Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Bibliografia

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#85824 | chartri | 08 mar 2005 22:30

Tenho antepassados com esta Ordem. Onde poderei encontrar aos registos desta Ordem?. Em Vila Viçosa? Na Torre do Tombo ?
Obrigado desde já pelas informações que me derem
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#85835 | PauloDuarte | 09 mar 2005 09:34 | Em resposta a: #85824

Caríssimo Senhor,

Não sei responder cabalmente à sua pergunta. Nunca me apercebi de que existisse na TT um registo específico referente à Ordem.
Tenho, contudo, um livro que pode ajudar a resolver a sua questão. "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa" de Francisco Belard da Fonseca, onde se encontra a lista de todos os agraciados desde a fundação da Ordem até 1910.

Só tem de me enviar os nomes dos agraciados e as datas aproximadas em que o foram, uma vez que o livro não tem indíces, pelo que terei de procurar um a um.

Ao seu inteiro dispor


Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#85869 | chartri | 09 mar 2005 19:42 | Em resposta a: #85835

Muito obrigado pela oferta que agradeço desde já. Os très Comendadores da Ordem são:

Jose Maria Henriques d'Azevedo que nasceu a 1816 e faleceu a 22.6.1891. Foi igualmente Comendador da Odem de Cristo (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005448)

Luís Henriques d'Azevedo (pai do Jose Maria) que nasceu a 4.7.1786 e morreu a 27.11.1869. Casou-se a 20.1.1815 . Foi Monteiro Mor na zona de Leiria (http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1005439)

e ainda Joaquim Maria Henriques de Azevedo nasceu a 27.9.1818 e faleceu a 6.2.1894 que dizem que foi comendador mas que eu nao acredito( http://genealogia.sapo.pt/0583/pessoas.php?id=1006705).

Eram ao que parece "fidalgos da Casa Real" tendo sido o primeiro, o Jose Maria o 1 Visconde de S. Sebastião por decreto de 8.8.1872.
Mais uma vez muito obrigado, com os melhores cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#85922 | PauloDuarte | 10 mar 2005 17:46 | Em resposta a: #85869

Caríssimo Ricardo Charters d'Azevedo,

Infelizmente, não trago boas notícias.
Não encontrei nenhum dos registos que pretendia.
Apenas encontrei um Dr. José Maria de Azevedo (não sei se poderá tratar-se de José Maria Henriques de Azevedo), que foi feito Comendador da RONSCVV, a 8.7.1869. E, para além disso, encontrei um registo que talvez lhe interesse: José Charter's Crespo que também foi feito Comendador da RONSCVV, a 5.4.1888.

Sobre Luís Henriques d'Azevedo e Joaquim Maria H. A., nada!

E, para além de procurar na lista referente aos Comendadores, também procurei nos registos de Cavaleiros (não fosse, às vezes, haver qualquer engano quanto ao grau), mas também não encontrei nada.

No prefácio, o Autor diz que consultou todos os registos existentes, pelo que, em princípio, todos os agraciados deveriam constar da sua obra. Não sei se poderá dar-se o caso de faltarem registos.

Tenho pena de o não poder ajudar, ainda para mais sabendo-o parente da simpática e óptima anfitriã Senhora Viscondessa de São Sebastião.

Se necessitar de qualquer outra informação, não hesite.

Cumprimentos e sempre ao dispor

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#85923 | PauloDuarte | 10 mar 2005 17:52 | Em resposta a: #85869

Esqueci-me de referir que apenas faltam no livro os registos de entre 1818 a 1822, correspondentes à estadia de D. João VI no Brasil e em que Luís Henriques d'Azevedo poderia muito bem ter recebido a Comenda. Esses registos andarão esquecidos nalgum arquivo do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#85924 | chartri | 10 mar 2005 17:53 | Em resposta a: #85922

Caro Paulo Duarte de Almeida

Muito obrigado. Parece-me que eu tinha razão colocando as minhas duvidas e que agora respondendo-me confirmou-as
Um muito obrigado

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#85966 | zamot | 11 mar 2005 07:47 | Em resposta a: #85923

Caros Amigos


Há uns meses atrás existiu neste espaço uma lista com todos os registos desta ordem de 1910 até aos nossos dias. Foi colocada salvo erro pelo nosso confrade Dr Lourenço Correia de Matos. Apesar de já a ter pesquisado exaustivamente não a consigo encontrar. Alguém me poderá ajudar a encontrá-la?


Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#85999 | chartri | 11 mar 2005 21:55 | Em resposta a: #85966

Caroa Amigos
Procurei e somente encontrei o topico em causa em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36702

Tive a sorte do nosso Colega Paulo Duarte me ter ajudado, o que agradeço mais uma vez.

è verdade que o meu antepassado que teve a Ordem de N S da Conceição de Vila Real era igualmente fidalgo da Casa Real.~Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#86062 | zamot | 12 mar 2005 18:42 | Em resposta a: #85999

Caro Ricardo

Tenho quase a certeza de ter lido aqui uma lista de todos os agraciados com esta ordem colocada pelo Dr Lourenço Correia de Matos. Talvez tópico esteja com outro nome, no entanto vou procurar nos meus arquivos e se encontrar coloco aqui neste tópico.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#86106 | LCM | 13 mar 2005 18:22 | Em resposta a: #86062

Caro Zé Tomaz,

A lista que em tempos aqui deixei, respondendo a um tópico teu aberto no dia 8 de Dezembro, era dos agraciados com a Ordem de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa pelo actual Duque de Bragança, D. Duarte Pio.
Os agraciados com a Ordem no tempo da Monarquia encontram-se no referido livro de Bélard da Fonseca.

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#86152 | Matilde Souto Pires | 14 mar 2005 14:45 | Em resposta a: #86106

Senhor Paulo Duarte

Será que não é abusar da sua paciencia pedir-lhe que procure no seu livro de agraciados com a Ordem de Nª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa das seguintes pessoas?:
João Theodózio de Araújo Leão, cónego penitenciário da Sé de Braga
Dr. Bernardo de Araújo Leão
Rodrigo antónio de Araújo Leão
Dr João Theodózio de Araújo Leão ( sobrinho do outro )
João Rodrigo de Araújo Leão
Joaquim Ignácio de Araújo Leão
José Ludovice de Araújo Leão
Manuel Ludovice de Araújo Leão

Os meus maiores agradecimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#86290 | Luis K. W. | 16 mar 2005 11:07 | Em resposta a: #86152

(Já agora e aproveitando a embalagem)
Caro Paulo Duarte

Diz o F.Gayo que um os meus antepassados GASPAR DO GOES REGO (nasc ca 1550, morreu em Alcácer Quibir), "o alferes barcelense", e o seu filho BELCHIOR DO GOES REGO eram membros desta Ordem de Vila Viçosa (*).

Aqui no Genea, vi-o agora, diz que eram comendadores da Ordem de Cristo.

O meu interesse prende-se com o facto de haver fortes indícios de a mulher do GASPAR - uma Maria Tavares ou Maria Vicente - ser uma neta de um Duque de Bragança.

Após a morte do Gaspar, Maria (Vicente/) Tavares cc Gil Vicente de Almeida, neto do trovador Gil Vicente.

Sei que é abusar da sua disponibilidade, mas se se confirmar que eles foram agraciados com a Ordem de N S Conceiçao de Vila Viçosa, sentir-me-ei mais à vontade para ir bater à porta da Casa de Bragança para inspeccionar os arquivos desta Ordem (que, suponho, se encontrem à sua guarda)

Cumprimentos
Luis K. W.
Lisboa-Portugal
PS: (*) Não, ainda não encontrei nenhum BALTAZAR na família!! :-))

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#86295 | chartri | 16 mar 2005 12:04 | Em resposta a: #86290

Caros Colegas

Das minhas "investigações" nomeadamente em diversos forums aqui no Genea (fazer uma "pesquiza com o titulo deste topico ) conclui que, sobre esta Ordem existem (transcrevo, resumindo, com a devida vénia):
:
Na fundo documental denominado ““ MESA DA CONSCIÊNCIA E ORDENS”, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, 1997,
depositado na Torre do Tombo, existem os seguintes livros manuscritos:

-“Livro 1.º de registo de Cartas da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa” (1823-1833).

-“Registo de cartas e alvarás dos hábitos da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa” (1823-1833).

-“Matrícula dos Grã-Cruzes, Comendadores e Cavaleiros que assistiram à festividade da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa” (1823-1832).

-Direitos de Chancelaria da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (1823-1825).

-Direitos de Chancelaria da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (1825-1830).

-Direitos de Chancelaria da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (1831-1833).

“Finalmente, encontrou-se no Arquivo do Ministério do Interior um novo livro: Assento Geral das Pessoas Agraciadas com a Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa — Livro 1.º organizado nos termos do Decreto de 15 de Setembro de 1717, complementar do regimento das Mercês, sob a direcção do Conselheiro Official Maior Joaquim José Ferreira da Fonseca Telles — ano de 1854 (…) registo este por ordem alfabética dos agraciados, compreendendo os anos de 1833 a 1869 e começado a escriturar em 1854.”

Por último os livros mais recentes e que podem ajudar, nomeadamente o último:

Armando Castro « A estrutura Dominial Portuguesa dos séculos XVI a XIX (1834) » Editorial Caminho (1992

e

"Ordem Militar de N S da Conceição de Vila Viçosa" obra datada de 1955, de Francisco Bélard da Fonseca , onde o autor, para a elaborar, pesquisou praticamente todos os livros existentes na Torre do Tombo

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#128859 | LCM | 18 set 2006 18:35 | Em resposta a: #85824

Está à venda na livraria do Guarda-Mor um exemplar do livro "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa" da autoria de Francisco Bélard da Fonseca, que raramente aparece no mercado. Eu por acaso tenho :-)
http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=593
Tem a lista de todos os agraciados (Grã-Cruzes, Comendadores e Cavaleiros) desde a fundação da Ordem em 1818 até 1910.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#128888 | chartri | 19 set 2006 00:05 | Em resposta a: #128859

Meu caro,

Muito obrigado pela informação. Se bem que já consultei o livro na Torre do Tombo, acabei de o comprar aqui no Guarda Mor.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azeverdo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#128910 | mgorjaoh | 19 set 2006 14:10 | Em resposta a: #128888

Caro Ricardo,
Já fomos dois. Também não resisti, mas mais cedo. Comprei-o ontem.
Abraço,
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#128912 | chartri | 19 set 2006 14:36 | Em resposta a: #128910

Meu caro,
A questão é de saber se havia dois exemplares... Vamos ver

Ja vi que está marcado "esgotado".

Um abraço amigo

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#128970 | cverde | 20 set 2006 00:47 | Em resposta a: #85835

Caro Paulo Duarte de Almeida

Sem de modo algum querer ser abusador gostaria de confirmar se o nome Emígdio Duarte Ferreira (*1833 +1894) ( http://genealogia.netopia.pt/1212/pessoas.php?id=1018033 ) consta entre os agraciados. Existe na minha família uma condecoração desta Ordem que sempre ouvi dizer ter sido deste antepassado pelo que gostaria de confirmar esta informação.

Desde já o meu muito obrigado

Luís Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#129024 | pbpn | 20 set 2006 18:21 | Em resposta a: #128912

Caros Confrades,

Estou enganado, ou o Sr. Duque de Bragança agraciou recentemente com esta Ordem, todos os membros da selecção nacional de futebol que estiveram presentes no Mundial da Alemanha ? Se sim, cabe agora uma pergunta...E pode ?

Antecipadamente grato pelos esclarecimentos

P.Noronha

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#232043 | ANABESS | 16 jun 2009 16:41 | Em resposta a: #85835

Caro Paulo Duarte de Almeida,

Aqui, no Geneall, na lista de Cavaleiros de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa aparece no nº 1146, António Teixeira Coelho de Miranda. Seria abusivo da minha parte pedir-lhe informações sobre o mesmo?

A única informação que tenho é que em 1823 era Capitão-Mór de Alfarela de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Antecipadamente grato

melhores cumprimentos

Pedro Morais Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#232063 | JBdeS | 16 jun 2009 20:26 | Em resposta a: #128859

Caro Lourenço,

Também tenho um exemplar do livio que refere, que é sem dúvida uma obra exaustiva, pecando pelas gralhas, principalmente no que se refere a nomes estrangeiros.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#232064 | JBdeS | 16 jun 2009 20:29 | Em resposta a: #232063

Mea culpa pela gralha "livio" quando me referia a livro. Peço desculpa.
JBdeS

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239696 | clcastro | 20 set 2009 17:32 | Em resposta a: #85835

Caro Paulo de Almeida,


Pode facultar-me cópia da página 36 ou a respectiva transcrição.



Grato pela atenção,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239817 | roz | 21 set 2009 21:14 | Em resposta a: #232063

Caro Ze',

Vejo que tem o referido livro e queria pedir-lhe um favor se fosse possivel. Poderia procurar se o nome de Joao Gualberto de Sa' Carneiro (ou Carneiro e Sa' como vem 'as vezes) consta no livro e se tem alguma informacao pessoal? Creio que podera' ser entre 1790 e 1830.

Como vivo no estrangeiro nao tenho maneira de consultar o livro.
Com os meus cumprimentos e agradecimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239868 | chartri | 22 set 2009 11:43 | Em resposta a: #239817

Cara Rosário
Já viu em TTONLINE:

Título João Guallberto Carneiro de Sá
Datas 09/05/1794
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês de D. Maria I, liv.20, f. 247
ÂmbitoConteúdo Carta de Propriedade de Ofício. Filiação: Joaquim Carneiro.


Título João Gualberto Carneiro e Sá
Datas 20/10/1823
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, Registo de Certidões, liv.1, fl.276v
ÂmbitoConteúdo Certidão Negativa. Filiação: João Gualberto Carneiro e Sá.
EntidadeDetentora ANTT

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239872 | IsabelFont | 22 set 2009 12:01 | Em resposta a: #239817

Cara confrade Rosário,

Aqui mesmo no Genea em »» http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=25144, com o nº 59 consta João Gualberto Carneiro de Sá.
Não sei de onde foi obtida esta lista, mas, sobre alguns - os que estão escritos com cor azul - presumo que há informação no Genea, ou seja, foi confirmada na obra:
ONSCVV - A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Francisco Belard da Fonseca
Fundação da Casa de Bragança
Lisboa, 1955
Sobre os outros, com escrita normal preto - não há qq. informação.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239918 | roz | 22 set 2009 17:39 | Em resposta a: #239868

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Obrigada pela informacao que por acaso ja conhecia. O meu problema 'e em saber se estes sao "os meus" e gostava de saber se no tal livro vem mais alguma informacao pessoal (principalmente freguesia) que me ajudasse a confirmar e a poder passar para os documentos paroquiais.

Ja' agora permita-me que lhe de^ alguns detalhes sobre este meu ramo onde nao consigo avancar e pode ser que com a sua experiencia me possa sugerir um caminho.
Tenho um manuscrito do meu bisavo onde diz ser filho de "Luisa Teodora de Sa' Carneiro, filha de Joao Gualberto de Sa Carneiro, Escrivao da Mesa Grande da Alfandega de Lisboa". O bisavo nasceu em 1821 e a mae, Luisa, faleceu em 1829. Nao fala em freguesias ou onde moravam. Possuo tambem uma "medalha" que nem a minha mae sabia do que, ou de quem era mas quando ha' uns anos comecei as pesquisas vi ser da Ordem de N. Sra. da Conceicao (nao sei a categoria). Contactei o A. H. da Alfandega mas disseram que a maior parte dos documentos mais antigos estavam na TT. Quando falei com estes mostraram-se um pouco vagos e nao adiantaram nada.

Estes registos na TT teem os nomes ao contrario do que escreveu o bisavo mas disse-me o Sr. Pedro Girao (com quem troquei mensagens uma vez) que no ramo dele tambem acontecia isso o que me deixa pensar que poderao ser os mesmos. Contudo o que necessito 'e encontrar uma freguesia para algum deles para entao se poder confirmar e tambem recuar no tempo se possivel. Uma vez que fui de ferias a Portugal procurei nos microfilmes de 24 freguesias de Lisboa (de entre as mais centrais) mas foi em vao.

Assim, se tiver alguma sugestao ficaria muito grata.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239919 | roz | 22 set 2009 17:47 | Em resposta a: #239872

Cara Maria Isabel,

Muito agradeco a sua indicacao que nao tinha ainda vista. Na TT em Chancelarias ha um documento que diz ele ter sido agraciado mas nao tem dados pessoais que me ajudem a confirmar se 'e o "meu" e era isso que pedia ao outro senhor para ver no tal livro.

Para nao repetir aqui tudo o que disse ao Sr. Ricardo C. d'Azevedo na mensagem acima, agradecia que a lesse e se tiver alguma sugestao por favor contacte-me.

Muito obrigada e os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239930 | chartri | 22 set 2009 19:02 | Em resposta a: #239918

Cara Rosário
O livro, que tambem tenho nada mais indica que o lhe deram como resposta "Aqui mesmo no Genea em »» http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=25144, com o nº 59 consta João Gualberto Carneiro de Sá."

Agora se for a "paroquiais" aqui no Geneall encontra tal no "indice" verificará que eles casaram na Lapa (Lisboa):

a base de dados no Geneall é : http://www.geneall.net/P/paroq_search.php?

Assim obtem-se
Lisboa
Tipo de Registo: Casamento
Local: Lisboa, Lapa

Data: 21.10.1815
Livro: 05-C - Folha: 103

Homem: João Gualberto Carneiro de Sá

Mulher: Joana Antónia Caldeira, D.

Assim poderá pedir uma cópia do registo não certificada (não me lembro agora do nome exacto que damos a essas certidões) e que lhe custa 0,5 € mais o correio, ao Arquivo Distrital de Lisboa que esta instalado no mesmo edificio que a Torre do Tombo
Assim já tera la a indicação das freguesias onde eles casaram.
Como vê o Geneall tem "mais de um truque na manga"

Que tal?

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239944 | roz | 22 set 2009 20:32 | Em resposta a: #239930

Caro Ricardo Chartes d'Azevedo,

What would I do without your help?! Muito obrigada. Nao tenho a GeneaPlus e nao posso aceder aos paroquiais. Vou pedir uma copia ja'. So tenho uma duvida. No documento da TT on-line, Certidoes, Liv. 1, 20/10/1823 diz que tem 22 anos, o que quer dizer que deve ter nascido em 1800/01 e entao so' teria 15 ou 16 anos quando casou. Sera' possivel? Ou podera' haver um engano na idade que esta' na tal certidao? Quando penso que tenho o assunto resolvido levanta-se outra questao!

Reconhecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#239946 | chartri | 22 set 2009 20:49 | Em resposta a: #239944

Cara Rosario
Havera sempre novos problemas. Isto é que é interessante
Cumprimentos
RCA

Resposta

Link directo:

RE: João Gualberto Carneiro de Sá

#239977 | IsabelFont | 23 set 2009 02:42 | Em resposta a: #239919

Cara confrade Rosário,

Acho que o confrade Charters de Azevedo tem toda a razão e acho que já lhe disse tudo; ele tem aliás mais experência nestas pesquisas, peço que vou vendo neste Fórum.

O máximo que consegui encontrar foi pesquisando o site da Associação dos amigos da TT (que é gratuita) em »» http://www.aatt.org/site/index.php, onde encontrei: (fiz copy/paste):
Nome:
Foram encontrados 4 registos. Resultados de 1 a 4
_________________________________________________________________
Nome Ano
João Gualberto Carneiro
Núcleo: Mordomia-Mor
Data:
_________________________________________________________________
João Gualberto Carneiro
Núcleo: Habilitações para a Ordem de Cristo
Data:
______________________________________________________________
João Gualberto Carneiro de Sá 1815
Núcleo: Paroquais
Arquivo: Lisboa
Tipo de Registo: Casamento
Local: Lisboa, Lapa
Data: 21.10.1815
Livro: 05-C Folha: 103 Homem: João Gualberto Carneiro de Sá

Mulher: Joana Antónia Caldeira, D.
________________________________________________________________
João Gualberto Carneiro e Sá
Núcleo: Habilitações para a Ordem de Cristo
Data:
_______________________________________________________________

e ainda, no site »» http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=1834218

Informação disponível no nível de descrição em que se encontra.

Informação não tratada arquivisticamente
Código de referência PT/TT/RGM/T/333960
Título João Gualberto Carneiro e Sá
Datas c.a.1823-10-20
Nível de descrição Documento simples
Âmbito e conteúdo
Certidão Negativa. Filiação: João Gualberto Carneiro e Sá.

Localização física Registo Geral de Mercês, Registo de Certidões, liv.1, fl.276v
URL
http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=1834218
_________________________________________________________________________________________________________________

Nem consegui encontrar o outro RGM que o confrade C. Azevedo refere.

Pode pedir ao ADL o tal assento de casamento por e-mail. Se quiserem ser simpáticos até lhe podem enviar o documento digitalizado, por e-mail e pagar através de TRansfª Bancária. Como vivo longe de Lisboa tenho pago por homebankimg e por TRFª bancária.

Pesquisando o Google books, encontrei tb. esta referência, no livro: Revista portugueza, colonial e maritima ..., Volume 10, por Ernesto Julio de Carvalho Vasconcellos
.... Uma irmã da mãe da referida Senhora casou com João Gualberto Carneiro de Sá,
cavalleiro das ordens de Christo e da Conceição e moço da Real ...

Fica-se na mesma!

Quis ajudar, mas não consegui mais que isto!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: João Gualberto Carneiro de Sá

#239982 | roz | 23 set 2009 09:03 | Em resposta a: #239977

Cara Maria Isabel,

E conseguiu muitissimo, mais do que eu! Nao sabia que ele tambem pertenceu 'a Ordem de Cristo e pode ser que pelas habilitacoes chegue la com um pouco mais de pesquisa. Tambem essa mencao da revista que pode nao parecer muito mas que ainda pode trazer pistas.

Por todo o seu esforco muito obrigada.
Melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: João Gualberto Carneiro de Sá

#239984 | roz | 23 set 2009 09:40 | Em resposta a: #239977

Cara Maria Isabel,

Desculpe incomoda-la outra vez mas sou tao "azelha" que tentei procurar no Google Books a tal passagem que menciona mas nao consegui. Tem o link para essa parte que me pudesse facultar?

Renovados cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315270 | robertozeppelin | 13 out 2012 14:31 | Em resposta a: #128859

Por favor, podes me ajudar? Vi que o senhor possui o livro "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa". Há possibilidade de digitalizar e enviar para meu e-mail as páginas 223 e 224? Estou fazendo um trabalho e preciso muito da ind«formação.
Obrigado!

Roberto Carvalho
robcarvalho40@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de

#315274 | robertozeppelin | 13 out 2012 14:52 | Em resposta a: #85923

Por favor, gostaria de saber se podes verificar no livro "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa", na p. 225, se o sr. Tarquínio Brasileiro Lopes foi agraciado com a insígnia. Caso positivo, queria saber a data.
Há possibilidade de digitalizar e enviar para meu e-mail as páginas 224?
Obrigado pela atenção!

Roberto Carvalho
robcarvalho40@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315304 | robertozeppelin | 14 out 2012 01:12 | Em resposta a: #239872

Por favor, podes me enviar para meu e-mail as páginas 223 e 224 do livro "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa",
Francisco Belard da Fonseca? Preciso com certa urgência, para terminar um trabalho.
Obrigado!

Roberto Carvalho
robcarvalho40@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315308 | FLMF | 14 out 2012 10:47 | Em resposta a: #85835

Caro Sr. Paulo Duartede Almeida

Reportando-me à informação fornecida já aos 9.III.2005, venho pedir-lhe o favor de me indicar a Editora dessa obra e repectiva data.

Com os meus agradecimentos
F.L.Monteiro Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315321 | chartri | 14 out 2012 16:52 | Em resposta a: #315308

Caro Monteiro Fernandes

Se for a site da Biblioteca Nacional e o seu catalogo Probase : http://porbase.bnportugal.pt/ encontrará os livros que pretender quer pesquisando pelo titulo quer pelo autor. Muito facil depois de o ir consultar à BNP ou simplesmente ver que é o editor e ano de publicação podendo, se for antigo, ir ver alguns alfarrabistas o tem à venda
Cumprimentos
Ricardo Charters d'azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315354 | IsabelFont | 15 out 2012 13:05 | Em resposta a: #315304

Boa tarde
Confrade Roberto Carvalho,

Infelizmente não o posso ajudar dessa maneira porque não tenho esse livro.
Mas aqui no site do GeneAll está uma lista das pessoas que receberam esta Ordem - cavaleiros, comendadores e Grã-Cruz. Não sei se está completa, mas é a única ajuda que posso dar, se por acaso não consegue ter acesso a esta lista.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315355 | robertozeppelin | 15 out 2012 14:06 | Em resposta a: #315354

A pessoa que estou pesquisando e recebeu a insígnia de cavaleiro não consta aqui no Geneall.
Muito obrigado pela atenção!

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#315356 | FLMF | 15 out 2012 14:06 | Em resposta a: #315321

Caro senhor Ricardo Charters d´Azevedo

Bem agradecido pela informação.
Cumprimentos
F.L.Monteiro Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de N Srª da Conceição de Villa Viçosa

#315393 | chartri | 16 out 2012 22:09 | Em resposta a: #315356

Caro Monteiro Fernandes
Acabo de receber um catalogo do Alfarrabista Livraria Antiquaria do Calhariz (tel: 213428477) onde figura à venda o livro de Francisco Belard da Fonseca "A Ordem Militar de N S da Conceição de Vila Viçosa", de 1955, com o nº 172 do catalogo, por 22 Euros !
Talvez lhe interesse comprar.
Aqui ha uns anos o Guarda Mor tinha alguns exemplares à venda, o que não acontece hoje.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de N Srª da Conceição de Villa Viçosa

#315422 | FLMF | 17 out 2012 18:39 | Em resposta a: #315393

Caro senhor Ricardo Charters d´Azevedo

Muito agradeço a prestimosa informação

Com os meus cumprimentos
FLMonteiro Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#345178 | Samuel C O Castro | 16 abr 2014 21:39 | Em resposta a: #85835

Prezado Paulo Duarte,

Seria possível, fazer-me o especial favor de descrever-me o que consta na pg 45, sobre Antônio Manuel Leite de Castro?

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

#345363 | fanetal | 22 abr 2014 18:25 | Em resposta a: #85835

Caro Senhor Paulo de Almeida:
Constatando a sua disponibilidade para satisfazer o interesse manifestado por outro utilizador, ouso solicitar-lhe a confirmação da atribuição
da Ordem em epígrafe, grau de Comendador, a João José da Silva Ferreira Neto, Presidente da Câmara Municipal de Tavira, aquando da visita do Rei D. Carlos I, ao Algarve, no ano de 1897.
Os meus cumprimentos e agradecimento antecipado.
Fausto Neto Alves

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#349558 | consuelo | 25 ago 2014 17:04 | Em resposta a: #85824

Antonio jose teixeira de carvalho e vasconcelos, consta no livro "A Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa" do autor Francisco Belard da Fonseca, na pagina 75. Haveria uma maneira de me enviar uma cópia da página para meu email? Ou então como comprar este livro?

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#349559 | consuelo | 25 ago 2014 17:05 | Em resposta a: #85824

a mesma mensagem acima, porconsuelo.

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#349589 | chartri | 26 ago 2014 19:19 | Em resposta a: #85824

No livro do Francisco Belard fa Fonseca, nessa pag 75 indica que António José Teixeira de Carvalho e Vasconcellos é Comendador da Ordem Militar de N S da Conceição de Vila Viçosa desde 31 de Dezembro de 1879.

Trata-se de uma simples linha sem mais nada
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#349605 | consuelo | 27 ago 2014 00:41 | Em resposta a: #85824

Agradecida pela colaboração, Ricardo Charters. Essa ordem era doada somente à portugueses.?
Haveria alguma maneira de saber mais sobre essa pessoa, e se ele era português? Se puder me informar, agradeço muito, pois Antonio José Teixeira de Carvalho e Vasconcelos, é um "elo perdido "na minha genealogia. Sei que atuou como "Juiz de Órfãos", em Casa Branca, Estado de São Paulo, no período entre 1823 a 1880. (aproximadamente). Sei que morava na província de Moji Mirim e depois veio para Casa Branca.Obrigada, por favor me de algumas dicas para saber mais sobre essa pessoa.
Agradecida
Consuelo.

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#349646 | chartri | 27 ago 2014 23:26 | Em resposta a: #85824

Olhe não sei muito mais. Na Biblioteca Genealógica de Lisboa (ver neste geneall) em :http://www.biblioteca-genealogica-lisboa.org/citacoes.php?tipo=P&nome=Ant%C3%B3nio+Jos%C3%A9+Teixeira+de+Carvalho+e+Vasconcelos&
Vem referido que além de ser comendador da Ordem de N S da Conceição de Vila Viçosa, era Fidalgo Cavaleiro (tomado de novo), com 1$600 réis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia. Em 19.5,1880 (fls 205 vº da Mordomia Mor da Casa Real, Liv nº 20)
Também pode ver no RGM de D. Luís, liv 34, f.68v a eventual justificação da atribuição do Foro de Fidalgo Cavaleiro (ver. http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2042413)
Bom agora é consigo, pois eu não descubro mais nada, Se pesquisar aqui no Geneall tem exatamente o que lhe apontei http://geneall.net/pt/nome/2089833/antonio-jose-teixeira-de-carvalho-e-vasconcelos/
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#360757 | FQM | 25 ago 2015 11:11 | Em resposta a: #85835

Caro Confrade, desculpe-me estar a incomodá-lo mas vejo que sabe muito destes assuntos.
Joaquim Bernardino Guimarães, meu bisavô, foi comendador da RONSCVV ( entrada 1066 que consta do geneall) e fidalgo da casa real.
Contudo, não sei quase nada da sua genealogia. Por isso, lembrei-me de ir à residência da citada ordem mas não encontro qualquer contacto.
Tendo em conta o seu saber, será que me poderia ajudar?
Antecipadamente grato, cumprimenta
Francisco Queiroz Machado

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#360764 | robertozeppelin | 25 ago 2015 14:53 | Em resposta a: #360757

Vou buscar mais informações, porém, de imediato, veja o seguinte link:
http://pagfam.geneall.net/1579/pessoas.php?id=1022368

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#360765 | robertozeppelin | 25 ago 2015 14:55 | Em resposta a: #360757

Confira também este link:
https://familysearch.org/ark:/61903/2:2:3QTX-YKJ

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#360766 | JC | 25 ago 2015 15:28 | Em resposta a: #360757

Caro confrade,
Os registos da OMNSCVV estão na Torre do Tombo. com uma pesquisa on-line poderá encontrar a mercê e pedir uma cópia. Obtive assim uma cópia que me foi enviada. A mercê de que obtive cópia não tinha dados genealógicos.
Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#373901 | FVFF | 17 set 2016 19:00 | Em resposta a: #85824

Caríssimos,

Peço desde já desculpa por estar a reabrir este tópico antigo.

Tenho um antepassado que foi agraciado por esta ordem em 1903. Ando a tentar obter mais informações sobre o mesmo, e por isso gostaria de saber se o livro "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa" de Francisco Belard da Fonseca contem informações detalhadas sobre os agraciados ou se é meramente uma listagem?

E ainda: É possível descobrir os motivos pelos quais a pessoa foi agraciada? Se sim. como?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#378684 | JMMVV | 16 mar 2017 11:41 | Em resposta a: #85835

Podera o estimado Confrade confirmar-me a merce da ONSC a meu trisavo, Jose Firmino Ventura ,mencionado a paginas 212 do livro de Francisco Belard da Fonseca que infelizmente nao posso consultar e ao que parece esta esgotado.Este meu antepassado tambem foi galoardo com a Torre e Espada tendo em minha posse o respectivo Colar e alvara da sua atribuicao assim como as medalhas da ONSC mas sem qualquer documento da sua atribuicao. Muito agradecido pela sua resposta ,apresento melhores cumprimentos Jose Maria Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#378685 | JMMVV | 16 mar 2017 11:44 | Em resposta a: #85824

Podera o estimado Confrade confirmar-me a merce da ONSC a meu trisavo, Jose Firmino Ventura ,mencionado a paginas 212 do livro de Francisco Belard da Fonseca que infelizmente nao posso consultar e ao que parece esta esgotado.Este meu antepassado tambem foi galoardo com a Torre e Espada tendo em minha posse o respectivo Colar e alvara da sua atribuicao assim como as medalhas da ONSC mas sem qualquer documento da sua atribuicao. Muito agradecido pela sua resposta ,apresento melhores cumprimentos Jose Maria Veiga Ventura

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#390306 | rogeriocarvalheira | 21 mar 2018 14:40 | Em resposta a: #85824

Prezado Senhor,

Tenho um antepassado que foi contemplado com o título de Comendador desta Ordem, no ano de 1900. Ele se chama Frederico Alves Pereira Pinto, português, radicado no Brasil, na época era o presidente do Gabinete Português de Leitura em Pernambuco, Brasil.
Se o Senhor puder verificar se o mesmo está na relação ficarei muito grato.

Atenciosamente,

Rogério Carvalheira (bisneto de Frederico)

Resposta

Link directo:

Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vil

#390610 | rogeriocarvalheira | 02 abr 2018 15:21 | Em resposta a: #390306

.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen