Mário Júdice Bustorff Silva

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos

Mário Júdice Bustorff Silva

#86546 | Paulo | 20 mar 2005 02:27

Caros confrades,

Tenho a informar que possuo alguns elementos referentes à ascendência de Laura de Macedo e Mendonça, mulher de Mário Júdice Bustorff Silva, que consta da base de dados do GP em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=32804

Caso alguém estude esta família agradeço que me contacte através deste tópico.

Obrigado,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#86570 | Paulo | 20 mar 2005 20:07 | Em resposta a: #86546

A quem interessar:

Maria Brigida Faria Heitor Pereira que se encontra em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=132361 e que no assento de casamento surge como Maria Amália Heitor Pereira, casou na Capela de São Sebastião do Carril, freguesia de Dornes, Concelho de Ferreira do Zêzere a 29 de Maio de 1839 com Germano Cesário de Mendonça, natural de Setúbal.

Maria Amália era filha de José Heitor Pereira e de Joana Delfina Elisberta de Faria que casaram em Lisboa, na freguesia de São Nicolau “por altura das invasões francesas” a 24 de Novembro de 1811, neta paterna de Francisco Heitor Pereira e de Francisca Teresa e materna de Mateus José de Faria e de Ana Umbelina de Faria.

De Francisco Heitor Pereira possuo vários costados alguns dos quais recuam 6 gerações. Gostava de saber se há no presente descendentes desta casal.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109572 | bisonte | 14 jan 2006 16:49 | Em resposta a: #86570

Caro Confrade

É certo que ando há pouco tempo por estas "andanças", pois tardiamente comecei a construir a "Arvore das minhas Netas" mas...
O seu tópico, dá a entender que a Maria Brígida e a Maria Amália Heitor Pereira são ou foram a mesma pessoa, não aceitando assim, a possibilidade de terem sido irmãs.
Esta situação contraria, nalguns pontos, informações familiares que possuo e deixa-me um pouco baralhado.
Não admite a possibilidade de uma delas e neste caso a Brígida ter falecido e que tenha havido um segundo casamento do Germano Cesário com a cunhada, ambos com sucessão?
Que do primeiro casamento tenha nascido Alfredo Anibal de Mendonça Heitor, pai da Laura de Macedo e Mendonça que casou com Mário Júdice Bustorff Silva, e que do segundo tenha nascido Ernesto Jaime de Mendonça Heitor que casou com Júlia Amália Cardoso Saldanha de quem teve sete filhos?
De modo algum quero fomentar polémicas, mas também não quero que amanhã as minhas netas digam que "inventei" qualquer coisa. Assim, gostaria de chegar à verdade dos factos, contando com a sua experiência e natural apoio.
Os melhores cumprimentos
Carlos Pedroso
(Obs. sou bisneto do Ernesto Jaime)

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109579 | Paulo | 14 jan 2006 19:21 | Em resposta a: #109572

Caro Carlos Pedroso,

Em primeiro lugar o meu agradecimento pelas informações acerca deste ramo da família Heitor Pereira que venho estudando há alguns anos.

Ese caso é no mínimo iinteressante pois a Base do GP indica que Germano casou em 1839 com Brígida e os paroquiais de Dornes indicam que casou a 29 de Maio de 1839 com Maria Amália.

Partindo do princípio que ambos os casamentos se realizaram em 1839 e se efectivamente Alfredo Anibal é filho do primeiro casamento deduzo que ou foi concebido antes do matrimónio ou nasceu prematuramente. Mesmo assim teria de nascer de 6/7 meses de gestação e Germano teria de casar com a suposta irmã em data muito próxima do óbito de Maria Amália.

Poderá a data de 1839 estar errada no que concerne ao casamento de Maria Brigida e por esse motivo eu tenha partido para esta situação? Acredito que sim.

Vou no entanto tentar averiguar este caso em concreto e fico á sua disposição para o queestuver ao meu alcance. Gostaria desde já de o convidar a visitar o lugar do Carril e a casa dos Heitor Pereira que apesar de muito alterada ainda subsiste.

Aproveito para lhe enviar os meus melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

CasoComo houve um filho, o referido Alfredo Anibal

Não me parece impossível que Germano Cesário tenha casado duas vezes em 1839 e logo com duas irmãs mas que é efectivamente possível. O mais longe que posso ir neste caso é afirmar sem hesitações que, na antiga Capela de São Sebastião do Carril, casaram Germano Cesário e Maria Amália.
Também lhe quero dizer que não possuo qualquer registo referente e uma Maria Brizida.

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109593 | bisonte | 14 jan 2006 22:58 | Em resposta a: #109579

Caro Paulo Alcobia Neves

Irei tambem continuar interessado em esclarecer dúvidas.
Possuo fotocópia do assento de baptismo (Concelho/Freguesia : Figueiró dos Vinhos - Ano:1841 Fls 508 verso, Cota: Dep-IV-34-A-1) que diz:
" No dia sete de Dezembro de mil oitocentos quarenta e um baptisei solenemente e pus os santos óleos a Ernesto, filho legítimo de Germano Cezario de Mendonça, natural de Setubal, e de D. Maria Amália Heitor, natural de Lisboa. Neto paterno de António Pedro de Mendonça Furtado e de Gestrudes Roza de Sá, aquele de Palmela e esta de Lisboa; e materno de José Heitor Pereira e de D. Joanna Amália Heitor Pereira, aquele do lugar de Carril, freguesia de Dornes, e esta de Lisboa. Foram padrinhos João António de Faria e D. Anna Umbelina. De que ultimei este que assino. O Prior Custodio(?) José Rodrigues Soares."
Será este o nome do prior que celebrou o casamento?
Também é este o único documento oficial que possuo acerca do nascimento do meu bisavô Ernesto. Tudo o resto de que tenho conhecimento não passam de dicas familiares.
Tambem me inclino para erros em relação a datas, ou mesmo algum equívoco no lançamento dos dados para a BD. Uma coisa é certa, o Ernesto Jayme existiu, o Alfredo Anibal tambem, e a Laura de certeza absoluta porque dela me lembro eu perfeitamente.
No entanto, irei de novo aprofundar as "dicas" na tentativa de dar alguma ajuda no esclarecimento do assunto.
Os meus melhores cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109604 | Paulo | 14 jan 2006 23:40 | Em resposta a: #109593

Caro Carlos Pedroso,

Em primeiro lugar as minhas desculpas pela primeira resposta que lhe dei onde, para lá de algumas gralhas, incluí os elementos que retirei da sua mensagem com vista a tentar encontrar deslindar esta situação (estava com pressa e a vontade em lhe responder foi maior do que a atenção).

Por outro lado, o registo que transcreve nesta sua última mensagem inviabiliza de vez a possibilidade do 2º casamento com Maria Brigida em 1839 (tal como eu também defendera na minha última mensagem).

De D. Maria Amália conheço 2 irmãos, D.Teresa e Joaquim. A primeira nasceu em Lisboa e faleceu solteira e sem geração no Carril a 22 de Junho de 1872, o segundo foi um benemérito local, co-fundador do Hospital da Misericórdia de Ferreira do Zêzere e grande amigo do Comendador Higino Otho de Queiroz e Melo tendo falecido sem geração.

Os pais de D. Maria Amália casaram em Lisboa, por altura das invasões francesas. Seus filhos; D.Teresa, Joaquim e D.Maria Amália nasceram aí. Nos registos de Dornes nunca encontrei nenhuma Brigida cujo baptismo deve ser procurado preferencialmente em Lisboa (talvez na freguesia de São Nicolau, onde casaram os pais).

Quanto aos elementos referenciados no baptismo de Ernesto posso adiantar que a referida Joana Amália Heitor Pereira que surge na minha base de dados como Joana Delfina Elisberta de Faria, era filha de Mateus José de Faria e de D. Ana Umbelina, que estes residiram na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em Lisboa e que a referida Joana faleceu no Casal do Carril, freguesia de Dornes, Concelho de Ferreira do Zêzere a 24 de fevereiro de 1845.

Quanto a José Heitor Pereira viveu em Lisboa, na Travessa de São Nicolau. Era Filho de Francisco Heitor Pereira (Carril, 11.10.1744 - Casal do Carril, 18.1.1824) e de Francisca Teresa, natural das Besteiras, freguesia de Águas Belas. Neto Paterno de Manuel Dias e de Maria das Flores (estes dispensados em 3º grau de consanguinidade) que contrairam matrimónio em Dornes a 7.11.1743.

Manuel Dias e Maria das Flores eram ambos bisnetos de Manuel Ribeiro e Maria das Flores, que residiram na Almuinha, freguesia das Areias ainda que Maria das Flores fosse natural do Souto de Ereira, freguesia de Paio Mendes onde casaram a 2.6.1637.

Se pretender os elementos completos nesta linha ascendente por favor envie-me o seu contacto de email.

Renovando-lhe o convite para vir a Ferreira conhecer a Casa dos Heitor Pereira despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109623 | bisonte | 15 jan 2006 11:49 | Em resposta a: #109604

Caro Paulo Alcobia

Agradeço-lhe as suas informações mas a situação vai ficando cada vez mais confusa, pelo menos para mim.
Se partirmos do princípio que a Maria Brígida nunca existiu e que o Germano casou com a Maria Amália e disto há a certeza, o Alfredo seria então irmão do Ernesto... Creio não lhe ter chegado a dizer que, segundo as fontes familiares de que disponho, o primeiro casamento terá sido com a Brígida. Bem, mas como isto ainda vai dar pano para mangas como se diz na nossa zona, deixo-lhe o meu endereço - cspedrosoarrobanetcabopontopt.
Agradeço-lhe o convite para visitar Ferreira, aceitá-lo-ei de bom agrado quando fôr a Tomar, de onde é a família de minha mulher e a saúde me o permitir.
Os melhores cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109670 | Paulo | 16 jan 2006 09:50 | Em resposta a: #109623

Caro Carlos Pedroso,

Não me parece que esta situação seja, neste momento, confusa.

1º - Temos como dado adquirido que Germano e D.Maria Amália casaram em 1839 e que tiveram um filho, Ernesto, em 1841.

2 º - Se existem indícios de que houve um casamento prévio de Germano com D.Brigida há apenas que tentar localizar os respectivos paroquiais e clarificar esta situação.

3º - Apurada esta situação e caso o casamento de Germano com D.Brigida não se tenha realizado em 1839 (que de facto não me parece possível) devemos solicitar a rectificação da BD do GP e o eventual acrescentar dos demais elementos que o Confrade aqui fez o favor de colocar.

Quanto ao mais vou enviar-lhe por email os elementos de que disponho relativos á ascendência de D. Maria Amália.

Despeço-me com os meus mehores cumprimentos,

Um abraço,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#109672 | bisonte | 16 jan 2006 10:54 | Em resposta a: #109670

Caro Paulo Alcobia

Concordo com a metodologia proposta, associada à possibilidade de se tentar obter o assento de baptismo de Alfredo Aníbal de Mendonça Heitor.
Entretanto, irei contactar alguns descendentes de D. Laura de Macedo e Mendonça para saber algumas "dicas".
Creio que ambos temos um objectivo comum: "saber a verdade".
Entretanto, passaremos a utilizar email.
Com os meus melhores cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#111099 | bisonte | 01 fev 2006 18:33 | Em resposta a: #109672

Caro Paulo Alcobia
Espero que não esteja muito zangado!. Somente ontem consegui falar com uma nora da D. Laura de Macedo e Mendonça e chegámos à conclusão que a BD do GP contem realmente algumas incorrecções, tais como a data de nascimento da D. Laura (*1891) e ainda o próprio casamento do Germano nessa data e local com a D. Brígida. A sua teoria deve ser a verdadeira.
Mas... a D. Brígida existiu mesmo e casou anteriormente com o Germano. A familiar com que ontem falei ainda possui um quadro de parede, bordado, assinado e datado por ela, em 1829.
A D. Brígida faleceu com o Alfredo Anibal muito pequenino e então a D. Maria Amália foi lá para casa tomar conta do sobrinho.
Assim, acabou por casar com o cunhado e então nasceu o Ernesto Jayme (07.12.1841). Parece até, que houve ainda um terceiro casamento...!
Como lhe tenho dito, isto são dicas familiares e do tudo que lhe conto só me "responsabilizo" pelo baptismo do meu trisavô Ernesto, nome de seus pais e avós, porque os tenho documentados.
Volto a indicar-lhe o meu endereço, cspedrosoarrobanetcabopontopt.
Um abraço
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#116953 | bisonte | 20 abr 2006 11:15 | Em resposta a: #86546

Caro Senhor Paulo Alcobia
De novo regresso ao tópico, mas por hoje somente para lhe dizer que já encontrei "luz ao fundo do túnel" da D. Brígida. Encontrámos certidões e aguardo que me remetam fotocópias. Já lhe enviei meu endereço electrónico numa das últimas mensagens, será possível facultar-me o seu?
Com cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#183498 | Paulo | 04 fev 2008 14:21 | Em resposta a: #116953

Caros confrades,

Gostava de saber se alguém tem informações relativamente a um

Matias de Faro Viana Pereira de Almeida (vide base de dados)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=408207

Obrigado.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#213302 | mqs | 15 nov 2008 02:55 | Em resposta a: #116953

Caros confrades,

Acrescentei à B.D. do Genea o ramo de descendentes que ainda não está completo, de Carlos Alberto Mendonça Bustorff Silva, filho de Mário Júdice Bustorff Silva.

Cumprimentos,
Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Mário Júdice Bustorff Silva

#220776 | RBicker | 09 fev 2009 16:11 | Em resposta a: #213302

Boa tarde,

Se alguém tiver informações sobre Ana Júdice Bicker (minha trisavó) gostaria muito de saber como esta "aparece" em Gouveia e as suas origens.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 07:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen