Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamacor

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamacor

#86205 | Paulo | 15 mar 2005 01:38

Caros Confrades,

Tropecei acidentalmente na casamento deste ilustre filho de Penamacor que casou na Vila de Pias, actual concelho de Ferreira do Zêzere com D. Maria da Conceição Antunes, filha de José Antunes e de Maria Isabel a 25 de Junho de 1846. Espro que esta informação possa ser útil a alguém já que a família consta da base de dados do Genea.

Cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamacor

#86258 | jlemos | 15 mar 2005 20:37 | Em resposta a: #86205

Caro Paulo Alcobia Neves
Agradeço-lhe muito esta informação. Há muito tempo que tentava encontrar o rasto desta senhora, inclusivamente já o tinha consultado anteriormente(http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=74201#lista), dado o seu vasto conhecimento sobre as famílias de Ferreira do Zêzere. Apesar das suas dicas ainda não tinha conseguido descobrir o assento de casamento, que suponho que esteja na TT. Bem haja
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamac

#86262 | Paulo | 15 mar 2005 22:34 | Em resposta a: #86258

Caro Jorge Lemos,

Peço desculpa por me ter esquecido de indicar a fonte. Trata-se do Livro nº 1 de casamentos da freguesia de Pias que se encontra no Aquivo Distrital de Santarém.

Pareceu-me tratar-se de facto de um daqueles casamentos que ocorrem excepcionalmente no local de origem da nubente sem que aparentemente o casal se tenha fixado nesse local.

Se precisar de mais alguma informação de Pias disponha.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamac

#86276 | jlemos | 16 mar 2005 00:30 | Em resposta a: #86262

Caro Paulo Alcobia Neves
Muito obrigado pela sua atenção. Esta última indicação também foi muito útil, pois ia continuar a procurar na TT, pensando que a tinha deixado escapar anteriormente.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamac

#86806 | jlemos | 24 mar 2005 01:58 | Em resposta a: #86262

Caro Paulo Alcobia Neves
Já recebi, do ADS, fotocópia do casamento de Rodrigo e Maria da Conceição. Infelizmente, quando pensava que se ia fazer luz, tombou um denso nevoeiro. É que, entretanto, encontrei os assentos de baptismo de 10 filhos do casal. Nesses assentos a mãe surge sempre e só como Maria da Conceição, mas os avós maternos são MANUEL MARTINS e BERNARDA ROSA, da Vila de Pias. E em 3 dos 10 baptismos o nome do avô materno está mais completo - MANUEL MARTINS MIMOSO. Já anteriormente tinha lido, num baptismo de um neto de Rodrigo e M.ª Conceição, que a avó se chamava M.ª da Conceição MARTINHO (assunto de que já falámos anteriormente). Admito hoje que tenha havido confusão entre Martinho e Martins. Mas confundir Manuel Martins e Bernarda Rosa com José Antunes e Maria Isabel ... já é uma confusão de respeito.
Ainda pus a hipótese do Rodrigo ter uma estranha prefência por Marias da Conceição de Pias e ter casado com duas diferentes. Mas a data do casamento da M.ª da Conceição (Antunes), 1846, bate certo com o nascimento do 1º filho da M.ª da Conceição (Martins), 1847.
Meu caro, estou a partilhar consigo esta minha perplexidade na esperança de que volte a "tropeçar" em alguém que me interesse. Será que, por exemplo, o nome MIMOSO não lhe diz nada? Se por acaso descobrir alguma coisa que me possa ajudar, ficar-lhe-ei muito grato.
Cordiais cumprimentos
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamac

#107553 | jliberato | 17 dez 2005 20:13 | Em resposta a: #86806

Caro amigo,
Estou a pesquisar a paróquia de Alcaria, Fundão, procurando indícios que possam interessar a genealogia da minha mulher.
Hoje encontrei um assento que parece daqueles que aconteceram em Alcaria um pouco por acaso e que às vezes fazem a felicidade de um genealogista que os procure há anos. Tavez lhe interesse.
Baptismo de Bento, filho de José Diogo da Fonseca Coutinho, natural da Covilhã, e D. Josefa Bernarda, natural da Lardosa, neto paterno de Luís de Lemos Coutinho e D. Brígida Teresa Barreto de Sousa, neto materno de Luís Freire, da Lardosa, e D. Inês Maria Corte-Real. Aos 12-06-1769.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamacor

#183499 | Paulo | 04 fev 2008 14:23 | Em resposta a: #86205

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigo Taborda Robalo Fª de Azevedo - Penamacor

#183884 | Filipe PC | 06 fev 2008 17:59 | Em resposta a: #183499

Caro Paulo

A pedido de um grande amigo meu será que consegue algo na freguesia do Beo relativa a alguem desta gente:

I. Manuel Freire casou com Feliciana Maria, e viveram na freguesia de Beco, Ferreira do Zêzere.

II. António Freire nasceu em Beco, onde casou a 28 de Maio de 1812 com Genoveva Maria, filha de José Dias e de Maria Clara.

III. Joaquim Freire, Sapateiro, nasceu em Beco, Ferreira do Zêzere, onde casou a 19 de Fevereiro de 1851 com Maria Angélica do lugar do Lameirão, freguesia de Arega, Figueiró-dos-vinhos, Leiria, filha de Daniel Joaquim e Angélica Maria.

IV. Rosaria de Jesus nasceu a 25 de Setembro de 1860 em Beco. Não casou mas teve:

V. Joaquim Marques, Ferro Velho nas Amoreiras, Lisboa, nasceu em Beco a 25 de Julho de 1880

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 23:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen