Afilhados da Familia dos Marqueses de Tancos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Títulos

Afilhados da Familia dos Marqueses de Tancos

#85762 | Ana Fundo Pereira | 07 mar 2005 22:53

Caros Confrades,

Durante as minhas pesquisas deparei com uma curiosidade.
Vários filhos de uns antepassados do meu marido, são afilhados de um Marquês de Tancos e respectiva familia.
Passo a nomear muito abreviadamente:

Eugénia, nascida em 26.5.1797, em Freixofeira - Turcifal - Torres Vedras
Filha de Pedro Paulo Pereira Chaves e de Dona Angélica Roza de Miranda.
Teve como padrinhos:
D. Rodrigo José de Meneses e sua filha D. Eugénia José de Meneses


Pedro, nascido em 26.5.1802, em Freixofeira - Turcifal - Torres Vedras
Filho de Pedro Paulo Pereira Chaves e de Dona Angélica Roza de Miranda.
Teve como padrinhos:
D. Rodrigo José de Meneses, conde de Cavaleiros e como madrinha a Condessa ???? Dona Francisca Correia...não consegui entender o titulo.

Joanna, nascida a 22.4.1795, em Freixofeira - Turcifal - Torres Vedras
Filha de Pedro Paulo Pereira Chaves e de Dona Angélica Roza de Miranda.
Teve como padrinhos, D. António Luis de Meneses, Marques de Tancos e D. Eugénia de Meneses, irmã do dito Marquês.

Estes são alguns exemplos.

A minha pergunta agora é a seguinte...que tipo de ligação teria esta familia para ter compadres tão "ilustres"?
Em nenhum assento de baptismo dos filhos dizem qual a profissão dos pais.
O que há a salientar é que o avô materno dos baptizados era o Doutor João Luiz de Miranda, natural de Melroeira - Turcifal - Torres Vedras.

Desculpem esta mensagem ser tão longa, mas se alguém tiver ideia de quem seriam estas pessoas (claro que estou a falar dos pais e do avô das crianças), ficarei agradecida.

Um abraço

Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Afilhados da Familia dos Marqueses de Tancos

#86561 | jliberato | 20 mar 2005 14:38 | Em resposta a: #85762

Cara Ana,
Também eu tenho um antepassado afilhado do Marquês de Tancos.
Trata-se de António Duarte Gomes Castelão, nascido aos 30-12-1811 em Pedrouços, Ajuda. O padrinho de baptismo foi o Marquês de Tancos.
Para ver a família deste António Duarte, poderá ver e, evntualmente participar no tópico "Família Castelão"
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=46457
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Afilhados da Familia dos Marqueses de Tancos

#86563 | Ana Fundo Pereira | 20 mar 2005 15:16 | Em resposta a: #86561

Caro JLiberato,

Descobri que quase todos os filhos deste casal, Pedro Paulo Pereira Chaves e Dona Angélica Rosa de Miranda, tem como padrinhos membros da familia do Marquês de Tancos, inclusivé existe um que é afilhado do Marquês de Marialva.
Passo a citar:

- Maria (*6.2.1789 - Turcifal) teve como padrinho José Ignácio Xavier Vianna, Porteiro do Numero da Câmara da Senhora Rainha.

- Miguel (*28.3.1790 - Turcifal) teve como padrinho D. Miguel Caetano Alvares Pereira de Mello, Duque do Cadaval.

- Eugénia (*15.10.1799 - Freixofeira - turcifal) teve como padrinho D. Rodrigo José de Meneses, e como madrinha sua filha Exma Sra. Dona Eugénia José de Menezes.

- João (*26.5.1797 - Freixofeira - Turcifal) teve como padrinho Estevam Telles da Sylva

- Joanna (*22.4.1795 - Freixofeira - Turcifal) teve como padrinho D. António Luis de Meneses, Marquês de Tancos, e como madrinha D. Eugénia de Meneses, irmão do Marques de Tancos.

- Pedro (*26.5.1802 - Freixofeira - Turcifal) teve como padrinho D. Rodrigo José de Menezes, conde de Cavaleiros.

- Diogo (*17.10.1793 - Freixofeira - Turcifal) teve como padrinho D. Diogo José Vito de Menezes, Marquês de Marialva.

Melhores cumprimentos

Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Afilhados da Familia dos Marqueses de Tancos

#270768 | Lidon | 16 fev 2011 19:27 | Em resposta a: #86563

Caros,

mais um afilhado de D. Rodrigo José de Meneses

José António Firmino Soares Brandão * Lisboa, Nsa Srª Ajuda 18 Jun 1787 e bapt 1 Agosto de 1797

Filho de Francisco Joaquim Soares Brandão e de D. Firmina Rita Cabral Brandão

Saudações

Paulo Lidon Brandão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen