Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Heráldica | Regiões | Arquivos | Cargos

Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#86395 | carlos luiz | 17 mar 2005 15:06

Caros confrades

O Dr Manuel de Mello Godinho Manso,mudou de nome em 1730 para Manuel Godinho de Azevedo.Tirou brazão em 1728, ainda não encontrado!
Na chancelaria de D.JoãoV, foram encontradas as seguintes merçês régias! Foi Juiz de Fora de Estremoz por três anos,de 15/10/1708
Carta do lugar de Ouvidor Geral de Capitania de S.Paulo,no Brasil de 28/02/1721
Alvarà de serventia do ofiçio de Provedor das Fazendas dos Defuntos e Ausentes,Capelas e Residuos da Capitania de São Paulo,no Brasil, de 04/03/1721
Provisão para poder vestir beca honorària de Desembargador, de 29/03/1721.
Carta de merçê de um lugar supranumeràrio de Desembargador da Relação do Porto de 26/06/1733.
Foi tambem superintendente das carruagens de Mafra,e das obras das Aguas Livres-Aqueduto-Lisboa.
Era natural da freguesia de São Simão, do Nesperal,Priorado do Crato da Vila da Sertã

Faleçeu aos 25/05/1739, na-Travessa Poço da Cidade-Freg. da Encarnação,em Lisboa

Filho de Simão Godinho Manso, que casou jà velho,com Maria de Mello,em 24/11/1677,na Mouta-Fundeira.

Neto paterno de Nicolau Godinho, e de Maria Lopes,casados em 04/07/1652, no Outeiro da Lagoa,termo da Vila da Sertã.
E bisneto de Simão Fernandes, que viveu em Evora,casado com Mécia Rois (Maria Rodrigues)

Neto materno de Manuel Fernandes Mello, e Maria Lopes, naturais da Mouta-Fundeira-Sernache de Bomjardim.
Bisneto de Vincente Simão,e Catarina Simôa,falecida em 06/03/1660 na Mouta-Fundeira!

Agradeço os dados que possam ter!

Carlos (França)

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#87519 | carlos luiz | 02 abr 2005 22:13 | Em resposta a: #86395

Caros confrades
Continuando o ramo paterno do Desembargador Manuel de Mello Godinho Manso
Foi nas buscas que fiz na B.N e Torre do Tombo,que foram encontrados no século XIV, e nos reinados de D.JoãoI e D.Duarte o seu primeiro parente!
Lourenço Barriga,pai de.
Alvaro Lourenço Barriga, por sua vez pai de Pero Alvares Barriga,cc Constança de Brito, pais de (Lopo Barriga)cc Joana D'Eça.
Foi Cavaleiro Fidalgo, na corte de D.JoãoIII que lhe deu brazão em 1515,por estremados serviços que prestou nas terras de Africa.Foi comendador da Ordem de Cristo no reinado de D.Manuel.
Fernão Barriga,b 1486 cc 1510 Leonor Vaz,pais de
Joãà Barriga,cc Filipa Cotrin,pais de
Fernão Luiz,cc Ines Godinho, pais de
Maria Godinho,cc 1587 Alvaro Fernandes, pais de
Simão Fernandes,cc Maria Rodrigues, pais de
Nicolau Godinho,cc 1662 Maria Lopes
Simão Godinho Manso,cc 1677 Maria de Mello

cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#87889 | carlos luiz | 06 abr 2005 20:26 | Em resposta a: #86395

Caros confrades

Queria acresçentar, no tópico da Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso, que as suas origens e dos seus ramos; vem do Distrito de Castelo Branco,concelho da Sertã, freguesias do Nesperal e proximidades!
Cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#87898 | Paulo | 06 abr 2005 23:01 | Em resposta a: #87889

Caro Carlos Reis Luiz,

Em tempos lí um seu tópico onde se referia a esta família. Sinceramente não sei se os dados que lhe estou a enviar lhe podem ser úteis, no entanto e uma vez que a região é a mesma e há apelidos coincidentes sugiro-lhe que investigue o Dr. João Paulo Manso de Almeida e Sousa cuja ascendência desconheço mas sei que casou a 25 de Setembro de 1805 na freguesia de São Pedro do Rego da Murta com D. Mariana Leonor da Mata e Vasconcellos.

Para facilitar esta investigação sugiro-lhe igualmente a consulta de um processo que se refere ás suas origens nobres existente nas Provedorias de Tomar, na T.Tombo (está nos indices por ordem alfabética pelo que é fácil de encontrar).

Esperando que estes elementos lhe sejam úteis despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#87955 | Ricardo de Oliveira | 07 abr 2005 18:23 | Em resposta a: #86395

Caro Amigo

Encontrei estas informações sobre a passagem dele no Brasil. AHU. Projeto Resgate.

1 AHU-ACL-N- Sao Paulo Avulsos
Lisboa
Documento: 3654 1729, Março, 22
Verbete:

CONSULTA (minuta) do Conselho Ultramarino ao rei D. João V, aventando a possibilidade da residência feita ao desembargador Manoel de Melo Godinho Manso, que foi ouvidor da capitania de São Paulo.



2 AHU-ACL-N- Sao Paulo Avulsos
São Paulo
Documento: 3613 1724, Dezembro, 18
Verbete:

CARTA do governador e capitão general da capitania de São Paulo, D. Rodrigo César de Menezes, ao rei [D. João V] sobre os quintos do ouro obtidos das minas de Cuiabá, avisando sobre o seu envio para Lisboa. Elogiando os descobridores daquelas minas, sugeria que o rei lhes agradecesse o feito. Comenta também os desacertos do ouvidor-geral da comarca, [Manuel de Melo Godinho Manso].


3 AHU-ACL-N- Sao Paulo Avulsos
São Paulo
Documento: 3615 1724, Dezembro, 20
Verbete:

CARTA do ouvidor geral da comarca de São Paulo, Manuel de Melo Godinho Manso, ao rei [D. João V], em resposta à provisão Real, que o mandava averiguar sobre uma representação contra um provincial carmelita, que era acusado de comportamento escandaloso.



4 AHU-ACL-N- Sao Paulo Avulsos
São Paulo
Documento: 3623 1726, Março, 9
Verbete:

CERTIDÃO passada pelo escrivão da Câmara de Guaratinguetá, Antônio Teixeira da Silva, isentando o ex-ouvidor da capitania de São Paulo, desembargador Manuel de Melo Godinho Manso, das acusações de que era alvo.



6 AHU-ACL-N- Sao Paulo Avulsos
Vila de Nossa Senhora do Bomsucesso de Pindamonhangaba
Documento: 3624 1726, Março, 10
Verbete:

CERTIDÃO passada pelos oficiais da Câmara da vila de Pindamonhangaba sobre o provimento feito pelo ex-ouvidor-geral da comarca de São Paulo Manuel de Melo Godinho Manso, dos seguintes ofícios: escrivão da Câmara, tabelião do público judicial e notas e escrivão das execuções e dos órfãos e almotaçarias.

Saudações
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#87967 | carlos luiz | 07 abr 2005 20:32 | Em resposta a: #87898

Caro Paulo Alcobia Neves
São sempre úteis, as vossas mensagens!
Sabe que eu estou em França,e faço as minhas buscas na T.T em Lisboa,que felismente tem os arquivos do Distrito de Castelo Branco, onde pertençem estes ramos! Vou portanto pesquisar estas Provedorias de Tomar.
Posso pedir-lhe um pequeno favor?
Sei que existe um livro,(Os Alcobias da Granja)que trata de alguns ramos deste Distrito, de Castelo Branco,se não estou em erro! Não sabe dizer por favor, onde posso comprar o livro?
Tambem com os meus cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#87968 | carlos luiz | 07 abr 2005 20:47 | Em resposta a: #87955

Caro amigo
Um obrigado grande, são informaçôes muitos uteis que eu agradeço,bastante!
Não sei como lhe retribuir! Mas se estiver ao meu alcançe,serà com prazer.
Saudaçôes tambem para si
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#130542 | camarinhas | 09 out 2006 11:31 | Em resposta a: #87955

Posso acrescentar que depois de servir como Juiz de Fora de Estremoz, terá sido Ouvidor de Bragança (em 1713) e, depois, de Braga (1716? 1717?) [ANTT, DP, RJ, 129, fol. 56].

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#133078 | carlos luiz | 04 nov 2006 16:03 | Em resposta a: #87955

Caro Ricardo de Oliveira
Revendo um tópico de 07/04/2005, onde teve a gentileza de enviar algumas informaçôes sobre o Desembargador Manuel de Melo Godinho Manso, na sua passagem pelo Brasil!
Perguntava por favor, onde posso encomendar estes documentos?

Será que estão na T. do Tombo em Lisboa?
Cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Desembargador Dr Manuel de Mello Godinho Manso

#133111 | Ricardo de Oliveira | 05 nov 2006 01:09 | Em resposta a: #133078

Caro Carlos Luiz

A referida documentação está no Arquivo Histórico Ultramarino - AHU, em Lisboa.

Atenciosamente

Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 05:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen