Amoedo (Galiza)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Hispânia

Amoedo (Galiza)

#84891 | mgorjaoh | 21 fev 2005 21:06

Caros Confrades,

Nas minhas pesquisas genealógicas, deparei-me com assentos paroquiais de Lisboa que dão origem galega a várias pessoas. Gostaria de saber como poderei encontrar os assentos de nascimento das mesmas, em fontes documentais espanholas (autênticas ou não). Os dados que tenho são os seguintes, se li tiver lido como deve ser os assentos paroquiais das nossas paróquias de Lisboa:


«1. FRANCISCO ROZENDO DE AMOEDO. Casou com MARIA JOSEFA BRANCO. Foram pais de:

2. JOÃO FRANCISCO AMOEDO, b. S. Salvador do Selo (Tuy, Galiza). Casou em Lisboa com MARIA VICTÓRIA REYNALDO, n. e b. Lisboa, filha de JOÃO REYNALDO, b. S. P.º de Felgueiras (Tuy – Galiza).»

Há vários "sítios" da internet com Amoedo (por exemplo, (...) ), inclusivamente com indicações heráldicas sobre a família galega com o mesmo nome (e sua dispersão, designadamente pelo Brasil e até por cá de um ramo "brasileiro"). É igualmente o nome de uma povoação, pelo que o apelido destes galegos que vieram para Lisboa pode indicar apenas a sua origem geográfica. De todo o modo, gostaria de ser informado sobre como se pode prosseguir esta busca genealógica.

Desde já agradeço qualquer indicação útil.

MGH

«Apellido gallego, originario del lugar de su nombre, perteneciente al municipio de Pazos de Borbén (Pontevedra), establecidos en Arcade de Arriba, Santa Coloma de Louro y Tuy (Pontevedra), y pasados a Cádiz, Cuba y Brasil.»

«Armas: En campo de gules, tres puñales, de plata, puestos en faja.»

Resposta

Link directo:

RE: Amoedo (Galiza)

#94928 | amoedo | 02 jul 2005 04:10 | Em resposta a: #84891

Chamo-me Marilda Amoedo, brasileira, tenho por bisavô um João Amoedo, que desapareceu misteriosamente e nunca mais deu notícias. Gostaria de saber se você tem data de nascimento de João Francisco Amoedo, e se por ventura ele
imigrou para o Brasil e quando. Ficaria muito grata em receber qualquer notícia.
Atenciosamente
Marilda Amoedo
e-mail: amoedo@portoweb.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Branco

#94996 | vitamina | 03 jul 2005 00:38 | Em resposta a: #94928

Boa noite

Descendo de "Brancos" da zona da Póvoa de Lanhoso e que, segundo o que o meu tio avô me disse, vieram da Galiza. O Branco mais antigo que "conheço" é André Branco (meu 8º avô materno) que nasceu por volta de 1718.

Em relação à sua Maria Josefa Branco, sabe dizer-me mais alguma coisa sobre ela?

Agradeço desde já asua ajuda.
Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Branco

#95071 | amoedo | 04 jul 2005 01:30 | Em resposta a: #94996

Prezada Alexandra

Infelizmente nada sei sobre a família Branco, procuro informações sobre a família
Amoedo, da qual está muito difícil encontrar dados. Se você tiver informações sobre os Amoedos, e pudesse enviar-me, ficaria profundamente grata. Quanto a sua Maria Josefa, diga-me: ela imigrou para o Brasil? Se sim, mande-me algumas datas, nascimento, viagem, o que tiveres, verei se posso ajudá-la. De resto, precisamos continuar com coragem, sempre procurando pelos nossos antepassados.
Um grande abraço.
Marilda Amoedo
Brasil
e-mail: marilda@portoweb.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Branco

#95088 | cp | 04 jul 2005 10:54 | Em resposta a: #95071

Caros amigos,

Também eu tenho uma trisavó Amoedo, Francisca Caetana Amoedo, natural de Mogadouro, onde nasceu em meados do sec.XIX, e onde casou com João Vicente Machado, em cerca de 1870.
Nesta zona de Trás-os Montes há muitas famílias de origem galega e castelhana.

Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Branco

#95095 | vitamina | 04 jul 2005 12:05 | Em resposta a: #95071

Cara Marilda

Obrigada pela sua resposta.

Por enquanto não tenho nenhuma Maria Josefa Branco, mas como já tenho alguns Brancos, ao ver a sua Mª Josefa, pensei que talvez fosse uma irmã de algum dos meus avoengos.

Se entretanto descobrir os pais da Maria Josefa Branco, agradeço que me informe. Se por acaso a ascendência dela for da Póvoa de Lanhoso, então aí e em principio, estaremos a falar dos mesmos Brancos.

Agradeço também a sua disponibilidade para me ajudar. Obrigada.

Em relação aos Amoedo, lamento mas não a posso ajudar. Não tenho Amoedos na família. Pelo menos até ver :)

Um abraço.
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Branco

#116261 | Txispa | 10 abr 2006 12:36 | Em resposta a: #95071

Marilda,
Sabe de que localidade da Galiza era Juan Amoedo?
Saudos
Celso Milleiro, (Pontevedra-Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Amoedo (Galiza)

#116295 | tristaomel | 11 abr 2006 00:00 | Em resposta a: #84891

Sei da existência de um diplomata espanhol de nome MARIANO AMOEDO Y GALARMENDI, que foi nomeado conselheiro da Embaixada de Espanha em Portugal em 7 de Fevereiro de 1936.
É possível que esta informação não adiante muito à suas pesquisas, mas creia que a envio com vontade de ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Amoedo (Galiza)

#235202 | analonso | 28 jul 2009 16:54 | Em resposta a: #116295

Fico-lhe muito grata ja esou pesquisando junto a minha tia.

Resposta

Link directo:

RE: Branco

#235204 | analonso | 28 jul 2009 16:58 | Em resposta a: #116261

Vou tentar buscar informações tenho alguns documentos de meus parentes se ele estivet entre eles eu lhe comunico.

Resposta

Link directo:

RE: Amoedo (Galiza)

#239912 | carlosam | 22 set 2009 17:17 | Em resposta a: #235202

Boa tarde, ana que sabe sobre a origem do meu apelido AMOEDO, sei que são originarios de espanha, o meu pai é de chain_Insua-Pontevedra Espanha, quales serão os primeiros amoedo

Resposta

Link directo:

RE: Amoedo (Galiza)

#239915 | carlosam | 22 set 2009 17:28 | Em resposta a: #84891

quem são os primeiros amoedo que ano?? sabes alguma coisa sobre isso??

Resposta

Link directo:

RE: Amoedo (Galiza)

#267471 | qazwsx | 28 dez 2010 02:26 | Em resposta a: #84891

Ola
O meu avo tambem tinha o apelido Amoedo. É meio Portugues e meio Brasileiro. Narsceu no Brasil mas modou para Portugal (norte) com 3 anos. Se sabia alguma coisa sobre esta familia Amoedo ficava muito feliz.

Resposta

Link directo:

Amoedo (Galiza)

#351852 | amoedo34 | 04 nov 2014 13:47 | Em resposta a: #84891

Olá,
Me chamo Renato Amoedo meu avo era Romel Amoedo filho de Maria cantidia Amoedo NAo Era Brasileira veio da espanha e casou com meu bisavo onde tiveram outros filho como o meu avo romeu! No entanto 3le dizia que tinha varios irmaos na espanha que nao conhecia! Cantidia Morreu no marano em sua fazenda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 08:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen