sampayo.
Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84831 | vbriteiros | 20 fev 2005 23:43 | Em resposta a: #84798

Olá Manel.
Por acaso já tropecei nesse Meireles Freire nos Baptismos da Sé/Porto . Pensei logo no tal Abade , muito da afeição do meu colega Mario Araujo , que estuda alguns descendentes em Sernancelhe. Vou passar-lhe a notícia .
Até breve.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84848 | magalp | 21 fev 2005 11:17 | Em resposta a: #84831

Caro Vasco

Por acaso, entre esses Baptismos no ADP não encontraste nenhum Meireles Freire ou mesmo Meireles Pinto ligado à Casa das Virtudes (a das belíssimas hortas no final do séc. XVIII...), actual Coop. Árvore?
Tinha para mim que os Meireles de lá vinham por varonia dos de Guimarães, mas já ouvi que não, que seriam destes mesmos de Baltar, que Gayo menciona em vários títulos.
Por outro lado, gostaria de saber quem são nos dias de hoje os descendentes destes Meireles Pinto, ou Pinto de Meireles, das Virtudes.
Abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84854 | Maria_ | 21 fev 2005 12:51 | Em resposta a: #84848

Olá magalp
,
Podia-me informar se esses Meireles Pinto tem alguma ligação à familia Brandão e a familia Sousa Machado??

Obrigada.Atenciosamente

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84929 | magalp | 22 fev 2005 11:18 | Em resposta a: #84854

Olá Maria!

De facto não sei. Não conheço as ligações desta família, mas é possível que sim.
Trata-se de uma casa antiga que no princípio do séc. XVIII teve relêvo social.
Talvez o nosso sábio Prof. Manuel Azevedo Graça, que ali lecciona e é um expert das famílias antigas portuenses, saiba alguma coisa dos Meireles das Virtudes.
Vou tentar chamar a sua atenção para este tópico.
Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84932 | vbriteiros | 22 fev 2005 11:28 | Em resposta a: #84848

Manel
Em 1806 a Casa e Quinta das Virtudes pertencia a:
- Joaquim Pinto de Azevedo e Meirelles, filho de José Pinto d Meirelles e de D. Francisca Clara de Azevedo e Meirelles.

Este Joaquim casou com grande solenidade na Quinta de Azevedo de Besteiros (S. Tiago? ) com D. Maria Clara de Azevedo Sousa Vieira da Silva e Albuquerque que era por sua vez filha de D. Maria Rosa de Albuquerque Pacheco Mascarenhas do Amaral.........e vamos esperar que o nosso amigo Engº Gonçalo ou JAL nos conte ao resto!!!
Grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#84935 | magalp | 22 fev 2005 11:53 | Em resposta a: #84932

Vasco

Não sabia de todo essa ligação das Virtudes com os Albuquerques da Beira. Se calhar até tenho aqui alguma das obras de RAL (que muito aprecio), a tratar disso. Vou procurar.
Sabes dizer-me se este Joaquim Pinto de Meireles morreu em 1832, na Ramada Alta em consequência duma surtida das "terríveis guerrilhas" do General Visconde de Montalegre, durante o cerco do Porto.
O Coronel Owen relata esses sucessos no seu "Cêrco do Porto", referindo um Meireles da Virtudes com vítima desse tremendo assalto, a muito custo repelido pelos liberais.
Também tenho ideia de que o Marquês de Fronteira refere dois irmãos Meireles das Virtudes, como combatentes liberais.
É curioso que há tantos anos que coscuvilho Meireles e nunca consegui esclarecer a proveniência destes!
Outro Abraço!
MM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#85078 | vbriteiros | 23 fev 2005 22:36 | Em resposta a: #84935

Manel
Não posso esclarecer muito mais os Meirelles das Virtudes dado que parei com as pesquisas em S. Pedro de Miragaia. Provavelmente iria encontrar mais notícias. Ficará para depois do Verão, pois até lá encontro-me dedicado aos Guimarães Ribeiro da Quinta de Sacais e suas ligações com os Brandão-Pereira de Braga e já chega.
Com este frio nem dá vontade de sair até ao ADP apesar do aquecimento de lá. Melhor é ficar em casa a gatafunhar notas sobre o que já foi recolhido.
Como vou ter de folhear periódicos da época , se encontrar alguma coisa de interesse mando-te por mail
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#85105 | magalp | 24 fev 2005 11:55 | Em resposta a: #85078

Vasco

E é que tem estado mesmo um frio de rachar, siberiano!
Eu que passava a vida a reduzir, ou mesmo desligar os aquecedores (as costelas XN em evidência...), agora dou por mim a ligar tudo a meia-força!
Pois as múltiplas ligações Meireles tornam-se tão emaranhadas quanto as de Magalhães, bem apesar não poder recuar antes do séc. XVI e de neles não encontrar tantos "Abbades & Cónigos" quanto nestes!
Destes Meireles das Virtudes cujo grosso de baptismos estará mesmo e S. Pedro de Miragaia, não me espanta que de repente receba notícia do António Maria Fevereiro, explicando tudo na maior perfeição! Ultimamente (fruto da sua amizade na TT e BN), tem feito achados e esclarecido “mistérios” que há anos andavam por esclarecer pelos mais eruditos e sábios investigadores dos Meirelles!
Igualmente o trio do Genea me vem maravilhando com clarificações e ligações dos Meireles Leite que ninguém suspeitava, achando-se agora, com meia dúzia de cliques, na BD!

Em relação aos teus Guimarães Ribeiro que por certo investigas no ADB, se por acaso encontrares uma qualquer ligação com S. Miguel das Caldas (Vizela), em princípios e meados do séc. XVII, diz-me por favor. É a velha questão do Físico Ribeiro, cujo nome foi dado há muito a uma velha rua ou calçada em Vizela, mas que ninguém sabe ao certo quem é! É velha tradição entre os Álvares Ribeiro que foi o 1º notável nesta família, e que foi judeu de Sinagoga, solidéu negro, leitor do Thora, talvez este alumiado por aqueles candelabros assimétricos!

Outro abraço!
MM

PS - O Manel já nada muito enfronhado nos meios culturais tondelenses e com curiosidade nos viseenses, mas ainda prefere Douro a Dão!

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#271505 | PP | 28 fev 2011 13:59 | Em resposta a: #84786

Caro JLiberato,

Por acaso não tem uma digitalização do assento de casamento que refere?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#271510 | PdC | 28 fev 2011 15:20 | Em resposta a: #271505

Ex.mos Senhores,

tenho a graça de descender da Casa das Virtudes (via Pinto de Meirelles, depois Azevedo e Albuquerque e ainda depois Albuquerque Couto dos Santos) e de, nos meus tempos livres, me dedicar com muito amadorismo ao conhecimento da minha ascendência.
Quanto aos Meirelles de aqui se fala sei que os mesmos vêm da Casa da Manguela (Santo Tirso), embora as minhas "descobertas" - que por este fórum já terão sido desvendadas, penso eu - não vão muito mais além do que o Pai ou Avô do fundador (cfr. http://purl.pt/12151/2/hg-40118-v/hg-40118-v_item1/hg-40118-v_PDF/hg-40118-v_PDF_01-B-R0300/hg-40118-v_0038_296-311_t01-B-R0300.pdf) deste solar em Miragaia onde minha Avó nasceu e ainda viveu uns bons anos na sua infância (1925-1935).
Caso importe, tinha muito interesse em ir mais além nesta árvore de que não consigo subir muito mais. Penso que num livro de Artur Vaz Osório da Nóbrega, sobre casas ou pedras de armas de Santo Tirso, se pudesse descobrir mais qualquer coisa, mas ainda não o consegui encontrar disponível. Num outro deste mesmo Autor se dá nota da carta de brasão dada a Joaquim Pinto de Meirelles, precisamente o fundador da Casa das Virtudes.
Quanto às ligações aos Albuquerques da Beira as mesmas estão bem documentadas em diversas publicações relativamente recentes (Albuquerques da Beira; Morgados de Santo André de Santiago de Besteiros; Frazões das Beiras; Casa Solar da Torre das Pedras; Anuário da Nobreza; etc...).

Os meus melhores Cumprimentos

Pedro de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#271558 | HenriqueSousaAzevedo | 01 mar 2011 01:28 | Em resposta a: #84798

Caro senhor MM,

Também sou descendente de Afonso Fayão e dos Meireles.

Tenho bastante informação sobre esta família, se puder ajudar é só dizer.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#271563 | jliberato | 01 mar 2011 09:37 | Em resposta a: #271505

Caro PP,
Infelizmente não tenho.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#271620 | mimita | 01 mar 2011 22:45 | Em resposta a: #271510

Alguem deu com um ANTÓNIO PINTO DE MEIRELES 1780??? DE Gradis, Aguiar de Baira, de quem sou descendente?
Mas que teria nogócios ou bens, em vila Nova de Gaia freguesia de Santa Marinha, Rua do Choupelo.
Muito grata desde já Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448734 | Beatriz Machado | 04 jul 2023 02:50 | Em resposta a: #271558

Boa noite Sr. Henrique Sousa de Azevedo,
Sou descendente de António de Meireles e Maria Nogueira de Faião. A sua filha Catarina Meireles (Faião), minha 9ª avó foi casada com João Duarte Vale. Tem alguma informação sobre os ascendentes de João Duarte Vale?
Com os meus melhores cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448741 | PP | 04 jul 2023 11:47 | Em resposta a: #271620

Cara confreira,

Poderia confirmar se o dito António Pinto de Meireles nasceu em 1780, em Gradiz, Aguiar da Beira?

Grato pela atenção.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448744 | Beatriz Machado | 04 jul 2023 14:15 | Em resposta a: #448741

Boa tarde caro confrade PP,
O meu António Meireles nasceu 18 janeiro 1608 em Castelões da Cepêda, Paredes, Porto.
Com os melhores cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448746 | PP | 04 jul 2023 14:54 | Em resposta a: #448744

Cara confreira Beatriz Machado,

Boa tarde.

Obrigado pela partilha de dados.

António de Meireles é filho de António de Sousa e de Maria de Meireles: por acaso conhece a ascendência da dita Maria de Meireles?

Grato pela atenção.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448747 | Beatriz Machado | 04 jul 2023 15:52 | Em resposta a: #448746

Boa tarde,
Maria Meireles é filha de Gaspar Nunes de Meireles (Duas Igrejas, Paredes, Porto) e Catarina Antónia. É o que tenho.
Cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448749 | PP | 04 jul 2023 16:17 | Em resposta a: #448747

Cara confreira Beatriz Machado,

Grato, uma vez mais, pela sua colaboração.

Estava na esperança de conseguir entroncar esta Maria de Meireles na minha base de dados, mas ainda não consegui.

Sabe onde casaram António de Sousa e Maria de Meireles?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Dr. José de Meireles Freire, da Sé do Porto

#448760 | Beatriz Machado | 04 jul 2023 21:54 | Em resposta a: #448749

Boa noite,
Ainda não encontrei o casamento.
Cumprimentos,
Beatriz Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 abr 2024, 00:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen