Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#85634 | isabelcroft | 05 mar 2005 21:45

Caros confrades
Alexandre Camacho de Sousa nasceu no Funchal( S. Gonçalo) por volta de 1912. Era filho de Alexandre de Sousa e de Ana Felisberta Camacho de Sousa. Estes ultimos eram proprietários de uns grandes armazens na cidade do Funchal. Alexandre veio para o Continente nos anos trinta .Gostaria de saber se alguem sabe alguma coisa sobre esta familia ou antepassados no Funchal.
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#108886 | pperneta | 06 jan 2006 00:43 | Em resposta a: #85634

Cara Isabel:

Alexandre de Sousa Jr. (logo, filho de outro do mesmo nome) casou com Ana Felisberta Camacho em 1905, 1º registo do livro 535 ADF-FUN.
Interessante que estejam nesse livro, normalmente reservado a famílias não Católicas. Fariam parte, talvez, do núcleo Presbiteriano do Funchal, ao qual também pertenciam os meus bisavós paternos?

Existia até há pouco tempo no Funchal uma Casa Camacho, ou "Camacho's Maison Blanche", na Rua do Aljube, onde hoje é a Zara. Esta era, por assim dizer, a "Casa das Meias" cá do sítio, uma das lojas mais chiques da cidade, e uma das únicas com estilo de grande armazém. Talvez seja aquilo que descreve?

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#108910 | filipe.jardim | 06 jan 2006 09:32 | Em resposta a: #108886

Existe informação desses Camachos (Maison Blanche) na Genealogia dos Rodrigues de Oliveira.

Caro pperneta

Tem informações da família Barbeito (da Calheta),

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#108976 | pperneta | 07 jan 2006 00:11 | Em resposta a: #108910

Se não estou em erro, esse título existe nas Familias da Madeira e Porto Santo do Conº Menezes Vaz. Pelo menos o de Andrades Barbeito creio existir.

Numa genealogia disponível no familysearch aparece um ramo Barbeito na Calheta c. 1688, quando João Barbeito e Padrão, de Valadares, Viana do Castelo, casa com Luzia Homem d' El Rei, provavelmente 3ª neta por via feminina de Fcº Homem d' El Rei, o tronco desta família.

No entanto, parece que existiam Barbeitos na Calheta havia pelo menos 150 anos. Segundo o Índice de Registos Paroquiais do ARM, em 1545 Ambrósio Gliz Barbeito casa com Beatriz Alvz, na Calheta. Claro que, aqui, pode tratar-se simplesmente de uma confusão de leitura, e que na realidade se esteja a falar de Ambrósio Gonçalves, Barbeiro. Eu já estive com aquele livro de registos paroquiais na mão, e é uma gatafunhada horrivel.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#108983 | pperneta | 07 jan 2006 01:43 | Em resposta a: #108910

Caro Filipe Jardim,

Por acaso não sabe se a genealogia dos Rodrigues de oliveira está disponível online, ou se existe alguma edição à venda? Sei que no ARM existe o original desse trabalho, mas desconheço se alguma vez foi publicado.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#109107 | filipe.jardim | 09 jan 2006 09:28 | Em resposta a: #108983

Caro pperneta,

Em principio não deve ter sido publicado tendo em conta que só é possivel consultar no ARM (mas por acaso já antes tinha consultado na casa de um descendente desses).

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#109206 | pperneta | 10 jan 2006 04:39 | Em resposta a: #109107

Caro Filipe Jardim,

Presumo então que se trata do exemplar que presentemente faz parte da exposição dedicada ao Engº Luís Peter Clode. Parece que existe também uma cópia do 2º Volume do Familias da Madeira e Porto Santo do Conº Menezes Vaz, por acaso não sabe onde se encontra?

Cumprimentos,

Paulo Gomes Perneta

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#109210 | filipe.jardim | 10 jan 2006 09:18 | Em resposta a: #109206

Caro Paulo Gomes Perneta,

O exemplar que anteriormente acedi é igual ao que se encontra no ARM. Relativamente ao segundo volume do Familias da Madeira e Porto Santo, penso que está para ser publicado em breve.

Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#216705 | pperneta | 29 dez 2008 21:26 | Em resposta a: #109210

Filipe, se puderes manda-me um mail para darwin@spamcop.net. Só tenho o teu contacto em Lx, por isso estou a tentar por aqui... Um abraço - Paulo.

Resposta

Link directo:

RE: Alexandre Camacho de Sousa-Funchal

#268611 | doug20106 | 14 jan 2011 21:36 | Em resposta a: #216705

Caro pperneta, estive a fazer um pesquisa da família FREITAS e acabei por encontrar um foto que você publicou no site FLIKER. Gostava de saber se você não tem fotos ou informações sobre o sítio dos lamaceiros, onde residia o senhor Antonio de Freitas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 21:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen