cartórios na Ilha da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

cartórios na Ilha da Madeira

#86925 | julia helena | 25 mar 2005 22:07

Oi pessoal, estou tentando localizar certidão de nascimento dos meus avós, se alguém puder me ajudar. Eles nasceram na Ilha da Madeira-Portugal. Eu estou no Brasil, se alguém souber eu agradeço.
Julia

Resposta

Link directo:

RE: cartórios na Ilha da Madeira

#87042 | luizjardim | 27 mar 2005 23:42 | Em resposta a: #86925

Em qual Concelho ou Freguesia da Ilha da Madeira nasceram seus Avós ?
Entra neste site :
http://certidoes.portaldocidadao.pt/certidoesOnLine/HtmlFinal/certidoes.jsp

Visite este também:
http://portal.madinfo.pt/

Resposta

Link directo:

RE: cartórios na Ilha da Madeira

#87614 | freitasperkins | 03 abr 2005 19:41 | Em resposta a: #86925

Oi Júlia! Estou à procura de documentos de meus bisavós da Ilha da Madeira, também sou brasileira e estou fazendo a minha genealogia. A qual família vc pertence?...Qualquer novidade me comunique! Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: cartórios na Ilha da Madeira

#87637 | julia helena | 04 abr 2005 01:15 | Em resposta a: #87614

Olá! o sobrenome do meu avô é Souza. Tenho uma amiga que disse que tenho que procurar endereços de igrejas, pois os registros com mais de cem anos, que controlava não era os cartórios. Estou tentando encontrar..., caso consiga algo mais, me avise tb.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: cartórios na Ilha da Madeira

#247750 | cadi fredericci | 15 jan 2010 00:06 | Em resposta a: #87637

Gostaria de copia de certidao de Nascimento do sr JOSE GOUVEIA, de 1868/1869 - filho de FRANCISCO GOUVEIA e GERTRUDES DE JESUS
e certidao de casamento de Sr JOSE GOUVEIA e Sr SOPHIA FERNANDES

Resposta

Link directo:

RE: cartórios na Ilha da Madeira

#247758 | mjgl | 15 jan 2010 07:20 | Em resposta a: #247750

Caro Cadi frederici

Para a certidão de casamento de Sofia Fernandes e José Gouveia peça ao arquivo regional da Madeira cópia não certificada
do mesmo com os seguintes dados:

Madeira
Casamento
Machico
1896
L 8650
F 1

Todos ou quase todos os casamentos da ilha da Madeira estão indicados na página do Arquivo Regional da Madeira. A partir dos dados encontrados basta pedir por email para o Arquivo e eles atendem o seu pedido.
Cumprimentos
Maria Joao

Resposta

Link directo:

RE: cartórios na Ilha da Madeira

#278545 | Emmanuelle | 14 jun 2011 16:29 | Em resposta a: #247758

Boa tarde,

Estou procurando os documentos do meu avô e segundo me informaram, tenho que pesquisar na Ilha da Madeira.

Seguem os dados...

ANTÔNIO BILAS DA SILVA – FILHO DE JOAQUIM SILVA DE AZEVEDO E MARIA ANTÔNIA DO ESPIRITO SANTO.

Segundo informações, eles desembarcaram no Brasil com o navio Avon – Procedente da Ilha da Madeira – em 02/06/1911.


Por favor, gostaria muito de obter estes dados.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#349394 | thiagosouza | 19 ago 2014 01:36 | Em resposta a: #86925

Oi Boa Tarde !!!

Estou na mesma situação que você, gostaria de saber se você conseguiu porque eu não sei mais o que fazer, já fui no cemitério, já falei com todos os filhos dele. E ninguém tem a certidão dele.

O nome do meu avô é Francisco de Souza, e nasceu na Ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#349395 | thiagosouza | 19 ago 2014 01:44 | Em resposta a: #86925

Oi Boa Tarde JULIA HELENA !!!

Estou na mesma situação que você, gostaria de saber se você conseguiu porque eu não sei mais o que fazer, já fui no cemitério, já falei com todos os filhos dele. E ninguém tem a certidão dele.

O nome do meu avô é Francisco de Souza, e nasceu na Ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#349398 | Ymsantos | 19 ago 2014 05:25 | Em resposta a: #86925

Thiago,
se você tem a data de nascimento, peça no Portal do Cidadão:

https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#349401 | mila1000 | 19 ago 2014 13:53 | Em resposta a: #86925

Thiago,
Caso saiba os nomes dos pais do seu bisavô entre no site:
www.arquivo-madeira.org

mas, poderá consultar pelo sobrenome(apelido),será mais dificil...

onde voce acessando base de dados,poderá consultar batismos,casamentos ,passaportes.Após encontrar o que procura,envie e-mail ,pedindo cópia do documento,e,eles enviam após confirmar o pagamento.

Mila

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#349405 | Jorge Resende | 19 ago 2014 14:51 | Em resposta a: #86925

Endereça seu pedido cópia simples!!!! repito cópia simples /cerca de 1 euro) ao arquivo regional da madeira e informe estes dados:


Registos de Casamentos
Marido:
Mulher:
Paróquia/Conservatória:
Ano:
Livro:

Ano:
Data: 1878
Paróquia / Conservatória: São Jorge

MARIDO: Francisco António de Gouveia
Pai:
Mãe:

MULHER: Gertrudes de Jesus
Pai:
Mãe:

Livro: 6006
Folha: 6
Obs:

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#361546 | Halisson | 17 set 2015 19:50 | Em resposta a: #86925

Olá,

Estou em busca dos registos de nascimento ou baptismo ou casamento de meus avós paternos, Antonio da Silva e Ludovina Roza de Jesus, naturais da Ilha da Madeira, onde se casaram civilmente.
O primeiro é filho de Manoel da Silva e Joaquina de Jesus.
A segunda é filha de Manoel Joaquim Pacheco e Maria Roza de Jesus.

Infelizmente não possuo informações acerca das datas e das freguesias onde ocorreram os nascimentos e o casamento, menos ainda dos livros ou das paróquias onde foram registados tais acontecimentos. Por onde devo iniciar a pesquisa de modo a obter as certidões destes registos?

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362022 | edgar_mesquita | 01 out 2015 16:06 | Em resposta a: #86925

Bom dia,

Estou tentando conseguir uma certidão de nascimento do meu avó Francisco Matheus Gonçalves que nasceu na ilha da madeira (é o que a família diz) na data de 23 de julho de 1899 filho de João Matheus Gonçalves e Maria Baphista Gonçalves, como devo proceder?
Ele tinha um irmão também que se chamava Abel Matheus Gonçalves.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362023 | MCNN | 01 out 2015 17:06 | Em resposta a: #362022

Caro Edgar


Desculpe a pergunta, mas tem a certeza que era Mateus Gonçalves ? Não seria Matias Gonçalves ?

A razão de perguntar isso é simples, procurei na Base de Dados do Arquivo Regional da Madeira pelos nomes que indicou e nada encontrei, mas encontrei o casamento de um João Matias Gonçalves que casou na Camacha com Maria Baptista em 1883:

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?marido=jo%E3o+matias+gon%E7alves&mulher=maria+baptista&paroquia=&data=&livro=

os quais tiveram dois filhos, batizados também na Camacha, de nome José (batizado em 1884) e Manuel (batizado em 1885):

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=jo%E3o+matias+gon%E7alves&mae=maria+baptista&paroquia=&data=&livro=

tendo esse casal pedido passaporte para ir para o Brasil com os filhos em 1887:

http://armdigital.arquivo-madeira.org:81/passaportes/detalhe/?reg=7607

Claro está que isso não seria impeditivo que tivessem ido para o Brasil e tivessem entretanto regressado, ou que não tivessem sequer ido para o Brasil, mas a verdade é que na consulta da base de dados só surgem estes dois filhos.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362147 | Gustavo.freitas. | 06 out 2015 19:35 | Em resposta a: #86925

Ola!

Estou em busca da certidão de nascimento do meu avô que nasceu em Ilha da Madeira.

Poderiam me ajudar?

Nome: Jaime Maximiano de Freitas

Filiação:
- Manuel Joaquim de Freitas
- Augusta de Freitas

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362155 | edgar_mesquita | 06 out 2015 23:18 | Em resposta a: #362023

Boa Noite,

Estou tentando maiores informações com os familiares, mas ainda não obtive resultados, mas o que me deixou realmente na dúvida, pois os dados que consegui levantar foram:
Avô: João Matheus Gonçalves Filho
Avó: Maria Baptista Gonçalves

Bisavô Paterno: João Matheus Gonçalves
Bisavó Paterno: ignorada.

Bisavô Materno: Francisco Baptista de Freitas
Bisavó Materno: Maria Baptista de Freitas

E nas informações que o Sr. conseguiu levantar com o sobrenome Matias está correspondendo com as informações pelo lado materno.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362156 | edgar_mesquita | 06 out 2015 23:24 | Em resposta a: #362023

Boa Noite,

Favor desconsiderar resposta anterior.

Estou tentando maiores informações com os familiares, mas ainda não obtive resultados, mas o que me deixou realmente na dúvida, pois os dados que consegui levantar foram:


Avô: Francisco Matheus Gonçalves

Bisavô Paterno: João Matheus Gonçalves Filho
Bisavó Paterno: Maria Baptista Gonçalves

Tataravô Paterno: João Matheus Gonçalves
Tataravó Paterno: ignorada.

Tataravô Materno: Francisco Baptista de Freitas
Tataravó Materno: Maria Baptista de Freitas

E nas informações que o Sr. conseguiu levantar com o sobrenome Matias está correspondendo com as informações pelo lado materno.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362585 | NEWTONSBO | 19 out 2015 18:08 | Em resposta a: #86925

Olá estou precisando da certidão de nascimento de FRANCISCO MARQUES DE ANDRADE, nascido na Madeira, na freguesia de Santana em 13 de junho de 1908, filho de ANTONIO MARQUES DE ANDRADE e CANDIDA MARQUES DE ANDRADE, desde já meu muito obrigado.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362588 | MCNN | 19 out 2015 18:24 | Em resposta a: #362585

Boa tarde

Francisco Marques de Andrade foi batizado na freguesia de Santana em 25/06/1908, era filho natural de Cândida Marques de Andrade e de pai incógnito.

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=208524

Solicite pois ao Arquivo Regional da Madeira a sua certidão de batismo.

http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=19&id_page=318

De notar que se trata de uma certidão de batismo e não de nascimento, pois o Registo Civil só se tornou obrigatório em Portugal em 1911, pelo que não existe a certidão de nascimento. Mas para o que julgo que pretende, a certidão de batismo serve perfeitamente.

Já agora, Francisco Marques de Andrade pediu passaporte para o Brasil (São Paulo) em 1924.

http://armdigital.arquivo-madeira.org:81/passaportes/detalhe/?reg=46293

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362668 | NEWTONSBO | 21 out 2015 19:33 | Em resposta a: #86925

Mário César, boa tarde, estou precisando da tua ajuda porque não estou conseguindo acessar a página on-line do Cartório. Eu vou querer uma cópia de Certidão de Registro Paroquial, visto que, só existe essa informação registral de FRANCISCO MARQUES DE ANDRADE (ou só ANDRADE) como consta na informação que me enviaste. Vou pagar os emolumentos (20 Euros) via vale postal. Por favor me ajude e desde já meu muito obrigado

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#362670 | MCNN | 21 out 2015 22:04 | Em resposta a: #362668

Newton

Na página do Arquivo Regional da Madeira cujo link lhe enviei pode ler-se:

"3. Pode ainda solicitar a certidão por carta (Caminho dos Álamos nº 35, Santo António, 9020-064 Funchal) ou por e-mail (slc@arquivo-madeira.org)."

Assim, e uma vez que eles aceitam pedidos por e-mail, porque não tenta contactá-los e pedir-lhes a certidão dessa forma ?

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#380760 | MilaRufato | 08 mai 2017 13:39 | Em resposta a: #86925

Bom dia

Fiquei sabendo que meus bisavós são da Ilha da Madeira, mas não sei de qual parte e nem se foram casados lá ou já no Brasil

O que sei:

Eram casados
Manoel de Freitas Nascimento - nasceu em 13/09/1889 e faleceu em 08/10/1961 - Itapuí, SP
Maria de Freitas Jesus - faleceu em 25/01/1974
Meu avô filho deles: Augusto Candelária de Freitas - nasceu em 13/05/1911 (Brasil)

Joaquim de Freitas Filho - faleceu em 26/06/1971 Itapuí, SP
Deolinda Assunção - nascimento 12/03/1892 e faleceu em 20/01/1928
Minha avó - Angelina de Freitas - nasceu em 14/03/1916 e faleceu em 10/1997 em Itapuí, SP

Meus avós eram primos. Meus bisavós vieram da Ilha da Madeira.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#380778 | Jorge Resende | 08 mai 2017 19:43 | Em resposta a: #380760

http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=189579 batismo de Manuel

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#384785 | rcorrepavao | 25 set 2017 18:10 | Em resposta a: #86925

olá,
Estou buscando informações sobre Mathilde de Moura Corrêa, nascida em 30 de novembro de 1894 natural da Ilha da Madeira.
Agradeço pela atenção
Renata

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#384890 | MCNN | 28 set 2017 19:39 | Em resposta a: #384785

Boa noite Renata

Sabe o nome dos pais de Mathilde ? Esse era o nome de solteira ou de casada ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#387789 | Robertadg | 26 dez 2017 12:27 | Em resposta a: #86925

Bom dia,

Gostaria de acesso à certidão de nascimento de Joaquim Cândido de Gouvêa. Em nossas pesquisas ainda não encontramos muitas informações sobre ele. O que sabemos é que ele era um possível carroceiro que veio de Portugal e se instalou na zona da mata mineira e casou-se com Zina Mendonça de Gouvêa. Qualquer ajuda seria valiosa!

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#391375 | josman.alves | 24 abr 2018 14:52 | Em resposta a: #380760

Olá Mila Rufato,

Vi seu questionamento a respeito de seus bisavós.
Acredito que Deolinda Assunção tenha sido a irmã da minha bisavó - Maria Assunção.
Tenho uma tia avó, em vida, que acredito ter conhecido Joaquim de Freitas Filho.

Você havia comentado:
"Eram casados
Manoel de Freitas Nascimento - nasceu em 13/09/1889 e faleceu em 08/10/1961 - Itapuí, SP
Maria de Freitas Jesus - faleceu em 25/01/1974
Meu avô filho deles: Augusto Candelária de Freitas - nasceu em 13/05/1911 (Brasil)

Joaquim de Freitas Filho - faleceu em 26/06/1971 Itapuí, SP
Deolinda Assunção - nascimento 12/03/1892 e faleceu em 20/01/1928
Minha avó - Angelina de Freitas - nasceu em 14/03/1916 e faleceu em 10/1997 em Itapuí, SP"

Tenho a árvore genealógica da minha família. Talvez eu possa te ajudar.

Estou no facebook como Josman de Marchi Alves

Aguardo retorno.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#391980 | ana.nunes94 | 10 mai 2018 23:59 | Em resposta a: #86925

Olá, tudo bem?

gostaria de uma informação muito importante para minha família.
estamos tentando descobrir nossas origens conforme pistas que nosso avó dizia, ele faleceu e despertou essa curiosidade em nós, já que ele falava tanto do assunto.

Estou a procura de certidão de nascimento da avó dele:
Maria Guilhermina de Jesus - nascida em 1894 (?), filha de Felipe Cordeiro e Tereza do Carmo (ou Teresa do Carmo).

Ficarei imensamente grata se puderem me informar sobre isso.

Ana.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#391989 | saintclair | 11 mai 2018 09:13 | Em resposta a: #391980

Tem que ser mais assertiva.
Os elementos que forneceu são insuficientes.
Sc.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#391991 | FilipeFlard | 11 mai 2018 11:12 | Em resposta a: #391980

Orientações gerais para pesquisa:

Se deseja informações sobre seu tetravô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu trisavô, bem como o nome dele, com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se deseja informações sobre seu trisavô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu bisavô, bem como o nome dele e com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se deseja informações sobre seu bisavô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu avô, bem como o nome dele e com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se deseja informações sobre seu avô, peço informar local e data de nascimento, casamento e óbito de seu pai, bem como o nome dele e com quem ele se casou e os nomes, locais e datas de nascimento de seus filhos.

Se não souber alguma das informações solicitadas, responder tudo o que sabe e especificar o que não sabe.

Se não souber nada sobre o tetravô, responda sobre o trisavô.
Se não souber nada sobre o trisavô, responda sobre o bisavô.
Se não souber nada sobre o bisavô, responda sobre o avô.
Se não souber nada sobre o avô, responda sobre o pai.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Cartilha de Genealogia

#392009 | saintclair | 11 mai 2018 16:04 | Em resposta a: #391991

Caro Filipe;
Salvo melhor opinião, talvez fosse aconselhável quando se envia esta Cartilha, a fazer
acompanhar de uma "Nota explicativa", para evitar que o destinatário fique estupefacto com tantas questões, que não domina, e nem quer.
Quem solicita ajuda pela 1ª vez, neste Forum já "queimou as pestanas" de tanto o ler. Assim, não é por falta de formação que não indica todos os quesitos, mas sim por incúria, por vezes são frequentadores de outros Sites, que vêm tentar a sua sorte neste espaço de entre-ajuda.
Aceite os m/ melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408629 | Leticiagouveia | 16 out 2018 05:47 | Em resposta a: #86925

Procuro informações da minha bisavó Guilhermina de Jesus Gouveia (ou Govêa) Certidão de nascimento ou casamento, foi casada com Luis Gouveia. (Eram primos) e vieram da ilha da madeira, unica coisa que sei. Ficarei grata com qualquer informação. Obrigada

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408635 | FilipeFlard | 16 out 2018 12:50 | Em resposta a: #392009

Caro Saintclair,

Só agora vi esta sua mensagem de meses atrás. E preciso reconhecer que, como sói acontecer, o confrade está coberto de razão!
A incúria de quem pede ajuda é completa. Achegam-se aqui a procurar o João Maria, marido da Maria José, nascidos entre o Minho e o Algarve, e nós que façamos o milagre.
Quando ninguém ajuda, ficam surpresos!

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408636 | FilipeFlard | 16 out 2018 12:52 | Em resposta a: #408629

Prezada Letícia,

De seus bisavós, só tem os nomes, o que não ajuda muito.
E os filhos deles? Nasceram na Madeira? Ou no Brasil? Em que datas e em que locais?

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408638 | Leticiagouveia | 16 out 2018 13:20 | Em resposta a: #408636

Caro Felip,

Tudo indica que vieram de Funchal na madeira, os filhos nasceram no Brasil.
Se estiver certa também, a data de nascimento dela é 1909, não tenho certeza dessa data. Alguns documentos aqui no Brasil ela assinava Gouvêa outros Gouveia.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408639 | FilipeFlard | 16 out 2018 13:57 | Em resposta a: #86925

Cara Letícia,

Sugiro que descubra os nomes dos pais de Luís Gouveia e Guilhermina de Jesus. A informação estará na certidão de nascimento de qualquer um dos filhos do casal.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408641 | Leticiagouveia | 16 out 2018 14:15 | Em resposta a: #408639

Esse documento que estou a procura, certidão de nascimento.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#408651 | FilipeFlard | 16 out 2018 18:20 | Em resposta a: #86925

Letícia,

Procura a certidão de nascimento da sua bisavó?
Certo. Pegue a certidão de nascimento do seu(ua) avô(ó), filho(a) dela, e diga-nos o nome dele(a), dos pais dele e dos avós dele, bem como quando e onde nasceu. Informe também os nomes dos demais filhos.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#410913 | FREITASNASCIMENTO | 03 jan 2019 00:46 | Em resposta a: #380760

Olá Mila!! O seus bisavôs eram irmãos (Manoel de Freitas Nascimento e Joaquim de Freitas Nascimento), como tb irmãos de minha bisavó que se chamava Maria Rodrigues de Freitas, eles eram em 8 irmãos, todos filhos de:
trisavô: Joaquim de Freitas Nascimento
trisavó: Amélia Maria Freitas Nascimento
tenho informações que eles desembarcaram em 1893, proveniente da Ilha da Madeira
Manoel de Freitas Nascimento, pai de Augusto, Argeu, etc
Joaquim de Freitas Nascimento, ficou viúvo de Deolinda e se casou novamente

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#410917 | mila1000 | 03 jan 2019 12:41 | Em resposta a: #86925

Olá Freitas,

Em sua árvore consta algum Freitas Luís ou Freitas Telles ou Telles de Meneses?

Meus bisavós , Mamoel de Freitas Telles e Maria Augusta Fernandes,eram de Santana.

Mila

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#410926 | FREITASNASCIMENTO | 03 jan 2019 19:51 | Em resposta a: #410917

Olá!!! desconheço Freitas Telles ou Meneses em minha família.
abs!!

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#410927 | FREITASNASCIMENTO | 03 jan 2019 19:52 | Em resposta a: #380760

Olá Mila!! O seus bisavôs eram irmãos (Manoel de Freitas Nascimento e Joaquim de Freitas Nascimento), como tb irmãos de minha bisavó que se chamava Maria Rodrigues de Freitas, eles eram em 8 irmãos, todos filhos de:
trisavô: Joaquim de Freitas Nascimento
trisavó: Amélia Maria Freitas Nascimento
tenho informações que eles desembarcaram em 1893, proveniente da Ilha da Madeira
Manoel de Freitas Nascimento, pai de Augusto, Argeu, etc
Joaquim de Freitas Nascimento, ficou viúvo de Deolinda e se casou novamente

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#413656 | JunioMare | 05 abr 2019 03:14 | Em resposta a: #86925

Olá gostaria de saber se consigo a certidão de nascimento do Sr. Antônio Calmon de Aragão Bulcão, filho de Inácia Calmon Du Pi E Bulcão e Joaquim Inácio de Siqueira Bulcão, nascido na ilha da madeira e se estabeleceu no recôncavo baiano no final do século XVlll.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#413672 | Jorge Resende | 05 abr 2019 20:04 | Em resposta a: #86925

https://www.geni.com/people/Joaquim-Bulc%C3%A3o-1%C2%BA-bar%C3%A3o-de-S%C3%A3o-Francisco/6000000020546479234


Nasceu no Brasil!

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#418433 | LuizAzevedo94 | 03 out 2019 20:28 | Em resposta a: #86925

Olá boa tarde, preciso de ajuda para encontrar uma certidão de nascimento da minha tataravó, ela nasceu na Ilha da Madeira - Portugal, por volta do ano de 1886, seu cônjuge era Manoel Antônio Galvão. Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#418434 | LuizAzevedo94 | 03 out 2019 20:30 | Em resposta a: #86925

Olá boa tarde, preciso de ajuda para encontrar uma certidão de nascimento da minha tataravó, ela nasceu na Ilha da Madeira - Portugal, por volta do ano de 1886, seu nome era Belmira da Silva Rosas, ou Belmira da Silvão Galvão, ou simplesmente Belmira Galvão, e seu cônjuge era Manoel Antônio Galvão. Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#418436 | Jorge Resende | 03 out 2019 21:37 | Em resposta a: #418434

Att Luis Azevedo

Para que alguém o possa ajudar, é necessário mais informação.
A sua trisavó Belmira casou com Manuel Galvão em Portugal ou no Brasil? Quando e onde teriam casado?
Sabe os nomes dos pais dela? Qual a certeza de que ela nasceu na Madeira? Onde leu? Como soube?
Tente falar com familiares mais idosos talvez o ajudem a obter mais informação.
Diga qualquer coisa! Se se puder dar ajuda, ajude também.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421839 | alex_pe | 18 fev 2020 20:34 | Em resposta a: #86925

Senhores,

Sem querer abusar da boa vontade, busco assento de nascimento de José Raposo de Oliveira (ou D´oliveira) filho de Jacintho Carvalho de Oliveira e Maria José Raposo. Teria nascido em 1879 e seria originário da Madeira.

Desde já agradeço,

Alexandre.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421843 | Jorge Resende | 18 fev 2020 21:34 | Em resposta a: #86925

Alexandre, o que o leva a dizer que José era natural da Madeira???

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421846 | Jorge Resende | 18 fev 2020 22:03 | Em resposta a: #86925

Sabe com quem casou onde e quando, José Raposo de Oliveira? Faleceu no Brasil quando? Não seria natural de São Miguel Açores??? Melhores informações seria porreiro, pois a ajuda poderia ser mais benéfica, já que assim, parece que era da Madeira… é pouco, acredite.
Ajude!

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421848 | alex_pe | 18 fev 2020 22:16 | Em resposta a: #421846

José Raposo de Oliveira casou com Clotilde Juventina Botelho em 1903, no Recife - Brasil. Imagino que tenha falecido aqui mas ainda estou em busca de tais informações.
Agradeço, desde já, a ajuda.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421851 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:04 | Em resposta a: #86925

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=800643&pesq=%22josé%20raposo%20de%20oliveira%22&pasta=ano%20190


Uma curiosidade, neste Jornal Pequeno de Pernambuco, 1909, noticia que António, filho de José Raposo de Oliveira fazia anos no dia da edição do jornal.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421853 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:08 | Em resposta a: #86925

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq=%22josé%20raposo%20de%20oliveira%22&pasta=ano%20190



Clotilde fazia anos em 14 de Julho, ver nesta página o tema Album em Familia

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421854 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:13 | Em resposta a: #86925

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pesq=%22josé%20raposo%20de%20oliveira%22&pasta=ano%20190



Dr. João Pires Raposo de Oliveira, missa do 1º ano da morte, era da família???????

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421855 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:22 | Em resposta a: #86925

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=029033_08&pesq=%22josé%20raposo%20de%20oliveira%22&pasta=ano%20190



Veja nesta página DIARIO CIVIL, anuncio do casamento de José e Clotilde, 22.8.1903, Graça, Boa Vista

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421856 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:26 | Em resposta a: #86925

Através da Biblioteca Nacional do Brasil, Hemeroteca, Pernambuco, se inscrever entre aspas o nome do José, há noticias no Diário de Pernambuco, 22.8.1903, edição 188 página 2, anuncio para o casamento

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421857 | mila1000 | 18 fev 2020 23:29 | Em resposta a: #86925

casamento civil José e Clotilde
Imagem 19 termo 2986 em 22/8/1903 pagina 19
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D183-Z8T?i=18&wc=31CY-6TY%3A1052587901%2C1054353801%2C1054407901&cc=2016195


Procure casamento religioso em Recife,ou, a dispensa matrimonial. Se casaram na igreja, deve constar a freguesia e a igreja do batismo dos nuentes.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421858 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:42 | Em resposta a: #86925

Cheira-me que José nasceu nos Açores, S. Miguel, Nordeste, freguesia S. Jorge… mas 1879, nada vejo...

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421859 | Jorge Resende | 18 fev 2020 23:51 | Em resposta a: #86925

Alexandre, peço desculpa mas já vi que a forma de visualizar os jornais não é a correta. Insisto que deve entrar na Biblioteca Nacional do Brasil, hemeroteca online, escolher zona Pernambuco, e pôr datas que lhe interessem, com o nome dele entre aspas, verá que vão surgir muitas noticias sobre ele.
Quanto ao assento de batismo, siga o conselho de Mila, vai lá chegar decerto, a menos que tenha outra informação que queira adicionar aqui.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421860 | alex_pe | 19 fev 2020 00:07 | Em resposta a: #421857

Isso! Esses dados eu tenho! E também levantei as publicações na BN...

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421861 | alex_pe | 19 fev 2020 00:12 | Em resposta a: #421859

Estive na igreja matriz onde supostamente teriam casado e não encontrei o registro. Sigo na busca. Há outras igrejas antigas e na mesma “freguesia”.
O ano de 1879 deriva da informação constante do registro de casamento (cujo link fora postado aqui). Nesse registro, informa-se que ele se casa com 24 anos, em 1903. Poderia ser 1878, também, creio eu, caso completasse 25 no final do ano.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421862 | alex_pe | 19 fev 2020 00:16 | Em resposta a: #421857

Obrigado. Fui informado que é possível que haja um processo de “justificação” , que seria o pedido formal à Igreja para dispensa de apresentação do batistério. Os portugueses não traziam os batistérios, por motivos óbvios. Quando queriam casar, iniciavam esse processo formal e pediam autorização à Cúria.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#421938 | alex_pe | 21 fev 2020 11:07 | Em resposta a: #86925

Senhores,

É possível saber quais os nomes das cidades de origem (mais importantes) de portugueses para o Brasil, na Madeira e Açores?
Tenho uma parente idosa que poderia ajudar a reavivar a memória, caso mostrasse opções.

Agradeço a gentileza,

Alexandre Galindo.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#426801 | Mariana91 | 30 ago 2020 01:44 | Em resposta a: #86925

Gostava de saber se conhecem José de Andrade e Maria Bernadette Pereira? Meus avós da madeira

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#426803 | alex_pe | 30 ago 2020 03:27 | Em resposta a: #421861

Localizei o assento na em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores. Grato.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428472 | mariafreitas0208 | 29 out 2020 19:59 | Em resposta a: #86925

Boa tarde,

Meu nome é Maria, sou Brasileira e estou a procurando o Cartório onde o meu avô foi registrado, porém não estou tendo sucesso. Preciso da Certidão de Nascimento Atualizada dele.

NOME : MANOEL DE FREITAS SOBRINHO
NASCIMENTO: 20/10/1901
PAI: FRANCISCO FREITAS
MÃE: MARIA DE FREITAS
NATURAL DA ILHA DA MADEIRA


Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428474 | Jorge Resende | 29 out 2020 20:31 | Em resposta a: #428472

Maria Freitas, onde foi apanhar a data tão certinha de batismo de Manuel?
Sobrinho era apelido dele ou alguma alcunha, pois sendo pai Freitas, mãe Freitas, ter Sobrinho como ultimo apelido é estranho...
Maria, os nomes que aqui traz são nomes de difícil pesquisa pela sua aparente vulgaridade, há muitos homónimos... Existe um Manuel nascido na freguesia de Água de Pena em 1902, e outro nascido em Santa Cruz ambos filhos de pessoas com nomes Francisco Freitas e Maria Freitas, e claro, se lhe enviasse estes dois assentos ficaria na mesma sem qualquer certeza. Diga o que mais sabe sobre Manuel, com que idade aí chegou, onde quando e com quem casou, onde residiu, quando morreu, pois a pobreza de dados impede algum sucesso na pesquisa.
Dê melhores informações p. favor. Ajude para poder ser ajudada.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428475 | Jorge Resende | 29 out 2020 20:39 | Em resposta a: #86925

Maria Freitas...

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=48894&FileID=1660703


Este batizado de nome Manuel teve como avós paternos Manuel de Freitas e Jacinta Piedade e maternos João Teixeira Aguiar e Joaquina Jesus.
Ele foi batizado na freguesia de Água de Pena, concelho de Machico em 1902 Dezembro, e diz que nasceu em Novembro do mesmo ano, mas como disse, creio que vai ficar na mesma...

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428476 | Jorge Resende | 29 out 2020 21:01 | Em resposta a: #86925

Maria Freitas
Este registo de óbito diz-lhe alguma coisa??? Um Manuel Freitas Sobrinho falecido em 1942, natural de Alagoas, nascido em 1902...
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYG1-5WT2

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428477 | Jorge Resende | 29 out 2020 21:04 | Em resposta a: #86925

https://www.familysearch.org/search/record/results?q.givenName=manuel&q.surname=freitas%20sobrinho&count=20&offset=0&m.defaultFacets=on&m.queryRequireDefault=on&m.facetNestCollectionInCategory=on


Veja se entre entre estes Manuel freitas sobrinho algum lhe interessa

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428496 | mariafreitas0208 | 30 out 2020 13:23 | Em resposta a: #428474

Bom dia,
Casou- se com ADA ROSSI em 15/05/1924 na cidade de Agudos, estado de São Paulo- Brasil
Morreu em 11/12/1960 em Marinalva, Estado do PR - Brasil

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428503 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:01 | Em resposta a: #86925

Estado de PR... PR é o quê????

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428504 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:04 | Em resposta a: #86925

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-3MSM-KT?i=89&wc=M5JP-JWR%3A372400601%2C372400602%2C372484001&cc=2177299assento 328 deve ser da família...

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428505 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:10 | Em resposta a: #86925

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-3MSM-YW?i=101&wc=M5JP-JWR%3A372400601%2C372400602%2C372484001&cc=2177299



imagem 374, casamento de Manuel, creio que João era seu irmão...

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428506 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:24 | Em resposta a: #86925

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50487&FileID=779444


Este é o assento de João que enviei casamento, repare que diz ser Maria de Freitas Pires a mãe dele, neste assento de batismo, o avõ materno é Pires... Serão de Santa Cruz????

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428507 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:31 | Em resposta a: #86925

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50482&FileID=778870


assento de Manuel, 1899...
João e Manuel, pais Francisco Freitas e Maria Freitas, avós os mesmos... avô materno Pires...

Coincidências sim, mas certezas certezas.... Só se você pedir na Curia de Agudos o processo de casamento pois pode incluír assento de batismo de Manuel.

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428508 | mila1000 | 30 out 2020 15:33 | Em resposta a: #86925

Olá Jorge,


PR é a sigla do Estado do Paraná.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428509 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:37 | Em resposta a: #86925

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=2958&FileID=725649


imagens 19 e 20, se forem estes os pais de manuel e joão, casaram na freguesia de Santa Cruz, em 1884

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428510 | Jorge Resende | 30 out 2020 15:39 | Em resposta a: #86925

Mila, grato pela informação.... Caso dificil este... Pode ser que se tenha acertado mas... pouca ajuda informativa...
Cumprimentos!
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428511 | mila1000 | 30 out 2020 15:50 | Em resposta a: #86925

Jorge,

O caso não é dificil. Tenho percebido que os interessados não se empenham, querem a comida no prato.

O Manuel casou aos 23 anos ,. Apresentou como testemunha João de Freitas Sobrinho nascido em 1902, filho de francisco de freitas e Maria de freitas Pires.

João ao casar-se com Adelina conceição Almeida disse que era natural de Funchal.

Creio que eram irmãos.

Cumprimentos.


Mila

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428512 | Jorge Resende | 30 out 2020 16:32 | Em resposta a: #86925

Pois é, Mila, pois é...
Mas creio serem estes os familiares em questão, porém, 100% de certeza...não sei...

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428513 | Smsantos55 | 30 out 2020 17:26 | Em resposta a: #428510

Muito bom caro Jorge!

Parece mesmo que acertou na mosca.

Pedido de passaporte da família em 1905:
Requerentes: Francisco de Freitas
Naturalidade: Santa Cruz-RAM-PT
Cônjuge: Maria de Freitas
Destino: São Paulo-BR
Data: 1905 - 10
Caixa: 128 N.º Processo: 77
N.º Passaporte: 693
Data de batismo:
Pais do requerente:
Pai: Francisco de Freitas
Mãe: Joaquina de Freitas
Pais do cônjuge:
Pai: Manuel Pires
Mãe: Maria de Freitas
Obs: 1.ª saída. Residente na freguesia de São Jorge

Na chegada ao Brasil a família vai para Agudos-SP:
http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L075_287.pdf

Batismos dos filhos do casal, de reparar tb que a Maria (2a. do nome) tem averbado casamento em Agudos-SP:

Francisco de Freitas Maria de Freitas Francisco Paróquia de Santa Cruz 1885-05-24 2511-A 16-16 v.º
Francisco de Freitas Maria de Freitas Maria Paróquia de Santa Cruz 1886-10-10 2512-A 38 v.º-39
Francisco de Freitas Maria de Freitas Frederico Paróquia de Santa Cruz 1889-03-03 2515-A 15-15 v.º
Francisco de Freitas Maria de Freitas Adelaide Paróquia de Santa Cruz 1891-04-16 2517-A 21 v.º-22
Francisco de Freitas Maria de Freitas Maria Paróquia de Santa Cruz 1894-03-25 8954 16 v.º-17
Francisco de Freitas Maria de Freitas Luzia Paróquia de Santa Cruz 1896-09-13 8956 59 v.º
Francisco de Freitas Maria de Freitas Manuel Paróquia de Santa Cruz 1899-03-21 8959 18
Francisco de Freitas Maria de Freitas João Paróquia de Santa Cruz 1901-02-20 8961 15-15 v.º
Francisco de Freitas Maria de Freitas Maria Paróquia de Santa Cruz 1902-11-16 8962 98 v.º-99

Cumprimentos

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428514 | mariafreitas0208 | 30 out 2020 17:44 | Em resposta a: #428503

Desculpa, Paraná

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428515 | Jorge Resende | 30 out 2020 18:29 | Em resposta a: #86925

Sidney, obrigado pela achega! Quando se informa natural da Madeira, é como dizer cidadão do mundo!!!!

Resposta

Link directo:

cartórios na Ilha da Madeira

#428516 | Jorge Resende | 30 out 2020 18:41 | Em resposta a: #86925

https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=281430
Sobre uma das irmãs de Manuel, deixo-lhe mais esta informação.
Pode solicitar ao Arquivo Regional da Madeira o assento de batismo de Manuel, pf veja contatos do Arquivo na net.
Boa sorte
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 05:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen