Duvidas- Familia Mattos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Património | Heráldica | Hispânia

Duvidas- Familia Mattos

#85247 | nmagmatos | 26 fev 2005 13:40

Eu gostaria de saber algumas informacoes acerca da familia mattos. A minha familia tem como sobrenome Matos ou Mattos. Os meus avos etc.. sao de Moimenta da Beira, perto de Lamego, que pertencia a antiga comarca de Lamego. A casa tem um brasao mas eu nunca a vi. Sabe me dizer se existe alguma ligação ao sobrenome Mattos? Não sei se é importante mas tambem existe uma forte ligação a espanha..

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas- Familia Mattos

#85258 | jliberato | 26 fev 2005 18:48 | Em resposta a: #85247

Caro ou cara nmagmatos,
Se pretende ajuda porque não põe aqui o que sabe de nomes e locais?
Nomes dos avós, datas e locais de baptismo e casamento, tudo o que tiver. Pôr o Matos mais antigo que tiver com a data e o local de baptismo mais antigo de que dispuser.
Enfim tudo o que possa ajudar quem poderá dar-lhe ajuda. Senão será o trabalho de adivinhação...
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas- Familia Mattos

#85327 | nmagmatos | 27 fev 2005 21:56 | Em resposta a: #85258

Eu ja coloquei locais. Moimenta da Beira. Familiares Manuel Gomes de Matos que é o mais antigo que sei... Mas é muito recente... Só amanha é que sei nomes de bisavos etc..

Obrigado...

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas- Familia Mattos

#132729 | restrela | 31 out 2006 23:09 | Em resposta a: #85327

Teriam ligação com algum Gomes de Mattos que veio para o Brasil no final do seculo XVIII ou início do XIX? O primeiro que encontrei deste ramo no Brasil foi Felippe Gomes de Mattos.
Muito obrigado!
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas- Familia Mattos

#132789 | JoãoGaspar | 01 nov 2006 14:53 | Em resposta a: #85247

Cara ou Caro nmagmatos,


Devo apresentar-me como João, descendente de uma familia Matos da Vila de Alhos Vedros e Lisboa do seculo XVI.
Quando comecei a construir a minha arvore , não pensei nunca chegar tão tras e isso deve-se realmente a ajuda preciosa dos Confrades do Forum Genea e de muita paciencia e dias perdidos nos Registos e Torre do Tombo.
Isto tudo para lhe dizer em primeiro lugar que não existe hoje uma familia Mattos ou Matos em Portugal, existindo varias, sem que se consiga unir os varios ramos.
Matos será a maneira correcta de escrever o nome , ja que Mattos era um modo antigo sendo o mesmo apelido.
Releia a sua pergunta e veja que carece de informação objectiva essencial para este tipo de investigação, e logo se você quer ajuda, tem de prestar o minimo de informação para que o/a possam ajudar.
Ou seja, é necessario, acentos de baptismo , casamento e obito dos avós, so para começar.
Ai vai saber os nomes dos seus Bisavós, de onde eram e por vezes o que faziam e tambem a sua filiação, ou seja os nomes dos seus Trisavós.Ou seja deve conseguir recuar mais ou menos 100 anos, ja que um seculo comporta mais ou menos 4 gerações de uma familia.
Atraves dos nomes completos, filiações, local poderá alguem ter informações sobre os seus Matos, lembre-se que quanto mais atras conseguir recuar, maior a hipotese de encontrar "parentes" com estudos feitos que poderão ajudar.

Sobre a casa que nunca viu brasonada, não entendo a sua pergunta!
se nunca viu a casa, mas ela pertencia aos seus antepassados Matos? Quanto a possibilidade de ser um brasão de Matos , é possivel, mas "nós" tambem não vimos a casa!!!! depois a questão da ligação a Espanha...realmente a sua intervenção não prima pela cordialidade, informação objectiva e clareza de raciocinio. Ja agora estava a colocar a questão a algum confrade especifico? "...Sabe me dizer se existe alguma ..." e termina com "...mas tambem existe uma forte ligação a espanha.."

?????

Não é clara a sua pergunta, se quer ter algum sucesso na sua investigação, tente ser mais claro/a e objectivo/a e verá que vai ter bons resultados.

Atenciosamente,

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Duvidas- Familia Mattos

#133345 | nmagmatos | 07 nov 2006 01:09 | Em resposta a: #132789

Esta mensagem já foi escrita há bastante tempo, mas o máximo que he sei dizer é que a minha familia tem casa na zona da antiga comcarca de Lamego e que a casa tem brasão. Já estive bastantes vezes nessa casa mas nunca vi o brasão pois encontra-se coberto. Sei muito pouco sobre bisavós não tendo essa informação comigo neste momento.

Para responder ao caro restelo sei-lhe dizer que o meu aplido é Gomes de Matos, sei que pelo menos tive família no Brasil, no Rio de Janeiro...

Não disponho de mais informações e peço desculpa pela confusão causada pelo primeiro tópico

Resposta

Link directo:

Dúvidas sobre a família Matos (e Amaral e Cardoso)

#133361 | victorferreira | 07 nov 2006 11:13 | Em resposta a: #85247

Há pelo menos duas maneiras de lhe responder:
1. se está à procura dos seus ascendentes mais recentes, tenha lá paciência, mas é bricolagem sua. É o que todos fazemos. Munido de nomes, datas, localidades, a certidõs de nascimento do seu parente pex. vai aos Arquivos Distritais e procura. No seu caso é capaz de ter a vida dificultada pela existência da Câmara Eclesiástica de Lamego que (com todo o respeito) "não larga o osso", ou melhor, os livros paroquiais, e não os entrega no Distrital de Viseu;
2. se está à procura da origem do que se pensa que tenham sido os primeiros Matos/Mattos "de nomeada" (deve ter havido outros uma ves que o apelido podia ter sido de utilização mais difundida: Matos deve ser o mesmo que Bush em inglês, ou seja, com tendência para o comum), então a coisa é diferente.

Estes últimos acredita-se que começaram nos Arcos (Tabuaço), aí na fronteira com Moimenta, com um senhor Ermígio (ou Hermenegildo) Pais que tinha três quintas, e que deu uma a cada filho, lá pelos inícios de 1200. Uma era a Quinta de Matos (mais provavelmente "dos Matos") e lá ficou um filho o com o apelido "de Matos", que foi passando provavelmente a filhos. Os irmãos à mesma com as Quintas de Amaral (ou seria AmOral, de amoras? ... adiante) e a Quinta de Cardoso (que seguramente tinha cardos que nunca mais acabavam) em S. Martinho de Mouros (Concelho de Resende), esta que teria vindo à família pela mãe, mulher do pai Ermígio.

Bom, isto tem muito mais coisas que se lhe diga, a história é mais controversa e não parece haver consenso daí para trás, nem dai para a frente, nem mesmo sobre esta historinha, parece-me.
Encontra alguma coisa no Felgueiras Gaio nos títulos de Amarais, Cardosos, Matos e Coelhos (pelo menos). Faça download da BN Digital: isto está em PDF aos pedaços. Descarregue os que lhe interessarem. Há também as investigações sobre os personagens reais, documentados, que podem coincidir (ou não) com os relatos que o FG recolheu para escrever o seu resumo (por sinal totalmente anacrónico e invesosímil em alguns pontos).
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen