Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Pessoas

Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#85008 | Toneca | 22 fev 2005 22:16

Tendo sabido que alguns ramos da minha família viveram nesta quinta até fins do séc.XIX,gostaria que alguém me informasse quem é o actual proprietário, bem como os anteriores e datas respectivas desde o início ao fim do séc.atrás indicado. Dos elementos de que disponho, há um registo de baptismo de 16/02/1794 assinado pelo Rev.º Beneficiado Thomaz José de Oliveira Luna, assistente na sua Quinta da Aguieira. A minha avó materna nasceu na freguesia de S.Thomé das Lamas em 1884 e foram seus padrinhos os tios D.Diogo de Sousa Botelho , proprietário, e morador na Quinta da Aguieira, e D.Anna Adelaide Lisboa Nobre Botelho. Seria dono da quinta nessa altura? E ,no caso afirmativo, quando se desfez dela?

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#86167 | Toneca | 14 mar 2005 20:34 | Em resposta a: #85008

Caros Confrades,

Insisto no meu pedido de 222/02 sobre a historia da Quinta da Aguieira.

Alguem poderá ajudar-me?

Ficaria muito grato!

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#86713 | Toneca | 23 mar 2005 10:07 | Em resposta a: #86167

Caros Confrades,

Venho reiterar os meus pedidos anteriores sobre a Quinta.Houve muita gente a viver nesta propriedade em diversas épocas.Não haverá nenhum descendente que me possa elucidar?

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#89823 | Toneca | 01 mai 2005 20:20 | Em resposta a: #86713

Caros Confrades,

Continuo a aguardar que apareça alguém que conheça a história desta quinta e me possa ajudar.
Ainda não perdi a esperança!...

Cumprimentos para todos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#112931 | GML | 25 fev 2006 22:23 | Em resposta a: #89823

Caro António Carvalho,

Encontrei o seu tópico por acaso. D. Diogo de Sousa Botelho e sua mulher eram efectivamente os donos da Quinta da Aguieira. Embora não conheça pormenores, a propriedade terá passado ao casal através dos pais da dita Senhora que eram Manuel Agostinho Ribeiro Nobre de Mendonça e D. Ana José Lisboa.

Tomei conhecimento desta Quinta ao estudar os Sousa Botelho de Matos e Noronha e não os Nobre de Mendonça, daí as informações serem tão escassas.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#113048 | Toneca | 28 fev 2006 10:08 | Em resposta a: #112931

Caro Gui Maia de Loureiro,

Os meus agradecimentos pela sua informação!Sabia que os meus ascendentes do Cadaval tinham vivido nesta Quinta e pensava que fizesse parte das terras que a minha bisavó Marianna e a irmã Anna,mulher do D.Diogo,tinham herdado dos pais,Manuel Agostinho e Ana José.Contudo não tinha a certeza se lhes pertenciam ou ao D.Diogo.Por acaso não me saberá dizer quando o D.Diogo vendeu a Quinta e a quem?Dou-me muito com um descendente dos Matos e Noronha,bisneto da D.Anna e do D.Diogo,e portanto ainda meu primo,mas desconhece o assunto.Um irmão da minha avó materna,Fernando Nobre Madeira,casou com a prima,Maria da Assunção de Sousa Botelho de Matos e Noronha,filha do D.Diogo e da D.Anna.Sei que esta família,Matos e Noronha,é originária de Montemor o Novo,mas creio que tinham propriedades noutros locais como Carnaxide,Oeiras, onde por acaso vim a residir.Caso saiba,agradecia que me informasse quando venderam estas terras e a quem.
Se lhe fosse possível,e correndo o risco de abusar da sua paciência,agradecia-lhe se pudesse dar uma vista de olhos aos tópicos que lancei no Forum (Autor:Toneca) sobre a minha ascendência. Talvez me pudesse ajudar a esclarecer algumas dúvidas,uma vez que sou apenas um investigador com pouca experiência...Sobre o ramo do meu trisavô Manuel Agostinho e apesar de não se ter debruçado sobre essa família,pode ser que tenha encontrado algo que eu não saiba no decorrer das suas investigações sobre os Matos e Noronha.

Os meus agradecimentos e desculpas por lhe tomar tanto tempo!

Muitos cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#113061 | GML | 28 fev 2006 15:53 | Em resposta a: #113048

Caro António Carvalho,

Agradeço que se possível me contacte para gmdl arroba progenea.com

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#120163 | Toneca | 06 jun 2006 09:58 | Em resposta a: #85008

Haverá algum Confrade novo que me possa ajudar nesta questão?

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#144180 | Toneca | 15 fev 2007 11:57 | Em resposta a: #120163

Caros Confrades,

Renovação do meu pedido anterior.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Aguieira (Lamas/Cadaval)

#338752 | maguizza | 28 nov 2013 01:25 | Em resposta a: #144180

Existe um livro que fala sobre uma das familias que viveu na quinta d´Aguieira, As meninas Mascarenhas. Penso que o sobrenome dos descendentes é Homem de Melo e vivem na zona de Lisboa. Neste momento, a quinta pertence à Quinta da Aveleda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 18:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen