Leite de Castro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Cargos

Leite de Castro

#85369 | dvl | 28 fev 2005 14:57

Procuro informações sobre a família Leite de Castro, de Fafe. O que eu tenho é o seguinte: General Júlio César Sanches Leite de Castro, nasceu a 31 de Agosto de 1864, em Belém e faleceu a 9 de Outubro de 1942, em Campo de Ourique. Casou com D. Maria Cristina Simões Ferreira, que nasceu a 25 de Dezembro de 1871, em Pinhel.

O General Leite de Castro era filho de Manuel Leite de Castro, natural da freguesia de São João (ou Romão) de Arões, em Fafe, e de sua mulher D. Maria Jesuina Sanches Gonçalves. Neto paterno de João Francisco Leite de Castro, natural de São João de Arões, e de Teresa de Jesus e Freitas.

Obrigado,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85377 | magalp | 28 fev 2005 20:17 | Em resposta a: #85369

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Aqui nesta BD tem pelo menos um ramo de Leite de Castro, de Fafe.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=43320
Não sei qual a freguesia de Fafe, mas sei que na vila têm (ou tiveram) duas imponentes casas - a Casa do Santo (velho) e a Casa do Santo (novo); esta última é de meados do séc. XIX. Conservam outras mais, com boas quintas ainda hoje, em Felgueiras e Cabeceiras de Basto.
Como poderá ver na BD, é uma muito antiga família do Entre Douro e Minho, com muito boas ligações e cuja varoria chega à actualidade.
Cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85399 | Carlos Silva | 01 mar 2005 08:59 | Em resposta a: #85377

Caro Manuel Maria Magalhães,

Trata-se precisamente de uma das familias apresentadas na sala de ascendencias (Historial de familias) do site do museu da emigraçào de Fafe.

No link :
Bento Leite Pinto Saldanha de Miranda (Fafe)

Que contem noticias das Casas do Santo.

No entanto nào parece ser o ramo pesquisado pelo colega Duarte Loureiro.

Outros ramos ou familias Leite Castro vêm referidas na mesma pagina, e estudadas, sem que apareça ligaçào, sempre em Fafe.

Assim os Leites de Castro da Casa do Telhado, São Romão de Arões - Fafe. Descendentes de Domingos Leite de Castro (n.1815), irmào e herdeiro do General Luis Francisco Leite Castro.


Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85417 | magalp | 01 mar 2005 13:27 | Em resposta a: #85369

Caríssimo Carlos Paulo

Não tinha visto ainda o seu interessante tópico do "7200 fafenses no Brasil".
Palpita-me que será muito concorrido pelo lado de lá!
Para efeitos semelhantes já assisti a buscas feitas nos "Passaportes" da ADP pelo nosso super diligente JAR.

A origem do Castro neste ramo de Leites de Castro (bem como de outros Castro) que apontei está belíssima mente explicada em "Desceram o Monte Atravessram o Mar", por Mª Adelaide Pereira de Moraes.
Relendo agora este interessante documento encontro notícias que respeitam aos nossos amigos João de Mello Trovisqueira e António Maria Fevereiro, que entre outros como os C. de Vila Pouca descendem de Maria de Castro, 1636/1708 – Árvore I, Casal do assento (S. Martinho de Candoso).
Refere ainda os Casais de Trepecido (Fermentões e Sendelo, Silvares).
Também, na Árvore III, o Casal do Aidro, em S. Miguel das Caldas de Vizela, que interessará ao Vasco Briteiros e talvez a mim nas minhas complicadas buscas dos Ribeiros x.n., na mesma freguesia, ainda que um pouco antes, cronologicamente.

Estas 50 belas páginas e suas múltiplas notas de roda pé, redigidas com a sensibilidade poética tão característica da autora, têm muitíssima informação de enorme interesse, a serem lidas com a maior atenção.

Abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Castros

#85422 | Carlos Silva | 01 mar 2005 14:15 | Em resposta a: #85417

Caro Manuel Maria,

Além disso, nào foram de todo esquecidos nesta base de dados GP os Castros tào bem retratados por Adelaide Pereira de Moraes.

A suprema inteligencia dos referidos esquemas estava tambem no facto de apresentar lado a lado, como que em comparaçào, a descendencia de linhas primogenitas (ou herdeiras) e de linhas outras (nào herdadas) para poder seguir a fortuna e a sorte dos ramos de uma mesma linhagem.

Sabemos de facto do costume tradicional nas familias de proprietarios rurais no noroeste português de estabelecer uma forma de primogenitura, ou melhor de favorecer um herdeiro (mesmo que nào absolutamente primogenito).
Fica amplamente demonstrado no dito artigo (sem todavia ser a essa a finalidade) e de modo bem significativo.

Mas ja tivemos oportunidade de trocar sobre essas excelentes paginas, no topico « Adelaide Pereira de Moraes e o BTH ? » http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=12587

Devo dizer que o estudo "Desceram o Monte Atravessaram o Mar" contou, se nào me engano, com o sempre valioso auxilio de Francisco Saraiva de Vasconcelos, que pertence precisamente ao mesmo « nucleo » de investigadores, nossos amigos, que referiu.
Julgo portanto que devem conhecer o estudo.

Sem mais para nào estragar o interessante topico do colega Duarte Loureiro.

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85444 | dvl | 01 mar 2005 19:16 | Em resposta a: #85399

Caro Carlos Paulo,

Obrigado pela resposta. O engraçado é que existiram duas famílias "Leite de Castro" na freguesia de São Romão de Arões, em Fafe. Ou será a mesma família?

Vou tentar obter mais informações.

Cumprimentos,

Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85463 | vbriteiros | 01 mar 2005 23:15 | Em resposta a: #85417

Manel
Só agora vejo este tópico que me irá transportar brevemente para Vizela e também para Fermentôes onde tenho Ribeiros de Carvalho. Talvez mais tarde,pois agora ainda estou pelo Porto
Grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85478 | Samuel de Castro | 02 mar 2005 11:05 | Em resposta a: #85369

Estimado Duarte,

Em minha grande base, exclusiva sobre os Castros, atualmente com 250 páginas, formato 21 x 28 centímetros, letra 10, com milhares de Castros, com dados bem compactados, não localizei seus ancestrais. Inclusive, os Leite de Castro, que referiu o colega M. Magalhães, e outros ramos avulsos dos Castros, que constam aqui no Genea, também não houve possibilidade de os encaixar na grande árvore. Caso algum dia localizarmos as ascendências dos mesmos, será de muito interesse incluí-los e unificá-los aos demais.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro – Olímpia – SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85490 | dvl | 02 mar 2005 16:10 | Em resposta a: #85478

Caro Samuel de Castro,

Muito obrigado pela sua resposta. Qualquer dia vou aos Arquivos da Torre do Tombo ver o registo de nascimento do General Júlio César Leite de Castro, para tentar obter mais informações sobre os pais dele.

Quando tiver estas informações coloco-as aqui no Forum.

Cumprimentos,

Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85729 | mm81 | 07 mar 2005 15:24 | Em resposta a: #85369

Viva,

Pertence a estes Leite Castro é uma conhecida apresentadora de televisão de seu nome Marta Leite de Castro. Segundo a minha criada esta vai casar agora com um realizador televisivo e apresenta vários programas durante as tardes da semana, juntamente com a belissima Merche Romero

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#85752 | dvl | 07 mar 2005 20:15 | Em resposta a: #85729

Olá,

A que Leite de Castro é que se está a referir? É que há três famílias com este apelido. Os que eu me refiro são naturais da freguesia de São Romão de Arões, em Fafe. Sei que em Fafe, segundo tradição familiar, existe outra família com igual apelido e que não têm nenhuma relação com estes. E também existem outros que moram no Porto.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#91816 | ruicastro | 25 mai 2005 22:37 | Em resposta a: #85369

Caro Duarte Loureiro

Acabei de encontrar este tópic navegando pelo Genea.
Chamo-me Rui de Brito e Cunha Leite de Castro e posso informar que o meu Pai me contou, em tempos, que havia uma quinta da Familia em Arões, entretanto vendida.

Não sei se são os Leite de Castro que procura. De qualquer modo, posso informà-lo que elaborei uma página Familiar no Guarda-Mor e que tem o nome de, como não podia deixar de sêr " Leite de Castro". Aí poderá pesquisar a minha ascendencia e eventualmente encontrar o que procura.

Acrescento que a maioria dos elementos referentes ao ramo Leite de Castro foram-me fornecidos pela Maria Adelaide Pereira de Morais.

Cumprimentos
Rui Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#91907 | dvl | 27 mai 2005 10:59 | Em resposta a: #91816

Caro Rui Leite de Castro,

Obrigado pela resposta. Eu sei muito pouco acerca destes Leite de Castro, da família da minha mulher, mas pelo que já ouvi, tinham "alguma" importância em Fafe. Não sei. A Senhora D. Maria Adelaide deu-lhe todas as informações sobre esta família. Sei que tem estado bastante doente e como já lhe perguntei várias coisas sobre a minha família, não a queria maçar com isto.

Ainda não tive oportunidade de ir à TT procurar o registo de nascimento do General Júlio César Sanches Leite de Castro.

Infelizmente não ainda (por descuido) tenho acesso às páginas "Familiar" do Genea. Mas logo que tenha mais informações ponho aqui no forum.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#201771 | IsabelFont | 28 jun 2008 12:55 | Em resposta a: #91907

Caro confrade
Duarte Vilardebó Loureiro,

Boa tarde,
Espero que ainda frequente este fórum e veja a minha mensagem.
Como diz atrás que conhece família Leite de Castro no Porto, atrevo-me a dirigir-me a si, na esperança de algum conhecimento.
Procuro descendentes de Fernanda Leite de Castro, natural do Porto, filha de José Joaquim de Castro e de Laura da Silva Leite, que se casou provavelmente em 1929 com o Capitão médico Júlio Cesar da Fontoura Madureira Guedes (de Bragança).

Se acaso alguém mais que veja esta mensagem, me souber informar agradeço muitíssimo.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#202308 | avorosa | 04 jul 2008 23:15 | Em resposta a: #201771

Sra D. Maria Isabel

Tive curiosidade em ler as referências aos Leite de Castro no fórum pois tive um professor de História no Liceu da Covilhã com o apelido Leite de Castro cuja idade na altura rondava os 40 anos de idade.

Por volta de 1965 /65 organizou uma excursão de alunos ao Norte . Almoçámos numa quinta da qual ele era um dos proprietários na zona de Braga.(se bem me lembro...)

Soube que , mais tarde, este Professor foi para os Açores.

Era uma pessoa muito interessante. Penso que usava anel com brasão. Fumava imenso. (Naquele tempo os profs fumavam nas aulas).

Este é apenas uma curiosidade que poderá não ter grande interesse. De qualquer modo aqui fica

Cumprimentos

ANeves

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#202319 | Nelita | 05 jul 2008 08:34 | Em resposta a: #85369

Caro Confrade:

Em Cabeceiras de Basto viveu Maria Adelaide Meireles Leite de Castro, da Casa de Santo Antonino.

Há pouco e com noventa e tal anos faleceu o Senhor Doutor Francisco Meireles Leite de Castro, da mesma casa.

Os familiares vivem em Lisboa, mas não sei direcções

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#203765 | prlc | 22 jul 2008 01:39 | Em resposta a: #85369

Prezado Duarte,

António Manuel Leite de Castro, foi meu trisavô e viveu parte de sua vida no Brasil. A primeira referência que tenho sobre o António Manuel é de 1850, citado no Almank Laemmert, como capitalista, agraciado por D. Pedro II com a Ordem da Rosa, com a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a Ordem de Santigo da Espada, e também com a Ordem de Leopold I, da Bélgica. Apesar de todos os esforços que fiz (ainda não esgotados todos) ainda não consegui saber porque ele recebeu essas condecorações. Foi também director do Cassino Fluminense, um clube de bailes e festas no Rio de Janeiro, muito frequentado pelo Imperador D. Pedro II e sua família (a Princeza Izabel, o Conde D'Eu, seu marido, e outros membros da realeza da época). No período de 1850 a 1853 parece que ele foi e voltou da Europa (Portugal, imagino). Depois disso, acompanhando pelo Almanak, descobri que o António foi um grande comerciante atacadista de farinha de trigo no Rio de Janeiro. Essa estrutura consegui deduzindo pelas datas e pela residência comum de todos eles, à Alameda de São Boaventura nº 5 em Niterói, RJ, onde meu pai também morou quando criança. Infelizmente, minhas fontes de pesquisa são poucas, e as informações muito falhas. Teve pelo menos um filho, tambem portugues de nasciomento chamado Antonio Leite de Castro, que tambem viveu no Brasil. Por sua vez, Antonio teve um filho, brasileiro, chamado José Leite de Castro, cujo filho chamava-se José Leite de Castro Júnior, meu avô. Este José Júnior, teve 4 filhos no Brasil, Yéres Leite de Castro, meu pai, Ynayara Leite de Castro, Yolanda Leite de Castro e Paulo Leite de Castro, falecido com 7 anos de idade. Yéres LEite de Castro teve 2 filhos, Paulo Renato Leite de Castro, que lhe escrevo, e meu irmão Orlando José Leite de Castro.
Até aonde sabemos, a origem da família era em Fafe, pois meu pai falava disso. Falava na Casa do Telhado e em Arões. Tenho tentado buscar mais informações mas não tenho conseguido muita coisa. Espero no ano próximo, ir a Portugal e tambem a Fafe, tentar encontrar mais informações.

Paulo Renato Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#203783 | dvl | 22 jul 2008 12:29 | Em resposta a: #203765

Caro Paulo Renato Leite de Castro,

Aqui seguem os Leite de Castro da minha mulher:

João de Castro, n. S. Romão de Arões, Fafe, e fal. a 14-2-1761, na mesma freguesia. C.c. D. Rosária Leite, que fal. a 18-9-1761, S. Romão de Arões.

filho:

Custódio Leite de Castro, n. 14-12-1718, S. Romão de Arões, e fal. a 18-5-1795, na mesma freguesia. C.c D. Custódia Francisca, nat. de Infantas, Guimarães e fal. a 3-2-1803, S. Romão de Arões, filha de Domingos Francisco e de Catarina Vieira, naturais de Infantas, Guimarães.

filho:

João Francisco Leite de Castro, n. 16-1-1767, S. Romão de Arões, e fal. 20-1-1840, na mesma freguesia. Tenente Coronel. C. 10-4-1815, c. D. Teresa de Jesus Maria José de Freitas, n. S. Romão de Arões e fal. a 29-9-1872, na mesma freguesia, filha de António de Freitas Oliveira e de Maria Josefa, naturais de S. Romão de Arões.

filho:

Manuel Leite de Castro, n. 4-4-1821, S. Romão de Arões. C.c. D. Maria Jesuina Sanches Gonçalves, nat. da Ajuda, Lisboa, filha de João António Gonçalves e de D. Maria do Carmo Benedicta Sanches.

filho:

General Júlio César Sanches Leite de Castro, n. 31-8-1864, Belém, Lisboa. C. 7-9-1896, c. D. Maria Cristrina Simões Ferreira, n. 25-12-1871, Pinhel.

filho:

João Simões Ferreira Leite de Castro, n. 25-11-1898, Mafra. Engenheiro Civil. C. 3-1-1938, c. D. Maria do Carmo de Mello Sá Nogueira Villar.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#208269 | Gilson Nazareth | 14 set 2008 23:15 | Em resposta a: #203765

Paulo Renato,
Em 15-06-1824 casam-se, na freg Santa Rita do RJ,em casa de Manuel Leite de Castro, Helena Perpétua Saraiva da Silva, viúva de Silvério da Silva Pinto, com o marechal José Joaquim do Coutto.
Helena Perpétua e José Joaquim são meus quartos-avós.
Saberia, o amigo, me identificar este Manuel Leite de Castro morador no RJ em 1824,provavelmente na freg de Santa Rita?
Procuro localizar a descendência do 1º casamento de Helena Perpétua.
Agradecido
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro / Fontoura ou Madureira Guedes

#218500 | IsabelFont | 15 jan 2009 14:23 | Em resposta a: #203783

Caro confrade
Duarte Vilardebó Loureiro,

Boa tarde,
Espero que ainda frequente este fórum e veja a minha mensagem.
Como diz atrás que conhece família Leite de Castro no Porto, atrevo-me a dirigir-me a si, na esperança de algum conhecimento.
Procuro descendentes de Fernanda Leite de Castro, natural do Porto, filha de José Joaquim de Castro e de Laura da Silva Leite, que se casou provavelmente em 1929 com o Capitão médico Júlio Cesar da Fontoura Madureira Guedes (de Bragança).

Como não sei a freguesia de baptismo/nascimento não posso pedir um assento ou certidão de nascimento para o ADPorto ou conservatória RC.

Se acaso alguém mais que veja esta mensagem, me souber informar agradeço muitíssimo.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro / Fontoura ou Madureira Guedes

#218501 | Samuel C O Castro | 15 jan 2009 14:30 | Em resposta a: #218500

Prezada Maria Isabel,

Procurando em uma grande base que estou montando da família Castro, não localizei os nomes informados, aos quais teria gosto em entroncá-los juntos aos demais.

Como tenho imenso interesse em todos os ramos dessa família, caso você descobrir a ascendência do José Joaquim de Castro, se puder fazer a gentileza de me informar, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#245029 | Amador | 26 nov 2009 19:08 | Em resposta a: #85369

Caro confrade

Só agora, e casualmente, topei a sua pesquisa sobre os Leite de Castro. Ando eu á procura dos ascendentes da conhecida Marta Leite de Castro. Acontece que há uma família Leite de Castro em Portalegre. Conheci um Luis Velho Leite de Castro que casou D. Margarida Lencastre Póvoas sobrinha-trineta(?) do célebre General Miguelista Alvaro da Fonseca Coutinho e Póvoas que está sepultado na Aldeia da Vela- Guarda. A casa dos Póvoas nesta aldeia passou para a minha família exactamente por compra a Luis Leite de Castro e esposa Dª Margarida. Existe um solar dos Coutinho e Póvoas em Prtalegre nas mão dos descendentes dos Póvoas do Século XVIII/XIX. Tenho estudado esta família durante anos. Recentemente aparece a Marta Leite de Castro que não posso afirmar a sua ascendência. O General não teve filhos, os irmãos e sobrinhos sim. O que muito me interroga é o facto de ao confrontar várias boas fotografias do General e desta Marta encontrar sinais muito precisos duma semelhança extraordinária. Coisas da genética ou puro acaso? Só o saberemos se a Marta Leite de Castro, ou alguem por ela, nos informar sobre os seus antepassados.

Para já é tudo

Cumprimentos

Herminio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251199 | fontinha | 08 mar 2010 17:33 | Em resposta a: #202308

Caro ANeves
Refere-se a meu Tio Joao Manuel Leite de Castro, licenciado em filosofia, e que foi professor na Covilhã. Foi seguidamente colocado, não nos Açores, como refere, mas em Timor como reitor do liceu local. Seguidamene esteve em Benguela, onde se encontrava quando do 25 de Abril. Fez parte da celebre marcha de refugiados para Luanda, tendo chegado a Portugal muito debilitado. Morreu pouco depois, de doença coronária. Era irmão de meu pai, Antonio José de Araujo Leite de Castro Sampaio Vaz Vieira, cujo nome encontra aqui no Genea, embora a sua ascendencia esteja muito incompleta.

Cumprimentos
Antonio Luis Clavel Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251201 | fontinha | 08 mar 2010 17:50 | Em resposta a: #245029

Caro Hermínio Ferraz

Sou sobrinho de Luis Miguel Velho do Couto Leite de Castro, casado com D. Maria Margarida de Mendonça e Povoas de Almeida e Vasconcelos, de que fala. Era filho de Antonio Leite de Castro de Sampaio Vaz Vieira, senhor da casa de Cramarinhos em Felgueiras, e da Quinta de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, onde vivia.

Desconheço os ascendentes de Marta Leite de Castro, e não encontro qualquer ligação com a nossa família.

Melhores Cumprimentos
Antonio Luis Clavel Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251204 | Samuel C O Castro | 08 mar 2010 18:01 | Em resposta a: #251199

Prezado Antonio Luís,

Retroagindo na ancestralidade de seu ramo Castro, chega-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=984982 . Em minha base tenho a sequência da ascendência da Luísa Maria de Castro c. c. João Antunes de Sampaio B-30.12.1683, em S. Martinho de Silvares C-2.12.1720, no Pombeiro, moradores no lugar das Nogueiras, em Silvares, filha de Francisco de Castro, F-29.12.1712, Pombeiro de Ribavizela, Concelho de Felgueiras e de Maria da Costa, F-13.4.1713, moradores no Ribeirinho, em Pombeiro) - FESD, pg 246 - BTH, vol XLI, 1990, pg 296.

Por acaso conhecia esses dados ? Caso afirmativo, tens dados mais retroativos pelo lado dos Castros ?

Agradeço uma atenção. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251228 | avorosa | 08 mar 2010 22:19 | Em resposta a: #251199

Caro senhor

Quero cumprimentar o sobrinho de Dr Leite de Castro.

Foi meu professor no antigo Liceu da Covilhã.

Lembro-me dele leccionando História a fumar o seu cigarro .E discorrendo sobre temas do seu interesse, entusiasmava-se alongando-se na explanação. Por vezes parava e ficava pensativo seguindo o fumo d proprio cigarro. Como se se interrogasse sobre o que acabava de dizer.

Fizemos uma vez uma excursão ao Norte e almoçámos numa quinta pertencente a familiares.

Desde q saí da Covilhã não mais soube nada dele. Li agora a sua informação e lamento o seu desaparecimento.

Cumprimentos

Alda Maria Neves Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251268 | fontinha | 09 mar 2010 16:26 | Em resposta a: #251204

Meu Caro Samuel (ou será Primo Samuel?)

Desconhecia quem eram os pais da minha 6ª Avó Luiza Maria de Castro. Obrigado pela informação.
Tenho informação sobre os Sampaios (casa de Cramarinhos) varonia da minha familia.
João Antunes de Sampaio, que cita, era filho de Gaspar de Sampaio e de Maria Antunes de Sampaio, casados em 06.04.1658.
Este Gaspar era filho de Domingos de Sampaio e de Maria Pires. Este último era filho de João Manuel de Sampaio, casado em 13.05.1582 com Marta Nunes. Este João Manuel era filho de Manuel Domingues de Sampaio casado com Catarina Afonso.

A casa de Cramarinhos, que esteve na familia até meados do sec. passado (vendida em 1941) situa-se em Felgueiras, e o casal que lhe deu origem descende de Vasco Pires de Sampaio que foi senhor de Vila Flor e do local de Sampaio, no tempo do Rei D. Fernando. Tenho conhecimento de sua descendencia, até sua 13ª neta Jacinta Brochado Telles Coelho, ter casado com meu 5º avô José António de Castro e Sampaio, fazendo regressar a casa à sua origem Sampaio.

De Sampaios sei alguma coisa. De Castros nada mais sei para além da minha citada avó Luiza Maria de Castro.

Melhor Abraço

António Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251269 | fontinha | 09 mar 2010 16:41 | Em resposta a: #251228

Cara Srª D. Alda Maria Neves Pereira.

Obrigado por recordar o meu Tio João Manuel. Era um homem muito interessante e deixou-nos muitas saudades.

A quinta em que almoçou era seguramente a Quinta de Santa Marinha da Costa, hoje Pousada de Santa Marinha, no monte da Costa em Guimarães. Perenceu a meu Avô, e o meu tio , juntamente com seus irmãos, foi um dos herdeiros.

Melhores Cumprimentos

António Luis Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#251339 | Samuel C O Castro | 10 mar 2010 17:08 | Em resposta a: #251268

Prezado Antônio Leite de Castro,

Muito obrigado pelo retorno e pelos dados.

Se algum dia conseguirmos retroagir ainda mais na ascendência de sua 6ª avó Castro, e eu conseguir entroncar junto aos demais de minha grande base, aí sim estaria caracterizado nossa relação de primos em distante grau de linhagem. Vamos torcer para isso.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#255640 | IsabelFont | 31 mai 2010 13:28 | Em resposta a: #251269

Caro confrade,
António Leite de Castro,

RENOVO aqui um TÓPICO anterior.

Será que tem algo a ver com estes meus "familiares"?
- Fernando Cesar Leite de Castro Madureira Guedes, nascido no Porto em 5/2/1933 (não confirmado), foi filho de:
- Fernanda Leite de Castro, presumo que natural do Porto, e de
- Júlio César da Fontoura Madureira Guedes, nascido em Bragança, em 16/Novº de 1878, que casaram em 6/4/1929 no Porto, neto por parte materna de:
- José Joaquim de Castro, e de
- Laura da Silva Leite, presumo que natural também do Porto.

Se acaso lhe dizem alguma coisa, agradeço qualquer informação sobre descendência e/ou ascendência, muito agradeço as sua sinformações.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#264123 | flu2002 | 19 out 2010 23:32 | Em resposta a: #251201

tem uma parte da familia leite de castro que foi para sao joao del rey em torno de 1850, tem um outro ramo da familia leite de castro que foi para o rio grande do sul, que inclusive teve como ministro da guerra o general leite de castro durante o governo do estado novo, tenho parte da arvore genealogica da familia de sao joao del rey, construtores da ferrovia em minas durante o governo imperial de pedro II, depois parte dela migrou para o rio de janeiro.

quem quizer acessar essa arvore genealogica posso disponibilizar

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#273107 | antikualhas | 22 mar 2011 17:06 | Em resposta a: #251201

Caro confrade Antonio Luis Clavel Leite de Castro,
há dias, iniciei o tópico "Família Clavel do Carmo", em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=272693.
Uma vez que não obtive qualquer resposta, decidi procurar quem me possa ajudar, deparando-me com o seu nome. Será que me pode dar algumas achegas?
AR

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#273199 | fontinha | 23 mar 2011 00:50 | Em resposta a: #273107

Caro AR

Sou bisneto de Affonso Alves do Carmo e de Sua Mulher Zelie Adelayde Clavel pais de meu Avô Carlos Clavel do Carmo, que casou com Maria Augusta Ferreira dos Santos Silva cuja filha, Maria Adelaide de Santos Silva Clavel do Carmo, minha Mãe, casou com Antonio José de Araujo Leite de Castro Sampaio Vaz Vieira, meu Pai.

Evidentemente que tenho conhecimento pessoal de toda a descendência de Affonso Alves do Carmo, que lhe enviarei, caso tenha interesse nisso.

Quanto a ascendentes de Affonso e Zelie, sei que minha Mãe, falecida há precisamente um mês, tinha diversos elementos, que seguramente estarão na sua biblioteca, e dos quais vou tentar tomar conhecimento, logo que oportuno.

Esperando ter sido de alguma utilidade, mantenho-me ao seu dispor para o que julgar conveniente.

Antonio Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#273834 | maria duarte | 01 abr 2011 23:22 | Em resposta a: #251199

Senhor
António Leite de Castro
Foi com prazer que encontrei as informações relativas ao seu tio Dr. João Manuel Leite de Castro, reitor do Liceu Dr. Francisco Machado, em Díli, Timor, no período em que o frequentei (1969/73). Além de reitor, foi meu professor de filosofia e ainda hoje não esqueço a sua peculiar forma de estar - no dialogo com os alunos, na trasnmissão de conhecimentos e de experiências pessoais. Era demasiado jovem para me permitir avaliar a sua sabedoria ou as suas qualidades pedagógicas, mas o que posso afirmar é que certamente foi uma pessoa diferente, interessante e que marcou. Nunca mais estudei filosofia ao longo da minha carreira académica ou profissional, a minha escassa "cultura geral" nesta matéria ainda bebe muito das matérias que me foram transmitadas pelo Dr. Leite de Castro - uma citação de Santo Agostinho ... ou de Montaigne (creio que foi o tema da sua tese) relembra-me o liceu de Dili e o professor. De notar que encontrei um site chamado "Eu andei no liceu Dr. Francisco Machado" com uma fotografia do seu tio, dos anos 70.
Recordo várias histórias soltas que ela contava aos alunos, como o incêndio terrível na casa de família (que só agora percebi tratar-se do Convento de Santa Marinha da Costa, em Guimarães). Lembro-me, também, de ter visto uma foto dele num jantar em que estava a Teresa Tarouca, já depois de ter deixado Timor. Foi muito engraçado confirmar que as histórias que nos contava dos seus amigos mais ou menos boémios ou famosos afinal eram mesmo verdade.
Não sabia que tinha ido para Benguela nem que tinha falecido a seguir ao 25 de Abril, nem que idade teria ... Certamente foi uma vida que deixou rasto, pelo menos em mim, apesar de só darmos conta disso à medida que o tempo passa. O meu bem-haja pelas suas informações e memórias.
MD

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#273843 | fontinha | 02 abr 2011 01:49 | Em resposta a: #273834

Cara Sra Maria Duarte

Foi com grande prazer que mais uma vez constato que o meu Tio João Manuel deixou memórias por todos os sítios onde esteve presente. Estou-lhe grato por ter partilhado as suas memórias comigo, e me ter indicado o mural no facebook dedicado a antigos alunos do Liceu. Lá encontrei a fotografia de meu Tio, sempre com aquele ar prazenteiro e bem disposto que o caracterizava. Recordo com enorme saudade as tertúlias que tinhamos, quando ele passava temporadas no Porto ou em Guimarães. Embora uns 18 anos mais velho, sempre nos tratou como iguais. Fados, poesia, algumas histórias de Coimbra, mas sobretudo gargalhadas, enchiam noites inteiras, vividas com a intensidade que só ele sabia dar à relação entre pessoas. Está sepultado em Guimarães, em jazigo de família. Sempre que por lá passo, encontro a sua lápide rodeada de flores. Tinha muitos amigos, e nem o tempo conseguiu ainda apagar a sua memória.
Saudações Cordiais
António Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#273889 | Samuel C O Castro | 02 abr 2011 23:10 | Em resposta a: #273843

Prezado António,

O João Manuel Leite de Castro, seu tio, referido nas mensagens deste tópico, de quem ele era filho?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#273904 | fontinha | 03 abr 2011 02:25 | Em resposta a: #273889

Caro Samuel
Meu conhecimento no ramo de varonia:
Filho de:
Antonio Leite de Castro e Sampaio Vaz Vieira (Cramarinhos) 05.06.1877 - 08.01.1939
Antónia de Araujo Fernandes
Neto de :
Domingos Leite de Castro (Cramarinhos) 13.10.1846 - 10.09.1916
Maria Rita de Castro e Sampaio
Bisneto de:
Antonio Leite de Castro e Sampaio (Cramarinhos) 1779
Ana Emilia da Costa Vaz Vieira 1816
Trineto de:
João Antonio Leite de Castro e Sampaio (Cramarinhos) 1739
Francisca Leite de Meireles
4º neto de :
José Antonio de Castro e Sampaio
Jacinta Tereza Brochado Telles Coelho (Cramarinhos)
5º neto de :
João Antunes de Sampaio
Luiza Maria de Castro
6º neto de:
João Antunes 28.01.1661
Catarina de Sampaio Bp 12.01.1646

Espero ter sido de alguma utilidade
Melhor Abraço
Antonio Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#273914 | Samuel C O Castro | 03 abr 2011 12:21 | Em resposta a: #273904

Prezado Antonio,

Muito obrigado pela informação, que confirma quem imaginava ser o João Manuel, ou seja, o que encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1041805 .

Realmente ele e os irmãos Maria Antonia, José Manuel e Maria Ana, não tiveram descendência?

Dos demais irmãos dele, tenho na base toda a descendência constante aqui do Geneall.

Como no link acima, nada consta sobre ele, se tiveres dados de datas e locais de N, F e de moradia, profissão, cargos, etc e puder fazer a gentileza de informar, agradeço.

Ratifico meus agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#274853 | cardosodoamaral | 19 abr 2011 22:38 | Em resposta a: #91907

Caro Duarte
Em tempos e já lá vão uns cinco ou mais anos, tive o seu contato e inclusive coligiu algumas coisas sobre os Cardoso do amaral e Gaula, seus parentes, que me enviou.
Sei que é entendido na matéria e como tal vou-lhe dar o meu contato para que eu e é meu interesse, o possa contatar.
Posso aprender consigo. Lancei hoje uns dados que gostava de lhes dar continuidade.
Depois endereço-lhe um convite para a minha modesta árvore genalógica on-line no myheritage, logo que saiba o seu mail
cardosodoamaralarrobagmail.com - este é o meu mail.
Quando o contatava não tinha este mail, logo também não tenho o seu.
Grato pela atenção, aguardando uma resposta
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#276264 | fontinha | 12 mai 2011 16:49 | Em resposta a: #273914

Caro Samuel
Depois de umas férias fora do País encontro o seu pedido de informação a que me apresso a responder:
A minha Tia MARIA ANTÓNIA (freira carmelita) morreu solteira e sem descendencia. A minha Tia MARIA ANA morreu solreira e sem descendencia. Não tenho registo das respectivas datas, as quais lhe mandarei logo que as consiga, junto de elementos da família mais bem informados.
O meu Tio JOÃO MANUEL (licenciado em historia e filosofia pela U.C.) nasceu em 18.12.1922 e faleceu em 06.08.1977.

1 - JOSÉ MANUEL DE ARAUJO LEITE DE CASTRO N 15.10.1908 F. 30.12.1961.
Casado com Maria de Lurdes Gonçalves Teixeira Leite de Castro n 15.08.1921
Filhos:
1.1 Maria José Teixeira Leite de Castro Filgueiras n 7.08.1946 casada em 19.07.1970 com:
Luis Freitas Filgueiras n. 22.02.1949 f. 4.9.2004
Filhos:
1.1.1 José Manuel Leite de Castro Filgueiras n.25.05.1971 casado em 20.10.1966 com
Isabel Maria Amado Girão n. 28.10.1966
Filhos:
1.1.1.1 Manuel Amado Girão Leite de Castro Filgueiras n.25.01.1998
1.1.1.2 Francisco Amado Girão Leite de Castro Filgueira n.15.09.2000
1.1.1.3 António Amado Girão Leite de Castro Filgueiras n. 23.06.2002
1.1.1.4 Maria Amado Girão Leite de Castro Filgueiras n.13.03.2006

1.1.2 Raquel Maria Leite de Castro Filgueiras Seybert n.13.10.1972 casada em 29.05.1999 com
Rui Lisandro Seybert do Amaral Pinto Ferreira n.28.10.1968

1.2 Maria Manuela Teixeira Leite de Castro Cardoso de Menezes n.24.03.1954 casada em 13.12.1975 com
Sebastião José Lobo Cardoso de Menezes n.01.04.1948

1.3 Domingos José Teixeira Leite de Castro (arquitecto) n.28.07.1957 casado em 30.07.1988 com
Maria Teresa Martins de Oliveira Dias Costa (lic. medicina)
Filhos:
1.3.1 Maria Margarida Dias Costa Leite de Castro n.7.06.1989
1.3.2 Maria Teresa Dias Costa Leite de Castro n. 18.09.1991
1.3.3 Domingos Dias Costa Leite de Castro n. 3.05.1995
1.3.4 Maria do Rosário Dias Costa Leite de Castro n 13.05.1997

1.4 José Manuel Teixeira Leite de Castro, solteiro, n.2.06.1962

Muito grato lhe ficaria se, tendo possibilidades, actualizasse o geneall.net, no que se refere às informações agora enviadas.

Amigo Abraço
António Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#276309 | Samuel C O Castro | 13 mai 2011 14:03 | Em resposta a: #276264

Prezado António,

Muito obrigado pelas excelentes informações complementares.

Como não informaste, peço o favor de confirmar minhas deduções abaixo:

a) Seu tio JOÃO MANUEL, ficou solteiro e s. s.

b) O casal Raquel e Rui - s. s.

c) O casal Maria Manuela e Sebastião - s. s.

Quanto a atualização de dados junto ao Geneall, observando as regras quando se entra no link "correções / atualizações" de cada indivíduo, ali cita:

"Antes de prosseguir, verifique primeiro se dispõe de todos os dados que pretende sugerir para evitar o sucessivo envio de informações parceladas"

Para respeitar o pedido do Geneall acima citado, e se informasse de uma única vez, aconselharia que a inclusão dos dados que ora informaste, fosse feita depois de se ter as respectivas localidades de N-C-F.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#276311 | fontinha | 13 mai 2011 14:34 | Em resposta a: #276309

Meu caro Samuel

Confirmo as deduções em a) b) c)

Agradeço as informações sobre actualização do site e vou procurar ser mais abrangente quanto a dados N-C-F.

Melhor Abraço
Antonio Leite de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#287938 | Samuel C O Castro | 25 set 2011 22:19 | Em resposta a: #264123

Prezado colega,

Se puderes fazer a gentileza de aqui ou através de meu e-mail castro.genealogia arroba ig.com.br disponibilizar a aárvore genealógica dos Leite de Castro a que se refere, ficar-lhe-ei muito grato.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#287940 | Samuel C O Castro | 25 set 2011 22:27 | Em resposta a: #203765

Prezado Paulo Renato,

Quanto a seu trisavô António Manuel Leite de Castro, por acaso descobriste a ascendência dele?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#287949 | prlc | 25 set 2011 23:20 | Em resposta a: #287940

Prezado Samuel,
Até aonde consegui, parece que ele foi um dos 15 filhos de Domingos Leite de Castro. Natural de FAFE. Depois disso não consegui mais nenhuma informação precisa. São realmente poucas as minhas fontes de pesquisa. Avancei um pouco pelo lado do Marechal João Vicente Leite de Castro, meu tio bisavô, pai do General José Fernandes Leite de Castro, que foi Ministro da Guerra no governo do presidente Getúlio argas.

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#287952 | f4b2 | 25 set 2011 23:39 | Em resposta a: #287940

Caro Samuel de Castro

Quero deixar esta pequena nota que não sei se terá interesse para este tópico,mas cito:

- JOÃO FRANCISCO LEITE de CASTRO - Tenente Coronel do Regimento de Milicias de Guimarães em 1812,foi duas vezes condecorado.

- LUIZ LEITE de CASTRO - Tenente no Regimento de Milicias de Guimarães em 1812 ,assim como o anterior nome fez duas campanhas durante as invasões Francesas,e foi duas vezes condecorado pelo Rei D. JoãoVI.

- JOÃO LEITE de CASTRO - Médico em Fafe em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#287971 | Samuel C O Castro | 26 set 2011 12:57 | Em resposta a: #287949

Prezado Paulo Renato,

Muito obrigado pelo retorno.

Esse ramo dos Leite de Castro, de Fafe, infelizmente ainda não consegui entroncar em minha base.

Achei que o seu trisavô António Manuel Leite de Castro, pudesse ser o que abaixo exponho (recentemente ligado à minha base):

Antônio Manuel Leite de Castro – N-5.2.1787, Prozelo, Amares – F-25.6.1826, Rio de Janeiro, Brasil
Esposa: Joana Vieira – Do Rio de Janeiro - Fhs:

a) Joana Carolina Leite Vieira - Esposo: Domingos de Matos Vieira - c. g.
b) Antônio Manoel Leite de Castro - s. m. n.

Ratifico meus agradecimentos. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#287972 | Samuel C O Castro | 26 set 2011 12:59 | Em resposta a: #287952

Prezado João Barroca,

Muito obrigado pelo fornecimento dos dados desses 3 Leite de Castro.

Salvei os dados para aproveitamento futuro.

Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#292893 | Samuel C O Castro | 14 dez 2011 18:54 | Em resposta a: #287949

Prezado Paulo Renato,

Peço o favor de se posicionar sobre minha mensagem de 26-09-2011.

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#342765 | Marta L C Vianna | 21 fev 2014 00:15 | Em resposta a: #287949

Prezado Samuel,
somos parentes. O General José Fernandes Leite de Castro era irmão do avô de meu pai. O avô de meu pai se chamava Joaquim Domingues Leite de Castro, casado com Clotilde Rocha Leite de Castro, que construiu a estrada de ferro Oeste de Minas. Meu pai se chama Gilberto Leite de Castro e meu avô se chamava Joaquim Antônio Leite de Castro (médico). O meu avô era irmão do Cristóvão Leite de Castro que explorava a concessão dos bondinhos do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. O meu tio avô, Cristóvão era pai do deputado federal Mac Dowell Leite de Castro. Este ramo da família Leite de Castro veio de São João Del Rey. Por suas informações vi que a família Leite de Castro veio de Fafe. Estou tentando buscar mais informações. Eu e meu irmão estamos tentando montar a genealogia da família. Seus dados seriam fundamentais. Aguardo o seu contato. Atenciosamente, Marta Maria Leite de Castro Vianna.

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#342766 | Marta L C Vianna | 21 fev 2014 00:20 | Em resposta a: #342765

Prezado Samuel,
desculpe, na realidade, a mensagem era para o Paulo Roberto.
Obrigada,
Marta Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#343923 | Limão | 17 mar 2014 23:29 | Em resposta a: #287938

Caro Confrade, e Parente;

Samuel de Oliveira e Castro,

Cumprimentos,

Esta família "Leite Castro", aliás, como está atrás mencionado, existe na freguesia de Infantas, Comarca de Guimarães:

Joana Leite Castro, n. c. 1914,casada, moradora na Casa do Barreiro, Infantas, Guimarães, Filhos:

1) - .. Leite Castro, Engenheiro Agrónomo, falecido.
2) - Celina Leite Castro, casada...
3) - Maria José Leite Castro.., casada com ..., natural de Travassós Fafe, Agente da P S. P., n.c 1952.

Dª Maria Amélia Leite Castro, nc. 1912, (Irmã da anterior), Casa dos Quinteiros, Infantas, Guimarâes, Cc. Abílio Castro Guimarâes. Filhos:

1) João Leite Castro Guimarâes, nascido na Casa dos Quinteiros, Infantas, e Quinta da Porta,c. 1935. casado, falecido,c/ gerarão.
2) Joana Leite Castro ", casada, residente em São Gidos, Bouças, Fafe, casada com Geração.
3)-Conceição Leite Castro " . Residente e Santa Cristina de Arões, Fafe, c/ geração.
4)-Rosa Leite Castro Guimarâes, casada com Francisco Rodrigues Alves, falecidos, Fábrica de Papel "A Preciosa", Fareja Fafe, c/.
5)-Maria Amélia,... casada com Artur Melo Lopes Costa, falecido, Casa do Lameiro, São Mamede de Cepães Fafe, c/g.
6) Maria Amélia Leite Castro Guimarâes, casada...

Dª Maria Leite Castro, Senhora do Morgado de Cançêlo, Cepães Fafe, Casada com .. Pereira de Castro de Novais, c. 1890, c.g.
Dª Maria Amélia Leite de Castro, n. c. 1900. Senhora da Casa do Assento, freguesia de Moreira de Rei, Fafe. Casada Com Zeferino Feira, da Casa de Real, Moreira de Rei, Fafe. c/ g.
Luísa Leite Castro, Senhora da Casa de Belide, Cepães Fafe, Cc. Francisco da Rocha Gomes, Imigrante Brasileiro,falecidos, C/g.
todas irmâs das anteriores.

Peço desculpa, pela impossibilidade de poder fornecer dados mais precisos. que carecem de confirmação, mas que pertencem a essas famílias e Casas mais importantes, de que me lembro agora, e que pode faltar algum.

Com os meus melhores cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.







1)

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#343925 | Limão | 17 mar 2014 23:54 | Em resposta a: #287938

Caro Confrade
Samuel,

Lembrei-me agora de mais uma irmã, minha cunhada:

Alexandrina Leite de Castro Guimarâes, n. c. 1935, na Casa dos Quinteiros, Infantas, Guimarâes, falecida em 2011, filha de Abílio de Castro Guimarâes, e de Maria Amélia Leite de Castro, Casou em Cepães Fafe, com José Lopes da Costa, nascido a 12 de Janeiro de 1933, filho de João Lopes da Costa, e de Emília Mendes Ferreira de Melo, Senhores da Casa do Casal da Retortinha, Freguesia de Sâo Mamede de Cepães, Concêlho de Fafe.Portugal. C. g.

Com os melhores cumprimentos,

Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro

#343957 | Samuel C O Castro | 18 mar 2014 16:39 | Em resposta a: #343925

Estimado Agostinho,

Muito obrigado pela informação de mais este interessante ramo Leite de Castro, que copiei e salvei junto aos demais no documento dos Castros de FAFE, infelizmente não entrocados em minha base.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#369317 | Thelma Noronha | 13 mai 2016 18:38 | Em resposta a: #264123

Boa tarde. Busco informações de meus ancestrais e agradeço muito se conseguir informações . Minha avó, Clotilde Leite de Castro (depois Clotilde de Castro Noronha), (irmã de Cristovão Leite de Castro, Joaquim Antonio, Zuma, Marta, Marina, Dulce, Lucia, Hildegardo, etc) é filha de Joaquim Domingues Leite de Castro e Clotilde Rocha Leite de Castro, que moravam em São João Del Rei e posteriormente vieram morar aqui no Rio de Janeiro.
Obrigada
Thelma Noronha

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#369320 | Marta L C Vianna | 13 mai 2016 19:08 | Em resposta a: #369317

Thelma, boa tarde! Somos primas! Sou neta de Joaquim Antonio, irmão de sua avó. Sou filha de Gilberto. Estou estudando a genealogia da família. Já consegui contato com José Augusto. Podemos manter contato? Um abraço, Marta

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#369321 | Thelma Noronha | 13 mai 2016 19:50 | Em resposta a: #369320

Oi Marta que legal! Primas!
Sou filha da Stella, filha da Clotilde e do Newton. Eu e outra prima (Tatiana Noronha), começamos também a investigar sobre nossos antepassados. Queriamos saber que informaçoes vc conseguiu.
Podemos seguir conversando por FB? Qual seu nome por lá? O meu é Thelma Noronha. Cel (21)994484020.
Abs,
Thelma

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#369322 | Marta L C Vianna | 13 mai 2016 20:22 | Em resposta a: #369321

Thelma, vou adorar conversar com vc! Meu nome no Face é Marta Maria Vianna. Bjs

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#369323 | Thelma Noronha | 13 mai 2016 20:33 | Em resposta a: #369322

Legal.
Vou te procurar por lá (:
Bj
Thelma

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#369602 | Samuel C O Castro | 20 mai 2016 18:20 | Em resposta a: #245029

Prezado Hermínio Ferraz,

Se, por acaso, tiveres a descendência do casal Luis Velho Leite de Castro e D. Margarida Lencastre Póvoas, e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Conseguiste alguma informação da ascendência da Marta Leite de Castro? Também tenho interesse na ascendência dela.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404194 | maria duarte | 15 jun 2018 13:50 | Em resposta a: #202308

O dr joão Manuel Leite de castro também foi meu professor no liceu em Timor. Hoje prestei-lhe homenagem no cemitérios Guimarães

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404195 | maria duarte | 15 jun 2018 13:55 | Em resposta a: #273843

Hoje passei por Guimarães e cumpri um desejo de há muito. Deixei uma singela homenagem ao meu antigo professor de filosofia e reitor do Liceu de Díli, Timor, no jazigo da família Leite de Castro no cemitério de Guimarães.

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404212 | fravasco | 16 jun 2018 09:44 | Em resposta a: #369602

Caro Samuel

Também com base de apoio no livro Genealógico das Famílias desta Cidade de Portalegre (Manuel da Costa Juzarte de Brito; página 174 e seguintes), apresento:

6 – Luís Miguel Araújo L. C. (Creixomil Guimarães 29/9/1900-S. Martinho Sintra 5/12/1965) c (Sé Coimbra 22/3/1925) c Mª Margarida Mendonça Póvoas Almeida Vasconcelos (Lapa Lisboa 30/12/1902-
Pena Lisboa 9/7/1967),
filha de Álvaro Mendonça Falcão Póvoas (Seia 6/3/1847-Guarda 23/9/1916) e de (Pena Lisboa 9/2/1899) Mª Quitéria Almeida Azevedo Vasconcelos Lencastre (Recardães Águeda 22/12/1863-Coimbra
9/2/1928); neta materna do 1º marquês de Reriz.
http://archeevo.amap.com.pt/details?id=136458. F:
7 Mª Antónia Almeida Vasconcelos Mendonça Póvoas Leite Castro (Sto. Ildefonso Porto 21/7/1926-Prazeres Lisboa 20/6/1995) c (Jerónimos 6/7/1963) c Mário Afonso Soares Vieira (Santos-o-Velho
Lisboa...-...), filho de Gonçalo António Vieira (…-…) e de (…) Mª Luísa Soares (…-…). F:
8 Gonçalo Maria (Póvoas) Leite Castro Soares Vieira (3/1/1965-...).
7 António Álvaro Azevedo Lencastre Póvoas Leite Castro (Costa, Guimarães 21/7/1927-5/3/1974) c (30/12/1955) em 2.ªs núpcias de Annette Louise Sequeira Oliva (27/1/1928-...),
filha de António Hugo Sequeira Oliva (Havre 17.11.1904- Ranhados Meda 17.8.1952) e de (…) Madeleine Susanne Vatté (20.11.1907-…1990). F:
8 Ana Margarida Oliva Leite Castro (Lisboa 20/10/1956-...), decoradora, c c
I: (Casfreires Sátão Viseu 8/11/1975) Henrique José Roquette Correia Silva (Luanda, Angola 7/5/1942-...) 3º conde de Paço de Arcos. F:
9 Mª Isabel Leite Castro Correia Silva (Lisboa 27/6/1979-...) c (...) c Ricardo Caldeira Pires Furtado Ramos (19/5/1978-...),
filho de Pedro José Furtado Ramos (…-…) e de (…) Mª João Caldeira Pires (…-…).
II: (...) Mário Esteves Oliveira (Porto…1944.-….), licenciado em Direito
filho de Alexandre Serpa Esteves Oliveira (…-…) e de (…) Mª Alcina Borges Fonseca (…-…). F:
9 Mª Leite Castro Esteves Oliveira (10/5/1992-...).
8 Luís Manuel Oliva Leite Castro (Benguela Angola 2/1/1958-...), c c
I: (...)... (...-...). F:
9 João Frederico Leite Castro (...-...).
II: (...) Mª Inês Torres Pereira Neto (26.5.1964-...),
filha de António Ferreira Neto (S. Martinho do Porto 20.3.1917-Lisboa 11.7.2005) e de (…1945) Mª Eugénia Plácido Torres Pereira (30.7.1923-…). F:
9 António Mª Neto Leite Castro (...-...).
8 (José) Paulo Oliva Leite Castro (Benguela Angola 6/2/1965-Lisboa 8/10/1996), c (Caldas da Rainha 9/11/1983) c Célia Mª Gomes Monteiro (...1964-...),
filha de José Moura Monteiro (…-…) e de (…) Ercília Pimenta Gomes Tomé (…-…). F:
9 Inês Gomes Oliva (ou Oliva Gomes) Leite Castro (17/2/1984-...), c (…) c Diogo Mª Borges Nóbrega Sepúlveda (29/11/1982-…),
filho de Gonçalo Mª Pereira Rego Sepúlveda (S. Sebastião Pedreira Lisboa 16.2.1955-…) e de (…) Mª Rosário Baptista Borges Nobre (…-…). F:
10 Mª Assunção Leite Castro Sepúlveda (21/3/2012-…).
9 (Ana) Margarida Oliva Gomes Leite Castro (12/10/1987-...).
9 António Álvaro Oliva Gomes Leite Castro (21/7/1989-...).
7 Margarida Mª Ana Araújo Almeida Vasconcelos Póvoas Leite Castro (Sé Nova Coimbra 8/1/1929-...) c (Sta. Mª Belém Lisboa 11/6/1955) c José Luís Lemos Nápoles Sarmento Vasconcelos Castro
Morais (Sarzedo Covilhã 24/11/1925-Campo Grande Lisboa 11/9/2007), professor catedrático de Medicina pela Universidade de Lisboa, 11º Sr. do solar de S. Domingos de Sarzedo em Moimenta da
Beira,
filho de Julião Sarmento Vasconcelos Castro (Porto 1.10.1893-12.7.1928) e de (…) Mª Assunção Meneses Pita Nápoles Soares Albergaria (Sarzedo Moimenta da Beira 28.10.1909-…). F:
8 Luís José Leite Castro Sarmento (Alvalade Lisboa 7/4/1956-3/5/1998), médico pela Universidade de Lisboa, c (25/11/1990) c Mª Margarida Guerra Tavares (21/6/1956-...),
filha de José Nascimento Arriano Tavares (24.7.1923-28.12.1986) e de (…) Mª Conceição Rosário Iglésias Guerra (7.10.1924…). F:
9 Tiago Mª Tavares Morais Sarmento (8/5/1992-…).
9 Teresa Mª (8/4/1994-…).
8 António Manuel Póvoas Nápoles Sarmento (Alvalade Lisboa 17/10/1957-...) c (casa Carvalho Arca Guimarães 4/9/1982) c Mª Gabriela Paiva Leite Brandão (Washington EUA 20/5/1958-...), com
o curso de Turismo (ISLA) filha de João Paiva Faria Leite Brandão (19.8.1912-4.12.1997), general, 2º barão de S. Lázaro e de (Lisboa 3.3.1943) Mª Vera Brak-Lamy Paiva Brandão (11.3.1919-
11.5.1991). F:
9 Vera Mª Paiva Brandão Lemos Nápoles Sarmento (20/2/1984-...).
9 António Mª (15/10/1986-….).
9 José Luís (24/11/1988-...).
8 Mª Assunção Leite Castro Nápoles Sarmento (Alvalade Lisboa 3/11/1960-...), c (14/7/1990) c Manuel Mª Fialho Silva Sousa (7/4/1964-…),
filho de Manuel António Vaz Silva Sousa (S- Sebastião Pedreira Lisboa 24.4.1938-…) e de (…) Mª Cristina Lopez Fialho (5.9.1940-…). F:
9 Manuel Mª Nápoles Sarmento Silva Sousa (20/10/1991-…).
9 Diogo Mª (17/12/1993-…).
8 Diogo Francisco Leite Castro Nápoles Sarmento (Alvalade Lisboa 2/3/1962-...) c (23/9/1989) c Isabel Mª Peig Dória Durão (6/8/1961-…),
filha de Roberto Ferreira Durão (28.2.1932-…), coronel e de (…) Mª Fernanda Gonçalves Peig Dória (4.11.1940-…),
neta paterna de Ricardo Malhou Durão (Alpiarça 19.5.1890-10.2.1977) e de (…) Margarida Mª Ferreira (Setúbal 18.12.1907-16.11.1987);
neta materna de Pedro Peig Dória (4.7.1902-20.9.1956) e de (…) Elisa Mourão Lopes Gonçalves (20.3.1908-5.7.1988). F:
9 Inês Dória Durão Nápoles Sarmento (17/9/1991-…).
9 Ana (13/2/1993-…).
9 Mª (16/12/1997-…).
8 Margarida Ana Leite Castro Nápoles Sarmento (Alvalade Lisboa 19/11/1974-12/2/1988).
7 Mª Conceição Almeida Vasconcelos Mendonça Póvoas Leite Castro (Sé Nova Coimbra 14/12/1929-...) c (15/10/1970) c Floyd Clarence Smith (...-...).Sem geração
7 Mª Luísa Almeida Vasconcelos Mendonça Póvoas Leite Castro (S. Lourenço Portalegre 12/3/1938-...) c (Lisboa 6/1/1962) c Luís Albuquerque Brandão Osório Castro (Almedina Coimbra 10/7/1936-
Lisboa 5//3/1992), filho de José Osório Gama Saraiva Albuquerque (Forno de Algodres 3.8.1910-S. Martinho do Bispo Coimbra 6.10.1993) e de (Trouxemil Coimbra 17.6.1934) Zília Serpa Melo
Pereira Brandão (Trouxemil Coimbra 30.7.1915-Coimbra 21.3.1997). F:
8 Leonor Quitéria Mendonça Póvoas Osório Castro (ou Luísa Quitéria Leite Castro Osório Castro) (8/6/1963-...) c (4/6/1988) c José Carlos Recanello Carneiro Pacheco (4/9/1955-…),
filho de Rui Lima Carneiro Pacheco (Casa Vila Alva Sto. Tirso 23.11.1927-Lisboa …) e de (Rio Janeiro… 1954) Iraídes Recanello (…-…).
http://pt.rodovid.org/wk/Pessoa:36887 F:
9 José Miguel Osório Castro Carneiro Pacheco (24/3/1989-…).
9 Luís (06/06/1992-…).
8 Luís Martinho Leite Castro Osório Castro (Sé Nova Coimbra 25/11/1965-...), c (6/5/1995) c Ana Isabel Limão Palma Calado (S. João Deus Lisboa 19/7/1970-…), engenheira civil,
filha de Luís Ribeiro Costa Palma Calado (…1941-…) e de (…) Mª Teresa Silvério Limão Oliveira (25.1.1939-…). F:
9 Mª Isabel Palma Calado Osório Castro (30/8/1997-…).
9 Mª Teresa (13/2/2000-…).
9 Mª Luísa (12/5/2006-…).
7 Diogo Cristóvão Póvoas Leite Castro (6/7/1944-...) c c
I: (9/1/1970) Annette Elizabeth Marion Agace (13/3/1940-…),
filha de William Agace (…-…) e de (…) Mary Agace (…-…).
II: (2/6/2000) Mª Teresa Leão Cotta Dias (Lisboa 31/3/1958-...), licenciada em História
filha de João Manuel Cota Agostinho Dias (10/4/1924-…) engenheiro e de (…) M.ª Dalila Correia Amorim Leão (10/4/1928-…).

Espero ter sido útil
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404215 | Amador | 16 jun 2018 12:18 | Em resposta a: #369602

Era eu garoto da Escola Primária quando os meus pais compraram as propriedades na Aldeia da Vela então pertença dos Herdeiros de General Póvoas. A Dona Margarida Póvoas sobrinha do General em terceiro grau fez a venda com o marido Leite de Castro. A casa de habitação foi depois minha por herança e compra de partes a irmãos. Há dois meses atrás vendi o que ainda me pertencia daquela herança porque fiz casa nova na aldeia aonde vou com alguma frequência. Desde há muito me dediquei á investigação da figura do General. Naquela casa viveu o General os últimos anos de vida e ali escreveu os famosos documentos que se encontravam numa arca que foi leiloada em Lisboa, Infelizmente só tive conhecimento do leilão já no próprio dia já depois deste terminado.. Ainda assim mantenho larga bibliografia sobre a vida do General. Se algo mais necessitar comunique.

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404224 | Samuel C O Castro | 16 jun 2018 15:21 | Em resposta a: #404212

Prezado Vasconcelos,

Muitíssimo obrigado pelas importantes informações.

Os dados já constavam em minha base, mas houve muitas informações complementares que em muito enriqueceram os elementos genealógicos desta família.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404226 | Samuel C O Castro | 16 jun 2018 15:51 | Em resposta a: #404215

Prezado Amador,

Para enriquecimento dos dados desta linhagem Leite de Castro, que fazem parte de minhas pesquisas, se puderes fazer a gentileza de responder-me as questões abaixo, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

a) A D. Margarida que referiste c. c. um Leite de Castro, por acaso seria a que consta aqui em https://geneall.net/pt/nome/25184/maria-margarida-de-mendonca-e-povoas-de-almeida-e-vasconcelos/ ?

b) A compra de seus pais das "propriedades na Aldeia da Vela então pertença dos Herdeiros de General Póvoas", como eram denominadas? A Aldeia da Vela pertence à qual localidade? Qual foi a data de aquisição?

c) Quanto aos "famosos documentos" do General Póvoas, por acaso sabes informar do que se tratavam? Tens um resumo da descrição deles? Sabes algo sobre o resultado do Leilão?

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#404227 | fontinha | 16 jun 2018 16:13 | Em resposta a: #404226

Caro Samuel
À pergunta a) posso confirmar que se trata da minha Tia Maria Margarida de Mendonça e Póvoas de Almeida e Vasconcelos, casada com o meu Tio Luis Miguel Velho do Couto Leite de Castro e Sampaio Vaz Vieira.

Resposta

Link directo:

Leite de Castro

#442577 | maoc111421 | 11 ago 2022 16:04 | Em resposta a: #343923

"Luísa Leite Castro, Senhora da Casa de Belide, Cepães Fafe, Cc. Francisco da Rocha Gomes, Imigrante Brasileiro,falecidos, C/g."

Boa tarde
Podem ajudar-me pf? Onde poderei ter mais informações?
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 18:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen