Varela da Fonseca de Lamego (?)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Varela da Fonseca de Lamego (?)

#852 | Falconet | 10 nov 2000 18:41

Completando o meu anterior tópico procuro notícias de um antepassado Bernardo Varela da Fonseca, ou dafonseca que nasceu em S. Miguel de Entre-ambas-as-Aves a 21.3.1685, filho do Padre Manuel Varela da Fonseca e de Maria Nogueira da Cidade de Lamego. Desconheço se este padre é da zona da Vila das Aves, Concelho de Santo Tirso, ou de Lamego. Um do filho do citado Bernardo de nome Inácio nasceu em S. Tomé de Negrelos onde foi baptizado a 6-12-1689, foram seus padrinhos o Rev.º Inácio Ferreira D'Eça e Andresa filha de João Coelho desta freguesia.

Resposta

Link directo:

RE: Varela da Fonseca de Lamego (?)

#865 | mbp | 13 nov 2000 16:09 | Em resposta a: #852

Caro Falconet
Se Bernardo nasceu a21.31685,como pode o filho ser baptizado a 6.12.89?Andreza penso que se chamava Andreza Coelha e viveu de facto nessa época assim como o dito reverendo.Já consultou os dados das Aves?Como conseguiu esses dados.No A.D.do Porto?Pode ser que lhe venha a dar uma ajuda .

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Um Menino nasceu para nós

#81160 | sapeca | 07 jan 2005 22:08 | Em resposta a: #852

Obviamente, caro José Aníbal, que te enganaste. A data de 21.03.1685 é a do casamento em S. Miguel das Aves do Bernardo Varela da Fonseca com Catarina Fernandes, dado esse que, como outros, te consegui por pesquisas no ADP. Quanto ao Padre Manuel Varela da Fonseca deve efectivamente pertencer aqueles Varelas da Fonseca que nos séculos anteriores tinham o cargo de tabeliães em Lamego.Seria muita coincidência não serem dos mesmos. Mas, como "o Diabo é tendeiro", nada como esperar que futuras investigações nos permitam entroncar este clérigo nos anteriores Varelas da Fonseca de Lamego.
Aquele Procº de Habilitação de Genere que te consultei ontem no ADB é que foi uma desilusão. Aqui está como, de facto, "o Diabo é mesmo tendeiro". As coincidências, existem, efectivamente.
Um abraço do amigo
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Varela da Fonseca de Lamego (?)

#127264 | tmacedo | 03 set 2006 10:53 | Em resposta a: #852

Caro José Aníbal :

Este teu neófito confrade ( já há anos me falaste no forum, mas a minha entrada ainda não tem 30 dias) lembrou-se do que te prometeu. Dos Varelas da Fonseca, de Lamego, tenho alguns apontamentos mas não sei onde param. Por certo em algum caixote, a que a última mudança de casa me obrigou.

Entretanto, um apontamento tirado dos livros de Almacave, cidade de Lamego: Em 12/1/1583 casamento de Isabel Leitoa, filha de Domingos Pinheiro e de s. m. Brites Varela, da rua Nova, com Luis Gonçalves, filho de Luis Gonçalves e de s. m. Maria Gonçalves, de Escurquela, bispado de Viseu.

Falcão Real porque escolheste Falconete?

Um forte abraço amigo do

tmacedo
(agora descobre quem sou, não é para isso que existe o "username" ?)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 jun 2024, 11:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen