Família Arruda - Ilha de São Miguel

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Arruda - Ilha de São Miguel

#86421 | fábioarruda | 17 mar 2005 20:31

Amigos,

Em Gente da Nação, de 1996, José Antonio Gonçalves de Mello dedica 6 páginas
a descendência de Branca Dias cc Diogo Fernandes, inclusive tem um diagrama da árvore genealógica. Ele lista os filhos de Fillipa de Paz, filha de Branca Dias, e Pero da Costa (casados por volta de 1560):

1) Ana da Costa Arruda nascida em Pernambuco cerca de 1576.
2) Bartolomeu Favela de Arruda, idem cerca de 1580.
3) Catarina Favela, idem cerca de 1583, batizada na ermida de Santiago de
Camaragibe/Pernambuco.
4) Maria de Arruda.
5) Isabel.
6) Filipe.
7) Diogo Martins da Costa.
8) Pero da Costa.

Assim, Pero da Costa tem ascendência na Ilha de São Miguel. No entanto, na relação que tenho de netos do primeiro Arruda na Ilha, João de Arruda da Costa, nascido em 1473, não consta Pero da Costa. No entanto, fica notória a sua ascendência por causa dos nomes Catarina Favella (esposa de João de Arruda da Costa) e os sobrenomes de seus descendentes!

Gostaria de saber se os Senhores teriam informações a acrescentar as que ora repasso abaixo:

F4) JOÃO GONÇALVES BOTELHO (*1452, +02/07/1513), O TOSQUIADO, cc 1º Isabel Dias da Costa (*1450) 2º Beatriz Gonçalves (*1450 ?) (Rosto de Cão)

N1) JOÃO DE ARRUDA DA COSTA (*1473, +13/05/1553) cc Catarina Favella (*1480), filha de João Favilla (ou Favella), castelhano, que veio para Portugal no tempo de El-Rei D. Afonso V, e 1º Beatriz Coelho, natural de Évora, Dama do Paço do Rei D. Afonso V;
Nota: João Favilla (ou Favela) (*1450), castelhano - Astúrias, que veio para Portugal no tempo de El-Rei D. Afonso V, do 1º casamento com Beatriz Coelho (*1450) tiveram: Fernão Favilla (*1472), João Favilla (*1474), Bartholomeu Favilla (*1477) e Catarina Favilla (*1480) e do 2º casamento com (?) tiveram: Margarida Mendes;

Bn1) Amador da Costa de Arruda (+1571) cc Bárbara Lopes, filha de Alvaro Lopes Vulcão e Mecia Afonso – 07 filhos;

T r n1) Álvaro da Costa (+1606) – faleceu solteiro;
T r n2) Manoel da Costa – faleceu solteiro;
T r n3) Isabel Dias da Costa cc Antônio Borges (da Gamboa ou de Souza ou de Gandia?) (*1500), filho de Baltazar Rebello e Guiomar Borges – com geração;
T r n4) Antônio da Costa – foi para o estrangeiro;
T r n5) Catarina de Cristo - Freira;
T r n6) Beatriz – Freira
T r n7) Francisca dos Anjos – Freira;

Bn2) Pedro da Costa de Arruda (+1588) cc 1º Maria Tavares (+1597), irmão do 3º Capitão-Donatário da Ilha de Santa Maria – 08 filhos 2º Isabel Travassos – sem geração;

1º Casamento – Pedro da Costa de Arruda e Maria Tavares:
T r n1) João de Arruda da Costa (*1540,+1598 ou 1588 ?) cc Guiomar da Cunha Souza (ou de Souza da Cunha) (*1540), filha de Heitor Gonçalves Minhoto (*1515) e D. Joanna Soares de Souza (*1520), neta de João Soares de Albergaria (e Souza) (*1497, +1571) – Capitão-Donatário de Santa Maria – vínculo herdado pelo morgado de Nossa Senhora da Vida – e Guiomar da Cunha (*1500) – com geração;
T r n2) Rui Tavares da Costa cc 1º Filha de Gabriel Coelho Correa 2º Maria de Souza – sem geração;
T r n3) Catarina – Freira
T r n4) Francisca dos Anjos – Freira;
T r n5) Isabel Tavares – menor de idade em 1597;

Bn3) Francisco de Arruda da Costa (*1500,+1593) cc Francisca de Viveiros de Souza – 08 filhos;

T r n1) Sebastião da Costa de Arruda (*1530, +1610) cc Maria de Sens de Maeda – com geração;
T r n2) Amador da Costa Arruda (*1540) cc Isabel Pires (ou Pereira);
T r n3) Damião da Costa (Favella) cc Maria Salema (ou Zalema) – Índias;
T r n4) Maria de Arruda da Costa (*1545 ?) cc João de Mello;
T r n5) Cosma da Costa cc Rui Dias de Aguiar – Ilha da Madeira – sem geração;
T r n6) Freira;
T r n7) Freira
T r n8) Freira;

Bn4) Manoel da Costa cc (?) – descendência desconhecida;

Bn5) Bartoleza da Costa (*1500, &1523, +06/06/1558) (2º casamento dele) c/c Jorge da Motta (*1485, +1561), filho de Fernão da Motta e Catarina Álvares, Juiz Ordinário em 1508 (1º casamento com Maria Cordeiro (*1490,+antes de 1520) , filha de Pedro Cordeiro *1460 – Vila Franca do Campo – 09 filhos;
Nota: Maria Cordeiro casa-se em 2º casamento com João Roiz;

2º Casamento de Jorge da Motta e Bartoleza da Costa – 08 filhos:

T r n1) João da Motta (*1522, +1585) c/c 1º Mecia Afonso 2º Beatriz de Medeiros (*1531,+14/07/1570) –com geração;
T r n2) Manoel Favela da Costa (*1535) c/c Violante Mendes (+01/08/1598) – com geração;
T r n3) Francisco da Motta (*1526);
T r n4) Guimar da Cruz (*1528) – Freira Abadessa do Mosteiro de Santo André de Vila Franca do Campo;
T r n5) Maria de Santa Clara (*!530) - Freira;
T r n6) Catarina de São João (*1532) - Freira;
T r n7) Ana de São Miguel (*1534) – Freira;
T r n8) Clara da Fonseca Arruda (*1538) c/c 1º Manoel Lopes Falcão (Vila Franca) 2º Antônio Pacheco (*1534), filho de Matheus Vaz Pacheco(*1500 – Ribeira Grande) – filho de Pero Vaz Pacheco (*1460- Portugal) e Catarina de Menezes (*1465 – Portugal), - e Suzana Afonso (*1510) – filha de Afonso Lourenço (*1475 – Portugal) cc Branca Gonçalves (*1480) – com geração;

Bn6) Beatriz da Costa (* cerca de 1504?) c/c Manoel do Porto, cidadão do Porto - 07 filhos conhecidos:

F1) João de Arruda da Costa (* cerca de 1525 ?, +1598) c/c Maria Mendes Pereira, filha de Antônio Mendes Pereira e Isabel Fernandes. Com sucessão;
F2) Manuel da Costa, clérigo jesuíta
F3) Bartolomeu Favela, casado na Ilha Terceira, com Justa Neto, filha de Jião Alves Neto, Fidalgo, e Mécia Lourenço Fagundes. Com geração.
F4) Francisco da Costa, casado com Catarina Ferros, dos Fereiras. Sem sucessão;
F5) Margarida da Costa, freira no mosteiro de Santo André, da Vila Franca;
F6) Maria de São Pedro, freira no mosteiro de Santo André, da Vila Franca;
F7) Beatriz da Costa, casada (1) com Francisco de Mello machado, fidalgo, filho de Bartolomeu Godinho Machado e de Filipa de Mello. Com geração. Casada (2) com João Lopes Muniz, filho de Adão Lopes,
de Rabo de Peixe, e de Maria Moniz.

Bn7) Isabel do Espírito Santo – Freira;
Bn8) Maria da Trindade – Freira;

Há fortes indícios que indicam uma ascendência em Bn6) Beatriz da Costa (* cerca de 1504?) c/c Manoel do Porto, cidadão do Porto! Alguém teria algo a acrescentar, de modo que pudéssemos estabelecer uma ascendência a Pero da Costa?

Será que este Bn2) Pedro da Costa de Arruda (+1588) cc 1º Maria Tavares (+1597), irmão do 3º Capitão-Donatário da Ilha de Santa Maria – 08 filhos 2º Isabel Travassos – sem geração - ficou viúvo? Talvez seja ele, não?

e-mail:fabioal@tcu.gov.br
Abçs
Fábio

Resposta

Link directo:

RE: Família Arruda - Ilha de São Miguel

#124141 | polly_arruda | 02 ago 2006 21:18 | Em resposta a: #86421

Existe um livro no Brasil chamado "Os Arrudas" - Francisco de Assis Vasconcelos Arruda que conta a genealogia de Amaro José de Arruda (filho de Pedro Viveiro de Arruda e Dona Francisca dos Anjos)vindo da Ilha de São Miguel dos Açores, no século XVIII, para o Ceará - Brasil.
Se achar esse livro pra comprar, terá uma boa informação sobre uma parte da família Arruda.
Abraços,
Pollyana Arruda.

Resposta

Link directo:

Família Arruda - Ilha de São Miguel

#370657 | Magdiel | 12 jun 2016 17:18 | Em resposta a: #86421

Meu nome é Magdiel Arruda, sou descendente de Ana Costa de Arruda, pelo ramo do filho Sebastião de Arruda Botelho e também pelo filho deste Francisco de Arruda e Sá.
Francisco de Arruda e Sá seu filho Antonio de Arruda e Sá.
Antonio de Arruda e Sá e sua filha Ana de Morais de Almeida
Ana de Morais de Almeida e sua filha Ana de Arruda de Almeida
Ana de Arruda de Almeida e seu filho meu trisavô Jose Joaquim de Arruda Leme.
Horacio Olympio de Arruda meu bisavô
Benedicto de Arruda meu avô.
Adhemar Arruda meu pai e finalmente eu, Magdiel Arruda.

Resposta

Link directo:

Família Arruda - Ilha de São Miguel

#424018 | kingzinho | 07 mai 2020 22:41 | Em resposta a: #86421

Caro Fábio Arruda,

tenho muito interesse em trocar consigo ideias sobre os Arruda, de quem descendo também.

Se puder contacte-me: joaoediogo@gmail.com

Obrigado

João Diogo

Resposta

Link directo:

Família Arruda - Ilha de São Miguel

#424042 | Ferraz&taborda | 08 mai 2020 19:55 | Em resposta a: #86421

Caros amigos,


eu sempre me perguntei se a Catarina Favela (descendente de Branca Dias) era a mesma minha ascendente (Catarina Favela cc João Arruda da Costa).

Conseguiram chegar a algum consenso neste sentido?

Obrigado.
Bruno Ely

Resposta

Link directo:

Família Arruda - Ilha de São Miguel

#439183 | betosong | 10 fev 2022 12:21 | Em resposta a: #86421

Caros Confrades,

Busco o assento de casamento de MANOEL ARRUDA com MARIA RESENDES, por volta de 1725.

Eles imigraram para Santa Catarina por volta de 1748.

O filho deles, José Pereira da Costa, foi junto.(consta que veio com Francisca Inacia Rosa, da Ilha Graciosa). Não sei onde teriam se casado.

Consta em assentos de netos, que eles seriam naturais da Freguesia de São Pedro, na Ilha de São Miguel. Acontece que já procurei em livros de duas igrejas de São Pedro, e nada encontrei.

Agradeço qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen