Família Burnay

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Burnay

#8666 | J.M.B. | 05 set 2001 11:22

Gostaria de registar neste site o meu bisavô Sr Frederico Guilherme Burnay bem como toda a sua descendencia, apesar de alguns dos membros, uma pequeníssima parte,já estar aqui referida (caso dos Duff Burnay, e de mim próprio).
Frederico Guilherme Burnay é irmão de Henrique Burnay, pai do 1º Conde Burnay.
Como posso fazê-lo ?
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8670 | _fRoEs_ | 05 set 2001 13:25 | Em resposta a: #8666

Caro José,

Para registar o seu bisavô o exmo sr. Frederico Guilherme Burnay e toda a sua descendência, tem apenas que ir á página dedicada aos filhos do 1º Conde de Burnay e entar na parte inferior da página, onde encontrar escrito sugerir correcção desta página.
Depois, já nessa página de correcção, acrescente que Henrique Burnay, o 1º Conde teve mais um filho, dando assim o nome deste, a data de nascimento, o seu casamento e toda a sua descendência´.
É simples...
E já agora eu tenho uma rapariga na minha aula chamada Maria de Vasconcellos Guimarães Corrêa de Sampaio e acho que a mãe dela era filha de uma Duff Burnay.

Com os melhores cumprimentos
Luís Maria Corrêa da Silva Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8690 | J.M.B. | 05 set 2001 16:30 | Em resposta a: #8670

Meu caro Luis !
Aqui vai toda a minha gratidão pelo cuidado que teve em responder-me á questão que levantei !
Todavia, talvez pelo facto da minha mensagem não ter sido suficientemente explicita, a relação de parentesco entre o 1ºConde Burnay o Ex.mo Senhor Henrique Burnay, e o meu bisavô Frederico Guilherme Burnay é diferente da que sugere.
De facto o 1º Conde Burnay era filho de Henrique Burnay(há quem assegure que se chamava João Henrique Burnay)que era médico,e que foi o filho mais velho de Jean Baptiste Burnay, que por sua vez foi o 1º Burnay a chegar a Portugal.
O meu bisavô Frederico Guilherme Burnay, também filho de Jean Baptiste, era portanto tio direito do 1ºConde Burnay.
Após este esclarecimento, como é que me aconselha a proceder quanto á introdução do meu bisavô e sua descendencia ?
Curiosamente a sua aluna deverá ser trineta ou mais, do Sr. José Luis Duff Burnay (vidé site da família Burnay na netSAPO), filho mais velho do meu tio-avô Frederico José Burnay, que casou com uma grande senhora que tive a honra de conhecer e que se chamava Virginia Duff e era de origem irlandesa,tal como se diz que o são também os Burnay's.
O Sr.José Luis Burnay, que está ligado á fundação da conhecida casa J.BURNAY Cambistas,era o neto mais velho do meu bisavô Frederico Guilherme.
Tenho muito mais informações interessantes sobre a família Burnay, mas não quero ocupar muito o seu tempo e espaço.
Já agora muito gostaria qae me informasse qual é o seu grau de parentesco, com o meu querido amigo Manuel Foes Leitão ? Obrigado, J.M.Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8692 | _fRoEs_ | 05 set 2001 17:28 | Em resposta a: #8690

Caro J.M.Burnay,

Desculpe a minha má compreensão pois agora vou tentar ajudá-lo de uma forma acertada.
Aqui vai:

Disse que o seu bisavô era tio direito do 1º Conde de Burnay, pois então terá que introduzir o avó e a avó paternos do 1º Conde de Burnay e depois o seu bisavô.
Para isso diriga-se à página do pai do 1º Conde e entre na parte inferior da página onde diz "Sugerir correcção desta página".
Aí peça para colocarem os pais do pai do 1º Conde e depois acrescente o seu bisavô e toda a sua descendência.

Já agora acrescento-lhe que eu apenas tenho 14 anos e como tal, aquela Maria Corrêa de Sampaio é minha colega e não minah aluna.
É engraçado pois toda gente pensa que eu já sou adulto mas não.
E quanto ao grau de parentesco do tio Manuel Leitão, ele é primo direito do meu pai.
Aliás pode consultar tudo isso neste site na família Froes, onde eu também estou.

Espero ter-lhe sido útil.
Um abraço

Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8693 | J.M.B. | 05 set 2001 18:41 | Em resposta a: #8692

Meu caro Luis Froes !
Tomara muitos adultos chegarem aos seus "calcanhares". Por mim, com 63 anos,seis filhas, quatro genros e quatorze netos e meio, sou com todo o gosto seu disciplo atento.
Foi-me muito útil !

Estou á sua disposição para qualquer informação sobre a família Burnay, da qual estou a fazer com o meu irmão Luis Filipe, a respectiva e complexíssima Arvore Geneológica.
Aliás ,se não me traí a memória, existem varias ligações entre a família Burnay e a família Froes. É o caso da minha irmã Isabel
Campos Burnay que é casada com o meu querido cunhado José Martinho Froes Alves do Rio.

Um abraço amigo
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8694 | _fRoEs_ | 05 set 2001 19:21 | Em resposta a: #8693

Meu caro José Manuel,

Para além da ligação do tio José Martinho existe também outra e, essa sim, uma verdadeira ligação.
É que uma filha do 1º Conde de Burnay, que dava pelo nome de Amélia de Carvalho Burnay casou-se como um espanhol chamado José Morales de Los Rios.
Desse casamento nasceu uma senhora chamada Maria Josefina Burnay Morales de Los Rios que se casou com um senhor chamado José Rino de Avellar Froes, filho do célebre toureiro Victorino Froes.
Daí nasceram o meu avô José (Lito), a tia Maria Amélia, ( mãe dos Alves do Rio ), a tia Rucha ( mãe dos Leitões ), a tia Teresinha ( mãe dos Cardoso Pinto ) e o tio Pedro ( pai dos Amélinhos ).
Há também uma história muito engraçada sobre o avô Burnay ( o 1º Conde ).
Aqui vai:

O avô Burnay era o banqueiro o do Rei D.Carlos. Ao fim de alguns anos, o Avô pediu ao Rei que lhe desse o título de Conde, ao que o Rei acedeu. No entanto, uma surpresa lhe estava reservada, pois todos os meses o Rei D.Carlos dava um jantar com os amigos e politicos e outras pessoas importantes. Do lado direito da mesa ficavam aqueles que o Rei considerava mais importantes, estando o Avô Burnay sempre nos primeiros lugares do lado direito. Depois de ter sido feito Conde, no almoço seguinte, o Avô viu com grande surpresa que o nome dele estava posto no último lugar do lado esquerdo da mesa. Surpreendido e entristecido, perguntou ao Rei a razão daquela mudança, ao que o Rei lhe respondeu: "Sabes, antes eras o primeiro dos meus banqueiros e agora és o último dos meus condes!"

Com os melhores cumprimentos
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8734 | J.M.B. | 06 set 2001 12:42 | Em resposta a: #8694

Meu caro Luis !
Embora de "vista", conheço bem o teu avô José (Lito),pessoa que, apesar de nunca ter tido a possibilidade de conhecer pessoalmente, me merece a maior admiração e simpatia, porque existem, entre nós três pontos em comum !
O primeiro é o facto de ambos sermos ruivos e sardentos !
O segundo, é o facto de ambos sermos engenheiros químicos !
O terceiro, é que ambos tivemos a enorme honra de jogar na gloriosa equipe de "volley" do Técnico, tantas vezes campeã nacional, tendo ele sido várias vezes internacional ! Nunca lhe
cheguei aos "calcanhares"porque nem sequer uma só vez fui seleccionado.
Mas ainda joguei na equipe com varios dos seus companheiros tais com o Álvaro Mendes, André Mendes, João Raimundo, José Carlos Viana e outros.

Recordo com muita saudade, os meus tempos de S.Martinho do Porto, quando ia " ás rolas", nas entradas da vossa Quinta de S.José, perto de Alfeizarão.Isto nos anos 50's, quando,também eu, tinha 14 anos !

A história engraçadíssima que me contaste, já a conhecia.
De facto vem escrita num livrinho interessantíssimo qu se chama "Ao serviço de Reis e Presidentes" e que são as memórias de um mordomo que trabalhou desde moço de cozinha até mestre de mesa, inicialmente no Palácio da Ajuda e finalmente no Palácio de Belém.O autor chama-se Vital Rodrigues.

Um abraço amigo e até á próxima !
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8755 | zamot | 06 set 2001 19:18 | Em resposta a: #8734

Exmo Senhor José Manuel Burnay,

Não saberá por acaso onde adquirir o livro de que fala?

Desde já agardeço sua informação

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8757 | zamot | 06 set 2001 19:24 | Em resposta a: #8666

Exmo Senhor,

Há meses coloquei aqui uma mensagem á qual não consegui obter resposta. Saberá por acaso informar-me quem é o actual Conde de Burnay ou quem o representa?

Obrigado

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8796 | J.M.B. | 07 set 2001 11:48 | Em resposta a: #8757

Meu caro amigo !
Esta questão também se me colocou desde há muito tempo, dado que, como membro da Família Burnay que muito se orgulha de a ela pertençer por linha directa, me tenho dedicado, embora sempre com pouco tempo disponível, ao estudo da sua História ancestral e dos seus membros.
Entre estes últimos já localizei em Portugal, entre vivos e mortos, mais de 800 !
Por documentos que tenho, julgava que o título de Conde Burnay tinha sido dado pelo nosso Rei D.Luis I, ao Senhor Henrique Burnay, sobrinho do meu bisavô Frederico Guilherme Burnay, por duas vidas.
O Forum deste site, a quem coloquei esta questão, veio-me esclarecer de que eu estava enganado, dado que a Família descendente, pode sempre pedir, desde que a tal esteja habilitada, ao Presidente do Conselho de Nobreza, hoje em dia o Senhor Dom
Duarte Pio, a renovação do título por mais vidas, o que normalmente é concedido.
Mais tarde, vim a ler neste site uma mensagem que dava conhecimento, por pessoa bastante qualificada, de que o actual Conde Burnay é o Senhor José Tomáz de Mello Breyner, provavelmente o signatário da mensagem que me é
hoje enviada.
Já alterei, nesse sentido, os meus registos !

Espero ter-lhe sido útil.
Com os meus melhores cumprimentos
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8797 | J.M.B. | 07 set 2001 12:06 | Em resposta a: #8755

Meu caro amigo !
Crei que se refere ao livro de Vital Rodrigues intitulado "Ao serviço de Reis e Presidentes".
Trata-se de um livro já bastante antigo, da biblioteca do meu pai, que infelizmente, não deve ter sido reeditado.
Todavia acredito que, com alguma paciência e disponibilida ...e sorte, poderá encontrá-lo num bom alfarrabista !
No entanto, por o não ter comigo (estou no meu escritório), irei em casa ver no livro outras indicações, nomeadamente a respectiva editora, que lhe permitam uma ajuda adicional !

Com os meus melhores cumprimentos,
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8817 | zamot | 07 set 2001 18:01 | Em resposta a: #8796

Meu Caro Zé Manuel Burnay,

O Conde de Burnay era meu trisavô, ou seja Pai da minha Bisavó Sofia casada com meu Bisavô Tomáz Mello Breyner. Ela tinha irmãos e irmãs mais velhas pelo que eu não sou nem nunca serei o Conde de Burnay, pois se caisse na nossa linha quem seria era o meu Primo Francisco actual Conde de Mafra. A minha duvida era só se saberia se alguns dos irmãos da minha Bisavó teria tido filhos e quem seria o actual Conde.
Quanto ao livro desde já agradeço mais alguma informação.

Um abraço

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8821 | J.M.B. | 07 set 2001 19:20 | Em resposta a: #8817

Meu caro José Tomáz de Mello Breyner!
Como lhe dei a entender na mensagem que lhe enviei esta manhã, a questão de saber quem é actualmente o Conde Burnay é, para mim, muito recente !
De facto até há muito pouco tempo, julguei que o último Conde Burnay tivesse sido o 2º, filho do 1ºConde, de seu nome Henrique de Carvalho Burnay, que morreu em Paris em data que de momento não posso precisar, dado que não tenho a minha documentação "á mão".
Em menssagem que me foi enviada pelo Dr. Luis Amaral da Genea Portugal,fui informado que o título foi renovado por varias vidas,tendo a concessão da renovação do título ao 3ºConde Burnay, Sr. Pedro Burnay sido diferida pelo Rei D. Manuel II em 1924.
O Dr. Amaral afirmou-me ainda que esta informação estava patente na página 288 do Anuario da Nobreza de Portugal - Tomo I (Publicação que não possuo)
Um ou dois dias depois, ao rever algumas informações editadas pelo Forum deste site,encontrei uma em que, sendo perguntado quem era o actual Conde Burnay, foi respondido pelo Forum, ser o Sr. José Tomáz de Mello Breyner.Dei-a pois como certa.
Constato que infelizmente existe ainda, muito poucos conhecimentos sobre a Família Burnay, o que não sendo um caso grave ou relevante, é todavia importante para os Burnay's.
E a documentação que existe está extremamente dispersa.
No meu caso, estou há mais de 10 anos, conjuntamente com o meu irmão Luis Filipe, a recolher informações e registos sobre a minha Família.
Já localizei cerca de 800, mas verifico que existem muitos mais !
Isto só falando em Portugal.
Foi-me muito mais fácil obter a àrvore Geneológica do 2º ramo inglês dos Burnay's (o que regressou ás Ilhas Britanicas depois da fuga para a Bélgica dos meus antepassados que se recuzaram a converter-se ao anglicanismo por serem católicos) do que conseguir informações sobre a minha Família, que como sabe, veio para Portugal nos finais do Sec.XVIII, na pessoa de Jean-Baptiste Burnay.
Este Senhor teve treze filhos, entre os quais
se contam o seu tetra-avô que se chamava Henrique ou João Henrique (imagine a minha dúvida !)que era médico e o meu bizavô Frederico Guilherme.
Imagina que só consegui até agora descobrir dez desses treze membros ?
Penso todavia que me vai ser possível saber, e informá-lo de seguida, os nomes de todos os irmãos da sua bisavó Sofia, ou...quase todos !
Veremos !

Um abraço,
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8938 | zamot | 10 set 2001 09:03 | Em resposta a: #8821

Meu Caro José Manuel Burnay

Obrigado pela resposta. Vou também enviar-lhe alguns elementos ( poucos ) que tenho sobre os Burnay a fim de o ajudar no seu estudo.

Abraço Amigo

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8945 | J.M.B. | 10 set 2001 12:39 | Em resposta a: #8938

Meu caro José de Mello Breyner !
Muito obrigado pela sua amável e utilíssima ajuda.
Dado que vou ter uma semana muito atribulada de ponte de vista profissional, conto dar-lhe as informações que lhe prometi, no decurso da semana de 17 de Setembro.

Um abraço amigo
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8984 | LBMSPG | 10 set 2001 23:10 | Em resposta a: #8938

Meu caro José Thomaz,

Desculpa a minha interrupção neste teu dialogo com o José M. Burnay, mas queria deixar-te a minha humilde opinião quanto à representação actual do titulo de Conde de Burnay.

O 3º Conde, Pedro Henrique Burnay,que tem autorização para o seu uso, do Rei D. Manuel em 1924, tem geração de um segundo casamento (civil) aparentemente desconhecida.

Passando aos seus irmãos e respectiva descendência, temos :

PAULO BURNAY, que vem a ser subdito francês, casado com uma francesa e com duas filhas ,francesas e também casadas com francêses, pelo que estão fora da sucessão, segundo a lei aplicável para estes casos.

ANA MARIA BURNAY, casada com o 2º Visconde do Marco, e que tiveram dois filhos : Carlos Duarte Burnay Nogueira Soares Cardoso, morreu solteiro e s.g.; e ANA MARIA FILOMENA NOGUEIRA SOARES CARDOSO, casada com Duarte António Borges Coutinho, 4º Marquês da Praia e Monforte, sendo sua filha primogénita ANA MARIA BORGES COUTINHO, casada com D. José Maria de Noronha, actual Marquesa da Praia e Monforte, Viscondessa do Marco, Baronesa de Linhó, e representante do titulo de Conde de Burnay.

Espero poder ter contribuido de algum modo. Recebe um abraço amigo do

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8998 | zamot | 11 set 2001 09:17 | Em resposta a: #8984

Meu Caro Tuntas,

Agradeço tua contribuição excelente como sempre. A unica parte que não percebo é como é que a Ana Maria Borges Coutinho é a Viscondessa do Marco. Sempre pensei que fosse o Gonçalo Marco e nesse caso não será ele o actual representante do titulo de Conde de Burnay?
Esclarece-me se puderes.

Um abraço amigo

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#8999 | LBMSPG | 11 set 2001 09:40 | Em resposta a: #8998

Caro Ze Thomaz,

O Gonçalo Marco é filho de um irmão (Adolfo) do 2º Visconde do Marco, e por conseguinte primo direito da mãe da Ana Maria Borges Coutinho (Marquesa da Praia e Monforte ).

A mãe da Ana Maria Praia, Ana Maria Filomena Burnay Nogueira Soares Cardoso, é Viscondessa do Marco, e (quanto a mim) até melhor linha, a representante do titulo Conde de Burnay.

Um abraço amigo

Luis Pinto Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9317 | LCM | 17 set 2001 22:42 | Em resposta a: #8666

Caro José Manuel,

Pergunto se tem alguma informação sobre um Frederico Burnay, vivo em 1885, parente (por sangue ou casamento) com a família Duarte Ferreira.
Agradeço todas as informações que possa ter sobre esta pessoa e sua família.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9337 | J.M.B. | 18 set 2001 11:05 | Em resposta a: #9317

Caro Luis Correia de Matos !
Penso poder dar-lhe respostra talvez ainda hoje, até porque o Senhor em questão ou é meu bisavô ou meu tio-avô.
Só não a dou já,por motivos profissionais, pois estou na minha empresa longe dos meus documentos.
Até breve e um abraço,
José Maniuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9338 | J.M.B. | 18 set 2001 11:44 | Em resposta a: #8984

Caro Luis Pinto Gonçalves !
Quero agradecer-lhe muito a sua preciosa e esclarecida ajuda, ao diálogo que venho mantendo, com o maior interesse com o Zé Tomaz de Mello Breyner !
È desta troca multilateral de informações, que iremos chegar, a pouco e pouco, ao esclarecimento global de quem foram os membros da Família Burnay, tarefa que, por motivos óbvios, me merece o maior apreço !
"Todos somos poucos...."
Um abraço grato e amigo,
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9391 | J.M.B. | 19 set 2001 17:15 | Em resposta a: #9317

Meu Caro Lourenço Correia de Matos !
Vou dar-lhe, ainda que de modo resumido,as informações que me pediu, isto porque se fosse exaustivo, ocuparia um espaço muito grande.
Mas,á medida que o seu interesse vá exigindo mais, continuarei a desenvolver este assunto com todo o gosto, embora em várias etapas.
Em 1885, estou certo embora não seja infalível, estavam vivos dois Fredericos Burnay's, que passo a referir:
- FREDERICO GUILHERME BEAUPIN BURNAY
nasc. em Lisboa em 06.12.1815 e falc. em Lisboa em 29.01.1888 (em 1885 teria 70 anos, e ainda trabalhava).
- FREDERICO JOSÉ OTTE BURNAY
filho do anterior, nasc.em Lisboa (Alcântara)em 29.11.1860 e falec.em Lisboa em 20.01.1907 (em 1885 teria 25 anos, trabalhando já na PARCERIA DOS VAPORES LISBONENSES, empresa armadora fundada pelo seu pai a quem chamavam o "Burnay dos Navios".
Agora vamos aos casamentos e descendencia.

1- FREDERICO GUILHERME BEAUPIN BURNAY
cc MARIA ELISABETH EUPHÉMIE OTTE, a 03.07.1859 em Beho-Vielsalms (Bélgica)nasc. em Comanster(Bélgica) em 05.10.1828,falec.na Cruz Quebrada a 04.09.1898.
Teve os seguintes 5 filhos:
1.1- Frederico José Otte Burnay, já atrás referido que em Lisboa a 04.10.1884,cc Virginia Duff Burnay nasc.na Irlanda a 27.05.64, falec.em Lisboa em 1959 com 95 anos.
Tiveram nove filhos.
1.2- Euphemie Maria Otte Burnay,nasc.Lisboa a 1865,cc Luis Macieira Teixeira Mendes (n.1860, f.1905 em Lisboa).
Não deixaram descendentes.
Após a morte de seu marido a tia Euphemie, entrou para um Convento Carmelita, tomou o hábito, e o nome de Irmã Eufémia.
1.3- Maria Otte Burnay nasc. Lisboa 1868, cc Henry Lhoest em Liege(Bélgica) em 1890, falec. em Liege em 1958.
Tiveram quatro filhos que se fixaram na Bélgica.
1.4 - Emílio Alexandre Otte Burnay, nasceu a 11.02.1870 na Q.ta da Princesa (Pedroços)
Lisboa, cc Bertha Burnay Otte (sua prima direita)em Lisboa,em 1901, falec. em Lisboa em 16.06.1928 em sua casa na Calçada das Necessidades nº8.
A avó Bertha falec. em 12.03.1938.
Tiveram seis filhos.
Além de administrador da Parceria dos Vapores Lisbonenses, era comendador da Ordem de Mérito
Comercial e Industrial, foi Consul da Bélgica em Lisboa, tendo recebido em sua casa, o Rei Alberto I, no decurso de uma visita deste monarca belga a Lisboa.
1.5 - Maria Luisa Otte Burnay nasc.em Lisboa a 1873 e faleceu com três anos.

Por hoje fico-me por aqui.
Quer que continue ?
Fá-lo-hei com todo o gosto em breve se achar de interesse.

Um abraço
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9400 | LCM | 19 set 2001 22:01 | Em resposta a: #9391

Caro José Manuel Burnay,

Infelizmente ainda não consigo estabelecer a ligação que procuro, pois não sei como algum destes Fredericos pode corresponder ao que procuro.

Em 1885, no enterro de José Eugénio Duarte Ferreira levou a "chave do caixão o sr. Frederico Burnay, seu primo" como consta da notícia publicada num jornal.

Este José Eugénio era Tenente da Armada, morreu solteiro e era filho de João Severiano Duarte Ferreira e de D. Gertrudes Nozollini Ruiz; neto paterno de Joaquim José Duarte Ferreira e de D... Rosado; neto materno de José Ruiz e de Maria Nozollini.
Será por esta ascendência o parentesco?

Agradeço qualquer ajuda que me possa dar no esclarecimento desta questão. Muito agradeço a sua ajuda.

Um abraço,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9408 | LFB | 19 set 2001 23:34 | Em resposta a: #8670

Caro Amigo Luís Froes,

Relativamente ao ultimo paragrafo desta sua mensagem, venho informar presumindo que a sua colega e decerto modo minha parente, poderá ser filha ou neta de Maria Teresa Burnay Vasconcelos de Guimarães, nascida a 07/06/1958 em Luanda - Angola, casada com João Eduardo Lupi Correia de Sampaio, que caso esteja correcto gostaria de saber mais ligações (irmãs ou tios).
A 1ª ligação entre a Familia Vasconcelos de Guimarães e Familia Burnay, acontece com o casamento de Joaquim José Duarte Neuparth de Vasconcelos Guimarães com Maria Isabel Duff Burnay, cujo casamento foi a 10/12/1949. Deste casamento houve 7 filhos todos nascidos em Luanda - Angola:
1)Joaquim Manuel Burnay de Vasconcelos Guimarães, licenciado no I.S.E., desconhece-se matromónio.
2)Isabel Maria Burnay de Vasconcelos Guimarães, casou com Manuel Bernardo Vieira de Matos Jonet.
3)Luisa Maria Burnay de Vasconcelos Guimarães, casou em Cascais com António Manuel Ferreira Simões de Almeida.
4)José Luis Burnay de Vasconcelos Guimarães, desconhecendo-se matrimónio.
5)Maria Teresa Burnay de Vasconcelos Guimarães,casou na capela da Quinta dos Bugalhos nas Caldas da Rainha, que presumo serem os pais ou avós da sua colega de curso.
6)Maria Rita Burnay de Vasconcelos Guimarães.
7)João Frederico Burnay de Vasconcelos Guimarães.

Esperando que esta informação tenha algum interesse, gostaria de também saber alguns elementos relativamente a tios,primos,irmãos desta minha familiar, pois tenhos cerca de 800 nomes ligados em arvore geneológica, trabalho que venho fazendo desde hà 5 anos a esta parte.

Com uma abraço, aguardo notícias.

Luis Filipe Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9428 | J.M.B. | 20 set 2001 11:35 | Em resposta a: #9400

Caro Lourenço Correia de Matos
Obrigado pela sua mensagem.
Para continuar a ajudá-lo, pedia-lhe que, se possível, me informe da data de nascimento ou da morte de José Eugénio Duarte Ferreira.
De facto, sendo primos, e na hipótese de se tratar do Frederico José Otte Burnay, pode muito bem acontecer, embora pouco provável, que o José Eugénio, esteja ligado a um dos doze irmãos de Frederico Guilherme Beaupin Burnay (pai do Frederico José).
É que a Família Burnay, esteve sempre muito ligada ao Mar !
Quer O Frederico Guilherme, quer os seus filhos Frederico José e Emílio Alexandre, foram armadores de relevo, um dos irmãos do primeiro, o Luis Beaupin Burnay, foi oficial da Marinha Brasileira, tendo morrido na guerra entre o Brasil e o Paraguai.
Há entre todos nós, dezenas de grandes velejadores campeões e técnicos de construção naval.
Eu próprio, bem como o meu irmão João Frederico, embora eu Engenheiro Quimico e ele Arquitecto, fizemos o nosso serviço militar na Armada Portuguesa, tendo eu tido a Honra de ter comandado na Guiné, o N.R.P "Deneb",lancha de patrulha, como 2º tenente orgulhando-me dos meus três Louvores em combate, que me foram atribuidos pelo Estado Maior da Armada.
Sempre andámos, convivemos e fomos grandes amigos da gente do Mar !
Aguardo as suas notícias, para continuar a minha pesquisa !
Um abraço,
José Manuel Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9430 | LCM | 20 set 2001 11:41 | Em resposta a: #9428

Caro José Manuel

Muito obrigado pela sua pronta resposta.
Infelizmente não o posso ajudar muito. Apenas sei aquilo que lhe disse na última mensagem. Como José Eugénio morre solteiro não pode ter casado com uma Burnay. Também não tem sangue Burnay na sua ascendência, por isso as únicas hipoteses são: ou este Frederico Burnay, o que eu procuro, era filho de alguma parente dos Duarte Ferreira, ou era casado com uma prima do defunto, e portanto referido como "primo".

Peço desculpa por não puder ajudar mais mas é tudo quanto se sabe.

Um abraço,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9473 | LFB | 20 set 2001 23:08 | Em resposta a: #9430

Meu Caro Irmão José Manuel,

Tenho assistido às várias conversas e mensagens que tem havido com o Sr. Lourenço Correia de Matos e uma vez que aqui estáva com a mão na massa, venho lembrar que no jazigo da nossa Familia Burnay, encontram-se vários lugares cedidos a amigos de alguns nossos familiares, pelo que é natural que este Senhor Duarte Ferreira passa ser o caso e certamente só com a autorização do proprietário, neste caso o nosso bisavô Frederico Burnay seria a pessoa indicada nesta época a permitir tal acontecimento.

Aqui vai um abraço, esperando ver-te em breve, do teu irmão,

Luis Filipe Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9488 | LFB | 21 set 2001 01:57 | Em resposta a: #8998

Exmo.Senhor,
José Tomáz de Mello Breyner

Tenho observado com entusiasmo e interesse as trocas de informações entre si e meu irmão José Manuel e ainda com o nosso amigo comum Luis Pinto Gonçalves (Tuntas), pelo venho transmitir o seguinte:
2ºCONDE BURNAY - Como sabe foi Henrique Carvalho Burnay, titulo concedido por decreto em 18/05/1909, filho mais velho do 1º Conde, não tendo deixado descendentes, pelo que o titulo a existir teria que ser atribuido a outra geração, que por direito seria pela descendência do 2º filho do 1º Conde de Burnay.

3º CONDE BURNAY - Titulo concedido por El-Rei D.Manuel II em 1924, sendo este o 1º filho de Pedro Henrique Burnay descendente de Pedro Henrique Carvalho Burnay irmão do 2º Conde. O 3º Conde, também só teve descendentes em 2ªs núpcias com uma senhora de nome Angela......,deste casamento descende Pedro Burnay, não sei nada acerca desta pessoa, presume-se que não deu lugar a descendência.

Assim, penso que por legitimidade, o titulo poderia ser atribuído a Paulo Burnay,(irmão do 3ºConde)que casou com uma senhora francesa de nome Marie de Saint-Quetin, ou ainda também por direito à descendência de sua irmã Ana Maria Burnay casada com Duarte Gustavo Nogueira Soares Cardoso (2ºVisconde de Marco).
Mas tudo indica que o titulo Conde Burnay, foi dado só por uma vida, pelo que os seguintes quanto a mim, vieram fora do que é lógico.

Com os meus cumprimentos,

Luis Filipe Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#9495 | zamot | 21 set 2001 10:05 | Em resposta a: #9488

Meu Caro Luis Filipe,

Obrigado pelas suas informações qu muito irão ajudar o meu estudo sobre os burnays.

Um abraço

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#11301 | LFB | 18 out 2001 01:12 | Em resposta a: #9430

Caríssimo Lourenço Correia de Matos,

Desde já lhe envio um abraço e saudades à sua simpatica Mãe Maria do Amparo.
Em conversas que assisti neste forúm e informações mais detalhadas, sei que eventualmente poderá dár-me uma ajuda no sentido de me indicar uma fonte onde poderei obter informações e esclarecimentos acerca da minha Familia Burnay.
Desde há 6 anos a esta parte, tenho vindo muito pacientemente a construir a genealogia dos Burnay's, disponho de cerca de 800 nomes entroncados desde os orígens da Familia reportados ao ano de 1683 e fundamentalmente a descendencia residente em Portugal.
Esgotei as minhas fontes e pretendia acrescentar e/ou corrigir, pelo que lhe solicito o expecial favor de me indicar qual a melhor forma de o fazer.

Sou grande amigo do Licas Quintella e daí ser também amigo da Amparo no belos tempos da Ericeira.

Com um abraço amigo,

Filipe Burnay

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#11313 | LCM | 18 out 2001 09:41 | Em resposta a: #11301

Caro tio Filipe,

Não sei se serei de grande ajuda no pedido que me faz. O que me parece da leitura da sua mensagem´é que conhece bem as origens da família, a sua passagem a Portugal e alguma da sua descendência.

O problema, em minha opinião, está precisamente na descendência. Ninguém conseguiu ainda, por exemplo, identificar o Frederico Burnay de que pedi informações. Não é de excluir a hipótese de que nada tenha com a família Burnay portuguesa sendo mais um estrangeiro estabelecido em Lisboa. Mas o apelido e o nome Frederico (que existe na família em Portugal) são coincidências demasiado fortes para que não pertença a esta família.

Como este existirão provavelmente muitos outros problemas. A dificuldade dos trabalhos descendentes é exactamente a de "apanhar" todos os filhos, todas as novas famílias, que vão constituir novos ramos apartir de determinada geração de um casal. Se multiplicarmos isto por várias gerações poderemos chegar a um número assustador!
A reconstituião descendente da família deve-se fazer essencialmente e antes de tudo, com memórias familiares dos mais velhos e/ ou dos mais interessados. Guardam sempre documentos recortes da necrologia dos jornais (preciosos porque tinham quase sempre muitos nomes de parentes mais ou menos próximos) e têm de memória muitas histórias que ouviram contar.
Existem depois uma série de fontes onde se pode fazer investigação do séc. XIX, principalmente para dados biográficos, como os "Almanaques" (que contêm listagens dos mais variados empregos), as crónicas sociais dos jornais (o "Diário Ilustrado" entre 1871 e 1911 é precioso), etc.

Mais uma achega: está a ser tratado neste momento na Torre do Tombo o Arquivo do Conde de Burnay. São maioritariamente documentos relativos às actividades comerciais e financeiras mas sei que há qualquer coisa (pouca, parece) relacionada com assuntos mais familiares e pessoais). Logo que saiba mais avisá-lo-ei.

Lembro-me ainda de ter visto informações sobre Burnays na Colecção Jorge de Moser dos Reservados da Biblioteca Nacional. O Moser era um genealogista que anotava tudo principalmente se dizia respeito a famílias estrangeiras estabelecidas em Portugal. Desde transcrições de documentos, a recortes de jornal, brasões, fotografias, etc há um pouco de tudo nesta Colecção.

Respondi-lhe a "quente" mal vi a sua pergunta, por isso posso me ter esquecido de alguma coisa. Darei novidades quando tiver e peço-lhe que me mantenha informado. Se precisar de alguma coisa diga.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#110098 | Joman | 19 jan 2006 09:15 | Em resposta a: #9400

Caro Lourenço Correia de Matos

Acho que acertou na sua suposição! Encontrei um João Baptista Burnay que vivia em Cabo Verde onde casou com Maria Luísa de Figueiredo, filha de José de Figueiredo Sarmento e Maria Joaquina Nozolini. Deles só sei que tiveram um filho de nome Carlos Eugénio Burnay.
Logo o tenente Duarte Ferreira era primo pelo lado Nosolini destes Burnay.
Frederico talvez fosse filho deste casal.
Talvez José Manuel Burnay possa esclarecer isto.

Abraços

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Burnay

#110101 | Joman | 19 jan 2006 09:26 | Em resposta a: #9428

Caro José Manuel Burnay

Poderia informar-me sobre quem eram os pais do engenheiro João Burnay, que aparece citado nas Farpas a propósito da construção da Penitenciária e que mais tarde esteve envolvido na construção do caminho de ferro de Ambaca?
Será filho do casal João Baptista Burnay e Maria Luísa de Figueiredo?
Desde já grato por qualquer informação.

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen