Herédia de Sá, do Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Herédia de Sá, do Rio de Janeiro

#8511 | sapeca | 02 set 2001 11:58

Caros amigos:
Há muitos anos que venho tentando obter dados sobre um ramo da família Moreira de Sá que se radicou no Brasil, nas cidades de Campos de Gaytacases e Rio de Janeiro.
Apelo, muito em particular, aos ilustres investigadores Carlos Eduardo de Almeida Barata e deputado Cunha Bueno, autores do DICIONÁRIO DE FAMÍLIAS BRASILEIRAS.
Cerca de 1820, penso que na cidade de Campos, casou D. MARIA DO CARMO MOREIRA DE SÁ, filha de Francisco Joaquim Moreira de Sá (Francisco Joaquim Moreira Carneiro Borges de Sá Barreto, como também usou), Fidalgo da Casa de Sua Majestade, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, 1º administrador do morgadio de Sá, e dos morgados do Outeiro, em S. Paio dos Arcos de Valdevez, e de Santa Cruz, em Regilde, senhor da casa de Sá, em Santa Eulália de Barrosas, etc., e de sua 2ª mulher D. Ana Peregrina Pinto Pereira Velho de Carvalho, herdª do vínculo da Santíssima Trindade e casa da Capela, em Sernande, Felgueiras, com um cavalheiro de apelido HERÉDIA, de quem não só desconheço o restante nome como a ascendência.
Deste casal ficou descendência no Brasil, presumo que radicada no Rio de Janeiro, entre a qual um filho, de nome MIGUEL ANTÓNIO HERÉDIA DE SÁ, licenciado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro, jornalista e professor.
Desconheço quaisquer outros dados sobre a descendência quer deste filho, quer de outros que eventualmente tenham existido.
Curiosamente, encontrei através da internet uma firma radicada no Rio de Janeiro, com o nome "HERÉDIA DE SÁ".
Após contactos, infelizmente, foi-me comunicado que desconheciam a existência de qualquer membro desta família, pois que o nome da firma se devia tão somente ao facto da rua e local se denominar assim (HERÉDIA DE SÁ).
É indubitável tratar-se da mesma gente e, a avaliar pela toponímia, essa gente deve ter tido alguma projecção para deixar o seu nome aquele local do Rio de Janeiro.
Também me foi dito, que existe ou existia há anos um padre jesuita brasileiro de apelido Herédia de Sá, sacerdote muito conceituado.
Muito grato ficaria, particularmente ao ilustre investigador brasileiro Carlos Barata, se me puder fornecer dados não só acerca da união daqueles apelidos, como de eventuais descendentes.
Sei que nas tournées realizadas ao Brasil por meu bisavô, o eminente musicógrafo e musicólogo Bernardo V. Moreira de Sá, na companhia de Viana da Motta, e nas que fez com Pablo Casals e Harold Bauer, houve contactos com vários ramos de Moreiras de Sá ali radicados (Rio de Janeiro). E sei que entre esses ramos se contava este dos HERÉDIAS DE SÁ. Mas, lamentavelmente, além de uma fotografia com os inúmeros MOREIRAS DE SÁ ali radicados - de que se salienta o Doutor António Cecioso Moreira de Sá, tio materno do músico, eminente escritor católico que mereceu ser condecorado por Sua Santidade o Papa Leão XIII com a comenda da Ordem de São Gregório Magno (de que sabemos também ter tido inúmera descendência, mas que nos é inteiramente desconhecida) - não sabemos nada mais sobre os ramos brasileiros da família provavelmente ainda hoje existentes.
Grato ficarei por qualquer informação que me seja fornecida acerca deste assunto.
Cumprimentos
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro
e-mail: fmsamonteiro@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: HERÉDIA DE SÁ, do Rio de Janeiro

#8544 | Cau Barata | 03 set 2001 12:40 | Em resposta a: #8511

De Carlos Eduardo de Almeida Barata,

Caro Fernando M. Moreira de Sá Monteiro,

Somente hoje pude ver sua mensagem. Agradeço as referências ao Dicionário das Famílias Brasileiras.

Embora não haja verbetes Moreira de Sá e Herédia de Sá, nos volumes do Dicoonário, farei uma busca em meus arquivos para ver se encontro alguma informação, assim como, nos arquivos do Colégio Brasileiro de Genealogia.

No entanto, existe um site de estudos genealógicas, no Rio de Janeiro, que tem por endereço:
http://www.brnet.com.br/pages/mpolo/norteflum/inicial.htm

A razão de lhe enviar este endereço, é por que nele há um genealogista, de nome Marco Polo T. Dutra P. Silva, que me parece ser o maior conhecedor de estudos genealógicos da região norte-fluminense do Estado do Rio de Janeiro, ou seja, o Marco Polo, a quem já recorri algumas vezes, é quem possui as melhores fontes genealógicas de Campos dos Goytacazes.

Vale a pena visitar o seu site e tentar se corresponder com ele.

Carlos Eduardo de Almeida Barata

Resposta

Link directo:

RE: HERÉDIA DE SÁ, do Rio de Janeiro

#116609 | MSá | 14 abr 2006 20:33 | Em resposta a: #8544

Caro Fernando de Sá Monteiro
Saúde.
Aí vão algumas informações garimpadas em autores campistas.
Se ainda houver interesse, juntareia mais informações que porventura apareçam,

Cordialmente

Luiz MSá



Herédia de Sá

Julio Feydt
Subsídios para a História de Campos dos Goytacazes, Ed. Esquilo, Rio, 1979.

278 - Em 1864 Dr. Miguel Antonio Herédia e Sá e seus colegas assinam um convênio que estabelece o preço dos honorários;
306 - Faz referencia a d. Maria do Carmo Moreira de Sá, “mãe dos doutores Miguel e José Herédia de Sá“;
307 – “Ela e D. Maria do Carmo Moreira de Sá (que tomou posse da cadeira de mestra de meninas em 13/9/1827) Foram as duas portuguesas que por sua educação esmerada e pouco vulgar, fizeram compreender aos rotineiros que também as mulheres precisavam de ilustração. Até então era costume não ensinar a ler às filhas, para que não escrevessem aos namorados, e raro era a mulher que sabia ler.“ Dói a primeira professora pública de Campos. Faleceu octagenária em 17 de maio de 1859, famosa por sua ilustraçNao (pág 355
353 a 355 – Sobre o dr Miguel foi médico ilustre, orador refinado, foi fundador da Emancipadora Campista, sociedade destinada a libertar crianças escravizadas.
399 – Da contado aparecimento do Jornal “A República“ em 24 de junho de 1876, qu se imprimia na Gazeta de Campos, redigida pelo dr. Miguel Herédia.


Waldir P. Carvalho
Gente que é Nome de Rua, vol. 1, 1985

Rua Dr. Miguel Herédia, inicia na Av Ruy Barbosa e finda na Av Sete de Setembro, em Campos, RJ.

Pág 69 a 69, de louvações. Informa que nasceu no Rio de Janeiro

(No volume V de “Terra Goytacá“, Alberto Lamego informa que morreu em Campos).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen