Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86388 | NCL23 | 17 mar 2005 14:08

Gostaria de recolher mais dados sobre o meu Tio Cap. Joao Brandao.

Natural de Coimbra, fins sec XIX.
Participou nas incursoes monarquicas, correspondeu-se com Paiva Couceiro entre outros (postais das Canarias, etc).
Fez parte do CEP, gaseado na Flandres.
Foi Presidente da Camara de Penela.
Comentador de radio - penso que sobre assuntos militares.

Tenho algumas cartas e escritos.

Obrigado.

Nuno da Cunha e Lorena

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86410 | manuelr | 17 mar 2005 17:50 | Em resposta a: #86388

Caro Nuno

Desculpe a pergunta: filho da MIm? Não o sabia por cá! No Arquivo HIstórico MIitar deve haver qq coisa, mas não sei quando lá irei. Se tiver Processo, deve ser fácil, pelo menos no que respeita à vida militar.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86430 | Maria Montoya | 17 mar 2005 23:17 | Em resposta a: #86388

Capitao JOSE Brandao Pereira de Mello e nao Joao, como refere.
Tenho algumas cartas, escritos, diarios e fotografias sobre o Capitao Jose Brandao Pereira de Mello, seu Tio e meu padrinho, que lhe poderao interessar. Informo-o que o Capitao Jose B.P. Mello nunca pertenceu a PIDE.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86431 | manuelr | 17 mar 2005 23:44 | Em resposta a: #86430

Cara Maria Montoya

Não pertence aos Montoya Porlan que de Totana, Múrcia, passaram a Castelo Branco?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86442 | PauloDuarte | 18 mar 2005 08:31 | Em resposta a: #86388

Caríssimo Senhor,

Será "Brandão Pereira de Mello" dos de Montemor-o-Velho? Ligados depois aos Mexia da Lousã/ Pereira?

Cumprimentos


Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86444 | NCL23 | 18 mar 2005 09:03 | Em resposta a: #86442

Caro Manuel,
acertou em cheio, sou mesmo o filho da Mim. Ha uns anos que nao entrava neste site, mas devo dizer que agora vale a pena! (por este andar talvez tenha desconto...).
Saudades a toda a familia (especialmente a Margarida).

Peco desculpa pelo erro Maria Montoya, o Tio chama-se realmente Jose e nao Joao. Gostaria muito de trocar informacoes. Eu nunca conheci este Tio pessoalmente, por isso existem algumas lacunas nos dados que tenho, mas a curiosidade e muita.

Caro Paulo Duarte, nao sei, mas vou ver.

Cumprimentos a todos.

Nuno da Cunha e Lorena

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86448 | Maria Montoya | 18 mar 2005 10:32 | Em resposta a: #86431

Caro Manuel Rolao,
Que eu saiba nao tenho qualquer relacao com essa familia, mas... nunca se sabe, o mundo e pequeno. Essa passagem a Castelo Branco, como diz, deu-se ha pouco tempo? Gostaria de ter mais algumas referencias sobre o assunto, se possivel.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86449 | Maria Montoya | 18 mar 2005 10:48 | Em resposta a: #86444

Podera ser mais especifico no tipo de informacoes que deseja? Quer saber datas, cargos ocupados, local de nascimento, residencia,etc? Sera que sabe que o Cap Jose Brandao, tambem foi Governador da Ilha do Principe em S. Tome e Principe, nos anos 1938/39!!!
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86478 | manuelr | 18 mar 2005 18:45 | Em resposta a: #86448

Cara Maria MOntoya

A minha curiosidade vem do apelido. A trisavó do Nuno é Montoya, assim como o trisavô (trisavós tb da minha mulher) e como disse que era afilhada do tio do Nuno, pensei que poderia haver parentesco. Estes Porlan Motoya (ou Montoya Porlan) vieram de Totana, Múrca cerca de 1820.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86479 | manuelr | 18 mar 2005 18:48 | Em resposta a: #86444

Olá Nuno

Há uns anos tomei apontamento de um Processo de um Brandão Pereira de Melo no Arquivo Histórico Militar, mas não encontro a folha onde apontei! Vou ver se pelo telefone me dizem qq coisa.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86484 | Caceres | 18 mar 2005 19:35 | Em resposta a: #86442

Tenho uma linha que segue esses Brandão pereia de Mello de Montemor-o-Velho que vai parar a Ovar.

A ligação aos Mexias é por via femenina, uma das 3 filhas de Maria José Brandão Pereira de Mello casada com o Conselheiro Abilio Maria Mendes Pinheiro, PAr do Reinho.

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86552 | PauloDuarte | 20 mar 2005 12:20 | Em resposta a: #86484

Ex.mo Senhor,

Conhece a ascendência do Capitão José Brandão Pereira de Melo, pai da referida Maria José Brandão Pereira de Melo, o qual foi casado com Ana Fortunata da Cunha Brandão e Castelo-Branco?

Como se chamava a primeira mulher dele e mãe da referida Maria José?

Esta família interessa-se sobretudo pela sua ligação aos Faria e Amorim Coelho, de Tentúgal, família a que pertencia a referida Ana Fortunata.


Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86661 | Lobo | 22 mar 2005 11:57 | Em resposta a: #86552

Caro Paulo Duarte de Almeida

Desculpe a intromissão. Sendo eu descendente dos Faria e Amorim Coelho, de Tentúgal, naturalmente que a sua nota me interessou vivamente. Descendo de Catarina de Amorim c.c. Luís Pires Coelho pelo que lhe agradeço qualquer "achega" que me possa dar.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86712 | PauloDuarte | 23 mar 2005 09:52 | Em resposta a: #86661

Caro A. de Sepúlveda,

Já trocámos algumas informações sobre os Farias e Amorim Coelho num tópico que abri especificamente sobre essa família.

As minhas muitas dúvidas sobre a ascendência mais remota desta família persistem, mas, dado que tenho já a sua descendência muito desevolvida (nalguns ramos até à actualidade), gostaria muito de saber de que ramo descende o meu Amigo.

Se quiser entrar em contacto directo comigo para trocarmos mais algumas ideias e até para eu lhe poder expor as minhas dúvidas, o meu endereço electrónico é: paulonicduarte@mail.pt.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86723 | NCL23 | 23 mar 2005 13:09 | Em resposta a: #86449

Estou interessado nos cargos e datas. Principalmente tenho muito pouca coisa relativamente a epoca a seguir ao CEP, 1930 e seguintes anos.
Neste momento nao tenho acesso aos meus papeis, mas gostaria de completar a parte biografica primeiro em detrimento da parte geneologica.

Os meus cumprimentos,

Nuno Lorena

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86724 | NCL23 | 23 mar 2005 13:12 | Em resposta a: #86442

Caro Paulo Duarte de Almeida,
transcrevo de outra mensagem (pessoa mais conhecedora destas coisas do que eu):
"Quanto aos Brandao de Montemor-o-Velho – julgo que existe uma ligacao. Ate existe ou existiu uma Quinta grande que era deles.
Creio que foi o meu bisavo a mudar-se de la para Soure, mas isso so vendo nos papeis.
Agora esta transformada em turismo de habitacao?
Quanto aos Mexia da Lousa/Pereira - sei que tinhamos uma prima Maria Mexia que foi casada com o Presidente da Assembleia Nacional, la pelos anos 60, mas nunca consegui encontrar o parentesco. O Tio Ze Brandao e que falava muito nela e acho que se conheciam, bem como a Tia Maria Luisa - mulher dele. Creio que eles tinham um filho Joao Mexia (???) mas nada com certezas."
Espero que de uma ajuda para o que procura.
Um abraco amigo,
Nuno Lorena

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86753 | PauloDuarte | 23 mar 2005 18:27 | Em resposta a: #86724

Caríssimo Nuno Lorena,

Eu procuro informações relativas à descendência do Capitão José Brandão Pereira de Melo, Senhor da Quinta de Malta, Montemor-o-Velho, o qual foi casado segunda vez com D. Ana Fortunata da Cunha Brandão e Castelo, nascida em Tentúgal em 1784, de que só conheço uma filha, D. Mariana Adelaide da Cunha Brandão casada com Duarte Pereira Forjaz de Sampaio, que eu julgo com geração extinta.

Este Capitão José Brandão Pereira de Melo deve ter sido casado uma primeira vez, e desse casamento houve D. Maria José Brandão Pereira de Melo casada com o Dr. Abílio Maria Mendes Pinheiro, pais de D. Maria Amélia Mendes Pinheiro casada com Manuel de Magalhães Mexia Macedo Pimentel e Bulhões, da Lousã.

O que me interessa para além da descendência do casal José Brandão Pereira de Melo e D. Ana Fortunata é a ascendência deste José Brandão Pereira de Melo.
Será que o Nuno tem alguma informação sobre isso? Ficar-lhe-ia muito grato.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86754 | PauloDuarte | 23 mar 2005 18:37 | Em resposta a: #86724

Caríssimo Nuno Lorena,

Acabo de verificar que o Capitão José Brandão Pereira de Melo já consta da base de dados do GENEA, ...pes_show.php?id=292185, bem como a sua ascendência!

A partir daí talvez seja mais fácil, dizer-me se existe uma relação de parentesco entre o seu ramo e aquele ligado aos Faria e Amorim Coelho, de Tentúgal.

Um abraço

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#86784 | Maria Montoya | 24 mar 2005 00:03 | Em resposta a: #86388

Caetano Brandao Pereira de Mello, bisavo do meu padrinho Capitao J B P Mello, era irmao de Jose Brandao Pereira de Mello, ambos filhos de Antonio Brandao Pereira de Mello, natural de Ovar e que viveu na Quinta da Malta em Montemor o Velho.
¤¤¤¤ Ao Nuno Lorena pergunto o que e o CEP a que se refere e que datas e factos lhe interessam saber? O meu padrinho, que depois de passar a reserva trabalhou na censura onde desenvolveu um trabalho notavel. Nasceu em Soure e nao em Coimbra como refere.
¤¤¤¤ Ao Paulo Duarte pergunto por curiosidade qual a ligacao que tem a familia Mexia da Lousa.
¤¤¤ Ao Manuel Silva Rolao, depois d´algumas investigacoes, soube que a familia tem raizes em Alicante, portanto nao muito longe de Murcia. Ha umas primas e antepassadas chamadas Petra, Jeronima e Cacilda mas pouco mais sei.
Cumprimentos a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP,

#86833 | manuelr | 24 mar 2005 12:34 | Em resposta a: #86784

Cara Maria Montoya

Por acaso não será Cacilda Puppe de Vasconcelos?

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#331465 | sirstravaganz | 24 jun 2013 00:26 | Em resposta a: #86388

http://3.bp.blogspot.com/-_FRufgGtU8I/UIkLZXbwdmI/AAAAAAAAA54/11YZQh-2LNU/s1600/um_auto_para_jesuralem5_br.jpg

Resposta

Link directo:

RE: Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#331495 | Maria Montoya | 24 jun 2013 18:23 | Em resposta a: #331465

Att sirstravaganz,

Este meu Tio a quem lhe foi dado um cargo na Censura, muitos anos depois de ter estado Governador na Ilha do Principe, tem uma historia curiosa, triste e na qual se ve como Portugal foi e eh governado por gente que nao presta.
Foi colocado na Ilha do Principe, como governador e quando fez uma visita a S.Tome, talvez para apresentar cumprimentos ao Governador dessa Ilha, presenciou a deshumana maneira como tratavam os escravos angolanos e sao tomenses nas rocas de cacao, (se leu o Equador do Miguel de Sousa Tavares pode confirmer o modo como eram tratados entao) De volta ao Principe decidiu escrever, creio ao Ministro da tutela, informando-o dos acontecimentos. Como premio pela sua humana informacao foi destituido do cargo e mandado passar ah reserva. Ficou assim com o posto de Capitao e alguns anos sem trabalhar. Mais tarde, talvez por pesar algo na consciencia de alguns superiores foi-lhe dado o cargo na Censura, que ele nao gostava, mas como o seu cargo
era relacionado com os escritores portugueses e estrangeiros, la se aguentou ate ao 25 de Abril.
Gostaria de lhe dizer que se o Jorge Amado teve um livro publicado em Portugal (creio que os Capitaes da Areia) a este meu Tio o deve. O Jorge Amado soube disso e agradeceu-lhe mais tarde numa vinda a Lisboa. A par deste, houve outro livro de um autor portugues que ele tambem conseguiu que fosse publicado. Poderei saber qual, porque de momento nao me lembro, mas uma das minhas primas sabe. Em tempos tive um livro, que infelizmente desapareceu, e que na capa tinha uma foice e martelo, o qual foi censurado pela capa e nao pelo seu conteudo. E assim vivemos felizes neste pais a beira mar plantado.
Nao o julgue pois ele era um homem honesto recto e um catolico praticante com muito bons principios.
Foi gazeado na I Guerra Mundial e recebeu varias condecoracoes, infelizmente viveu sempre como "low profile" embora tenha escrito bastantes livretes sobre parte da historia de Portugal e participou nas Incrusoes do Paiva Couceiro. Portanto um homem que semnpre defendeu a sua Patria.

Resposta

Link directo:

Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#362277 | Jorge Resende | 10 out 2015 15:38 | Em resposta a: #86430

Pelo menos pertenceu à comissaõ de censura...
Relatório de Censura do livro "Gente Bem" escrito por José Vilhena em 1970Ver

Relatório de Censura do livro "Gente Bem" escrito por José Vilhena em 1970Ver

Resposta

Link directo:

Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#362278 | Jorge Resende | 10 out 2015 15:39 | Em resposta a: #362277

http://pravdailheu.blogspot.pt/

Resposta

Link directo:

Joao Brandao Pereira de Mello-incursoes, CEP, Pide

#362288 | Maria Montoya | 10 out 2015 19:15 | Em resposta a: #86388

Att Jorge Resende,
Em mensagem anterior afirmo que o meu Tio Cap. Jose Brandao Pereira de Mello foi funcionario da Censura durante uns anos ate ha sua extincao resultante do 25 de Abril.
Tinha como funcao censurar os livros de autores portugueses e estrangeiros. Como pessoa correcta e de bons principios que o era, censurou naturalmente o livro do Jose Vilhena, que, como sabe era bastante obsceno nos escritos e caricaturas. Nao vejo necessidade de vir aqui mostrar o que ele escreveu sobre o livro, ou sera porque o Jose Vilhena agora faleceu e passou a ser um escritor extraordinario, tal como acontece a todas as pessoas que morrem. Em vida sao muitas vezes do pior mas logo que morrem passam a ser optimos.
Aproveito para informar que o livro do Jorge Amado que ele conseguiu que se publicasse em Portugal foi o Mar Morto, e que mais tarde o Jorge Amado numa visita a Lisboa fez questao de lhe agradecer pessoalmente. O outro livro que tambem foi publicado foi O Relogio Parado da Lilia da Fonseca (1961).
Ao 'querido' General que lhe estragou a vida, espero tenha morrido cheio de remorsos, mas creio que nessa epoca, tal como agora ha muitos portugueses que nao sabem o que isso eh.
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen