apelo aos confrades brasileiros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

apelo aos confrades brasileiros

#86320 | Matilde Souto Pires | 16 mar 2005 16:49

Caro Senhor Gilson Nazareth
Obrigadíssima pela sua resposta.
Confesso que poucas esperanças tinha de ser bem sucedida, mas como sou muito persistente fiz mais esta tentativa
Manuel ludovice de Araújo Leão era meu tio- bisavô Só soube da sua existencia pelo assento de nascimento do meu tio-avô António JoséFerreira, digo tio- avô-
materno em que consta que o padrinho passou procuração ao tio materno do baptizante: o illustríssmo Senhor Manuel Ludovice de Araújo Leão,sendo madrinha a Exma Senhora Dona Amélia Perry de Araújo Leão Assim fiquei sabendo da sua existencia e de que era casado
Tambem serviu de procurador da Madrinha no baptismo do segundo sobrinho Aristides José Ferreira em 30-1-1865 A partir desta data desapareceu Tanto ele como sua mulher tinham uma assinatura perfeita e até bonita
Não existe no arquivo distrital de Braga nem no Porto o seu assento de nascimento ,aliaz sei do ano de nascimento da minha bisavó e de outra sua irmã pelos assentos de casamento Os Pais casaram no Porto em1826 ,mas o Pai tinha residencia em Lisboa ,naõ tenho a certeza porquê.
Como tenho um documento em que o Pai (só com 24 anos ) pede autorização ao Rei para permanecer mais 4 meses na Corte no Brasil para tratar de assuntos de seu interesse ,penseique talvez o Filho fosse para aí tambem
De modo que não sei onde faleceu nem que filhos teve,nem o que fazia .
Agora vou tentar saber onde esse casal casou
Eu vivo em Santarem, a 80 km de Lisboa e esta família Araújo Leão é oriunda do distrito de Braga ,concelho de Vila nova de Famalicão

Os meus melhores cumprimentos e agradecimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#86392 | Gilson Nazareth | 17 mar 2005 15:02 | Em resposta a: #86320

Cara amiga Matilde
Fico feliz em ser útil.
Maria Amália Perry Vidal teria nascido cerca de 1830 e,portanto, neta ou bisneta do casal formador do sobrenome duplo:Antonio deAlmeida Vidal e Maria Eufrasia Perry;casados em Portugal em 1780.
Procurando por Perry,na Genea Portugal,vc irá encontrar outros pesquisadores e referências a livros e trabalhos sobre os Perry.Talvez neles algo spobre a descendência que lhe interessa.
Eu tenho um contraparentesco com os Ludovice por meio dos primos Curto Semedo.
Vou tentar localizar a possível descendância no Brasil.
Vc teria alguma possibilidade de pesquisar em Lisboa?TT e SCM?
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#86393 | Gilson Nazareth | 17 mar 2005 15:03 | Em resposta a: #86320

Cara amiga Matilde
Fico feliz em ser útil.
Maria Amália Perry Vidal teria nascido cerca de 1830 e,portanto, neta ou bisneta do casal formador do sobrenome duplo:Antonio deAlmeida Vidal e Maria Eufrasia Perry;casados em Portugal em 1780.
Procurando por Perry,na Genea Portugal,vc irá encontrar outros pesquisadores e referências a livros e trabalhos sobre os Perry.Talvez neles algo spobre a descendência que lhe interessa.
Eu tenho um contraparentesco com os Ludovice por meio dos primos Curto Semedo.
Vou tentar localizar a possível descendância no Brasil.
Vc teria alguma possibilidade de pesquisar em Lisboa?TT e SCM?
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#86398 | Matilde Souto Pires | 17 mar 2005 15:46 | Em resposta a: #86393

Caro Senhor Gilson
Estava precisamente a enviar-lhe uma mensagem, quando o telefone tocou,tive que interromper e quando regressei tinha o computador apagado.É que eu ainda estou muito verde nesta história de computadores pois alem da minha avançada idade só ainda comecei há 2 meses.Pois é eu estou interessadíssima em tudo relacionado com Manuel Ludovice de Araújo Leão, sua mulher, e filhos,local do seu
falecimento e data.Assim poderei completar a sua ficha
Esse José Perry Leão deve ser filho ,no entanto essa família usou sempre o apelido
Araújo Leão.
De vez em quando vou à Torre do Tombo ,se lhe puder ser útil diga
As iniciais SCM será Santa Casa da Misericórdia ?
Sobre os meus Ludovices ,creio que não são descendentes do arquitecto do convento de Mafra ,pelo menos eu não consegui encontrar qualquer ligação e as minhas pesquisas vão até ao ano de 1680+ou menos .Embora nãocompreenda porque é que o pai deste Manuel assinava quasi sempre só José Ludovice e em vários documentos que tenho referirem-se tambem a ele só com este apelido ,que transmitiu ao filho e filha( minha bisavó).

Com os meus agradecimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#86536 | Gilson Nazareth | 20 mar 2005 00:05 | Em resposta a: #86398

Minha cara amiga,
O arquivo da Curia do RJ e o CBG só reabrem depois de 27 deste...vivo no país dos feriados.Quanto ao assunto idade devemos estar empatados.
Adoro Lisboa mas tem anos que não saio do Brasil...
Tenho um sítio da internete:www.joaodorio.com
Neste sítio,na seção OUTROS CONTEXTOS,estou publicando uma genealogia dos
Almeida Nobre/Nobre de Almeida.Nesta genealogia os itens 1-1-Antonio de Almeida c/c/Isabel Ferreira deve ter seus banhos de casamento nos Sumários Matrimoniais da TT e1-2 Belchior Nobre de Almeidac/1639 c/Maria(de Oliveira) de Aguiar deve ter mais que banhos mas,sim processo matrimonial,no arquivo da Santa Casa de Misericordia de Lisboa.
Não consegui localizar em Lousã,por meio dos mórmons esta ascendêndia e ,sendo assim,preciso de dados mais específicos que estes processos devem fornecer.
Caso possa pesquisar será ótima mas se não puder em nada muda meu interesse em ajudá-la aqui.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#86538 | Gilson Nazareth | 20 mar 2005 00:07 | Em resposta a: #86398

Minha cara amiga,
O arquivo da Curia do RJ e o CBG só reabrem depois de 27 deste...vivo no país dos feriados.Quanto ao assunto idade devemos estar empatados.
Adoro Lisboa mas tem anos que não saio do Brasil...
Tenho um sítio da internete:www.joaodorio.com
Neste sítio,na seção OUTROS CONTEXTOS,estou publicando uma genealogia dos
Almeida Nobre/Nobre de Almeida.Nesta genealogia os itens 1-1-Antonio de Almeida c/c/Isabel Ferreira deve ter seus banhos de casamento nos Sumários Matrimoniais da TT e1-2 Belchior Nobre de Almeidac/1639 c/Maria(de Oliveira) de Aguiar deve ter mais que banhos mas,sim processo matrimonial,no arquivo da Santa Casa de Misericordia de Lisboa.
Não consegui localizar em Lousã,por meio dos mórmons esta ascendêndia e ,sendo assim,preciso de dados mais específicos que estes processos devem fornecer.
Caso possa pesquisar será ótima mas se não puder em nada muda meu interesse em ajudá-la aqui.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#86690 | Matilde Souto Pires | 22 mar 2005 21:30 | Em resposta a: #86538

Caro Confrade

Naõ sei quando poderei ir à Torre do Tombo,mas gostaria que me informasse melhor sobre os seus Almeida Nobre ou vice-versa. Mais ou menos a data do casamento e o concelho e freguesia em que se realizou .Ambos os casais se casaram em 1639? Em Lousã ?No distrito de Coimbra?
Não sabia que havia Sumários Matrimoniais na TT.Só costumo pesquizar nos livros paroquiais com os assentos de nascimento,casamento e óbito.Tambem há uns livros com as licenças de casamento quando os nubentes eram parentes próximos 0u quando havia qualquer impedimento.
Por acaso os seus Almeida Nobre não foram ou tiveram filhos ou netos Cavaleiros da Ordem de Cristo, ou Familiares do Santo ofício. ou tiveram Habilitação de Genere para Ordens Menores,ou qualquer «démarche» para provarem a sua limpeza de sangue?
É que a data de 1639 ,é dificil encontrar assentos .Eu tenho muitos assentos anteriores a essa data, mas foram extraídos dos processos de Inquirições e Habilitações .À s vezes são muito interessantes

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87011 | Matilde Souto Pires | 27 mar 2005 15:31 | Em resposta a: #86538

Caro Confrade
Estou completamente maravilhada com o seu trabalho de genealogia!www.joaodorio.com
Muitos parabens, acho que você merece ser ajudado

Boa Pascoa
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87113 | Gilson Nazareth | 28 mar 2005 23:32 | Em resposta a: #86690

Cara amiga Matilde
Ambos casaram em Lisboa,primeiro Antonio e depois Belchior.
Belchior casou com processo na SCM de Lisboa.Aqui chamamos o processo de casamento de banhos.
Tenho habilitações de genere de vários descendentes de Belchior onde provam uma limpeza de sangue que não tinham.
Os sumários se referem a casamento onde ,ao menos,um dos nubentes é de outra freguezia e alcança datas bem distantes.
Gostaria de saber como chama a coleção de dispensa de casamentos e se esta atinge o século XVII e Leiria.
Obrigado pelo elogio,sou meio encabulado.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87142 | Matilde Souto Pires | 29 mar 2005 12:00 | Em resposta a: #87011

Caro Confrade
Tenciono ir na próxima semana a Lisboa ,tentarei procurar o que me pede .Não tenho acesso à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa,creio até que o público em geral não tem acesso a documentação Aliaz é mais provável que esses processos de casamento estejam na Torre do Tombo. Procurarei nas tais licenças de casamento.A documentaçaõ relativa a Leiria tambem aí deve estar
Se precisar de algo no Arquivo Distrital de Santarem ou da Santa Casa da Misericórdia de Santarem ,diga.O Arquivo da SCM de Santarem está muito bem organizado e o meu Marido é amigo da pessoa que há anos anda organizando a documentação e ficheiros .
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87173 | Gilson Nazareth | 29 mar 2005 23:27 | Em resposta a: #87142

Cara amiga
Estive no arquivo da Curia e li o registro do casamento.Nossa informação fica assim:
Manuel Ludovice de Araujo Leão casado com Amália Perry Vidal,falecida RJ 10-10-1908, São João Batista,foram pais de ,ao menos:
1-1-José Perry Leão n.Bahia e casado 31-01-1893 ,na FregS.Francisco Xavier do Engenho Velho,com Matilde Rosa de Andrade n.Paraíba do Sul e filha de Luciano Rodrigues de Andrade e Maria Joaquina Correa de Sá.Foram testemunhas do casamento:Amador de Andrade e Antonio Joaquim Rezende.
Há ainda muito a explorar mas vou,primeiro,me ater ao que possa ser mais frutífero:a documentação sobre o túmulo de Amália no S.João Batista.Costumam
anotar todos os ali sepultados...
Abraço,do amigo
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87215 | Gilson Nazareth | 30 mar 2005 18:18 | Em resposta a: #86320

D.Matilde
O nosso confrade Luiz Alberto da Costa Fernandes tem os 7 filhos do casal
e vai nos enviar os dados,pede seu amail.
Aqui,no Genea,suas mensagens estão sob o título Familia Perry-Ramo português.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87222 | Matilde Souto Pires | 30 mar 2005 21:15 | Em resposta a: #87215

Caro Confrade
Já entrei em contacto com o seu amigo,Sr.Luiz Alberto da Costa Fernandes
Mais uma vez bem haja pela sua boa vontade
Para a semana vou tentar retribuir-lhe ,se for à Torre do Tombo ,como tenciono .
Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87272 | toninhos | 31 mar 2005 16:16 | Em resposta a: #86320

fico muito feliz que tenha encontrado o que tanto buscava,espero que eu também tenha a mesma sorte.

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87276 | ppl | 31 mar 2005 16:30 | Em resposta a: #86320

Caros Confrades Brasileiros,
Procuro informações há bastante tempo sobre os ascendentes brasileiros de minha bisavó materna Joana Galvão de Albuquerque, nascida em Várzea Alegre, Ceará e falecida em Lisboa em 1946. Foi casada com José Freire da Cruz, nascido em Soure, Portugal, em 1875, e era filha de Pedro Corrêa Galvão e de Francisca Verónica de Albuquerque. Apesar de várias tentativas já feitas neste Forum, nunca consegui resultados, pelo que renovo o meu pedido.
Pedro Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87323 | Matilde Souto Pires | 31 mar 2005 20:43 | Em resposta a: #87215

Caro Gilson Nazareth

Tal como me pediu,envio-lhe o meu e-mail
soutopires@sapo.pt

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87324 | Gilson Nazareth | 31 mar 2005 20:44 | Em resposta a: #87272

Toninhos
Mande-me seu pleito...quem sabe?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#87954 | Matilde Souto Pires | 07 abr 2005 18:16 | Em resposta a: #87215

Caro Confrade

Regressei de Lisboa aonde fui passar uns dias e lá fui á Torre do Tombo.Procurei o que me pediu e apezar de excepcionalmente me terem deixado consultar documentes interditos por estarem em mau estado ,não sei se valeu a pena.
Assim sobre António de Almeida ,há 3 processos ,a saber:
António de Almeida com Domingas Pereira
António de Almeida com maria de Sousa
António de Almeida com Joana Gomes:
Sumários Matrimoniais Nº621 Ano 1639 _Maço1--Nº1 a 100

Diz Joana Gomes,viúva que ficou de Christóvão Peres morador nesta cidade de Lisboa que ela está contratada para casar com António de Almeida ,morador nesta cidade e porque o seu dito marido faleceu vindo do Brazil o que tem justificado diante do Vigário Geral como consta da certidão junta.Aos 5 dias do mez de Abril de 1639
Jurou sobre os Santos Evangelhos Joana Gomes que é a própria que foi casada comCristóvão Peres que faleceu no Brasil , pelejando com os holandeses.
António de Almeida filho Francisco de Almeida e Luisa da Costa,já defunta natural da cidade de Lisboa e moradores na rua dos Quanostras?
Joana Gomes filha de Pedro Gomes e Inez ?
Casaram depois de 3 banhos a 6 de Maio de 1639
Pelo sim e pelo não procurei o Belchior mas não havia nenhum
Mas quando voltar a lisboa e for à Baixa tentarei ir à SCM
Cumprimentos da Matilde Souto Pires
Anto

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#88308 | ppl | 11 abr 2005 16:41 | Em resposta a: #87276

Caros Confrades,
Gostava de obter contactos de genealogistas profissionais que me possam ajudar na investigação acima referida, dada a imensidão genealógica da família Albuquerque no Ceará. Agradeço antecipadamente.
Pedro Lima

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#88335 | jliberato | 11 abr 2005 20:33 | Em resposta a: #88308

Caro Pedro,
Viu a minha mensagem sobre os Pedrosos?
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#88432 | Gilson Nazareth | 13 abr 2005 01:28 | Em resposta a: #87954

Minha amiga D.Matilde
Obrigado pelo empenho.
O casamento de Antonio foi anterior ao de Belchior.Belchior cita ,de própio pinho,que ao casar seu irmão Antonio já era casado.
Em l639 Antonio já estava casado,seu casamento teria que ser procurado em datas anteriores.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#88496 | Matilde Souto Pires | 13 abr 2005 18:25 | Em resposta a: #88432

Caro Gilson
Foi pena não me ter dito ,na altura que o antónio de almeida casara antes de 1639 ,pois eu teria procurado nas caixas anteriores .Tão depressa não irei à torre do tombo ,mas quando lá for procurarei nos anos anteriores,isto se os processos estiverem em estado de serem consultados.
Cumprimentos Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#89546 | Gilson Nazareth | 27 abr 2005 00:15 | Em resposta a: #88496

Minha cara amiga,
Tudo bem?
Mandei uma mensagem para a SCM de Lisboa.Responderam-me que não possuem contratos de casamento do século XVII.Isto nos deixa só com a possibilidade do
encontro dos banhos do irmão mais velho.
Fico aqui,pois,em suas mãos...
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#89826 | Matilde Souto Pires | 01 mai 2005 21:17 | Em resposta a: #89546

Caro Gilson Nazareth
Estive ausente uma semana, só hoje li a sua mensagem
Quando voltar à T.T.,procurarei o que me pede,mas peço-lhe para confirmar se é o seguinte:
Casamento de António de Almeida ou Almeida Nobre e Isabel Ferreira antes de 1639
Já agora procurarei se houve alguma Inquirição de Genere ou processo para Familiar do Santo Ofício, pois se o Belchior tentou ser Familiar terá havido um processo e aí se saberá da sua limpesa se sangue....
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#92802 | Gilson Nazareth | 07 jun 2005 13:55 | Em resposta a: #86320

Cara amiga,
Tudo certo?Algum progresso no meu pedido?
Um grande abraço,obrigadíssimo
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#92810 | Matilde Souto Pires | 07 jun 2005 16:27 | Em resposta a: #92802

Caro amigo

Não me esqueci do seu pedido, simplesmente não voltei á Torre do Tombo e só poderei lá ir no fim deste mez de Junho .Mas o prometido é devido....


Cumprimentos

Maria Matilde

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#92893 | Gilson Nazareth | 08 jun 2005 16:56 | Em resposta a: #92810

Cara Matilde
Obrigadíssimo,mesmo.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#93794 | Matilde Souto Pires | 18 jun 2005 16:23 | Em resposta a: #92893

Caro Gilson
Voltei á Torre do Tombo cheia de boa vontade , para tentar descobrir sobre o casamento do seu António de Almeida,mas parece-me que ainda não foi desta...Estão vistos os anos de 1639-1638-1637-1636 1635 1634-
Naõ existe o ano de 1633 existem os anos anteriores até 1616
Assim encontrei um:
António de Almeida, filho de João de Almeida e de sua mulher Ana Gonçalves que foram na vila de Barcelos,morador na freguesia de ? Montesinnai,que êle está comprometido de casar com Maria ferreira filha de Francisco Ferreira e de Maria Gonçalves, da mesma freguesia, estão corridos os banhos e porque êle suplicante ao que veio a esta cidade (lisboa) , era menor de 10 anos ,incapaz de contrair matrimónio ,e assim não tem meios de mandar correr os banhos na dita vila de Barcelos
Aos 25 de Maio de 1634 em Lisboa
Deseguida estão os Juramentos de duas tes temunhas ,sobre os Santos Evangelhos:
Uma testemunha declara que o suplicante tinha à data 20 anose que viera para Lisboa com a idade de 9 para 10 anos , para casa de sua tia de nome C.na Dias
Outra ,o padre Militão(?) Assunção,foi seu confessor diz que o António de Almeida há 11 anos reside nesta freguesia
António de Almeida declara querer casar com Maria Ferreira a quem está contratado de sua livre vontade
Maria ferreira jurou sobre os Santos Evangelhos, que é a própria,de 16 anos de idade, filha de Francisco Ferreira, natural do Prado(?) Arcebispado de Braga, e de Maria gonçalves,natural desta cidade,e que sempre aqui viveu sem se ausentar, e que está contratada para se casar com António de Almeida ,de sua livre vontade etc....
Há outro assento nos Sumários Matrimoniais:
Ano de1636
António de Almeida,cavaleiro fidalgo da casa de El-rei,nosso Senhor, natural da cidade de Lamego,filhode Simão Francisco(?) de Almeida e de Maria Rodrigues, que êle estava contratado para casar com Ana Falcata,filha de Francisco(?) Atz(?) e
Maria Francisca(?),já defunta,natural desta cidade,da freguesia de Santos o Velho e porque ele veio para esta cidade menor e residiu sempre em casado Senhor Francisco de Lucena o quer justificar para celebrar o matrimónio
Tambem encontrei ,um Belchior Frois Perestrelo de Barcelos ,ajustado para casar com Dona Antónia de Almeida .Licença para se casar, pois êle era pobre e ela era rica.
Procurei em Almeida -Nobre de Almeida-Almeida Nobre.Aproveitei procurar nos Belchiores, e só isto....
Já não vou á torre do tombo antes de Setembro nessa altura poderei procurar antes de1633, visto que a caixa 1 ,relativa á letra A, não existe ,neste ano .´´É preciso mesmo um grande azar se quiçá ,o acontecimento foi nesse ano...
Tenho imensa pena de não ter conseguido melhor...
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: apelo aos confrades brasileiros

#93812 | Gilson Nazareth | 18 jun 2005 21:15 | Em resposta a: #93794

Cara amiga,
Fico agradecido e encantado com seus prestimos.
Rezando para não terem casado em l633...
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 03:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen