Familia Mergulhão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Mergulhão

#868 | Helena | 13 nov 2000 23:17

Continuo a procurar elementos da Familia Mergulhão para os englober na minha arvore genealógica, será que alguem me pode ajudar.
Obrigada Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65216 | gmg | 17 mai 2004 17:58 | Em resposta a: #868

Exma Sra.,

Sou descendente de Mergulhões, mas estes do Alentejo. o problema é que o apelido tanto surge, como desaparece sem deixar rasto. Ainda não me debruçei muito sobre este ramo da minha linhagem.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65266 | MSá | 18 mai 2004 03:16 | Em resposta a: #65216

Caríssima,
há em Recife, Pernambuco, uma família Mergulhão Breckenfeld.
Cumprimentos do
Luiz M. Sá

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65375 | mbp | 19 mai 2004 01:32 | Em resposta a: #868

Olá Helena
Vejo que não desiste. Já tem os do Porto?A propósito o Antonio Mergulhão de Sever (turismo rural) faleceu de acidente há cerca de um ano. Sabia?

Cumprimentos
Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65436 | mergulhão | 19 mai 2004 23:58 | Em resposta a: #65375

ola Miguel

desistir eu? Não vai ser facil sou muito teimosa...
Infelizmente sei que o Antóio morreu , ficamos nesse mesmo ano de nos juntarmos e já não foi possivel, no entanto em memória dele e sobretudo da sua grande vontade vamos tentar reunir este ano em Moimenta da Beira os Mergulhões que se quizerem juntar, uma iniciativa do Monsenhor Padre Bento e da Camara deMoimenta da Beira pois faz anos que faleceu Fernão Mergulhão o fundador do Convento de lá e que deu nome a Moimenta da Beira, só não sabemos se é em Julho , se em Setembro estou a aguardar para fazer rodar na Net.

E consigo vai tudo bem? vá dando noticias ,
um beijinho
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65438 | Jpteixeira | 20 mai 2004 00:17 | Em resposta a: #65436

Cara amiga:

Sei de uma família Mergulhão de Portimão cuja principal personalidade, o Eng. Nuno Mergulhão foi Presidente da Câmara Municipal daquela Cidade, tendo falecido num acidente de viação, creio que em Março(?) de 2001.
No entanto, como esta família é muito conhecida na Cidade, se contactar a respectiva Câmara Municipal poderá ter acesso a outras informações que, possivelmente, lhe serão muito úteis. Ou então consulte a lista telefónica de Portimão, para se inteirar de alguns números de telefone.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65507 | mergulhão | 20 mai 2004 23:15 | Em resposta a: #65438

Olá Julio

Obrigada pela dica infelizmente sei da morte do Nuno já tinhamos falado várias vezes mas foi mais um dos Mergulhões que faleceu sem se realizar alguns projectos que tinhamos, sei também que tem lá um irmão medico e o filho, de qualquer maneira obrigado pela sua informação


helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65508 | mergulhão | 20 mai 2004 23:24 | Em resposta a: #65216

Luis

A familia é assim começam com grandes nomes e com o tempo vai ficando um e as vezes até desaparecem mas com as pesquisas e com vontade acabamos por verificar que lá andamos e mesmo quando pensamos que desaparecem surgem outras fontes que nos ajudam a comprender...
E já agora se são do Alentejo certamente deve saber se a familia dos antepassados são normalmente das beiras e depois acabam por formar raizes noutras terras
Mas Luis se precisar de alguma coisa pode contar comigo


lena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65531 | gmg | 21 mai 2004 15:02 | Em resposta a: #65508

D. Helena,

Muito obrigado pela consideração. De facto também descendo de Mergulhões, nomeadamente de CATARINA CID MERGULHÃO VELLEZ, filha de Pedro Vellez e de Isabel Mergulhão. Aqui é que reside o problema, pois o registo de Casamento de Pedro Vellez-Isabel Mergulhão, ocorrido na 2ª metade (se não estou em erro) do séc. XVII, não faz referência à Filiação de ambos!!! Contudo em datas mais recuadas o apelido surge vagamente, daí que a eventual ligação familiar é tornar Isabel, filha de MARCOS MERGULHÃO e de BEATRIZ MARTINS, mas se isto for verdade, ela teria 12 ou 13 anos quando do seu Casamento!! Realmente é muito nova para casar, mas naquela altura era mais comum!

De Marcos Mergulhão-Beatriz Martins, foi filho um Gregório Mergulhão que teve vários cargos em Alegrete (Portalegre)

Se possui mais informação, agradecia!

L.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65533 | Pedro França | 21 mai 2004 15:20 | Em resposta a: #868

Cara Helena:

Tenho na minha ascendência Mergulhões mas do Alentejo, mais exactamente do Gavião/Portalegre. Será dos mesmos? Tenho a minha ligação até eles estudada por mim. Não sei se por quem mais.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#65681 | mergulhão | 23 mai 2004 22:33 | Em resposta a: #65533

Viva Pedro

Pelas pesquisas que consegui até hoje e pelo apoio de muitos amigos e alguns já com grande experiencia neste assunto, os Mergulhões são ramo único, ou seja somos todos da mesma Familia, não perca essas suas recolhas elas serão sempre uteis verá que com a continuãção chegara a mesma conclusão do que eu somos primos, conte comigo para o ajudar no que eu souber

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#70807 | AO | 03 ago 2004 03:11 | Em resposta a: #65681

Querida Helena,

seja bem vista por estas paragens...
Como está??As coisas já estão mais calmas?tem conseguido reunir mais coisas?
Sei que vai haver um jantar ou almoço dos mergulhões que li no site de moimenta , diga-me lá quando é esse evento?!
Sabe que há um rodrigo Mergulhão nas zonas de Cascais?!

bjs já com saudades

André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#70808 | AO | 03 ago 2004 03:12 | Em resposta a: #65533

Caro Pedro,

tem alguma coisa a ver com a familia Raposo, de Nelas (viseu)?
abraços

André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#71681 | flavio | 24 ago 2004 06:26 | Em resposta a: #868

HELENA, EU TAMBÉM ESTOU TENTANDO MONTAR A MINHA ARVORE, ME CHAMO FLAVIO STOCCO DE MERGULHÃO, MEUS AVÓS FLÁVIO MERGULHÃO E MARIA JOSE GONÇALVES MERGULHÃO, MEUS BISAVÔS ALBERTO LUTE MERGULHÃO E MARIA OZÓRIA MERGULHÃO. GOSTARIA MUITO QUE VC ENTRA-SE EM CONTATO.
flavio_mergulhao@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#71905 | tmergulhao | 28 ago 2004 22:44 | Em resposta a: #71681

Helena, eu também estou interessada em saber a origem da nossa família. Sou do Brasil, do Rio de janeiro e até onde sei 3 irmãos portugueses vieram para o Brasil, dois para São Paulo e um para Pernanbuco, mas não consegui saber seus nomes. a minha descendencia é dos mergulhóes de pernambuco. meu avô se chamava Sebastião Mergulhão. tenho notícias de que o primeiro mergulhão nascido no Brasil se chamava João Mergulhão e era advogado e de Pernambuco também. espero poder ajudar um pouco. abraços Thais de Lima Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#108940 | lifrm | 06 jan 2006 16:06 | Em resposta a: #71905

olá Thaís, tudo bem?

Também tenho a mesma informação que vc, sobre os irmãos que vieram de portugal, mas o que minha avó contava é que foram 4....
Você não tem o nome dos seus bisavós?

Lívia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#115345 | mergulhão | 29 mar 2006 12:55 | Em resposta a: #65533

Pedro França

Vamos realizar um 2º Encontro da Familia Mergulhão n
ão sei se está a par é um bom ponto de encontro para trocar dados e nomes para pesquisar se ainda lhe interessa tem o dia e o meu mail no forum

beijinhos helena mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#117257 | mendonzka | 24 abr 2006 19:47 | Em resposta a: #868

não sei de que forma poderei ajudar...mas cá vai... eu chamo-me pedro manuel oliveira mergulhão mendonça...tenho 35 anos vivo no porto e sou actor...o meu pai, chama-se manuel antonio mergulhão mendonça, filho de minha avó verginia amelia mergulhão mendonça...o meu pai nasceu em s.cosmado...penso que toda a familia tem as suas raizes no douro...enfim...qualquer imformação adicional entre em contacto...adeus prima e até breve...espero

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#117365 | mergulhão | 25 abr 2006 20:40 | Em resposta a: #117257

Olá priminho
Fico contente em saber que mais um Mergulhão respondeu ao meu apelo, realmente é pura verdade somos todos da Zona de Moimenta da Beira (Leomil, Cabaços, Nagosa , Granja do Tedo ....) foi dali que o nosso ramo surgiu e por esse mesmo motivo,uma vez mais será feito lá o 2º encontro do "Mergulhão", além disso temos mais coisas em comum, quase todos nós tem talento para teatro, poesia, pintura dança, trabalhos artisticos enfim, só coisas boas, espero Pedro que me possa ajudar a reunir membros da nossa Familia para dia 9 de Setembro e que venha tb, só assim poderemos reunir e conhecer a nossa própria familia, no nosso I Encontro já lá tivemos membros do ramo Mendonça só tive pena que o tempo fosse tão pouco, mas para compensar este ano se tudo correr como esperamos iremos ter almoço e jantar para trocar ideias e nos conhecermos melhor, espero priminho que consiga ajudar-me nesta convocatória por vezes é muito dificil sabermos quem são e onde moram assim com a ajuda de alguns teremos mais facilidade de os encontrar, como por exemplo na Lourinhã é um primo nosso( Quim) que os reune e vai mandando os nomes conforme se vão inscrevendo.
E é isto Pedro divulgar o nosso encontro, vou deixar o meu mail de serviço para qualquer duvida certo?
Um beijinho lena Mergulhão
malone@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#133378 | gmg | 07 nov 2006 14:22 | Em resposta a: #868

Desculpe intrometer-me no tópico, mas procuro informações sobre onde se encontra sepultada D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA (PEREIRA), casada em Leomil com JOSÉ FREIRE DE ANDRADE onde foram moradores.

Devem ter sido enterrados em alguma das Igrejas de Leomil. Existe ainda a sepultura desta gente? Ou de algum FREIRE DE ANDRADE ou BANDEIRA?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#133421 | mergulhão | 07 nov 2006 21:03 | Em resposta a: #133378

Luis

Eu própria tenho nos meus antepassados Bandeira e Freire, depende realmente da aldeia do local para isso precisa do ano de nascimento e tentar a diocese de Lamego ,esse arquivo é muito completo é ai que ando a procurar os meus antepassados , podemos ver isso juntos é nesta epoca de inverno que eu pego na minha genealogia, se precisar como andar para a frente diga, um beijinho

lena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#133501 | gmg | 08 nov 2006 16:56 | Em resposta a: #133421

Helena,

Essa parte dos Bandeiras e Freires de Andrade já tenho estudada, até porque consta da base de dados do GENEA. Como viveram em Leomil, julgo que possam estar sepultados em alguma Igreja de Leomil. Eram JOSÉ FREIRE DE ANDRADE e D. TOMÁSIA MARIA BANDEIRA (PEREIRA).

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#133525 | mergulhão | 08 nov 2006 19:36 | Em resposta a: #133501

Luis se possivel mande as suas duvidas para este mail malone@mail.telepac.pt
vou tentar ajuda-lo certo?

lena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#133602 | gmg | 09 nov 2006 14:25 | Em resposta a: #133525

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#133718 | NBA | 10 nov 2006 21:38 | Em resposta a: #133602

Caros confrades

Algum de vós tem informações relativas a um Mergulhão que foi fotógrafo, provavelmente amador, e fez fotografia estereoscópica cerca de primeira década do século XX?
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#135559 | TRONCHO | 27 nov 2006 01:23 | Em resposta a: #133421

Caros Confrades:
Tenho na Familia um ascendente chamado Manuel Velez Mergulhão,que nasceu em Santo Aleixo,Distrito de Portalegre,por volta de 1780.Era casado com Antónia
de Sousa também de Santo Aleixo.Teve um filho chamado Isidoro Velez.
Fico muito grato se alguém me puder dar alguma informação aquele meu antepassado
Muito obrigado
António Velez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#142551 | AO | 31 jan 2007 22:14 | Em resposta a: #133718

Boa Noite Nuno,

O meu bisavô Manuel Carlos Mergulhão era fotografo Amador e pelo que sabemos fez exposições, e nasceu nos finais de 1900.Não sei se é o mesmo, a profissão dele era ourives, joalheiro dono da casa Mergulhão na Rua de São Paulo. Também existe o José Mergulhão ( Cenografo), que fez alguns cenários do teatro de são carlos, este é irmão de Manuel Carlos Mergulhão.

cumprimentos

André Mergulhão O

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#142613 | NBA | 01 fev 2007 14:38 | Em resposta a: #142551

Caro André Mergulhão

Agradeço-lhe a sua resposta e informação. Tendo em consideração que a minha imagem estereoscópica deve datar da primeira década do séc. XX, é pouco provável que Manuel Carlos Mergulhão, nascido nos finais de 1900 (ano de?), tenha sido o seu autor. Ou queria dizer finais do séc. XIX? Nesta base de dados aparece um Manuel Carlos Mergulhão, casado com Laura Caria de Jesus Mergulhão, que tiveram uma filha Alda Freire Caria de Jesus Mergulhão (1913-1979), casada com geração. É este o seu bisavô? Se era não deve ter tido uma filha com 13 anos de idade, deve ter nascido durante o século XIX. Está certo da sua data de nascimento? Se nasceu de facto em 1900, não teria outra pessoa na família próxima, o pai dele ou um tio que também tivesse feito fotografia? Apesar desta questão cronológica, a imagem estereoscópica de um naufrágio no porto de Lisboa, durante um temporal, pertenceu ao espólio de um tio-bisavô meu que também foi ourives, em Lisboa e no Porto, e fotógrafo amador, pelo que seria natural que se conhecessem. A Rua de S. Paulo, que refere, fica em Lisboa ou no Porto? Pode facultar-me mais dados biográficos sobre o seu bisavô Manuel Carlos Mergulhão, como data de nascimento, casamento, óbito, onde residia, como se chamava o seu estabelecimento comercial e onde ficava, o período em que fotografou como amador, onde expôs e prémios que obteve. Tem algum retrato dele? Se não quiser colocar aqui esses detalhes peço-lhe para me enviar uma mensagem para o meu correio electrónico (nuno.ba[arroba]iol.pt)
Obrigado,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#228060 | mergulhão | 30 abr 2009 15:22 | Em resposta a: #135559

Ei pessoal finalmente a I Genealogia da Familia Mergulhão já está a venda da minha autoria e apoiada pelo Drº Jaime Ricardo Gouveia ( Investigador do IUE ( Florença) quem quizer é só pedir .
Beijocas ...

Helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#259229 | LProjecto | 23 jul 2010 23:48 | Em resposta a: #135559

Caro António Velez,

Não descendo dos individuos que referiu, mas numa investida para tentar alongar as linhas ascendentes de uma pessoa amiga deparei-me com esses mesmos nomes. É essa a razão pela qual lhe pergunto se, decorridos estes quase 4 anos, já conseguiu mais elementos sobre a ascendência desses Manuel Velez Mergulhão e Antónia de Sousa?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#279685 | palaria | 28 jun 2011 16:09 | Em resposta a: #117257

Olá. Tambem gostaria de completar minha arvore genealogica. Tenho até os nomes dos avós dos meus avós. Pelo que sei quanto a origem, eles provem de Recife, Pernambuco, Brasil.
Eu já nasci em Sao Paulo. Alguem sabe quem foi que veio para Pernambuco ( de Portugal ? ) mais ou menos na metade do século XIX ?
Minha arvore está em : http://www.myheritage.com.br/site-family-tree-85571054/site-de-familia
Att,
Fabiana Palaria Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#279696 | Menarue | 28 jun 2011 17:19 | Em resposta a: #117257

Meu marido chama-se Jorge Alberto Mourao Cardoso Possidonio, que pode consultar no geneall, nasceu 1934 no Granjal concelho de Sernancelhe o pai Antonio Cardoso Possidonio era muito amigo de familia Mergulao de S.Cosmado onde permanece parte de familia Mendonca Pinto de Sousa e era um grande amigo de Francisco Alberto Mergulhao que tinha uma loja de fazendas na vila e que era o padrinho de Baptismo do meu marido. Meu marido lembra-se muito bem dele e da casa do bisavo Mendonca Monteiro Pinto de Sousa a entrada da vila S.Cosmado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#302234 | peninha | 09 abr 2012 11:37 | Em resposta a: #70808

Caro Confrade,

Na excepctativa de que, passados estes anos, ainda esteja activo neste forúm, a que família Raposo, de Nelas, se refere..?

Com os meus cumprimentos,

Antonio Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mergulhão

#324813 | peninha | 06 mar 2013 09:31 | Em resposta a: #228060

Cara Senhora D. Helena Mergulhão

Recentemente, a minha pesquisa conduziu-me à família Mergulhão. Mais concretamente, aos Mergulhões da Vila de Benavente.

Alguns dos Mergulhões, da Vila de Benavente, constam na Base de Dados do Geneall - ainda que não referenciados geograficamente - refiro-me nomeadamente a Estêvão Mergulhão*, do qual e de Joana Freire (filha de Francisco Vieira Homem e de Margarida Freire), consta uma filha, Guiomar Costa, que casou com António de Bettencourt Ferreira**, filho de Francisco Madeira e de Guiomar de Bettencourt.

Compreenderá a minha curiosidade em saber se na elaborada genealogia da família Mergulhão constam membros geograficamente referenciados com a Vila de Benavente***.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Porque, nomeadamente, tenho um especial interesse na descendência do casamento de António Nunes Vieira Raposo com D. Maria do Castelo Mergulhão, em meados do ano passado, abri dois tópicos, os quais não colheram outra informação, para além da que neles fui logrando melhorar.


* Provedor da Misericórdia de Benavente em 1607.

** Provedor da Misericórdia de Benavente em 1627.

*** O Padre António Carvalho da Costa, na Coreografia Portuguesa, ao abordar da Vila de Benavente, refere os Mergulhões como uma das famílias mais antigas de que tinha notícia na residência desta Vila; Tomo 2.º (oferecido a El Rei D. João V), página 608 v.º a 612 v.º, na edição de Lisboa, da oficina de Valentim da Costa Deslandes, do ano de 1708, (Cuja consulta está acessível one line).

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#377970 | Juliana Mergulhão | 22 fev 2017 21:58 | Em resposta a: #868

Helena, tudo bem ?
Sou do Brasil e também estou a buscar também origem da família mergulhão. Sei que meu avô era de Andrães.
Será que vc poderia me contactar por e-mail para conversarmos?
Segue meu e-mail :jusmergulhao@yahoo.com.br ou jumergulhao@icloud.com

Resposta

Link directo:

Familia Mergulhão

#418852 | Angelo Recife | 21 out 2019 08:01 | Em resposta a: #71905

Thais, bom dia.
Conheço uma Familia Mergulhão em Recife.
Roberto Mergulhao, pai de Bruno pinto Mergulhao, Leonardo Pinto Mergulhao e Roberta Pinto Mergulhão. Existem outros, mas, estes sao os que conheço. Nao sei sobre a origem deles.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 12:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen