Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Heráldica | Famílias

Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#85234 | JCouceiro | 25 fev 2005 23:47

Caros Confrades:

Eventualmente alguém me poderá informar de mais elementos sobre Diogo Velho, que teve carta de Brazão de Armas a 11.06.1505, ou sobre o seu fº Bartolomeu Ferraz que teve confirmação da CBA de seu pai a 10.12.1516 ?

Obrigado desde já

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#85338 | JCouceiro | 28 fev 2005 00:15 | Em resposta a: #85234

Caros Confrades:

Eventualmente alguém me poderá informar de mais elementos sobre Diogo Velho, que teve carta de Brazão de Armas a 11.06.1505, ou sobre o seu fº Bartolomeu Ferraz que teve confirmação da CBA de seu pai a 10.12.1516 ?

Obrigado desde já

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#85496 | JCouceiro | 02 mar 2005 19:40 | Em resposta a: #85234

Caros Confrades:

Eventualmente alguém me poderá informar de mais elementos sobre Diogo Velho, que teve carta de Brazão de Armas a 11.06.1505, ou sobre o seu fº Bartolomeu Ferraz que teve confirmação da CBA de seu pai a 10.12.1516 ?

Obrigado desde já

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#85501 | jpcmt | 02 mar 2005 21:31 | Em resposta a: #85496

Caro José Couceiro da Costa:

Na obra "Frei Gonçalo Velho" de Ayres de Sá (Lisboa, Imprensa Nacional, 1899)
estão transcritos vários documentos referentes a um Diogo Velho que, pelas datas, poderá ser o que lhe interessa. Assim, e resumidamente:

- Carta nomeando Diogo Velho, escudeiro do bispo de Viseu e morador na vila de Guimarães, recebedor das sizas da mesma vila, da maneira que foi o João do Valle, falecido - Évora, 15 de Fevereiro de 1513.

- Carta a Diogo Velho, creado do Conde de Borba, do conselho de el-rei, capitão e governador da vila de Arzila, confirmando-lhe um alvará do dito conde " por que por ele dito Diogo Velho ir em alguns feitos entradas que o dito conde fizera em terras de mouros onde o dito Diogo Velho o fez assim bem de sua pessoa que por seu merecimento ele dito conde o fizera cavaleiro [etc.] - Lisboa, 4 de Agosto de 1514.

- Carta nomeando Diogo Velho, morador em Guimarães, almoxarife do almoxarifado da mesma vila, assim como foi o João de Andrade, que renunciou a este ofício para el-rei o dar a quem sua mercê fosse - Lisboa, 7 de Agosto de 1514.

-Carta permitindo a Diogo Velho, morador na cidade de Coimbra, que "possa usar sem nenhuma contradição e assentar botica em qualquer lugar, vila ou cidade de nossos reinos" para o que foi aprovado. - Lisboa, 19 de setembro de 1515.

- Carta de quitação a Diogo Velho, almoxarife de Guimarães, de "todo o dinheiro que recebeu e despendeu o ano de bcxb [etc] - Lisboa 23 de Março de 1517.

Estes documentos estão na Chancelaria de D. Manuel. Actualizei a ortografia.

É possível que, com uma leitura atenta dos dois volumes da obra (não tem índice onomástico), ainda venha a encontrar algo mais.

Por agora, é o que lhe posso transmitir.

Melhores cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#85505 | JCouceiro | 02 mar 2005 22:13 | Em resposta a: #85501

Caro José C.M. Trovisqueira,

Muito obrigado pela sua resposta, que uma vez mais se pauta na senda das suas intervenções aqui no Genea - Óptimas !!!

Os elementos que aqui fez o favor de partilhar são me muito úteis.

O meu interesse no Diogo Velho (CBA) é ele ser apontado por vários autores como neto de um Jácome Roland de Haussy, da Flandres, que registou as suas armas em Portugal e constam no livro do Armeiro-mor de 1509.
Também diversos autores apontam que deste Jácome Roland de Haussy provêm os Rolões.
De Diogo Velho foi filho Bartolomeu Ferraz que registou as armas concedidas a seu pai, e como existe em Aveiro um Diogo Velho, coevo do armigerado, diversos Ferrazes e ainda um Manuel Rolão Velho, tento encontrar algo que eventualmente permita establecer a eventual ligação entre todos.

Achei muito curiosa a existência de Velhos em Guimarães, onde vivo, pois no final do sec. XIV um Pero Velho tinha emprazado à Colegiada de Guimarães uma propriedade na qual hoje vivo.

Uma vez mais agradeço-lhe a sua atenção.

Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#85556 | manuelr | 03 mar 2005 21:08 | Em resposta a: #85505

Caro José Couceiro

Veja o e-mail que acabei de lhe mandar.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão (já me faltou mais para velho!).

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#144409 | fertelde | 17 fev 2007 01:14 | Em resposta a: #85338

Manuel Velho, viveu em Lisboa onde foi Tesoureiro das Moradias, c.c. D. Filipa de Castro com quem teve:
1- Diogo de Castro Velho n.c. 1491( há um poema èpico creio que deste Diogo Velho, inserido no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende)
Diogo Velho, foi escrivâo da Fazenda e secretario D'ElRei D. Joâo III, teve muita autoridade e foi mui honrado Fidalgo, Jaz em S. Cnª de Ribamar, com sua mulher na Capela Mor com uma inscriçâo sobre a parede. C.c. D. Guiomar Botelho, e teve a:
1- D. Maria Velho c.c. Joâo Luis de Vasconcelos, Sr. De Mafôra, s.g.
-------------
Afonso Vicente, viveu na cidade do Porto c.c.? E teve a:
1-Diogo Velho
2- Afonso Velho

Diogo Velho, que viveu no Porto, c.c. ... Ferraz com quem teve :
1-Bernardo Ferraz de Andrade, que foi um militar valente e Coronel do Imperador Carlos V e que servio nas guerras de França e Alemanha. Foi Comendador de Lordelho na Ordem de Cristo. Tem a sua sepultura na Claustra da Sé do Porto à porta travessa da parte do sul, onde estava uma estatua sua de marmore branco de meio corpo que foi levado para casa de um seu parente...

E è o que tenho nos apontamnetos tirados do Gayo
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#144410 | fertelde | 17 fev 2007 01:31 | Em resposta a: #85505

Pedro Velho que foi Escudeiro da Casa Real a quem o seu tio Joâo Eanes de Urrô, irmâo de sua mâe chama no seu testamento depositado no cartorio de Cete feito na era de 1386, para administrador de uma capela que instituio no dito Mosteiro de Cete, e que em falta deste Pedro Velho e sua descendencia, o substituisse Fernâo Garcia, de Rio de Moinhos e Afonso Lourenço de Negrelos, escudeiros que deixava por testamenteiros e que mortos os subditos, a fizesse cantar o parente mais chegado da sua linhagem e porque nâo houve geraçâo deste Pedro Velho, e porque morreram ditos testamenteiros, se opos depois a ela Lopo Esteves de Urrô, Cavaleiro Mor em Mouriz, metendo- se na posse dos bens dela, na era de 1408...
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#144412 | JCouceiro | 17 fev 2007 01:59 | Em resposta a: #144409

Caro Fernando de Telde:

Mto. obrigado pela sua resposta.

Cumps.
JCC

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#144425 | Samuel C O Castro | 17 fev 2007 10:55 | Em resposta a: #144409

Estimados Fernando de Telde e José Couceiro da Costa,

Em minha base tenho o casal Manuel Velho e Felipa de Castro, NFP, Juzarte, $3, N8 e, Velho, $17, N2), como pendente de averiguação da ascendência dela. Por acaso vocês sabem informar essa ascendência ?

Tenho a acrescentar que esse casal também teve a filha Joana de Castro, N-1540, NFP, vol. X, Sousa, $335, N23 c. c. Cristóvão Juzarte, Sr. do Morgado de Azinhaga, N-1530. Portanto, ela seria irmã do Diogo Velho.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço à ambos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#144457 | fertelde | 17 fev 2007 17:03 | Em resposta a: #144425

Nâo tiveram apenas a Joana, mas enfim...

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#144714 | Samuel C O Castro | 19 fev 2007 09:44 | Em resposta a: #144412

Estimado José Couceiro da Costa,

Em minha base tenho o casal Manuel Velho e Felipa de Castro, NFP, Juzarte, $3, N8 e, Velho, $17, N2), como pendente de averiguação da ascendência dela. Por acaso você sabe informar essa ascendência ?

Tenho a acrescentar que esse casal também teve a filha Joana de Castro, N-1540, NFP, vol. X, Sousa, $335, N23 c. c. Cristóvão Juzarte, Sr. do Morgado de Azinhaga, N-1530. Portanto, ela seria irmã do Diogo Velho.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#151820 | fertelde | 09 abr 2007 16:53 | Em resposta a: #144714

Estimado Samuel de Castro:

Se conseguir alguém que busque na TT a concessâo de: "Diogo Velho, que teve carta de Brazão de Armas a 11.06.1505, ou sobre o seu fº Bartolomeu Ferraz que teve confirmação da CBA de seu pai a 10.12.1516"
entâo vamos poder conhecer quem era D. Filipa de Castro de quem o Felgueiras Gaio nâo dá noticias, se è este Diogo Velho o que pensamos ser...

Agradeço se tiver alguma noticia sobre estes que me o transmita.
Atentamente,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#151822 | fertelde | 09 abr 2007 17:10 | Em resposta a: #85505

Estimado José Couceiro da Costa:

Só agora lli a mensagem sobre os diversos Diogo Velho. Na IANTT on-line, aparecem todos eles, mas claro está que serâo vários homónimos, quer pelas diferentes cidades onde aparecem, quer pelos diversos oficios que ostentam...
O Diogo Velho que lhe interessa só o pode encontrar nos arquivos da TT no "Cartório da Nobreza" ou quiças no "Indice Heráldico de Sanches de Baena", onde aparecerá os pais e avós, como justificantes da concessâo do Brazâo de Armas.
Agradeço me informe das noticias que consiga, pois estou muito interessado também neste seu Diogo Velho.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#151867 | JCouceiro | 09 abr 2007 23:29 | Em resposta a: #151822

Caro Fernando de Telde:

Muito lhe agradeço a sua mensagem.

Sobre o Diogo Velho (CBA 1505) caso possa veja no Sanches ou então no Nuno Borrego, pois o q. lá surge é deveras curioso.

Fico, assim, à espera da sua opinião critica.

Cumps.

José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Velho - Carta d`Armas de 11.06.1505

#151890 | fertelde | 10 abr 2007 02:50 | Em resposta a: #151867

Estimado José Couceiro da Costa:
Presumo que será o Sanches Baena e o outro nâo conhheço, mas nâo tenho acesso a nenhum deles, agradecia se me pudesse transcrever o que alí se diz.

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen