Família Ottolini

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias

Família Ottolini

#86078 | jottolini | 13 mar 2005 00:37

Gostaria que alguém que tenha o Brasão da Família Ottolini, que entrasse em contacto comigo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86086 | Cordeiro | 13 mar 2005 06:23 | Em resposta a: #86078

Ola penso que deve procurar em Italia pois o nome nâo é portugues Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86088 | mimo 11 | 13 mar 2005 11:15 | Em resposta a: #86086

Na lista telefonica de lisboa encontra varios Ottolini .Senão me engano são todos da mesma familia.Um deles foi meu colega no liceu.

jose

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86091 | Cordeiro | 13 mar 2005 12:37 | Em resposta a: #86088

Tudo bem mas esse nome so pode ser de origem italiana

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86097 | jottolini | 13 mar 2005 15:38 | Em resposta a: #86091

Obrigado a todos pela resposta. No entanto esclareço que este ramo Ottolini existente em Portugal ( meu ramo ). O primeiro Ottolini em Portugal veio de uma cidade da Suiça chamada Gordévio. O título de Visconde foi-lhe concedido
por decreto de 06.03.1869 por D.Luis e foi. elevado à Grandeza como Conde, em duas vidas, por decrteto de 08.05.1890 Por D.Carlos. Alguém da minha família deve ter os documentos em mãos, só que não sei quem é. Na realidade estou tentando descobrir o desenho do Brasão. Provávelmente só na Torre do Tombo, que para mim fica impossível pois moro no Brasil. Existem vários ramos de Ottolini, mas eu pertenço ao único existente em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86098 | jpbabc | 13 mar 2005 16:06 | Em resposta a: #86078

Caro J. Ottolini,


Se quiser ver já as armas dos Ottolini, vá a um motor de busca, escreva ottolini family crest e também ottolini coat of arms e, em seguida, poderá visualizar pelo menos dois exemplos das armas da Família que procura: um, é um escudo partido em pala (uma em azul e uma em prata, contendo três anéis concêntricos no seu interior), outro, é um escudo cortado (a parte de cima em prata e a parte de baixo em vermelho, contendo…), etc.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86101 | jpbabc | 13 mar 2005 16:41 | Em resposta a: #86097

Caro J. Ottolini,


Depois de verificar nas páginas 204, 205 e 206, do volume II da Resenha da Famílias Titulares e Grandes de Portugal e na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira no volume 19, página 766, não consta que ao primeiro, segundo e terceiro titular lhes tenham sido outorgados qualquer brasão de armas.

Alerto-o para o facto de haver Famílias em Portugal a quem lhes foi atribuído brasão de armas e não lhes outorgaram quaisquer títulos nobiliárquicos; lhes terem dado a mercê de um ou mais títulos nobiliárquicos mas não lhes terem sido concedido qualquer brasão de armas, o que me parece ser o caso em apreço; e outras há, a quem foi concedido brasão de armas e mais tarde o uso de um ou mais títulos nobiliárquicos.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86102 | dvl | 13 mar 2005 16:45 | Em resposta a: #86078

Caro J Ottolini

As armas dos Ottolini em Itália são: Spaccato; nel primo d'oro, all'aquila di nero, coronata del campo; nel secondo d'argento, al castello torricellato di due pezzi di rosso.
Aparecem mais três no Armorial de Rietstap:
Coupé: au 1, d'argent, à un buste d'homme de carnation, posé de front, coiffé d'un chapeau de sable, le col environné d'un serpent de sinople, la tête à senestre; au 2, de gueules, à une gerbe de riz d'or.
Outro:
Coupé: au 1, d'or, à l'aigle de sable, couronnée du champ; au 2, d'argent, à un château sommé de deux tours de gueules.
Ottolini-Visconti:
Coupé: au 1, d'or, à l'aigle de sable, couronnée du champ; au 2, d'argent, à un mur de gueules, sommé de trois tours du même, ouvert du champ, maçonné de sable. Casque couronné.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86109 | jottolini | 13 mar 2005 19:36 | Em resposta a: #86102

Caro Duarte Loureiro

Agradeço imenso o que me escreveu.

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86110 | jottolini | 13 mar 2005 19:40 | Em resposta a: #86098

Caro José Pedro Castro

Muito obrigado pelas informações. Já tenho o começo da História , o que é mais importante.
Meus cumprimentos e agradecimentos

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86112 | jottolini | 13 mar 2005 19:50 | Em resposta a: #86088

Meu caro José

Todos realmente somos da mesma família. Só existe em Portugal um ramo Ottolini. Você ou me conheceu a mim Jorge Manuel Wahnon Ottolini, Rui Ottolini Castelo- Branco ou Luis Filipe Ottolini Bebiano Coimbra. Eu estudei no colégio de padres dominicanos CLENARDO e na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, a qual não terminei. Vim para o Brasil por decisão judicial em meados de Maio de 1960. Meus Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86116 | jpbabc | 13 mar 2005 20:08 | Em resposta a: #86109

Caro Jorge Manuel Wahnon Ottolini,


Tenho um grande amigo, que foi meu condiscípulo de escola, Gonçalo Wahnon, cuja irmã Cristina Wahnon está aqui no Genea; não há dúvida que o mundo é muito pequeno !

Os meus melhores cumprimentos e disponha sempre,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86144 | mimo 11 | 14 mar 2005 11:59 | Em resposta a: #86112

Caro Ottolini.

Eu tambem andei no Clenardo, mas conheço melhor o Rui Ottolini, advogado.Há uns meses atrás estive com ele.

Um abrço

José Simões

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86187 | RAAL | 14 mar 2005 23:34 | Em resposta a: #86112

Armas portuguesas de Ottolini não existem..
Pode encontrar a descendência (não actualizada) do 2.º conde José da Veiga Ottolini no meu livro "Morgados de Santo André".
Uma característica dos Ottolini é a sua ligação às artes, em especial à pintura.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86195 | jottolini | 15 mar 2005 00:36 | Em resposta a: #86187

Meu caro Sr Raal
Eu desconhecia esse facto. Como o título foi concedido pela realeza portuguêsa, deduzi que houvesse um brasão. A família Ottolini na realidade os descendentes de Alfredo Roque Gameiro, Portugal inteiro sabe da sua cntribuição para a cultura portuguêsa, e em vários outros ramos nas pessoas de José Júlio Leitão de Barros, Jaime Martins Barata e de acredito de quase todos os filhos do meu bisavô. Em 2002 estive pessoalmente no Museu senão me engano das Caldas da Rainha e fizémos um levantamento de todas as obras que estão lá depositadas por empréstimo de váras pessoas da família e outras que foram doadas. Existe inclusive uma sala exclusiva de Roque Gameiro. As obras que se encontravam no Museu de Minde foram transferidas para este museu por falta de conservação das instalações.Todas as obras lá existentes foram catalogadas pelos diversos ramos da família, eu tenho inclusive a relação em meu poder. Na entrada do museu existe uma escultura doada de Rui Roque Gameiro que faleceu nun desastre de moto a caminho de Sintra. Todo o levantamento foi acompanhado numa segunda -feira, museu fechado para visitas e acompanhado pela Curadora do Museu. Eu vim para o Brasil por decisão judicial com 16 anos, hoje tenho 61 e estou tentando embora a distância, que é a maior dificuldade atualizar a genealogia não só dos Ottolinis como das adjacentes em virtude de casamentos. Para ter idéia meus pais se separaram quando eu era muito jovem e eu fui criado por Raquel Roque Gameiro/Jorge Gomes Ottolini, meus avós paternos. Por último gostaria de saber de como posso adquirir o seu livro. Sei que faltam na genealogia algumas pessoas, mas as pessoas vivas mais velhas têm de 90 anos para cima e a memória não ajuda. Vamos dizer é uma luta pessoal minha para o futuro. Agradeço as suas palavras. Cumprimentos Jorge Manuel Wahnon Ottolini. Cheguei no Brasil em 01.06.1960, já estive de volta de férias várias vezes, mas este interêsse ainda não tinha aflorado em mim. Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86229 | dvl | 15 mar 2005 10:23 | Em resposta a: #86195

Caro Jorge Manuel Wahnon Ottolini,

Aqui vão mais alguns dados:

Família Ottolini

Supomos poder fixar o começo da estadia dos Ottolinis nas vizinhanças da paroquial de Santos, no terceiro quartel do século XVIII. Pelo menos, em 1766, já Bartolomeu Matias Ottolini, natural do lugar de Gordevio, da freguesia de S. Tiago e S. Filipe do bispado de Como, «das ltálicas», morava na freguesia de Santos.
Este Bartolomeu Matias foi filho de Matias Avelino e de Margarida Sanda, e casou no citado ano de 1766, no dia 28 de Agosto e em primeiras núpcias, com D. Mariana Joaquina da Rocha, natural de Carcavelos onde foi baptizada na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, filha do capitão Francisco Baptista da Rocha e de sua mulher D. Josefa Bernarda do Nascimento (Liv. de casamentos, fI. 249 v. – freg. de Santos). O assento de baptismo duma filha de ambos, (Josefa), celebrado em 9 de Julho de 1772, precisa melhor a morada dos pais, a qual é dada na rua Direita (Liv. XX de bap., fl. 218 - Idem. - Sabemos ter havido mais três filhos do casal: José Joaquim Teodoro, falecido nas citadas casas no dia de S. Martinho de 1789 (Liv. XIII de óbitos, fl. 13-v., Santos); Ana Maria que depois foi casada com Teodoro Ciro de Sousa; e Maria Margarida que em 1804 casou com Domingos Hilário Alves, já viúvo de Gertrudes Maria do Carmo. Os citados casamentos celebraram-se no oratório das casas de Bartolomeu Matias Ottolini e de todos foi celebrante o padre José Maria Ottolini. -Liv. XIX de casamentos, fl. 146-v, e liv. XXI, fl. 40, Sa.ntos), ou seja, com bastantes probabilidades, na casa que Mestre Castilho nos mostrou.
Aproveitando agora a oportunidade diremos o mais que sabemos desta família freguesia de Santos:
Bartolomeu Matias Ottolini tendo enviuvado de D. Mariana Joaquina (depois de 1789 segundo supomos), casou em segundas núpcias, na paroquial de Santa Catarina, com D. Francisca Rita da Silva Aguiar, nascida na mesma freguesia e que com seu marido foi habitar a casa da rua Direita defronte da Igreja de Santos. Aqui lhes nasceram os seguintes filhos:
Francisco de Paula, em 24 de Janeiro de 1796, baptizado no dia 30 do mesmo mês;
Maria Madalena, em 20 de Julho de 1797, baptizada no dia 30 seguinte;
José de Cupertino, em 18 de Setembro de 1798, baptizado no dia 25 do mesmo mês;
Maria, em 17 de Dezembro de 1799, baptizada nove dias depois.
Todos os baptismos foram efectuados no oratória da casa dos pais e o padrinho foi sempre António Luiz de Morais Rego, oficial superior da Secretaria da Guerra, morador na freguesia de Santo Estêvão de Alfama e proprietário da quinta das Areias em S. Jorge de Arroios (Liv. XXXI de bap., fi. 114 v., Liv. XXXII, fi. 17 v.. 95 v. e 191 v. - Santos).
Bartolomeu Matias Ottolini faleceu na mesma casa passado pouco tempo: a 14 de Agosto de 1802 (Liv. XIV de óbitos, fi. 140 v., idem. - Em 1788 encontramos cura da igreja de Santos o padre José Mexia Ottolini que não sabemos qual o parentesco que tinha com Bartolomeu Matias - Liv. XXX de bap., fl. 67, idem); e sua viúva passou a segundas núpcias com o seu vizinho José Pedra de Lemas, morador no começo da rua das Janelas Verdes e filho de Bernardo José de Lemos e de D. Quitéria Jacinta da Mata, ao tempo já falecidos. O casamento efectuou-se em 27 de Janeiro de 1808 no oratória das casas de António Luiz de Morais Rego (Liv. XXI de casamentos, fl. 199 - Santos).
Dos seus citados filhos e de sua segunda mulher, sabemos que o mais velho foi várias vezes deputado, par do reino, juiz de tribunal da Relação de Lisboa, ministro de Estado honorário, conselheiro de Estado extraordinário, e que faleceu em 9 de Maio de 1855 (Revolução de Setembro, de 20 de Maio de 1855); mas do José de Cupertino sabemos mais alguma coisa:
Foi procurador geral da Coroa, conselheiro de Estado efectivo, comendador das ordens da Conceição e de Cristo, e, como seu irmão, juiz da Relação de Lisboa; tendo falecido no dia 4 de Março de 1869 e deixado viúva D. Augusta Cesária Ferreira Sarmento Ottolini, filha de Manuel José Sarmento, fidalgo da Casa Real, do conselho de El-Rei D. João VI, alcaide-mor de Alcácer do Sal, conselheiro honorário do Ultramar, etc., e de sua mulher D. Mariana Raimunda Ferreira da Silva Leitão Sarmento. O casamento efectuara-se em 18 de Setembro de 1835 na capela particular do palacete do pai da noiva, na rua dos Navegantes, do qual foram testemunhas José Pedro de Lima e o irmão do noivo Francisco de Paula de Aguiar Ottolini (Liv. XXV de casamentos, fl. 78 v. - Santos).
Deste matrimónio nasceram, que saibamos, três filhos: Mariana, a 14 de Julho de 1838 (que faleceu a 8 de Setembro de 1887), depois casada com Joaquim José Ferreira da Veiga, fidalgo da Casa Real, e que foi a pessoa que deu a Mestre Castilho as informações respeitantes à casa e à família dos Ottolinis;
Manuel, a 9 de Janeiro de 1840, que por decreto de 6 de Março de 1869 teve o título de Visconde de Ottolini «pelos relevantes e assinalados serviços prestados por mais de vinte anos, por seu pai...»; e
Francisco de Paula, a 21 de Outubro de 1842, depois ouvidos no tribunal do Conselho de Estado.
Para mais dados biográficos do Visconde de Ottolini e de seus irmãos, e também para as suas descendências, veja-se por exemplo a Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal (Vol. II. págs. 204 a 206).

In CASTILHO, Júlio de; A Ribeira de Lisboa, vol. V, Câmara Municipal de Lisboa, 1968.


OTTOLINI

1 – José Cupertino d’Aguiar Ottolini casou com D. Augusta Cesária Ferreira Sarmento, que nasceu a 15-11-1797 e faleceu a 14-11-1869, filha de Manuel José Sarmento, natural de Lisboa, Conselheiro de El-Rei, Alcaide-mór, Cavaleiro da Ordem de Cristo, etc, e de sua mulher D. Mariana Raimunda Ferreira da Silva Leitão, natural da freguesia de Santa Isabel, em Lisboa.
Filho:
2 – Manuel Sarmento Ottolini, nasceu a 9-01-1840, em Lisboa, 1º Visconde e 1º Conde de Ottolini, Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, etc, casou a 3-03-1862, com D. Maria Elisa Ullman (ou Ulmann) da Veiga, que nasceu a 30-12-1845 e faleceu a 30-12-1912, filha de Joaquim José Ferreira da Veiga e de sua segunda mulher D. Joana Ullman.
Filhos:
3.1 – José da Veiga Ottolini, 2º Conde de Ottolini, engenheiro, casou com D. Eugénia de Magalhães Caldeira Pinto de Albuquerque, que nasceu a 4-12-1886.
Filhas:
4.1 – D. Maria Elisa Caldeira Ottolini, casou com Fausto de Brito e Abreu. S.g.
4.2 – D. Maria Teresa Caldeira Ottolini, nasceu a 17-09-1892, casou com José Manuel Braamcamp Barahona Fragoso, 3º Conde da Esperança. C.g.
3.2 – Manuel da Veiga Ottolini, nasceu a 12-12-1868 e faleceu a 29-12-1917, Tesoureiro do Banco Nacional Ultramarino, casou a 8-08-1887 com D. Carolina Augusta Gomes, que nasceu a 14-10-1867 e faleceu a 9-09-1926, na Amadora, filha de Guilherme Gomes e de D. Marta Augusta da Costa Carvalho.
Filha:
4 – D. Elisa Gomes Ottolini, casou a 2-09-1907 com Francisco de Almeida Coelho e Campos, filho do General António d’Almeida Coelho e Campos e de sua mulher e sobrinha D. Bárbara Henriqueta de Barros Coelho e Campos. C.g.
3.3 – Luís da Veiga Ottolini casou com D. Henriqueta de Almeida Coelho e Campos, irmã de Francisco de Almeida Coelho e Campos.
Filha:
4 – D. Maria Luísa Coelho e Campos Ottolini casou com José Guedes Pinto Machado, Conde de Almedina.

Esta Genealogia não está completa, mas espero que possa dar uma ajuda na sua investigação. Há vários livros que poderá consultar como “Nobreza de Portugal e Brasil, Anuário da Nobreza de Portugal, Resenha das Famílias Titulares, de Sanches de Baena, etc. Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86280 | jottolini | 16 mar 2005 01:12 | Em resposta a: #86229

Presado Senhoir Duarte Loureiro
Nunca imaginei que a minha clocação no forum tivesse tanta repercussão. O email que teve a paciência de me responder é de uma valia incalculável para mim. Acredito que ninguém da minha família saiba tanta coisa. Em determinada altura resolvi dedicar-me à genealogia da minha família e " adjacências " e não tenho recebido muita colaboração. Uns não me respondem às perguntas que faço, outros dizem que é coisa de " gente fina " etc Do Casamento de Raquel Roque Gameiro com Jorge Gomes Ottolini surgiram oito netos, hoje somos só seis, a minha irmã acabou de falecer em 02.11.04. A única pessoa que estava tentanto junto comigo trabalhar sobre o assunto era meu primo Luis Filipe Ottolini Bebiano Coimbra, que como tivémos um pequeno desentendimento deixou de me escrever. Aliás ele numas férias foi atrás da origem dos Ottolini de avião e de carro e acabou chegando a Gordévia na casa aonde teria nascido Barttholomeu Matias Ottolini, sei que lhe enviaram várias cartas, eu as vi quando estive em Portugal durante o ano de 2002, mas com o desentendimento não me mandou até hoje qualquer cópia de nada, Dentro da minha ignorância em genealogia lá vou acrescentando algumas informações que consigo e corrigindo alguns êrros de digitação. Para ver as dificuldades que tenho atravessado, eu não consegui com ninguém da minha família que me desse os nomes dos pais do meu avô paterno Jorge Gomes Ottolini. Em Determinada altura resolvi fazer diversos organogramas dos vários ramos da família e mandei , não pelas vias normais , mas por email os dados , e qual não foi a minha surprêsa que o site tinha todos os dados, completou com os meus e a coisa começou a ir em frente,. Eu mandei inclusive para o Sr Luis Aguiar o relatório da viagem do meu primo e que batia com tudo o que já estava inserido. Quero do fundo do meu coração lhe agradecer o email que me remeteu que repito é da maior valia. Com os meus melhores cumprimentos. Jorge Manuel Wahnon Ottolini ( já estou no site ). As pessoas que trabalham neste site estão de parabéns.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86283 | dvl | 16 mar 2005 09:24 | Em resposta a: #86280

Caro Jorge Ottolini,

Para começar fico muito contente por estar satisfeito com o meu e-mail, porque eu sei o que é não ter resposta. Se quiser posso ir arranjando "material" para lhe mandar. Não me custa nada, porque de vez em quando vou tropessando nos Ottolini. O meu cunhado (do lado da minha mulher) é Coelho e Campos e há já algum tempo estive a estudar a genealogia da família dele. O seu avô paterno é irmão da bisavó dele, D. Elisa Gomes Ottolini.

Não sei se aí (Brasil) consegue encontrar em alguma biblioteca alguns livros que possam ajudar na sua pesquisa familiar. Sei que as bibliotecas brasileiras são muito completas.

Se conseguir encontrar mais alguma informação mando-lhe.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86284 | LCM | 16 mar 2005 09:44 | Em resposta a: #86280

Caro Jorge Ottolini,

No seguimento da mensagem do meu amigo Duarte Vilardebó Loureiro, junto alguns dados sobre a referida D. Maria Margarida da Rocha Ottolini, 2.ª mulher do meu 6.º avô Domingos Hilário Alves.

DOMINGOS HILÁRIO ALVES, n. em Lisboa, S. José, a 13-1-1768 e foi bapt. a 24-1, tendo por padrinho Domingos Afonso Asacão; f. a 15-2-1835. Era filho de MANUEL ALVES, bapt. em St.ª Maria de Borbela, Vila Real; c. em Lisboa, S. João da Praça, a 5-2-1747 , com TERESA DE JESUS DAS CHAGAS, bapt. em S. Martinho, Arganil.
Era negociante matriculado na Praça de Lisboa . Entre 1796-1800 morou na Rua do Terreiro, freg. de S. João da Praça. Em 1825 morava na Rua do Príncipe, n.º 59.
Fez testamento a 22-7-1833. Pede para ser amortalhado no hábito de S. Francisco de que era “indigno Irmão terceiro”. Declara ter sido casado duas vezes, a 1ª com Gertrudes Maria do Carmo de quem teve quatro filhos, António Gualdino, Domingos Hilário, Joaquim José e Francisco Augusto, já f., por morte do qual se fizeram partilhas da herança materna; a 2ª vez com D. Maria Margarida da Rocha Ottolini, já f., de quem teve dois filhos, José Maria, falecido, e Maria da Conceição, de 23 anos, demente. Institui os filhos por herdeiros de dois terços, dispondo da terça.
Declara em seguida ter um filho natural, José Pedro, de nove anos, nomeando para tutor seu filho António Galdino e no impedimento deste Joaquim José, ficando os mesmos como testamenteiros. Do rendimento da terça, administrado pelos ditos filhos, deveria ser paga a quantia de 480 reis diários a D. Antónia Inácia Rebelo Palhares enquanto fosse viva. Seria a mãe desta criança? José Pedro deveria passar a receber 2400 reis por mês a partir dos 16 anos e 300 mil reis anuais apartir dos 25 .
C. duas vezes: a 1.ª em Lisboa, St.º Estevão, no Oratório da casa de António Rodrigues Ferreira, a 18-12-1792 , com D. GERTRUDES MARIA DO CARMO (viúva de José Peres Viana), n. em Colares, Sintra, e f. em Lisboa, S. João da Praça, a 9-8-1800 ; a 2.ª em Lisboa, Santos-o-Velho, no Oratório de casa de D. Francisca Rita da Silva Aguiar (2.ª mulher de Bartolomeu Matias Ottolini), a 23-1-1804 , com D. MARIA MARGARIDA DA ROCHA OTTOLINI , n. em Lisboa, Santos-o-Velho, e f. em Lisboa, St.ª Justa, a 24-9-1822 ; era filha de Bartolomeu Matias Ottolini e de sua mulher 1ª mulher D. Mariana Joaquina da Rocha .
Filhos do 2º casamento:
- JOÃO, n. em Lisboa, S. João da Praça, a 21-3-1805 , e foi bapt. a 15-4, sendo padrinho o Desembargador João António Ferreira Magno; deve ter f. pequeno pois em 1833 não é referido no testamento do pai.
- JOSÉ MARIA ALVES, f. antes de 1833, data do testamento do pai.
- MARIA DA CONCEIÇÃO, de 23 anos em 1833, “que desde a sua primeira idade se tem conservado em estado de Demencia sem que se tenhão aproveitado os muitos remedios que se lhe tem aplicado”.

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86324 | dvl | 16 mar 2005 18:07 | Em resposta a: #86280

Caro Jorge Ottolini,

Descobri hoje um site da família Morelli em que são descendentes dos Ottolini de Gordevio. (morelli-family.org):

Giuseppe Luigi OTTOLINI, Católico, casou a 19 de Novembro de 1821, em Gordevio, Suíça, com Maria Antonia LALOLI, que nasceu a 1 de Novembro de 1796, em Gordevio (Católica), e faleceu a 15 de Setembro de 1872, em Gordevio.
Filhos:

1. Giacomo Antonio OTTOLINI, nasceu a 11 de Novembro de 1822 (Católico) e faleceu a 1 de Janeiro de 1828. Solteiro e s.g.
2. Giovanna Maria OTTOLINI, nasceu a 4 de Dezembro de 1824, em Gordevio (Católica) e faleceu a 4 de Abril de 1892, em Gordevio. Casou a 6 de Agosto de 1849 com Giovanni Antonio GAGGIONI, que nasceu a 12 de Maio de 1824, em Gordevio (Católico), e faleceu a 13 de Março de 1878, em Gordevio.
Filhos:
a) Mansueta GAGGIONI, n. a 16 de Fevereiro de 1850, em Gordevio, e fal. a 7 de Maio de 1926, em Gordevio. Casou a 13 de Novembro de 1875, em Gordevio, com Amadeo BERGUGLIA, que nasceu a 25 de Julho de 1852, em Gordevio (Católico), e fal. a 4 de Junho de 1922, em Gordevio. C.g. (tiveram oito filhos)
b) Gottardo GAGGIONI, nasceu a 12 de Novembro de 1853. Solteiro.
3. Caterina OTTOLINI, nascue a 9 de Setembro de 1827. Solteira.
4. Maddelena OTTOLINI, nasceu a 11 de Outubro de 1829, em Gordevio, e faleceu a 12 de Janeiro de 1893, em Gordevio. Casou a 20 d Outubro de 1851, em Gordevio, com Antonio MADDALENA, que nasceu a 18 de Julho de 1827, em Gordevio, e fal. a 31 de Outubro de 1899, em Gordevio.
5. Celestina Maria OTTOLINI, nasceu a 27 de Dezembro de 1832 e fal. a 5 de Novembro de 1851.
6. Maria Elisabetta OTTOLINI, nasceu a 29 de Setembro de 1835, em Gordevio (Católica), e fal. a 22 de Março de 1920, Occidental, California. (Housewife) (burial 1920, Occidental Druid's Cemetery) Casou a 8 de Fevereiro de 1865, Gordevio, com Joseph Barnaba MORELLI Sr., que nasceu a 13 de Junho de 1842, Lierna, Itália e fal. a 3 de Novembro de 1910, Occidental, California. (Coal miner, lumberjack, vintner) Filho de Giovanni Battista MORELLI e de Antonia DIONIGI, ambos naturais de Liena.
Filhos:
a) Carlo Francesco MORELLI, nasceu a 11 de Janeiro de 1864, Gordevio, (Católico) e fal. a 14 de Janeiro de 1866, em Gordevio. Solteiro.
b) Joseph Barnaba MORELLI Jr., nasceu a 19 de Dezembro de 1865, Gordevio, e fal. a 28 de Janeiro de 1951, Sebastopol, California (Stone mason, Lumberjack, Wine maker). Casou em Setembro de 1902, Occidental, California com Erminia Antonia Olinda VANONI, que nasceu a 8 de Outubro de 1871, Aurigeno, Suíça e fal. a 9 de Agosto de 1964, Sebastopol, California, filha Giovanni Battista VANONI e de Celestina VANONI. C.g. (6 filhos)
c) Gaudenzio (Lee) MORELLI, nasceu a 4 de Setembro de 1868, Gordevio, (Católico) e fal. a 31 de Outubro de 1953, Occidental, California. (Vintner, Public Notary) Casou a 8 de Dezembro de 1897, Santa Rosa, California com Angelica FERRARI, que nasceu a 18 de Agosto de 1879, Nicasio, California e fal. a 14 de Junho de 1963, Occidental, California. Filha de Innocente FERRARI e de Asunta FILIPPINI. C.g. (5 filhos)
d) John Antonio MORELLI, nasceu a 6 de Maio de 1872, em Gordevio, (Católico) e fal. a 16 de Outubro de 1959, Occidental, California. Vintner. Casou a 21 de Outubro de 1905, Santa Rosa, California com Josephine MAZZA, que nasceu a 22 de Agosto de 1887, Dongo, Italy e fal. a 17 de Julho de 1978, Occidental, California. Filha de Filippo MAZZA e de Maria RICCA. C.g. (6 filhos)

Genealogical data on the Ottolini family has been provided by Lara Ottolini of Gordevio, Switzerland, based on a search of civil and church records. She is a direct decendant of the brother of Giuseppe Luigi Ottolini. mouseman@morelli-family.org

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86349 | jottolini | 16 mar 2005 22:25 | Em resposta a: #86229

Meu Caro amigo Duarte V.Loureiro

Acabei de ficar mais surprêso com tantas informações. Eu vim para o Brasil em 1960, cheguei em Santos no dia 01.06.1960. Meu pai naquela altura morava em Curitiba , capital do Estado do Paraná. No final de 60 mudamos para o Rio de Janeiro e fomos parar numa cidade chamada de Niterói, é só atravessar a ponte ou vinte minutos de barca do Rio de Janeiro ou vice-versa.
No rio através de um amigo que trabalhava na Agência Abreu de Viagens e Turismo eu conheci dois Ottolinis , mas não chegámos a conclusão nenhuma pois não tinhamos conhecimento dos antepassados naquela altura..
O interessante que esses Ottolinis de repente ficaram famosos, senão me engano tinham uma oficina de automóveis. Eles inventaram um " Limitador de Velocidade " para os ónibus ( autocarros ) . O equipamento foi aprovado pelas autoridades de trânsito e lógicamento patenteado, não sei se com a ajuda de algum capitalista etc. Esse equipamento passou a ser obrigado a ser usado por todos os autocarros urbanos e inter-estaduais. Era muito engraçado que quando entrava nos autocarros no vidro que separa o motorista do primeiro banco de passageiros tinha um plástico dizendo " Este veículo está equipado com o limitador de velocidade Ottolini " . Eu e a minha família passámos o ano de 2002, quase todo em Portugal e por uma série de desentendimentos familiares achámos melhor regressar para o Brasil. Hoje nós moramos numa cidade chamada de Pelotas n Estado do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai, mas prentendemos voltar para Niterói o mais rápido possível. A distância daqui ao Rio são só 2000 Km. De autocarro são só 30 horas e de Pelotas a Porto Alegre ( Capital do Estado do Rio Grande do Sul ) são 3 horas e depois por causa dos ventos vindos do sul 1,45 de avião. Ao contrário são 2,00 horas de avião até Porto Alegre.

Mais uma vez não sei como lhe agradecer as informações e o tempo que lhe tomei.

Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86352 | jottolini | 16 mar 2005 22:44 | Em resposta a: #86283

Meu Caro Amigo

Tudo o que me conseguir mandar é bem vindo. Como atualmente moro numa cidade de interior fica muito difícil ter acesso às grandes Bibliotecas. No Rio existe para além do Gabinete de Leitura Portugêsa, com um acêrvo enorme, ainda existe uma livraria chamada Camões, conheço inclusivé o gerente ( Sr. Estrela ) . Essa loja inicialmente foi a primeira loja da TAP no Brasil, eu trabalhei lá durante oito anos de pois ao que sei foi vendida para a Imprensa Nacional ( Portuguêsa ).
Ali de vez em quando ainda não me tinha dado o gosto por genealogia, comprava alguns livros quando via que falavam em quaisquer ramos da família e o pouco que tenho trouxe de casa da minha tia Manuela Roque Gameiro Ottolini, filha de Raquel Roque Gameiro/ Jorge Gomes Ottolini que tem 90 anos em 30 de junho faz 91 e eu achei por bem trazer determinados papéis, pois tenho a certeza que tudo quando ela vier a falecer será visto como " lixo " etc.

Segundo a minha mulher , ela diz que eu gosto de guardar lixo e " tralha ". , só que para mim algumas coisas têm um valor inestimável Eu tenho uma fotografia da casa do meu bisavô Alfredo Roque Gameiro, no Alto da Venteira, Porcalhota ( Amadora ) datada de 1904, estes são um exemplo dos meus lixos, e mais não tenho por que estou no Brasil, senão já tinha feito uma limpa na casa dos meus primos. Acredito que grande parte do material da família entrou nas partilhas de quando a minha Avó faleceu ( Raquel Roque Gameiro ) e hoje ninguém sabe de nada. Eu descobri na loja do Diário de Notícias, na rua do Ouro uma coletânea de desenhos sobre uvas do meu bisavô, cujos originais estão no Museu dos Vinhos. Acredito se quizer, ninguém conhecia.

Mais uma vez muito obrigado e um grande abraço

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86353 | RAAL | 16 mar 2005 22:54 | Em resposta a: #86195

Caro Jorge Ottolini
Como já sabe existem armas de Ottolini em Itália, aqui muito bem descritas pelo confrade Duarte Loureiro, filho de um bom amigo prematuramente desaparecido.
O livro"Morgados de Santo André de Santiago de Besteiros" pode encontrá-lo na livraria Guarda Mor, aqui no Genea.
O actual representante dos Condes de Ottolini creio que é José Manuel Siguenza de Barahona Fragoso, também reptresentante dos títulos de Conde da Esperança e Conde de Condeixa, trineto do 1.º Conde.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86354 | jottolini | 16 mar 2005 22:56 | Em resposta a: #86284

Meu Caro Lourenço Correia de Matos

Eu nunca imaginei que, o meu inicial email, tivesse tido tanta repercurssão, tantas respostas e encontrado tantas pessoas desconhecidas prontas para me ajudar . Me sinto muito feliz, só falta estar em Portugal. Apesar dos meus quase 45 anos de Brasil e ter dupla nacionalidade, o meu país de nascimento é a minha terra querida e que eu acompanho aqui pela RTPI ( tv a cabo )

Não sei como agradecer, que Deus os Abençoe a todos. Além de tudo fica provado que o site GENEA PORTUGAL é da maior importância, seriedade e aproxima todos os portuguêses, que por um acaso da vida foram parar em terras longíquas

Um grande abraço e muito obrigado

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86362 | jottolini | 17 mar 2005 01:40 | Em resposta a: #86102

Meu caro Duarte Vilardebó Loreiro

Muito obrigado pela informação
Meus cunprimentos

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86364 | jottolini | 17 mar 2005 02:13 | Em resposta a: #86116

Meu caro José Pedro Castro

Vou aproveitar este mundo pequeno para lhe colocar um assunto, que já foi pedido corrigir pelos canais normais, mas até hoje não foi feito:
A minha avó Carmelinda que foi casado com Isaac A. Wahnon teve três filhos, a minha mãe Délia, Vera e Yolanda. ( todas De Almeida e Vasconcelos Wahnon ). Uma inclusive ( Vera , por coincidência é casada com um Wahnon, Edgard )
Depois houve um segundo casamento com Dimas Guerreiro ( não sei se falta algum nome pelo meio ) com o qual teve mais dois filhos : Maria Helena e Angelo.
Fiz o pedido de correção pelo canal competente mas só alteraram o Apelido da Maria Helena que estava como sendo Wahnon e na realidade é Guerreiro e o apelido do Angelo não foi trocado , continua Wahnon, como também não foi colocado o segundo casamento com Dimas Guerreiro.
Ao verificar a página pessoal da minha avó aparece em duplicado filhos do primeiro casamento. Eu sei que são muitos emails etc mas realmente gostaria que fosse acertado.
Como em toda boa família uns não falam com outros etc. Eu pedi ao meu tio José Manuel de Brito Correia, casado com a Maria Helena e que vivem na Venezuela o email da filha do Angelo,( Patrícia e que sei é advogada) mas não consegui até hoje,. O meu tio inclusive me respondeu a um email dizendo que a minha tia achava que a coisa era para " Gente fina " e não me forneceu dados ( datas etc ) Os nomes estão no site, já pedi também para incluir o nome dos dois filhos ( que ainda não foi feito ).
Será que me pode ajudar, principalmente na página da minha avó

Antecipadamente Grato

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86366 | jottolini | 17 mar 2005 02:32 | Em resposta a: #86116

Meu Caro José Pedro Castro

Tem outro assunto que está complicado ( fotografias ) Pelo canal normal pedi para colocarem a fotografia de Manuel Roque Gameiro, filho de Alfredo Roque Gameiro.
Inicialmente essa fotografia foi colocada na página do Pai de Alfredo Roque Gameiro que tem o mesmo nome. Pelos Canais competentes pedi para corrigir. Agora a fotografia apareceu na página do Irmão Rui Roque Gameiro. Há dois ou três dias atrás eu mandei a fotografia de Rui Roque Gameiro. Se pudesse me ajudar nesta correção ficaria muito grato.
Um abraço

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86367 | dvl | 17 mar 2005 09:00 | Em resposta a: #86349

Caro Jorge Ottolini,

Conheço muito bem Pelotas... Também eu cheguei a Santos, mas no princípio de 1975 e tinha apenas 4 anos. Vivi 6 anos em Porto Alegre, minha querida cidade que espero regressar um dia nem que seja como turista..., e depois fomos viver para Campinas.
Meu pai trabalhou no ramo do petróleo (Incosul, Ipiranga, etc.) e depois em Campinas foi trabalhar para a Matarazzo. Infelizmente voltou para Portugal.
Regressei a Portugal em 1982. Já estou há muito tempo aqui neste país. As pessoas cá não sabem o que são os três estados a sul do Brasil... Apesar de ter voltado muito novo do Brasil, ainda tenho muito presente na memória as boas recordações daí. Lembro-me do nome da rua, do edifício e do telefone de Porto Alegre... e da rua do Colégio (La Salle - Dores)... que saudades! (mas esta é bem portuguesa)

Um abraço,

Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86368 | dvl | 17 mar 2005 09:24 | Em resposta a: #86364

Caro Jorge Ottolini,

Mais uma vez venho lhe dar informações, mas agora do lado de sua Mãe. Na obra de um tio meu, José Maria Abecassis - Genealogia Hebraica, vol. IV, pág. 164, vai encontrar a genealogia de seu avô Isaac Bentubo Wahnon (tem inclusive um esquema genealógico). Se quiser mande-me a sua morada que eu reuno estes elementos e depois mando-lhe.

Um abraço,

Duarte Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86384 | jpbabc | 17 mar 2005 12:25 | Em resposta a: #86366

Caro Jorge Manuel Wahnon Ottolini,


Eu gostaria de o poder ajudar, porém, no que concerne à actualização de dados no Genea, terá que ser um descendente a fazê-lo e não um estranho à Família, como é o meu caso. Quanto aos meus amigos Cristina e Gonçalo Wahnon sabem vagamente da existência deste site, pelo que, por este lado, não vejo qualquer possibilidade de o ajudar.

O Genea não me passou qualquer procuração sobre isto que lhe vou dizer, mas por experiência própria, as actualizações de dados, e é disto que estamos a falar, demoram bastante mais que um par de meses e quanto às fotografias, pode contar com meio ano à vontade; alturas há, que o tempo é encurtado, seguramente, por haver menos afluência de informação enviada.

O Genea, como sabe, é constituído por um pequeníssimo grupo de pessoas que têm o trabalho ciclópico de ir introduzindo os dados que o público pretende e, quantas vezes, com erros que ele próprio dá involuntariamente e que, detectados algum tempo depois, solicita, em seguida, uma alteração à alteração e, quantas vezes, da alteração do envio, permita-me o tom jocoso e caricatural (e que é a realidade !) entupindo tudo e prestando um mau serviço a todos quantos participam neste espaço extraordinário e creio que inédito em toda a net.

Um conselho, envie os dados para o local certo (Sugerir Correcção Desta Página) e aguarde o tempo que for necessário. Vai ver que tudo irá ao lugar de forma paulatina. Aconteceu comigo e aconteceu com todos.

Os meus melhores cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86408 | jottolini | 17 mar 2005 17:30 | Em resposta a: #86324

Me3u caro Duarte V. Loureiro

Não sei como agradecer a tantas informações

Um grande abraço

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86415 | jottolini | 17 mar 2005 18:59 | Em resposta a: #86353

MEU CARO RAAL

Eu tinha noção mais ou menos do nome da pessoa que usa o título de Conde Ottolini. No entanto dentro da minha ignorância o Rei D.Carlos elevou o título de Visconde para Conde por duas vidas. A Meu ver o título não existe mais, salvo melhor juizo. Se puder esclarecer-me, eu agradecia.

Muito obrigado pela informação, com os meus cumprimentos

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86416 | jottolini | 17 mar 2005 19:12 | Em resposta a: #86367

Meu Caro Duarte Loureiro

O Brasil é um país que recebe bem todos os estrangeiros e a maneira de ser das pessoas, alegres, enfim encantadoras, tirando todos os defeitos, que todos os países têm, uns mais outros menos. As gozações com os portuguêses que bem deve conhecher , para mim na realidade é uma forma de carinho, e que nós não nos devemos ofender. Tem um ditado que diz " Falem mal, mas falem de mim ".
Eu pessoalmente sempre fui muito bem tratado e por sinal tenho dupla nacionalidade, não sei se já comentei. Politicamente a constituição do Brasil só nos veda a nós portuguêses alguns cargos públicos e digamos com razão, nos outros países a coisa é mais ou menos parecida. Os portuguêses aqui no Brasil, depois de um ano de residência podem-se naturalizar. E por falar no assunto esta semana na TV Globo diz que a Polícia Federal que existem no Brasil perto de 1 milhão de emigrantes ilegais. Mas tudo vai acabar em " Samba " quem não deve não teme e acaba conseguindo se regularizar. De qualquer maneira é uma grande coincidência conhecer aonde estou vivendo. O Mundo é muito pequeno.

Um Grande abraço

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86481 | RAAL | 18 mar 2005 19:20 | Em resposta a: #86415

Caro Jorge
Isso levar-nos ia a uma longa discussão. Aliás este tipo de questões tem sido abundantemente tratado aqui no Genea.
No entanto repare que não escrevi que José Fragoso era Conde de Ottolini mas sim que tinha a representação dos condes de Ottolini. Representação genealógica, entenda-se...
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86500 | jottolini | 18 mar 2005 23:06 | Em resposta a: #86481

Meu Caro RAAL

Pelas minhas modestas contas:
1° Conde de Ottolini - Manuel Sarmento Ottolini
2º Conde de Ottolini - José da Veiga Ottolini
3º Conde de Ottolini - Manuel da Veiga Ottolini
4º Conde de Ottolini - Jorge Gomes Ottolini
5º Conde de Ottolini - Alfredo Roque Gameiro Ottolini
6º Conde de Ottolini - Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Com os melhores cumprimentos

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86501 | jottolini | 18 mar 2005 23:17 | Em resposta a: #86481

Meu caro RAAL
Pelas minhas modestas contas;
1º Conde de Ottolini - Manuel Sarmento Ottlini
2º Conde de Ottolini - José da Veiga Ottolini
3º Conde de Ottolini - Manuel da Veiga Ottolini
4º Conde de Ottolini - Jorge Gomes Ottolini
5º Conde de Ottolini - Alfredo Roque Gameiro Ottolini
6º Conde de Ottolini - Jorge Manuel Wahnon Ottolini
Com os meus melhores cumprimentos
Jorge M.W.Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86584 | jottolini | 21 mar 2005 01:30 | Em resposta a: #86098

Meu Caro José Pedro Castro.
Este, hoje é o segunco email que tento lhe mandar, mas deu " Uma Paralisia Informática " e eu não sonsegui de jeito nenhum mandar o primeiro, Em primeiro lugar só consegui, seguindo a sua orientação o brasão dos Ottolinis com os círculos. Agora que ria lhe contar uma pequena história. Estava eu em casa de uma prima direita e ele a determinada altura levantou-se, saíu da sala e na volta me trouxe uma caixa de jóia muito antiga e me " Disse : este brasão sempre foi usad pelo avô Jorge Gomes Ottolini e te pertence " Fact é que o desenho a lho nu não corresponde aos citados por você. Aí tive um " Blrilhante ideia " e o sanaeei da melhor maneira possível " pois se se aumento muito distorce o desenho. Eu não sei se você é especialista em heráldica e por outro lado não sei se me pode informar seu email, fora do Genea Portugal, não sei se é permitido. Se fôr possível mandar-lhe-ei com todo o prazer para análise.
Com um forte abraço " Luso "

Jorge Manuel Wahnon Ottolini

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86589 | dvl | 21 mar 2005 10:16 | Em resposta a: #86501

Caro Jorge W. Ottolini

O título de "Conde de Ottolini" está inserido na casa dos actuais Condes da Esperança. Na Alemanha é que quando um titular não tem filhos varões, vai-se "buscar" o varão mais próximo. Aqui em Portugal, e o título de Conde de Ottolini é português, pode passar por via feminina.

Provavelmente tem a representação varonil da família Ottolini, de Portugal.

Cumprimentos,

Duarte V. Loureiro



CONDE DE OTTOLINI

Manuel Sarmento Ottolini
1º Conde de Ottolini
Casou com
D. Maria Elisa da Veiga
|
José da Veiga Ottolini
2º Conde de Ottolini
Casou com
D. Eugénia de Magalhães Colaço de Albuquerque Leitão
|
D. Maria Teresa Caldeira Ottolini
Condessa de Ottolini
Casou com
2º Conde da Esperança
|
José Estanislau de Barahona Fragoso
3º Conde de Ottolini
3º Conde da Esperança
Conde de Condeixa

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#86597 | jottolini | 21 mar 2005 14:23 | Em resposta a: #86589

Meu Caro Duarte V. Loureiro
Muito obrigado pela informação, no entanto, salvo melhor juízo e entendimento, deveria ter voltado para as origens.

Um forte abraço
Jorge M. W. Ottolini

" Dizem que conversando é que as pessoas se entendem "

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#92124 | mariatrigoso | 30 mai 2005 10:28 | Em resposta a: #86354

Caro Jorge Ottolini
Sou uma "principiante" no Genea e fazendo uma pesquisa sobre a minha familia deparei com dados que soube pela tia Vera que foram incluidos por si(e através Forum fui chegando até si). A minha avó Helena era irmã da sua avó Carmelinda. Corrigi a data de nascimento da sua avó porque tenho elementos para o fazer. Ela nasceu em 1898 e a avó Helena em 1900. Ambas eram filhas de José d'Almeida Vasconcelos e netas de Francisco d'Almeida Vasconcelos(ambos militares).Tenho algum "historial" que lhe pode interessar já que já percebi que partilha comigo "a paixão" pelos papeis velhos, arquivos e bibliotecas...eu achava importante passar-lhe a documentação que aqui tenho e que posso fazê-lo através de scanner mas não sei como obter o seu mail e parece que por aqui isso não é conveniente. Sou filha da Maria Olga (de que não sei se se lembra), tenho 54 anos e sou licenciada em História de Arte exercendo a minha actividade profissional como solicitadora (como meu pai). Como os nossos bisavós e trisavós eram militares o arquivo militar tem a informação completa sobre eles...em breve vou lá. O nosso bisavô José casou com Maria do Carmo Pombeiro Damasceno Rosado, filha do General Damasceno Rosado...sobre estes tenho tb que pesquisar. No que eu puder ajudar pode contar comigo...entretanto vamos falando. Gostei de "o conhecer". Até breve.
MariaTrigoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#92157 | jottolini | 30 mai 2005 16:38 | Em resposta a: #92124

Minha Cara Maria Trigoso
Realmente este mundo é muito pequeno e o Forum aproxima as pessoas, mais no meu caso que moro no Brasil. Eu estou fazendo um esforço danado para colocar as coisas mais atuais, mas me faltam contactos para saber das coisas. Dia 01 de Junho fazem 45 anos que estou no Brasil, você pode deduzir que muita gente da família não conheço. Me lembro da Tia Helena que senão me engano morava em Sintra, posso estar errado. O facto é que resolvi mexer na família Ottolini e aí como é obvio, vem os Wahnon, Vasconcelos, Tamagnini Barbosa, Guerreiro etc do lado da minha mãe, do lado do meu pai vem Roque Gameiro, Leitão de Barros, Martins Barata, Bebiano Coimbra e mais uns que não me lembro. O facto é que guardo alguns papéis, alguns até com mais de 100 anos e é daí que vou tirando dados. Tem pessoas da família que acham que genealogia é coisa de gente fina " Sangue azul " e não me fornecem dados, a meu ver é uma besteira mas não posso me indispor com todo o mundo. O que estiver errado pode solicitar a correção diretamente, não tem problema nenhum. Alguns dados não fui eu que coloquei, foi a própria Genea Portugal que tinha nos seus arquivos, corretos ou não e foi acrescentando. A Genea tem um grande arquivo de pendências e quando surge algum nome para cruzar, eles o fazem, compete a nós interessados corrigir se estiverem com algum êrro.
O meu email não é segredo de estado : jorge.ottolini@terra.com.br
Tenho feito uma força danada para atualizar mas me faltam dados, eu me lembro das pessoas mas não tenho a quem perguntar na família. Tenho uma boa memória apesar de ter vindo para o Brasil com 16 anos, o problema é que já não conheço parte da família, os mais velhos não têm muita paciência para procurar datas e nomes, enfim vou fazendo o possível, por outro lado não sei quem tem em casa computador e muito menos os emails de cada um, então eu fico muito restrito. Tenho na cabeça um monte de pessoas que já não me lembro dos nomes direito e não tenho como resolver. A distância e o tempo são um impecilho para este tipo de trabalho. , mas vou continuar aos poucos.
Um abraço
Jorge Manuel Wahnon Ottolini( estou com 61 anos )

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#92170 | jottolini | 30 mai 2005 17:48 | Em resposta a: #92124

Minha Cara Maria Trigoso
Lembrei-me agora que você talvez me possa ajudar em duas coisas que não consigo descobrir.
1- Nome do primeiro marido da Tia Yolanda, pai da Maria Alice Freire da Rosa
2- Nome completo do segundo marido da Avó Carmelinda, eu sei que é Dimas Guerreiro, mas deve ter mais alguma coisa.
Já tentei através da Picky ( Maria do Rosário) filha da Tia Yolanda com Luis Artur Tamagnini Barbosa mas, não consegui, acho que não se falam.
A muito custo descobri o email da Patrícia filha do Tio Angelo mas não me respondeu também. O Angelo e a Pechicha são filhos do segundo casamento da Avó Carmelinda .ou seja com se diz aqui no Brasil são meios-irmãos da minha mãe. Se você conseguir descobrir já se regulariza essa parte.

Abraços

Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#129976 | J.G. | 02 out 2006 22:40 | Em resposta a: #86102

Gostaria que o Duarte Vilardebó Loureiro me contactasse. Sou oseu parente e amigo de infancia de
seu pae, Jorge G. van Zeller. Meu E-mail é jgvanzeller@netcabo.pt---- encontrei por acaso a sua
correspondencia c Jorge Ottolini,, ha dias. Enviei-lhe extenso e-mail, que não foi entregue, informaram agora. Vejo no Genea que afinal ele morreu ano passado. Pode confirmar?
Tambem não sabia que o seu pae tambem partiu,o que lamento emenso,bem como de seu tio José
Abecassis que tambem não sabia. Da minha geração vamos partindo , aos poucos...
Aguardo o seu contacto. Abraço Jorge G. van Zeller

Resposta

Link directo:

Família Ottolini / ROQUE GAMEIRO

#252794 | Jose Chico | 07 abr 2010 00:18 | Em resposta a: #86195

Caro Amigo.,
Se pretender saber sobre a Familia Ottolini ou Roque Gameiro devera entrar em conctato com a Dra Maria Alzira Roque Gameiro no site sobre Minde onde se encontra á pouco tempo o Museu Roque Gameiro. www.minderico.com

Sobre a Familia Roque Gameiro existe uma Arvore Genealógica com fotos das pessoas da Familia desde Roque Gameiro até aos dias de hoje.

Qualquer duvida estou pronto a ajudar pois estive hoje mesmo com a DOUTORA MARIA ALZIRA ROQUE GAMEIRO directora do MUSEU .

Atenciosamente

Jose Chico Faria

josechico@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#305247 | Manuel Beirão | 07 mai 2012 23:30 | Em resposta a: #86280

Caro Sr Jorge Ottolini,

Por coincidência, vim para aos seus comentários no site Geneall,pois estava a tentar tirar informações sobre D. José Manuel Braamcamp de Barahona Fragoso (Esperança)- 3º Conde Esperança .
Tambem tenho algum interesse sobre Genealogia e achei tambem engraçado que uma das pessoas que se tem correspondido consigo tambem é meu familiar:Duarte Vilardebó loureiro.
Por coincidências das coincidências tenho um colega meu que pertence à familia Roque Gameiro e Martins Barata.vou falar com ele se lhe pode fornececer dados sobre estas familias se lhe interessar.

Cumprimentos,
Manuel Maria Braamcamp de Mancelos Beirão

Resposta

Link directo:

RE: Família Ottolini

#305291 | J.G. | 08 mai 2012 13:03 | Em resposta a: #305247

Caro Manuel Maria
Suponho que esta sua mensagem sej para mim...
Então: Não sei que informação terá conseguido de meu Avô Jose Manuel .
Sou o unico neto varão ainda vivo, e vivi intensamente com este avô até á sua morte( junho 1963) e tenho
bastante informação sôbre êste ramo de familia , que reuni ao longo da vida...
Se lhe poder sêr util, contacte-me por esta via, ou por mail directo. Meu enderêço está acima descrito.
Cumprimentos

J.G

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 20:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen