Família Barata (de Lima) I

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Família Barata (de Lima) I

#85479 | BARATA DE LIMA | 02 mar 2005 11:15

Caros Confrades e Primos Baratas:
Ao verificar alguns dados que tenho, verifiquei que a família Barata de Lima aparece com o casamento de Francisco Barata e Maria Nunes de Lima avós do meu Manuel Barata de Lima.
Mas o que me leva aqui tentar saber quem são estes Limas.
Recapitulando( método Stradonitz).

1.Domingos Barata de Lima (1686)- Álvares
2.Francisco Barata -Qt.dos Padrões
3.Maria Nunes de Lima-Pedrogão Grande
4.Luis Lopes -Padrões (casamento cerca 1616 )
5.Leonor Barata ( C.1595) -Álvares
6.Manuel Francisco
7.Maria Domingas Nunes -Pedrogão Grande
12.Mateus Francisco
13.Maria Marques
14.Antonio João
15.Inês Nunes

Segundo se consta Maria Nunes de Lima era irmã de Mateus de Lima e a pergunta que eu faço é quem era este Mateus de Lima(?).
Se por acaso alguém tiver mais informações sobre estes Limas agradecia
Sem outro assunto de momento
Atenciosamente

Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#85516 | amtf | 03 mar 2005 01:38 | Em resposta a: #85479

Caro António Barata Freire de Lima,

Também tenho uma linha Barata de Lima geograficamente muito próxima da sua e em que o primeiro com esse apelido composto é praticamente contemporâneo do seu, talvez com o intervalo de uma geração.
Curiosamente, até aos bisavós dele não encontro o apelido Lima, mantendo-se, no entanto, na minha ascendência até uma trisavó, já depois do apelido Barata ter caído.

A ascendência desse meu antepassado é a seguinte, pelo mesmo método que utilisou:

1. José Barata de Lima, Familiar do Santo Ofício, b. Madeirã, Álvaro, 11-3-1740

2. Simão Barata, b. S. Tiago, Álvaro, 2-12-1703. Casou na mesma freg.ª em 14-4-1728, c/
3. Luísa Maria, * Lugar de Padrões, N.ª Sr.ª do Carmo, Álvaro

4. Manuel Henriques, b. S. Tiago, Álvaro, 12-7-1671. Casou na mesma freg.ª em 25-10-1694, c/
5. Domingas Barata, b. S. Tiago, Álvaro, 18-12-1669
6. Luís Álvares, b. N.ª Sr.ª da Assunção, Pampilhosa, 23-11-1670. Casou S. Tiago, Álvaro, 11-1-1695, c/
7. Ana Roiz

8. António Rodrigues, casado com
9. Catarina Henriques, moradores no Lugar da Cava
10. Domingos Fernandes, casado com
11. Maria Barata, moradores no Lugar de Vilar dos Condes, termo de Álvaro
12. Domingos Álvares, + antes de 10-1-1695, casado com
13. Maria Antão, moradora com seu marido no lugar da Carvoeira, termo da Pampilhosa
14. João Roiz, casado com
15. Francisca Manuel, + antes de 10-1-1695. Viveu com seu marido no Lugar de Padrões, termo de Álvaro

Aproveito para perguntar se os dados que tem foram obtidos a partir de registos paroquiais pois tenho curiosidade nesta linha e gostava de a aprofundar.

Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#85518 | BARATA DE LIMA | 03 mar 2005 08:54 | Em resposta a: #85516

Caro Antonio Maria Fevereiro:
Muito obrigado por ter respondido, todos os dados que eu tenho ,relativamente á família Barata anteriores ao séc. XIX foram-me enviados via Genea e que pode consultar principalmente nos tópicos " Família Barata", "Família Barata Freire de Lima II" . Ou então pode consultar os nossos Confrades João Fonseca Barata, Nuno Figueira e para algum dado dos Arquivos da Universidade de Coimbra (AUC) o nosso Confrade sempre prestável Dr.Pedro França.
Vou tentar com os seus dados que me enviou encaixar os seus Baratas nos meus. É preciso não esquecer que estamos a falar de uma época compreendida entre os Séc. XVI e XVIII.
Quando tiver alguma resposta eu aviso.
Disponha sempre
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#85570 | FIGUEIRA | 04 mar 2005 11:03 | Em resposta a: #85516

Caro António Maria,

Luís Lopes e Leonor Barata tiveram uma filha Barata, agora não
ao me recordo do 1.º nome, casada com um Jerónimo Manuel. Esta Maria? Barata Era irmã de Francisco Barata, casado com Maria Nunes de Lima. A sua n.º 15, Francisca Manuel, pode ser filha deste casal, pelo menos coincide nas datas. Isso explica o nome Barata mas não explica o Lima (esse assunto está a ser discutido no tópico Rufina Henriques da Fonseca (família Barata)).

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: a pessoa mais indicada para o ajudar será talvez o Angelo Queiroz da Fonseca e o João Fonseca Barata.
NMF

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#85596 | amtf | 05 mar 2005 00:23 | Em resposta a: #85570

Caros António Barata Freire de Lima e Nuno Figueira,

É bem possível que relações de parentesco ligassem todos estes Baratas. Agora creio que essas relações, a existirem, só podem ser esclarecidas a partir de assentos paroquiais. Sabem-me informar se existem esses registos para Álvaro? A Torre do Tombo não os tem embora possua-os para outras freguesias do concelho de Oleiros.

Devo dizer-vos que os dados transcritos na minha mensagem do dia 3 não foram fruto de nenhuma pesquisa de paroquiais mas sim da feliz descoberta de um processo de habilitação para o SO, em 1779, recheado de traslados de assentos de baptismo e casamento.

Com os meus cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#85857 | FIGUEIRA | 09 mar 2005 17:47 | Em resposta a: #85596

Caro António Maria,

Pesquisar os assentos paroquiais de Padrões é complicado, pois esta ladeia sucessivamente foi mudando de paróquia: ÁLVARO, MADEIRÃ, ALVARES e PORTELA DO FOJO.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#85961 | amtf | 11 mar 2005 01:14 | Em resposta a: #85857

Caro Nuno,

Muito obrigado pela informação mas, quanto a mim, o mais complicado é terem desaparecido os livros para o período anterior à 2ª metade do séc. XVIII que é aquele por que tenho mais interesse.

Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#91568 | FIGUEIRA | 23 mai 2005 12:53 | Em resposta a: #85961

Caro António Maria,

Já pensou pesquisar nos assentos de Alvares?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#91576 | Correia74 | 23 mai 2005 14:32 | Em resposta a: #91568

Olá Nuno, boa tarde,

Tenho num assento em meados do sec XIX ou final de XVIII de uma antepassada cuja avó materna, salvo erro, era n.al da Madeirã. Acontece que a Madeirã, nesta altura, aparece - pelo menos no assento - como "lugar e freguesia da Madeirã". Será que o termo freguesia é um erro ou a Madeirã seria mesmo uma freguesia do Concelho de Oleiros?

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#91621 | FIGUEIRA | 24 mai 2005 09:29 | Em resposta a: #91576

Olá Cláudia,

A Madeirã foi e ainda é uma freguesia, anteriormente de Álvaro e actualmente de Oleiros. Contudo os assentos nesta paróquia só surgem a partir do século XVIII, o que me faz supor que antes disso não exsitia, pelos que as localidades desta freguesia deviam repartir-se pelas paróquias limítrofes, Álvaro e Pedrógão Pequeno (antes chamado Pedrógão do Crato ou Pedrógão do Priorado).

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92020 | amtf | 28 mai 2005 00:18 | Em resposta a: #91568

Caro Nuno,

Muito obrigado pela sugestão.
Na verdade já pensei em dar uma vista de olhos pelos baptismos de Álvares pois tenho uma avó, Maria Luísa, casada com Simão Barata em 14-4-1728 na ermida de S. Mateus da Madeirã, freguesia de S. Tiago de Álvaro, que embora tivesse nascido no Lugar dos Padrões (Álvaro) foi levada a baptizar em Álvares "... por causa de uma grande e continuada inundação do Zêzere, que impossibilitou o acesso à Igreja Matriz própria foi baptisada na da Vila de Álvares".
Esta nota foi retirada do processo de habilitação a FSO de José Barata de Lima, filho de Maria Luísa e de Simão Barata, onde se lê também, a propósito da freguesia da Madeirã: "A freg.ª da Madeirã (Nossa Senhora do Carmo) só o é desde o ano de 1730, porque antes os de Vilar dos Condes, Padrões e Madeirã pertenciam à freg.ª de S. Tiago de Álvaro."

Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92071 | AQF | 29 mai 2005 09:31 | Em resposta a: #85516

Caro António Maria Fevereiro,

Venho informar que os dados do António B. F. Lima já estão entroncados na minha base de dados, onde há vários registos com alguma similitude de nomes, datas e locais com os indicados por si.

Aqui vão alguns exemplos, que poderão abrir pistas de relacionamento.

Exemplos 1:
No seu caso, 10. Domingos Fernandes, casado com 11. Maria Barata, moradores no Lugar de Vilar dos Condes, termo de Álvaro tiveram 5. Domingas Barata, b. S. Tiago, Álvaro, 18-12-1669

No meu caso, Domingos Fernandes Gonçalves, casado com ? Barata, tiveram D. Frei Domingos Barata, bispo de Portalegre, falecido a 27 de Abril de 1715, Portalegre, casado com Joana Luísa x, nascida - Condeixa, tiveram Elena Maria Barata, nascida em 1682, convento de Semide, casada com Manuel Barata Netto de Liz, baptizado a 27 de Novembro de 1659, falecido em 1717 (com a idade de possivelmente 58 anos).

Exemplos 2:
No seu caso, 14. João Roiz, casado com 15. Francisca Manuel, + antes de 10-1-1695. Viveu com seu marido no Lugar de Padrões, termo de Álvaro, tiveram 7. Ana Roiz c.c. 6. Luís Álvares, b. N.ª Sr.ª da Assunção, Pampilhosa, 23-11-1670. Casou S. Tiago, Álvaro, 11-1-1695,

No meu caso, Francisco Roiz c.c. Domingas Simões, tiveram Maria Roiz, casada a 7 de Fevereiro de 1691, Alvares, com Manuel Fonseca. Um irmão deste casou-se com uma Isabel Antão.

Exemplo 3:
No seu caso, 12. Domingos Álvares, + antes de 10-1-1695, casado com 13. Maria Antão, moradora com seu marido no lugar da Carvoeira, termo da Pampilhosa, tiveram 6. Luís Álvares, b. N.ª Sr.ª da Assunção, Pampilhosa, 23-11-1670. Casou S. Tiago, Álvaro, 11-1-1695, c/ 7. Ana Roiz

No meu caso, Maria Antão casada em 1677 com Domingos Barata (pais : Pedro Gonçalves & Maria Barata ), nascido em 1633.
ou
Maria Antao, nascida - Algares, baptizada antes de 23 de Janeiro de 1721.
Casada com Simao Alvres, nascido - Algares, falecido antes de 23 de Janeiro de 1721, tiveram Mariana Antao, nascida - Algares, casada com Manuel Antao, nascido - Telhada.

A maioria dos dados foram obtidos de registos paroquiais pelo parente João Fonseca Barata.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92104 | amtf | 29 mai 2005 23:27 | Em resposta a: #92071

Caro Ângelo Fonseca,

Já tinha notado a forte probabilidade de relações próximas de parentesco entre estes Baratas. Mas como apurá-las? Existem registos paroquiais de Álvaro para estas épocas , sécs. XVII-XVIII? A Torre do Tombo não os tem e, aparentemente, o A. D. Castelo Branco também não...

Em relação ao seu "exemplo 1", deixe-me acrescentar outra coincidência curiosa:
Simão Barata, neto materno de Domingos Fernandes e de Maria Barata, foi baptisado em 2-12-1703 na Igreja Paroquial de S. Tiago de Álvaro pelo seu vigário, o Pe. João de Siqueira Pereira, "por licença do Padre Domingos Barata".
É especulativo mas seria este padre o futuro bispo de Portalegre, que assim seria tio materno de Simão?
(Num site não oficial - que pode ser localizado digitando num motor de busca "Catholic-Hierarchy" - Domingos Barata é sagrado bispo de Portalegre em 22-2-1707 e é-lhe atribuída a data da morte em 25-4-1709)

Muito obrigado por seu interesse.
Os meus cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92133 | FIGUEIRA | 30 mai 2005 12:49 | Em resposta a: #92020

Caro António Maria,

É com grande interesse e frustração que tenho recebido informação sua. Com interesse porque sou parente dos Barata de Lima e porque a minha família está ligada aos Padrões (meus pais nasceram lá). E frustração porque tenho andado à volta com os seus nomes e não consigo chegar a lado nenhum!
Até agora tenho andado, nos Mórmons a investigar a Portela do Fojo, mas quando chegar a uma data anterior a 1793 vou deparar-me com um problema idêntico ao seu. Contudo parece que sempre houve muito gente dos Padrões a ser baptizada em Alvares, o que poderá ser a nossa sorte! Um tronco da minha árvore que eu considero perdido é o dos Barata Salgueiro, originários de Álvaro, que foram para a Madeirã, onde nasceu o meu 5.º avô António Dias Barata Salgueiro, que foi para os Padrões em meados do século XIX, pois casou com Maria Barata, dos Padrões, filha de Manuel Lopes Gil Barata de Mendonça, dos Padrões, e de Ana Barata, da Madeirã.

Vá dando notícias,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92154 | AQF | 30 mai 2005 16:29 | Em resposta a: #92104

Caro António Fevereiro,

São realmente coincidências curiosas, que só com investigação e sorte poderão dar aluma coisa em concreto. Lembro-me de já ter visto outra referência ao Bispo, sem poder precisar onde (outra intervenção aqui no Genea ?).

Quanto à sua pergunta, não sei se existem os registos que refere, mas Álvaro tem realmente muitas falhas.

Se quiser ver os 'meus' Baratas envie para angelo.fonsecaarrobanetcabo.pt o seu e-mail que em resposta dou-lhe os dados para aceder ao meu site.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92189 | amtf | 30 mai 2005 22:16 | Em resposta a: #92133

Caro Nuno,

Fica combinado. Se eu conseguir avançar nesta minha linha de Baratas não deixarei de o informar.

Espero que tenha sucesso na pesquisa dos seus Barata Salgueiro.

Só por curiosidade, tenho uma linha de Salgueiros que começa num João Salgueiro, de Castelo Branco onde terá nascido no início do séc. XVII, que foi a casar em Oleiros com uma Maria Mendes, de quem teve, pelo menos, seis filhos homens, o primeiro dos quais ali baptizado em 29-7-1656. Pelo menos três desses filhos tiveram descendência que se terá espalhado por Oleiros e outras freguesias próximas.

Um abraço,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92191 | amtf | 30 mai 2005 22:20 | Em resposta a: #92154

Caro Ângelo Fonseca,

Já seguiu mensagem para o seu e-mail.

Cumprimentos,
António Fevereiro

Resposta

Link directo:

Barata Salgueiro

#92229 | FIGUEIRA | 31 mai 2005 09:49 | Em resposta a: #92189

Caro António Maria,

O meu António Dias Barata Salgueiro é http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=32669
Nasceu na Madeirã em 1814 e casou por volta dos Anos de 1830 nos Padrões (agora não sei precisar a data). É filho do capitão Manuel Dias, da Madeirã e de Maria Antão Barata Salgueiro, de Álvaro, neto materno do Capitão António Antão, de Álvaro, e de Teresa de Jesus Barata Salgueiro, bisneto de José Barata Salgueiro e de Maria Monteiro.
Meu 5.º avô foi um dos herdeiros de Adriano Antão Barata Salgueiro, advogado a quem foi dado o seu nome a uma rua em Lisboa, e com esse dinheiro uma das suas filhas e duas das suas netas compraram as propriedades do extinto morgadio dos Padrões aos Barata de Lima. Por coincidência eu descendo das duas famílias!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92231 | AQF | 31 mai 2005 10:14 | Em resposta a: #92191

Caro António Fevereiro,

Já seguiu resposta para o seu e-mail.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92234 | vitamina | 31 mai 2005 11:19 | Em resposta a: #92154

Caro Ângelo Fonseca

No registo de casamento, realizado em Celavisa, dos meus trisavós, José Fernandes de Oliveira e Urbana de Jesus, refere que a noiva é filha de António Luís Barata.
Depois de ler os vários tópicos sobre os “Barata” fiquei curiosa e gostava de visitar o seu site. Posso enviar-lhe um e-mail para que me possa responder com a informação dos dados para aceder ao mesmo?
Muito obrigada desde já.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92242 | AQF | 31 mai 2005 12:28 | Em resposta a: #92104

Caro António Fevereiro,

Conforme lhe referi noutra resposta recordava-me de outras intervenções relativas ao Bispo de Portalegre.

Entretanto fiz uma pesquiza aqui no Genea e encontrei diversas mensagens que provavelmente já conheçe porque também havia lá uma sua (ver abaixo a nº 7).

De qualquer forma aqui fica o que encontrei.

1- Carlos Eduardo de Almeida Barata (Cau Barata)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69470#lista

2- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=58327#lista

3- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=58381#lista

4- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81143#lista

5- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81159#lista

6- G. Santos (Sobral)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81199#lista

7- António Maria Fevereiro (amtf)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=81170#lista

-------------------------------

O curioso é que em 2) o Bispo, que pelas datas seguramente é o mesmo que está na minha B.D. , tem outros pais e descendentes !

No meu caso recolhi a informação de 'Famílias de Góis e Casas Antigas, Mário Paredes Nogueira Ramos, Separata do Arquivo Histórico de Góis - 1956 a 1958 e 1971' páginas 135 e 136.

Em 4) é referida uma Maria Barata irmã do Bispo e relaciona-os com Baratas originários de Álvaro.

Em 5) diz ... tanto Gabriel como o bispo (...) são descendentes de Manuel Barata, de Álvaro, casado na Erada em 3.5.1579 com Catarina Fernandes.

Em 6) tem mais irmãos do Bispo.


Não sei se isto ajuda ou ainda aumenta mais a confusão mas a intenção é boa.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#92251 | AQF | 31 mai 2005 12:51 | Em resposta a: #92234

Cara Alexandra,

Claro que pode enviar o seu e-mail que com todo o gosto lhe responderei.

Entretanto, adiantando alguma coisa, lamento informar que existem quatro António Barata mas nenhum coincide com o seu.

Lembro-me de uma mensagem do Cau Barata só dedicada a Antónios Barata em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=69470#lista. Embora um pouco recuados pode ser que lhe abram pistas.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#98265 | vitamina | 21 ago 2005 16:07 | Em resposta a: #92251

Caro Angelo Fonseca

Ao consultar a sua página encontrei uma Maria da Nazaré Alvoeiro c. c. José Teodoro da Costa com uma filha, Maria Alice Alvoeiro da Costa c. c. José Vaz Travassos.

Na minha pequena base de dados tenho o seguinte:

1. Manuel Luís do Sarzedo c. c. Ana Barata, natural de Celavisa
1.1. João Luís Alvoeiro c. c. Maria Bernarda
1.1.1. António Luís Alvoeiro (também aparece como António Luís Barata) c. c. Maria Josefa Violante, tiveram entre outros estes dois filhos,
1.1.1.1. Maria b. 15.05.1815 Celavisa
1.1.1.2. António Luís Alvoeiro b. 06.06.1822 Celavisa c. c. Maria da Nazaré da Cruz b. 04.05.1820 Celavisa, tiveram entre outros estas duas filhas,
1.1.1.2.1. Urbana de Jesus Alvoeiro b. 22.03.1843 Celavisa c. em 1877 c. José Fernandes de Oliveira
1.1.1.2.1.1. Maria da Nazaré Alvoeiro b. 19.11.1882 Celavisa c. a 29.04.1901 c. Luís Fernandes Caetano b. 15.11.1875 Celavisa – meus bisavós
1.1.1.2.2. Maria b. 26.10.1845 Celavisa

Tem datas para a sua Maria da Nazaré Alvoeiro?

Obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#98268 | Sobral | 21 ago 2005 17:04 | Em resposta a: #92242

Caro Àngelo Fonseca

Só hoje vi que várias mensagens minhas parecem ter causado confusão.
O bispo de Portalegre Domingos Barata tem seu processo por Qualificador e Deputado do Stº Ofício m 50, nº 818. Nele constam os pais e avós como indiquei
A mãe do bispo e irmãs do mesmo criaram um vínculo em favor da descendência da irmã Maia Barata, vínculo que veio a recair na família Tavaresv Proença. Existe um alentado volume sobre o mesmo na TT. Não conheço outra ascendência para o referido bispo.
Como descendència, segundo os paroquiais de Erada e numa 1ª/2ª geração (de casados) envio um pequeno texto. O irmão do bispo não parece ter tido descendentes.

Descendants of: Gaspar Pires

1 Gaspar Pires, Álvaro
c. Leonor Fernandes, Aldeia das 10
2 Manuel Barata
c. (I) Catarina Fernandes c. 3 Mai 1579 Erada
[daughter of Pedro Fernandes and Helena Afonso]
c. (II) Isabel Gonçalves c. 24 Jun 1626 Erada
3 (I) Ana Fernandes Barata
c. Domingos Carvalho c. 24 Fev 1647 Erada
[son of Domingos Carvalho and Leonor Rodrigues]
3 (I) Maria Barata
c. Manuel Fernandes Rombo c. 13 Mai 1641 Erada
[son of Pedro Fernandes Rombo and Ana Nunes]
4 Domingos Barata bispo de Portalegre n. _____ f. 27 Abr 1713
4 Maria Barata n. 10 Out 1651 Erada
c. Manuel Dias Ferreira c. 6 Nov 1668 n. 26 Ago 1647 Erada
[son of Pedro Dias da Guerra and Maria Ferreira]
4 Pedro Fernandes Barata
c. Isabel Rodrigues c. 20 Out 1670 Erada
3 (II) Ana Barata
c. João Francisco Bizarro c. 12 Mar 1659 Erada
[son of João Francisco Bizarro and Ana Gaspar]
4 João Francisco Barata
c. Ana Gonçalves c. 6 Mai 1685 Erada
[daughter of Paulo Gonçalves and Maria Lopes]
4 Maria Barata
c. Domingos Gonçalves c. 6 Mai 1685 Erada
[son of Paulo Gonçalves and Maria Lopes]

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#98833 | AQF | 30 ago 2005 16:36 | Em resposta a: #98265

Cara Alexandra Fernandes,

Não tenho datas relativas a Maria da Nazaré Alvoeiro. Ela apenas aparece na minha BD por ser sogra de um Travassos que pertence a um ramo colateral do meu Cortez e cujos dados me foram indicados pelo confrade José Caldeira, que está a estudar os Travassos.

Contudo pela idade do pai do genro, Manuel Martins Travassos 1882-1954, talvez possa estimar qualquer coisa.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Travassos e Alvoeiros

#98846 | AQF | 30 ago 2005 17:19 | Em resposta a: #98265

Cara Alexandra Fernandes,

Recordei-me que, antes do José Caldeira me ter dado informação do casamento do José Vaz Travassos com a Maria Alice Alvoeiro da Costa, eu já tinha obtido essa informação pela empresa Herdeiros de Manuel Martins Travassos Lda (fundador da Casa Travassos, que já não lhes pertence).

Embora o José Travassos já tenha falecido, a esposa ainda é viva e talvez lhe possa esclarecer a relação da mãe Maria da Nazaré Alvoeiro com os seus Alvoeiros.

Se pretender seguir esta pista envie-me um e-mail, que eu tentarei obter-lhe o contacto.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Bispo de Portalegre Domingos Barata

#98847 | AQF | 30 ago 2005 17:27 | Em resposta a: #98268

Caro G. Santos,

Fico agradecido pela sua mensagem a que darei a devida atenção logo que regresse de férias.

Cumprimnetos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Travassos e Alvoeiros

#98873 | vitamina | 30 ago 2005 20:57 | Em resposta a: #98846

Caro Angelo fonseca

Obrigada pelas informações, vou então enviar-lhe um e-mail.

Entretanto encontrei:

Francisco * 18.10.1773 b. 27.10.1773 Celavisa, filho de Luís António Cortes, (desta vila) e de Josefa Raimunda, do lugar de Folques, neto paterno de Manuel António Cortes do lugar da Roda Fundeira, freg. da vila de Alvares e Josefa Maria desta vila e materno de Manuel Mendes Pimenta e Isabel da Pena, ambos do lugar de Folques.

Ana * 12.03.1778 b . 20.03.1778 Celavisa, em tudo igual ao Francisco, excepto o avô materno que diz, Capitão Manuel Mendes

Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Travassos e Alvoeiros

#99158 | AQF | 02 set 2005 12:32 | Em resposta a: #98873

Cara Alexandra Fernandes,

Já vi a sua mensagem. Logo que regresse a Lisboa procuro-lhe o contacto.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#108545 | E. Osório | 01 jan 2006 18:15 | Em resposta a: #98268

Caro Gabriel Santos,

A ligação que refere aos Tavares Proença, se não me engano é a seguinte:

1 – Manuel Dias Ferreira, capitão (de quê?) e sua mulher Maria Barata tiveram (entre outros?):
2 – João Ferreira Rombo, capitão de ordenanças em Unhais da Serra, casou em Alvoco a 10-01-1719 com Maria Mendes, aí b. a 29-06-1698, filha de João Francisco e de sua mulher Maria Mendes Castelo-Branco (dos meus Mendes Castelos-Brancos, que vou publicar). Viveram em Unhais e tiveram (entre outros?):
3 – João Ferreira Rombo e Almeida, que casou com Maria Teresa Barata, filha de Manuel Rodrigues Laço, alferes de Auxiliares, e de sua mulher Maria Rodrigues; neto paterno de Manuel Rodrigues Laço e de Maria de Jesus e materno de Francisco Rodrigues. Viveram em Tortozendo e tiveram (entre outros?):
4 – Bárbara Maria Joaquina Rombo, que casou com o Doutor Manuel Tavares de Proença Capinhão, n. do Alcaide, filho do Dr. Manuel de Proença Tavares Capinhão e de sua mulher Teresa Luísa de Brito, etc. Viveram em Tortosendo e tiveram:
5 - Doutor Francisco Tavares de Almeida Proença, n. a 19-10-1798, foi doutor em Direito e opositor na Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, moço-fidalgo da Casa Real, fidalgo de cota de armas e par do reino, etc. Casou com Maria da Piedade Fevereiro, com geração na família Tavares Proença, de Tortozendo.

Gostaria, se possível, dos seus comentários e eventuais correcções.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#138711 | CCS1953 | 31 dez 2006 11:50 | Em resposta a: #85518

Caro António Barata Freire de Lima,

Ando a pesquisar os meus Baratas de Portalegre (meu avô paterno). Agradecia que caso possa ou tenha elementos, me ajudasse.

Eis os meus Baratas:

Meu pai João Barata Correia, filho de Joaquim d'Ascenção Barata (nat. de Portalegre), este filho de Bernardino d'Ascenção Barata (nat. Tortozendo) + Maria da Trindade (nat. Alcains). Seu bisavô era António Rodrigues Barata (nat. Alcains) + Patrocinia da COnceição (nat. Alcains). Padrinhos de baptismo de meu avô: Joaquim Rodrigues Barata e Manoel Rodrigues Barata.
Será que estes membros de minha família se relacionam com a sua?

Como posso chegar mais longe? quem me ajuda?

Boas Festas.
Reitero com cordialidade o meu pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#139940 | gmg | 11 jan 2007 21:39 | Em resposta a: #85479

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#139941 | gmg | 11 jan 2007 21:39 | Em resposta a: #85516

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#139942 | gmg | 11 jan 2007 21:39 | Em resposta a: #108545

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#194063 | | 24 abr 2008 01:42 | Em resposta a: #139942

Oi será que somos parentes mesmo que seja distante, também tenho Lima.

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata (de Lima) I

#237261 | mcloureiro | 24 ago 2009 17:39 | Em resposta a: #98268

Boa tarde,

Algums dos elementos desta familia, tem como descendentes:

António Gonçalves Barata, da Erada ( cc Josefa Mendes do Alvoco )

que e era pai de Rita Barata, da Erada ( cc João Nunes, de Relvas )
N. antes de 1740
?

Muito Obrigado,
MCL

Resposta

Link directo:

Maria Fernandes, filha de Pedro Fernandes Rombo e Ana Nunes, da Erada

#250617 | jaferro | 27 fev 2010 15:21 | Em resposta a: #98268

Caro Gabriel Santos,

Nos registos paroquiais da Erada, levantei a seguinte descendência de Pedro Fernandes do canto (Rombo!?) e Ana Nunes, que casaram antes de 1600:

Ana, b22.08.1601, item 8, pág. 57 (?)
Helena, b.02.02.1602, pág. 58

No 1º livro, Mistos, 1558/1625, faltam as páginas dos baptismos (da 52 à 56)

Domingos, b.12.10.1608, pág. 65
António, b.20.12.1609, pág. 67
João, 17.05.1612, pág. 69 verso
Ana, b??.08.1613

Não encontrei os registos de baptismo de Manuel Fernandes Rombo e de Maria Fernandes, a minha 10ª avó, filhos de Pedro Fernandes e Ana Nunes, da Erada.

A minha ascendente, Maria Fernandes, casa com Francisco Gaspar, do Barco, na Erada (?). Não encontrei o registo deste casamento. Tem conhecimento deste facto?

Deste casamento tenho como filhas: Clara Fernandes, que casa com Pedro Antunes, do Telhado e Maria Fernandes, que casa sucessivamente com Francisco Rodrigues, do Barco; Matias Francisco, do Paúl e Domingos Fernandes, do Paúl.

Francisco Gaspar falece antes de 1630, pois em 14.02.1630, a Maria Fernandes casa 2ª vez, com António Duarte, filho de Mateus Duarte e de Maria Pires e irmão de Ana Duarte, que casa 1ª vez com Francisco Rodrigues, de Casegas e 2ª vez com António João, de Aldeia dos Dez.

Deste 2º casamento tenho: António Duarte, que casa Com Maria Fernandes, do Barco, em 15.02.1671, filha de Manuel Alves(?) e de Maria Fernandes e o Francisco Fernandes, que casa com Maria Duarte, no Barco, em 08.12.1662, filha de Domingos Álvares e de Joana Fernandes.

O António Duarte (pai) casa 1ª vez com Beatriz Francisca, em 25.04.1627, no Barco, filha de António Francisco e Ana Fernandes, do Barco e 3ª vez, em Silvares, a 17.08.1650, com Catarina Simão, filha de Gaspar Afonso e Maria Simão, de Silvares e falece em 03.01.1652, no Barco.

No Barco encontrei outro Francisco Gaspar, que casa com Leonarda Francisca, em Silvares, a 10.05.1626, com os seguintes filhos, no Barco: Luís, b.12.12.1626 e Maria, b14.05.1628. Será Filho do 1º Francisco Gaspar?

Será que na sua excelente base de dados têm alguma informação sobre esta irmã de Manuel Fernandes do canto/Rombo?

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 13:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen