Baptismo na Stª Casa da Misericórdia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos | Formação

Baptismo na Stª Casa da Misericórdia

#84810 | Coronel | 20 fev 2005 16:18

Caros Confrades

Debato-me com um problema, para cuja resolução solicito a vossa posível ajuda/conhecimentos:

obtive o registo de casamento de antepassados, celebrado em 1797, onde é referido que o nubente - João Pedro Donadi(e)u, foi natural de Lisboa e baptizado na Santa Casa da Misericórdia, sendo filho de João Donadi(e)u e de Maria Margarida de Jesus.

Ora na SCM é-me dito que aí só se efectuavam baptismos de expostos.

Consultados os registos não encontrei o que procurava.

Aliás os mesmos apenas referem os nomes próprios dos expostos e na generalidade pouco mais que os permita relacionar.

Ora sendo conhecidos os pais do João Pedro, será que também na SCM se realizariam outros baptismos que não de expostos? assim sendo onde os encontrar, nos baptismos de expostos ou noutro possível tipo livro de registos?

Aqui deixo o "enunciado" deste problema solicitando a ajuda possível.

Com os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo na Stª Casa da Misericórdia

#84823 | Mavasc | 20 fev 2005 21:47 | Em resposta a: #84810

Caro Luis Faria e Sousa

Donadieu parece-me semelhante ao Deusdado português, isto é, crianças postas na roda e entregues a Deus. Sei que há também o Dieudonné , mas em Portugal, com a mesma razão subjacente existiam os Espositos, assim como em Espanha e Itália...Sem grande certeza admito que esse João Pedro Donadieu fosse exposto na roda e dado como filho de um outr exposto!
Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Baptismo na Stª Casa da Misericórdia

#84899 | Coronel | 21 fev 2005 21:28 | Em resposta a: #84823

Cara Maria Benedita

Começo por agradecer o seu contributo para a resolução deste meu "problema".
O que adiantou é bem plausível como explicação.
No entanto continuo a questionar-me se realmente apenas seriam baptizados expostos na Igrega da SCM.
O apelido Donadieu (a grafia do assento de casamento é = Donadiu, o que me parece uma transcrição fonética) ainda hoje se encontra em França (com "n" e/ou "nn").
Acresce que as testemunhas do casamento que assinaram o assento também seriam de origem francesa - Veran (Verou ?)Biolay e Jean Chabally, o que parece apontar para uma proximidade do JPD com a colónia francesa.

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen