Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#85711 | BARATA DE LIMA | 07 mar 2005 08:49

Caros Confrades:
Na impossibilidade de me deslocar á ATT agradecia que me dessem uma ajuda na descoberta de um assentamento de Baptismo:
Manoel(Manuel) Jose Barata Freire de Lima terá nascido nos principios de 1800 na Freguesia da Encarnação,Lisboa , filho de José Barata Freire de Lima e de Anna Benedicta Barata de Lima.
Qualquer dado é sempre bem vindo
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#85761 | Ana Fundo Pereira | 07 mar 2005 22:34 | Em resposta a: #85711

Caro António,
Se ainda precisar de ajuda na Torre do Tombo, envie-me um email com todos os dados que na 4ª feira vou pesquisar e vejo alguma coisa para si.
ana.paula.pereira@netvisao.pt
Um abraço
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#85781 | BARATA DE LIMA | 08 mar 2005 10:47 | Em resposta a: #85761

Cara Ana Paula:
Muito obrigado por me ter respondido tentei enviar-lhe os dados através do seu E-Mail só que a mensagem volta sempre para trás.
Qualquer das maneiras aqui vão os dados que detenho:
- Manuel ou Manoel José Barata Freire de Lima ,nascido na Freguesia da Encarnação, Lisboa (terá nascido entre 1800-1820) era filho de José Barata Freire de Lima e de D.Anna Benedicta Barata Freire de Lima o pai natural de Castelo Rodrigo e a mãe natural da Guarda.Sei que casou na Freguesia do Baraçal ,Celorico da Beira em 1845.
São estes os dados que tenho são poucos mas pode ser que ajude um pouco
Se por acaso necessitar de algo disponha
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Nota:Se por acaso tiver alguma coisa diga

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#85782 | Ana Fundo Pereira | 08 mar 2005 10:52 | Em resposta a: #85781

Caro António,

Não sei o que se passa com o meu e-mail, mas se quiser tentar de novo a enviar os dados, pode experimentar.
De qualquer forma vou imprimir a informação que me deu, e amanhã já vou ver o que consigo localizar, e depois digo-lhe alguma coisa.
Um abraço e disponha
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#85880 | Ana Fundo Pereira | 09 mar 2005 21:31 | Em resposta a: #85711

Caro António,

Quando puder escreva-me para o meu email: ana.paula.pereira@netvisao.pt
Cheguei da Torre do Tombo e tenho noticias para si.
Um abraço
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#85903 | BARATA DE LIMA | 10 mar 2005 08:50 | Em resposta a: #85880

Cara Ana Paula:
Acabei agora de lhe enviar um e-mail.
Se por acaso o recebeu tudo bem senão aqui vai o meu:
antonio-barata@mail.pt
Diga alguma coisa
Atenciosamente
Antonio Barata Freire de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#95126 | flordealecrim | 04 jul 2005 15:44 | Em resposta a: #85711

Amigos:

Na impossibilidade de me deslocar ao Arquivo Torre do Tombo, solicitava ajuda para encontrar assento de baptismo de:

Joaquim António Roque, filho de António Rodrigues e de ? (entre 1830 e 1850) de Alcantarilha

Qualquer dado é bem vindo

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#95184 | ramos | 04 jul 2005 22:12 | Em resposta a: #95126

flordealecrim
Tanto quanto me parece Alcantarilha é Algarve, assim, deverá contactar Arquivo Distrital de Faro
Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#95217 | flordealecrim | 05 jul 2005 10:04 | Em resposta a: #95184

Cara Céu,

Eu sei que Alcantarilha fica no Algarve, e já solicitei ao Arquivo Distrital de faro esse assento de nascimento, mas obtive como resposta que só tinham lá registos a partir de 1851 e que até essa data estavam na Torre do Tombo, daí o meu pedido de ajuda.

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#95275 | ramos | 06 jul 2005 01:24 | Em resposta a: #95217

Cara Isabel
Primeiro que nada as minhas desculpas, mas não esperava que tal pudesse estar no Tombo. Como tenho que lá ir em breve, verificarei o que solicita.
Cumprimentos
Céu

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#95422 | flordealecrim | 07 jul 2005 14:54 | Em resposta a: #95275

Cara Céu

Agradeço antecipadamente o seu empenho na pesquisa a efectuar na T.Tombo.
Cumprimentos.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#96413 | Samuel C O Castro | 22 jul 2005 11:52 | Em resposta a: #85761

Estimada Ana Fundo Pereira,

Tomo a liberdade de lhe perguntar se pretende ir à Torre do Tombo por esses dias e se, caso positivo, se seria possível ver-me um dado que procuro há mais de 10 anos ? Tentei o contato através de seu e-mail, mas a mensagem está voltando, estará a caixa cheia ? Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#96426 | Ana Fundo Pereira | 22 jul 2005 16:19 | Em resposta a: #96413

Caro Samuel,

Na segunda feira vou fazer pesquisas na Torre do Tombo, diga-me o que quer que procure.
O meu email é: ana.paula.pereira@netvisao.pt
Se não conseguir tente este: apfp@hotmail.com
Um abraço
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#97720 | paulofragaV | 10 ago 2005 12:47 | Em resposta a: #85711

gostaria de saber a a familia fraga de cabeceiras de basto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#97721 | paulofragaV | 10 ago 2005 12:50 | Em resposta a: #85711

também gostaria de saber dados da freguesia de abadim cabeceiras de basto, e torrinheiras lugar de abadim
e de freguesia Aboim concelho de Fafe

Resposta

Link directo:

Fragas

#97736 | victorferreira | 10 ago 2005 16:02 | Em resposta a: #97720

Caro participante,
Não é impossível, mas é pouco provável que haja um Fraga de Cabeceiras de Basto ligado ao site e que ainda por cima seja seu parente. E como os portugueses não se conhecem todos uns aos outros (ainda há por cá uns milhõezitos, fora os que estão na emigração...), é melhor você fazer o seguinte:
- se quizer falar com um provável parente seu, é melhor ir ao Consulado mais próximo e pedir uma lista telefónica do Minho e procurar 'Fragas' em Cabeceiras. Ou ir a um site de listas telefónicas portuguesas e ver se encontra qualquer coisa;
- se você quer saber alguma coisa sobre 'Fragas' em geral, então pode ler o que está aqui no site sobre algumas das famílias com esse apelido em >Pesquisar>Fraga>Famílias. Há lá muita coisa mas nada sobre Cabeceiras;
- finalmente se você quizer realmente saber quem são os SEUS Fragas, então faça pesquisa de ancestrais.
Fraga é um nome que pode vir das origens que estão aqui no site ou pode vir simplesmente de uma alcunha relativa às 'fragas' que são pedras grandes, penedos, rochas enormes, que existem por toda a parte neste país rochoso. Por isso pode haver mais de uma família com esse nome, mesmo em Cabeceiras, e não aparentada.
Daí que a única maneira de você saber é pesquisando nos documentos de nascimento, baptismo, casamento ou mesmo de óbito dos seus maiores. Comece pelas certidões de nascimento dos seus pais e chega a bisavós. Quando chegar ao primeiro ancestral português, diga o nome completo, filiação, data e local (Freguesia e Concelho) de nascimento e tratar-se-á de ajudá-lo a contactar a Conservatória ou o Arquivo respectivos.
É assim que se faz.
Faça, que vale a pena. E boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Fraga

#97741 | paulofragaV | 10 ago 2005 17:02 | Em resposta a: #97736

gostaria de saber da familia Fraga de Cabeceiras de Basto eu sei que existe, não percebo como dos brasil sabem algo em portugal não sabem e até vão ao sécxVII, que relata de cabeceiras e sua ida para o brasil, só queria saber mais alguns dados mais correctos

Resposta

Link directo:

RE: Fraga

#97743 | paulofragaV | 10 ago 2005 17:09 | Em resposta a: #97741

Gostaria de saber da família Fraga de Cabeceiras de Basto eu sei que existe, não percebo como do Brasil, os brasileiros sabem algo de Portugal, e de nosso país não sabem. É de lamentável, posso afirmar que o nosso país não sabem da nossa história é muito desagradável.
Os brasileiros do Brasil conseguem descobrir da família Fraga de Cabeceiras de Basto vão até vão ao séc. XVII, descobrir documentos interessantes que relata de cabeceiras e sua ida para o Brasil, só queria saber mais alguns dados mais correctos

Resposta

Link directo:

RE: Fraga

#97745 | victorferreira | 10 ago 2005 18:17 | Em resposta a: #97743

Então, se já tem tanta informação diga, concretamente, "o que que saber", que dúvidas tem, que linha não consegue continuar, ou exponha aqui "o que já sabe" (basta fazer um copy-paste de uma simples folha de Word para este espaço de mensagens ...) e pode ser que alguém conheça um pouco mais da história dos seus ancestrais, ou mais interessante ainda: pode ser que alguém se interesse por esse ramo da família que eventualmente possa ter em comum consigo e prossiga a investigação aonde você parou.
Mas tem que se saber onde você parou ...
Partilhe nomes, datas, locais de origem aqui no Forum (se estiver nessa disposição, naturalmente) pois é a única possibilidade de as pessoas saberem de quem especificamente você está a falar, quais são as suas dúvidas, o que é que você já sabe e o quer concretamente você saber.
Dizer 'gostaria de conhecer um pouco mais sobre os Fraga de Cabeceiras' é meio caminho andado para ninguém lhe responder: como lhe disse, os portugueses não se conhecem todos uns aos outros e é pouco provável que outros já tenham feito a pesquisa que você diz que já fez. Não é por mais nada: é pelo simples facto de que se os seus Fraga foram para o Brasil há muito tempo, provavelmente não têm familiares que ainda se considerem parentes, podem até ter mudado de nome em virtude de terem só filhas, ter-se mesmo extinguido a família realmente descendente de antepassados comuns, etc.
Pela forma como construiu a frase fica-se sem perceber o que é que considera lamentável, se os brasileiros não saberem nada do Brasil se de Portugal.
Mas que os Portugueses ainda vão sabendo umas coisas sobre Portugal, não tenha dúvidas. Pelo menos sobre como procurar (porque ninguém sabe TUDO): e isso é o mais importante.
Aceite ou não as minhas sugestões de partilha no Forum (é para isso que ele serve!), fique com os meus cumprimentos transatlânticos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#98029 | flordealecrim | 17 ago 2005 10:55 | Em resposta a: #95422

Cara Céu

Já conseguiu fazer alguma pesquisa na Torre do Tombo, sobre Alcantarilha?
Cumprimentos.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda:Arquivo Torre do Tombo

#107102 | JTAQUINO | 09 dez 2005 17:07 | Em resposta a: #85880

Boa tarde a todos,

Tenho vindo a recolher a informação sobre o meu bisavô na tentativa de conseguir recuar mais no tempo, mas creio que cheguei a um ponto de onde não consigo proseguir.
Venho pedir ajuda em termos de pesquisa na Torre do Tombo(onde não me posso deslocar por motivos profissionais) se fôr possível, uma vêz que não tenho datas de nascimento nem de óbito do mesmo.
Será que com os dados que possuo é possível chegar ao assento de nascimento do meu bisavô?
Aquilo que pretendo saber são as datas de nasc. e óbito e confirmar o nome de seus pais e avós.
Nome: João Tomás de Aquino
Natural da freguesia da Lapa
Residente am Alcântara
Profissão: Tanoeiro
Minha bisavó: Maria Teresa (Aquino)
Natural do Sardoal

Tiveram um filho de nome Acácio Tomás de Aquino(1899-1998) pelo que a data de nascimento não deverá andar longe de 1860/1870.

Seus pais pela informação que obtive são João Tomás de Aquino a Maria Guilhermina(Stuart de Aquino ?)

Muito obrigado,
João Tomás de Aquino

Resposta

Link directo:

RE: Fraga

#107120 | JCC | 09 dez 2005 23:45 | Em resposta a: #97743

Caro Paulo Fraga V

Existe, de facto, uma família FRAGA em Cabeceiras de Basto. Conheço dois irmãos dessa família (Manuel e Joaquim Castro Leite Fraga).

Encontrá-los-à, neste site, em

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=43331

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 02:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen