Antigas freguesias da cidade de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos | Pessoas | Famílias

Antigas freguesias da cidade de Aveiro

#86779 | amtf | 23 mar 2005 21:57

Caros participantes, estudiosos do distrito de Aveiro,

Gostaria de saber a que correspondem actualmente as antigas freguesias (séc. XVIII) de S. Miguel e do Espírito Santo da cidade de Aveiro.

Os paroquiais dessas freguesias estão individualisados no ADA ou foram integrados nas do presente?

Alguém tem notícia do baptismo (ca. de 1750), no Espírito Santo, de um Francisco filho de Mateus da Silveira Cardoso de Menezes e de sua mulher, Joana Margarida Rangel. Ou do recebimento do mesmo Francisco, provavelmente em S. Miguel, com Maria Isabel Rangel de Quadros?

Grato por eventual interesse, com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Antigas freguesias da cidade de Aveiro

#87609 | Marco | 03 abr 2005 19:08 | Em resposta a: #86779

Caro António Maria Fevereiro,

Mateus da Silveira Cardoso Meneses, filho unico e herdeiro de João Gomes da Silveira Cardoso Meneses e de sua mulher D. Jacinta Coelho Ribeiro Cardoso, casou com D. Catarina Bernarda Barbosa Rangel de Quadros, na vila de Esgueira e teve
Francisco José Barbosa de Novais Bacelar da Silveira Cardoso de Meneses e Bulhões, que casou com D. Maria Isabel Rangel de Quadros, filha de António Rangel de Quadros e de D. Joana Margarida Rangel de Quadros , sua prima e sobrinha

In "Genealogias de Familias Nobres Aveirenses", de Francisco Ferreira das Neves


Um abraço

José António Reis

Resposta

Link directo:

Bulhões e Meneses

#87773 | victorferreira | 05 abr 2005 09:35 | Em resposta a: #87609

Caro Confrade JAR,

Deixe-me 'meter uma colher' nesta malga porque Bulhões e Meneses das Beiras interessam-me.

1. "sua prima e sobrinha": quem e de quem?
- D. Joana Margarida Rangel de Quadros, prima e sobrinha do marido, António Rangel de Quadros? (o mais provável)
- ou D. Maria Isabel Rangel de Quadros, prima e sobrinha do marido, Francisco José Barbosa de Novais Bacelar da Silveira Cardoso de Meneses e Bulhões?
- ou D. Joana Margarida Rangel de Quadros, prima e sobrinha do genro, Francisco José Barbosa de Novais Bacelar da Silveira Cardoso de Meneses e Bulhões?

2. Tem alguma sugestão de onde posso consultar o livro que refere (BN, alguma biblioteca pública de Lisboa, de alguma instituição universitária, ...)?

3. Sobre esses Silveira Bulhões (ou Bulhão) de Esgueira, conhece as suas ascendências, ou tem ideia de onde posso descobrir alguma publicação?

Tenho ancestrais em Viseu - Correia Bulhões, Costa Bulhões, Montez de Bulhões, Bulhões e Meneses - que gostaria de ver esclarecidas ligações.

Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Antigas freguesias da cidade de Aveiro

#87787 | miguellabrego | 05 abr 2005 16:44 | Em resposta a: #87609

Senhor Reis,

Você tem uma cópia deste livro, "Genealogias de Familias Nobres Aveirenses"?
Se assim, pode você fazer-me um favor e ver se qualquer coisa esta mencionado do família "da Costa (de Oliveira)" ou família "Pimentel" de ciudade de Aveiro no seculo XVII?
Meus antepassados, Dr. Alexandre DA COSTA (DE OLIVIERA) (filho de Manuel da Costa) e seu esposa, D. Magdalena (da Silva?) Pimentel, sao naturias de ciudade de Aveiro estavam vivendo lá no 1600's.

Muito obrigado!!!!
Miguel Labrego
Miguel.Labrego@uphs.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Bulhões e Meneses

#87817 | Marco | 05 abr 2005 22:53 | Em resposta a: #87773

Caro Victor Ferreira,

Já aqui neste espaço se falou nos CD´s da Universidade de Aveiro, que contêm toda a edição da revista "Arquivo Distrital de Aveiro"
Estes CD´s contem várias genealogias da zona, todos os familiares do Santo Ofício ligados ao distrito de Aveiro, o livro "Genealogias Nobres Aveirenses, várias monografias, etc
No Arquivo Distrital de Braga existe também um fundo "Rangel de Quadros"muito interessante
Moral da história, recorrendo aos Cd´s referidos, ás genealogias publicadas por Delfim Bismack, Maurício Antonino Fernandes, Sousa-Brandão e alguns mais e pesquisando nos paroquiais, notariais e judiciais que estão em depósito no ADA, onde somos sempre muito bem recebidos, temos o caminho bastante facilitado, embora esta "vida" seja ás vezes penosa....
Mas quem "trabalha" por gosto não cansa.
Um abraço

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Antigas freguesias da cidade de Aveiro

#88795 | amtf | 17 abr 2005 20:37 | Em resposta a: #87609

Caro José António Reis,

Desculpe só agora acusar recepção de sua mensagem por ter andado sem tempo para visitar Genea.

Muito obrigado pela referência bibliográfica. Tenho alguns excertos da magnífica “Revista do Arquivo de Aveiro”, donde tenho retirado valiosa informação sobre a minha ascendência aveirense mas desconhecia a existência dessa “Genealogias Nobres Aveirenses” em CD.
Os dados que reproduz conferem com o que já tinha e com os que noutro tópico me foram oferecidos pelo confrade Américo de Quadros.

Grato abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bulhões e Meneses

#88796 | amtf | 17 abr 2005 20:39 | Em resposta a: #87773

Caro Víctor Ferreira,

Respondendo ao seu ponto 1, D. Joana Margarida Rangel de Quadros era prima e sobrinha neta de seu marido António Rangel de Quadros. Nas outras duas hipóteses que colocou é verdade que todos eram primos uns dos outros. A consanguinidade e a repetição de nomes entre estes Rangéis de Quadros era muito elevada.
Não os tenho estudado pelos paroquiais por falta de oportunidade de ir ao A. D. Aveiro, mas como em cada geração tenho encontrado FSO’s e licenciados vou-me entretendo com as habilitações na TT, mais saborosas mas também mais vagas quanto á determinação das cronologias.

Da ascendência paterna de Francisco José é que só conheço o que aqui me foi oferecido pelos confrades Américo de Quadros (noutro tópico) e José António Reis. Também para mim foi uma surpresa o apelido Bulhões que não faço ideia de onde lhe vem já que seus pais e avós (aparentemente) não o usavam.
Também me lembrei de o ter lido a propósito de antepassados desse nome e tinha graça se houvesse um provavel parentesco.

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Antigas freguesias da cidade de Aveiro

#150612 | miguellabrego | 29 mar 2007 20:26 | Em resposta a: #87609

Senhor Jose Antonio Reis,

Você tem uma cópia deste livro, "Genealogias de Familias Nobres Aveirenses"?
Se assim, talvez você pode fazer-me um favor e ver se qualquer coisa esta mencionado do família "da Costa (de Oliveira)" ou família "Pimentel" de ciudade de Aveiro no seculo XVII?

Meus antepassados, Dr. Alexandre DA COSTA (DE OLIVIERA) (filho de Manuel da Costa) e seu esposa, D. Magdalena da Silva Pimentel (filha de Ldo. Manuel Gomes Pimentel e D. Maria da Silva), sao todos naturias de ciudade de Aveiro. Ldo. Manuel Gomes Pimentel e D. Maria da Silva morreu em 1664.

Muito obrigado!!!!
Miguel Labrego

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen