Familia Guerreiro, da Corte Galega

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8570 | canivari | 03 set 2001 19:31

Gostaria de saber se existe algum estudo genealógico sobre esta familia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8574 | rafael mião | 03 set 2001 21:10 | Em resposta a: #8570

Ex.mo Senhor Poderá seu um pouco mais
explícito?A que Corte Galega se refere?
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8616 | JCC | 04 set 2001 13:05 | Em resposta a: #8574

Caro Rafael

"Cheira-me" que estes são dos nossos. Há muitas "Cortes" na região entre Méerola, Almodovar, Castro Marim, etc.

Vamos ver a resposta.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8632 | rafael mião | 04 set 2001 17:05 | Em resposta a: #8616

Caro João
Estou também com muita curiosidade e são sempre bem vindas estas notícias.
Vem a propósito de lhe dizer que por esquecimento não inclui a família -Cordovil Cardoso -na lista que enviei(é para continuar com outras informações)no tópico de há dias sobre- Ramos Familiares(mesmo tronco)e não por falta de consideração,mas são tantas as famílias com troncos comuns!!que nos esquecemos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8638 | canivari | 04 set 2001 19:53 | Em resposta a: #8574

Caro Rafael Carvalho,
A Corte Galega a que me refiro, é um lugar que se situa entre o Algarve e o Alentejo. Desconheço se pertence a Ourique ou Silves. Não disponho de momento de mais elementos. Oportunamente colocarei neste Forúm elementos mais precisos.

Melhores Cumprimentos,
Carlos Pinto Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8639 | canivari | 04 set 2001 20:01 | Em resposta a: #8616

Sr. JCC,

Á certos comentários que são deselegantes,pela forma como são feitos. Neste Forúm tratam-se os assuntos com seriedade, isto é, sem "bocas".
Cuidado com os "cheiros".

Cumprimentos
Carlos Pinto Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8651 | JCC | 05 set 2001 00:03 | Em resposta a: #8639

Estou perfeitamente de acordo consigo. Há certos comentários profundamente deselegantes. Creio que este epíteto se pode bem aplicar ao que acabou de enviar.

Como certamente poderá verificar pela resposta do nosso confrade Rafael Mião (a quem aliás se destinava a mensagem) ele entendeu perfeitamente o alcance do que eu pretendi dizer. Ele estuda estes Guerreiros há muito e neles entronca muitas famílias entre as quais a minha.

A palavra "cheiro" é muito conhecida e usada em genealogia, se bem que em sentido figurado, como aliás eu a usei. Muitas das nossas descobertas são feitas guiadas pelo tal "cheiro" que tanto o enfadou. Eu, por mim, não me preocupo nada de me guiar pelo "cheiro" e devo dizer-lhe que com bons resultados. E creio que muitos dos que frequentam este Forum também não se incomodam.

Enfim, resta pensar que interpretou erradamente as minhas palavras e que tresleu aquilo que eu escrevi. E, já agora, eu não me chamo JCC. Tenho o terrível defeito de assinar tudo o que escrevo, com o nome real.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8842 | rafael mião | 08 set 2001 00:54 | Em resposta a: #8570

Caro Carlos Pinto Machado
Realmente, há coincidências deveras interessantes.porque no tópico Morais da Vila de Sernancelhe fiz uma observação acerca da utilidade ,em Genealogia,de sabermos os nomes completos das pessoas e às vezes interrogava-me quem seria -Canivari e ao assinar Carlos Pinto Machado estava longe de deparar no tópico Atodos que se interessam por Heráldica o seu nome completo e onde figura -Colaço-que os meus filhos usam por parte de minha mulher,dos Colaços com origem em Santa Bárbara de Padrões-Castro Verde e os de Mértola e limítrofes aparecendo este apelido aglutinado e ligado a outros por consanguinidade,embora de outros apelidos como por ex:os Vaz Botelho,Roiz Colasso e outros.
Sobre-a família-Guerreiro-se consultar o meu tópico que estou a desenvolver-Ramos da mesma família(tronco comum)iniciado há dias encontrará muito do seu interesse e ,em particular,nos primeiros tópicos do Forum,do ano passado em-Guerreiros de Gusmão,etc. onde colaborei sob o nome de bernardo 2000 e de outros n/parentes como o ilustre genealogista Pad,Dr,Júlio Limpo Trigueiros SJ,o Arq.Luis Soveral Varella,O Eng.J.Miguel Cabrita Matias e a Senhora Dr.ªDona Maria Manuela Pereira(desculpe a formalidade Maria Manuela,mas é a verdade)mais recentemente,com ajudas preciosas também e informações avulsas de outros amigos e confrades do Forum.
Assim,o que souber e vier a apurar sobre-Guerreiros- e outras famílias alentejanas,como -Colaços ou outras àqueles ligadas,e pode introduzi-las no tópico referido atrás que lá figurará o seu nome como colaborador o que me dará muita satisfação.
Como dizia o grande genealogista(embora não gostasse deste epíteto)Braancamp Freire é preciso "faro"para estas coisas...
Com um grande abraço um bom fim de semana.
Octávio Rafael Guerreiro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guerreiro, da Corte Galega

#8849 | canivari | 08 set 2001 02:00 | Em resposta a: #8842

Caro Octávio Rafael Guerreiro Carvalho,


Tem sido com muita atenção que tenho lido as suas intervenções neste Fórum, que espelham um conhecimento profundo acerca das famílias alentejanas, conhecimento este, concerteza fruto de muitas horas de investigação. Felicito-o pela sua generosidade relativamente ao contributo que tem dado ao nosso Fórum.

Relativamente ao meu apelido de família – Collaço – este é de origem Goesa. Houve um antepassado meu de origem hindú, de casta bramane, que ao ser baptizado por um Padre Católico de nome Pero Collaço (este talvez de origem Alentejana) adoptou o seu apelido que até aos dias de hoje se manteve. Esta família foi nobilitada pelos portugueses, tendo sido passada uma carta d`armas ( vêm citados num livro de genealogia cujo título é “OS COSTAS DE MARGÃO”).

Relativamente aos – Guerreiros – (da Corte Galega), estes são da família da m/mulher por via da sua avó materna de nome Jesuína Maria Guerreiro, c.c. Joaquim Bernardo Rodrigues. Ainda não investiguei este costado. Contudo sei que existe um parentesco relativamente próximo dos avòs maternos da minha mulher (atrás citados) e o Engº Adelino Amaro da Costa. Penso que poderão ser os mesmos que citou na sua intervenção acerca dos – Guerreiros de Gusmão - mas logo que disponha de mais elementos conclusivos levarei ao seu conhecimento.

Tenho um costado da família – Mendonça- de Faro, mais propriamente da minha 4ª avó de nome Jerónima Maria de Mendonça, cuja filiação desconheço. A descendência dos - Canivari- em Portugal, descende de Nicolau Francisco Canivari, (filho de António Canivari e da Dª Maria Rosetel Poiter de Ravena, ambos Genoveses) e da Dª Jerónima Maria de Mendonça.

Por via da minha actividade profissional, tenho pouca disponibilidade para investigações, daí ainda não ter tido disponibilidade para investigar estes dosis ramos (Guerreiros e Mendonças).

Um abraço e bom fim de semana,
CARLOS PINTO MACHADO
E-Mail : pinto-machado.carlos@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Errata - Mensagem anterior

#8857 | canivari | 08 set 2001 15:54 | Em resposta a: #8842

Por lapso escrevi "familias alentejanas", quando pretendia escrever familias alentejanas e algarvias.

Cumprimentos
CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen