Familias da região de Mouçós - Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias da região de Mouçós - Vila Real

#85249 | Ana Fundo Pereira | 26 fev 2005 15:36

Boa Tarde,

Gostaria de saber se alguém pesquisa familias da freguesia de Mouçós - Vila Real, ou se existe alguma publicação editada com algum estudo desta região.
Obrigado a todos
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias da região de Mouçós - Vila Real

#85318 | apsotomayor | 27 fev 2005 19:20 | Em resposta a: #85249

Ex. ma Sra.

Desconheço os objectivos da sua pesquisa, mas se a sua orientação for para a genealogia das antigas famílias da região, existe a obra "Morgados e Fidalgos de Vila Real e seu termo", da autoria de Júlio Teixeira, escrito em meados do século XX.

Mesmo de Mouçós, o único contributo que lhe posso dar, se isso ajudar nalguma coisa, é que os meus antepassados foram os morgados da Torre de Sampaio, nessa freguesia, de que existe ainda hoje, para além da casa e suas envolventes bastante descaracterizadas, a capela setecentista, armoriada de Melos, Teixeiras, Cunhas e Chaves. Meu tio-bisavô Francisco Barbosa Sottomayor, vendeu essa propriedade em princípios do século XX. Dos Vaz de Sampaio, a varonia passou aos Pereira de Melo e Castro, e destes aos Barbosa da Cunha.

Da "minha" gente, tenho bastante informação, se isso for do seu interesse.

Ao seu dispôr, com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

entre.torres@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias da região de Mouçós - Vila Real

#85407 | Ana Fundo Pereira | 01 mar 2005 11:34 | Em resposta a: #85318

Ex. mo Sr.

As minhas pesquisas são referentes ás origens da minha familia, que são oriundas da freguesia de Mouçós, nomeadamente dos lugares de Alvites, Sangunhedo, Magarelos, Sequeiros.
Os nomes que pesquiso são, do Fundo - Magarelos; Ferreira da Fonseca - Alvites e Sangunhedo; Calçada - Alvites; da Silva - Sequeiros.
A Obra de Júlio Teixeira que nomeou deve ser de grande interesse, sabe aonde eu posso encontrar?
Quanto aos seus antepassados, de momento ainda não encontrei nenhuma referência e/ou ligação a eles na "minha" gente, contudo se surgir algo, terei todo o gosto em compartilhar com o Sr. António Pedro.
Um abraço fraterno
Ana do Fundo Pereira
ana.paula.pereira@netvisao.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familias da região de Mouçós - Vila Real

#85410 | apsotomayor | 01 mar 2005 12:23 | Em resposta a: #85407

Ex.ma Sra.

Lamento não poder ser de mais ajuda pois, inclusivé, nem sequer tenho essa obra, embora espere ainda um dia a conseguir obter.

De qualquer modo, sugiro-lhe que lance neste forum uma mensagem subordinada a esse livro. Decerto alguém lhe dará dicas mais úteis.

Ao dispôr, com os meus melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Familias da região de Mouçós - Vila Real

#85412 | Ana Fundo Pereira | 01 mar 2005 12:28 | Em resposta a: #85410

Caro António Pedro,

Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Vou seguir o seu conselho e colocar uma mensagem sobre este livro.
Pode vir a ser uma grande ajuda para todos nós que pesquisamos a região de Vila Real.
Um abraço fraterno
Ana do Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias da região de Mouçós - Vila Real

#318474 | jorgepintop | 01 dez 2012 00:45 | Em resposta a: #85412

Cara confrade,
deparei com esta mensagem só agora, pois pesquisava e...
tem fundo em Ponte também, freguesia de mouçós. Já foi ao arquivo de Vila Real? Pode-o fazer via net e pesquisar noa assentos de casamento ou de nascimentos. Já agora o Albertino Fundo da câmara de Vila Real será seu parente?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen