Familia Mello nos Açores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Mello nos Açores

#86982 | espinet | 26 mar 2005 22:26

Prezados Confrades
Saudações Amistosas
Alguem , sabe dizer-me alguma coisa , sobre a origem e genealogia do nome
dos MELLOS , nos AÇORES , e principalmente na Terceira e Graciosa , desde o
século XV .
Obrigado a todos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88528 | Açor | 13 abr 2005 23:44 | Em resposta a: #86982

Esquceu os Melos de S.Miguel
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88543 | espinet | 14 abr 2005 13:39 | Em resposta a: #88528

A Solicitação de colaboração de informações , efectuada a 18 dias atrás , foram mencionado os AÇORES , que é formado por nove ilhas , SANTA MARIA , SÃO MIGUEL , TERCEIRA , GRACIOSA,SÃO JORGE , PICO , FAIAL, FLORES , CORVO , mas o objectivo da pesquisa foi . centrado na TERCEIRA e GRACIOSA , por isso não houve nenhum esquecimento dos dignissimos MELOS de São MIGUEL.
No entanto , agradeço qualquer informações sobre a origem e genealogia do nome dos MELLOS nos AÇORES e principalmente na TERCEIRA e GRACIOSA
Grato vossa atenção
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88547 | Açor | 14 abr 2005 14:16 | Em resposta a: #88543

Caro confrade"
Há referência aos "dignissimos" Melos da Terceira em" Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso nas páginas 8, 102,123 do Livro VI.
Poderá ainda consultar as págs.320-325 da História Insulana.
Desculpe ter falado dos Mellos de S. Miguel. Como se trata da ilha mais importante...
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88548 | Açor | 14 abr 2005 14:25 | Em resposta a: #88547

Dos Mellos da Graciosa diz em História Insulana"Estes ... Melos da Graciosa vieram para a Terceira...Duarte Ferreira de Teve, casou com D. Filipa da Câmara e destes nasceu Gonçalo Ferreira da Câmara que casou com D. Filipa da Cunha e foram pais de Estevão Ferreira de Melo...
Historia Insulana pag.314
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88549 | espinet | 14 abr 2005 14:44 | Em resposta a: #88548

Caro Confrade Açor
Grato vossa colaboração
Gostaria de saber concretamente , se o nome dos AFONSO de MELO que existiu na GRACIOSA , nos principios do seu povoamento , eram originários dos AFONSO de MELO , Senhores de Melo da região de Gouveia.?
Ou seriam descendentes de outro ramo de MELO?
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88552 | Alfredo Neto | 14 abr 2005 16:23 | Em resposta a: #86982

Prezados Amigos,
Saudações,
Solicitos aos caros amigos se possuirem informações a respeito dos Mello da Ilha de São Miguel, pois sou descendente dos Mello Azedo (Dias Azedo), sei que os amigos estão se atendo as Ilhas Terceira e Graciosa, mas qualquer colaboração é muito importante.
Resido no Rio Grande do Norte/Brasil e um dos ramos de minha família vem do nosso querido Açores.
Desde já agrdeço atenção dispensada e aguardo.
Atenciosamente.
Alfredo Neto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88557 | Açor | 14 abr 2005 17:52 | Em resposta a: #88549

Caro confrade
Segundo Frutuoso, o terceiro capitão da Graciosa, Duarte Correia, casou com D. Leonor de Melo filha de Brites de Melo neta de Alvaro Martins de Melo Irmão de Pedro Martins de Melo , Conde de Atalaia.
Não sei se esta informação o poderá ajudar.
Os meus cumprimentos
Açor

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88568 | espinet | 14 abr 2005 19:54 | Em resposta a: #88557

Caro Confrade
Obrigada por a informação , que é sempre bemvinda
Gostaria que me confirmasse , se a citada D.LEONOR de MELO é a mesma que foi casada em segundas nupcias com o genovês FRANCISCO ESPINOLA , irmão de ANTONIO ESPINOLA do FUNCHAL , e que não teve geração desse casamento ?
E permita-me outra pergunta :
E os AFONSO de MELO na GRACIOSA são de que origem ?
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88642 | carro | 15 abr 2005 18:50 | Em resposta a: #86982

Caro Confrade,

Tem Informacoes sobre os Machado de Sousa e Silva?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88649 | Açor | 15 abr 2005 20:22 | Em resposta a: #88568

Caro confrade
Segundo o que li em Frutuoso, os Afonso de Melo da Graciosa parecem ter a mesma origem dos Melos do Faial.
Cumprimentos
Açor

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#88781 | espinet | 17 abr 2005 16:19 | Em resposta a: #88649

Caro Açor
Saudações
Obrigado por a ultima informação do Frutuoso , tenho em meu poder alguns volumes do Arquivo dos Açores , e o Espelho Cristalino de Frei Diogo , vou fazer uma revisão para vêr se descubro mais alguma pista.
Caso o meu caro , venha a saber mais alguma coisa , agradeço a informação.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#89425 | Jorgito | 25 abr 2005 12:19 | Em resposta a: #88543

Talvez pedindo à Biblioteca de Angra do Heroísmo a fotocópia dos Melos em Nobiliário da Ilha Terceira da Autoria de "Carcavelos" encontre alguma resposta que o ajude.
Victor Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#89748 | emed | 29 abr 2005 22:52 | Em resposta a: #88549

Meu Caro
O Afonso de Melo dos primórdios da Graciosa será o Afonso Correia de Melo filho de Jorge Correia da Cunha primogénito do Capitão do Donatário Pedro Correia da Cunha (Felgueiras Gayo chama-lhe Jorge ou Duarte mas existe certeza documental de que tratava de dois irmãos). Jorge Correia casou com D. Leonor de Melo filha de D. Beatriz de Melo dada por Gaspar Frutuoso como sobrinha do 1º Conde da Atalaia
Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#89750 | emed | 29 abr 2005 23:08 | Em resposta a: #88557

Meu Caro
Segundo os genealogistas da Graciosa hoje sabe-se que o Capitão do Donatário na Graciosa (não se tem a certeza se seria o 1º que alguns querem que tenha sido um fuão,talvez Duarte, Barreto ou o 2º). Este Pedro Correia teve 2 filhos um chamado Jorge que morreu novo e que casou com D. Leonor de Melo filha de D. Beatriz de Melo sobrinha do 1º Conde de Atalaia e de Gaspar Dias d'Arce, casal que viveu na Graciosa e deixou descendência . Depois de viuvo Gaspar Dias casou com a viuva de um Furtado de Mendonça de nome Guiomar de Freitas oriunda da Madeira e dos dois casamentos ficaram descendentes nesta ilha.
Quanto ao irmão Duarte Correia foi Capitão do Donatário (2º ou 3º) por morte prematura do irmão Jorge e foi casado 2 vezes mas sem descendência dos casamentos.
Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#89830 | jobe00 | 01 mai 2005 22:06 | Em resposta a: #86982

Dona Beatriz de Mello casada com o Cap. André Lopes Pereira e que fora casada com Pedro Gonçalves de Almeida em seu testamento de 24 de 1682 como não teve descendência, instituiu o Hospital das Velas na ilha de S.Jorge. Dona Beatriz era da Graciosa, tetraneta de Jorge Correia da Cunha e Dona Leonor de Mello.
A importância da criação deste Hospital,que ainda hoje existe, agora integrado na Misericórdia, faz desta Senhora talvez a mais insigne vergôntea deste tronco dos Mellos da ilha Graciosa.
Faço este apontamento só porque não a vi mencionada nas achegas a este tópico.
Cumprimentos.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#89854 | espinet | 02 mai 2005 09:44 | Em resposta a: #89830

Caros Confrades
Prezados Srs. Medina / Bettencourt
Depois de breve ausência , devido a férias , deparei com prazer com as vossas
preciosas indicações . Grato vossa colaboração.
No entanto , reaformulo ainda a minha duvida inicial .
-A citada Dª LEONOR de MELO , casada com D. JORGE CORREIA da CUNHA , seria a mesma pessoa , que foi casada em 2ª nupcias , com o mercador genovês FRANCISCO SPINOLA , irmão de ANTONIO SPINOLA ( ADORNO ) residente no FUNCHAL ?
- E desse 2º casamento de Dª LEONOR de MELO com o FRANCISCO SPINOLA , porventura teria havido descendentes ?
Os melhores cumprimentos
M.ESPINOLA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#91670 | espinet | 24 mai 2005 17:28 | Em resposta a: #89748

Caros Confrades
Depois de breve ausência , devido a férias , deparei com prazer com as vossas preciosas indicações .Grato vossa colaboração .
No entanto , reaformulo ainda a minha duvida inicial
-A citada Dª LEONOR de MELLO , casada com D.JORGE CORREIA da CUNHA , seria a mesma pessoa que foi casada em 2ª nupcias , com o mercador genovez FRANCISCO SPINOLA , irmão de ANTONIO SPINOLA dos ADORNO do Funchal ?
-E desse casamento de LEONOR de MELO com o FRANCISCO SPINOLA , teria havido descendentes ?
Oo melhores cumprimentos
M.ESPINOLA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#91708 | emed | 24 mai 2005 22:18 | Em resposta a: #91670

Meu Caro M. Espínola
Conforme a tradição da ilha Graciosa a D. Leonor de Melo casou 2ª vez com Francisco Espínola de origem genovesa filho ilegítimo de Misser Elliano Spínola e irmão de António Espínola que viveu na Madeira mas não conheço descendência desse casamento. Tambem a tradição diz que Francisco Espínola chegou à Graciosa com um barco cheio de mercadorias "que vendeu com muito proveito" e estabeleceu-se nesta ilha onde casou e mandou vir um sobrinho da Madeira - Pedro Espínola Doria - que casou com Catarina da Veiga filha de Diogo Martins Ferreira e de Inez Pires da Veiga.
O casal Pedro e Catarina tiveram pelo menos 9 filhos e filhas todos nascidos na Graciosa e hoje talvez 1/4 da população desta ilha use ou possa usar o sobrenome Espínola.
Leonor de Melo instituíu um morgadio - do Paul - julgo que ainda em vida do primeiro marido que terá morrido antes de 1495 ou ainda viuva e que foi administrado pelo filho Afonso Correia de Melo casado dom D. Isabel Pereira Sarmento e sua descendência. No dizer do genealogista Oriolando Silva "esta gente governou sempre a ilha Graciosa até ao 25 de Abril de 1974"
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#91719 | espinet | 24 mai 2005 23:25 | Em resposta a: #91708

Caro Confrade Eugenio Medina
As melhores saudações , e os meus agradecimentos na breve resposta. que
gentilmente me enviou .
As suas informações foram valiosas , no entanto , permita-me que lhe apresente
as seguintes questões ainda insoluveis neste momento para mim
-Tenho como ultimos antepassados da Graciosa :

JOÃO AFONSO MELO , falecido em 1680
casado com
FRANCISCA ESPINOLA , falecida em 1692.

Assim faço a pergunta .

-JOÃO AFONSO MELO , seria descendente da linha de LEONOR de MELO ?
-FRANCISCA ESPINOLA , seria descendente da linha de PEDRO ESPINOLA ?

Cumprimentos
M.ESPINOLA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#92797 | emed | 07 jun 2005 12:33 | Em resposta a: #91719

Meu caro
Nos meus dados com cerca de 14000 nomes da Graciosa não consta este João Afonso de Melo mas às vezes há sobrenomes trocados ou omissos. Tenho uma Francisca Espínola isolada casada com Manuel dos Anjos Sodré mas não sei datas.
Cumprimentos Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Mello nos Açores

#92876 | espinet | 08 jun 2005 14:26 | Em resposta a: #92797

Caro E. Medina
Grato ás vossas informações.
Os dados que possuo " param " no JOÃO AFONSO MELO falecido em 1680 , e de
sua mulher FRANCISCA ESPINOLA falecida em 1692 .
Um filho deste casal chamava-se MANUEL ESPINOLA MELO que casou na Praia
da GRACIOSA em 7/ JAN /1708 com MARIA PEREIRA NOVAIS filha de MANUEL
MIRANDA NOVAIS .
Com estes dados adicionais será possivel , descobrir algo , sobre os antepassados
do JOÃO AFONSO MELO e da FRANCISCA ESPINOLA ?
Haveria ligações com os descendentes .
1) De BEATRIZ de MELO casada com GASPAR DIAS ARCE ?
2) Do casamento de LEONOR de MELO com JORGE CORREIA da CUNHA ?
3) Dos filhos do casamento de PEDRO ESPINOLA com CATHARINA da VEIGA ?
Boas pesquizas.
Um abraço
M.ESPINOLA

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381206 | rodolfomello | 20 mai 2017 06:36 | Em resposta a: #88528

eu sou da familial melo da ilha de sao miguel, achada do nordeste.
meu avo saiu dai para o brasil, sei nome é jose pacheco de melo, e eu tenho mais nomes anotados, alguém ai é da família melo?

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381213 | Jorge Resende | 20 mai 2017 15:10 | Em resposta a: #381206

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9JP-77DC?mode=g&i=122&cc=2140223

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381214 | Jorge Resende | 20 mai 2017 15:17 | Em resposta a: #381213

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-958M-SFH2?mode=g&i=82&cc=1932363

Algum deles é o seu parente?????
Nasceram no mesmo ano, seriam gémeos????

Diga qualquer coisa, talvez encontre o assento de casamento dos pais deles, o assento de batismo não, 1913 não está digitalizado nem online

Cpts
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381231 | rodolfomello | 20 mai 2017 21:32 | Em resposta a: #381214

meu amigo como estou emocionado, ele é meu avó, conviveu muito comigo , eu amava ele demais, muito obrigado, nem tenho como te agradecer por tanto.

O pai dele, meu bisavô era manoel pacheco de melo
A mãe dele minha bisavó era Maria Jose Pacheco nascida no dia 10 de outubro de 1913 freguesia achada, conselho nordeste distrito de ponta delgada da republica portuguesa

Minha Avó esposa dele era Maria da luz Dutra ou Maria da luz do rego dutra filha de Francisco da rocha dutra e nicolina do rego Borges nascida no dia 08 de setembro de 1922 com naturalidade freguesia nordestino concelho nordeste distrito de ponta delgada

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381254 | Jorge Resende | 21 mai 2017 23:06 | Em resposta a: #381231

http://www.jfachada.ifreg.pt/index.php/orgaos/direccao.html

Este é o site da Junta de Freguesia da Achada, tente enviar um email ao presidente, cujo nome está em ORGÃOS da Junta, são pessoas da terra, decerto terra pequena com poucos habitantes, conhecem-se uns aos outros, pode ser que o presidente o ponha em contato com algum habitante seu parente! Tente, seria porreiro acontecer um encontro ou a hipótese de contato entre você e seus parentes da Achada!

Boa sorte, um abraço! No site da Junta tem o endereço de email, envie email ao presidente!
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381338 | rodolfomello | 24 mai 2017 12:59 | Em resposta a: #381254

nossa nem sei como lhe agradecer tamanha gentileza, muito obrigado, já vou passar o email agora mesmo, eterna gratidão pelo seu gesto, muito obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#381345 | Jorge Resende | 24 mai 2017 18:44 | Em resposta a: #381338

http://www.arquivos.azores.gov.pt/details?id=1183251&ht=rego

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#382120 | rodolfomello | 21 jun 2017 14:01 | Em resposta a: #381254

eu enviei o email para a junta mas ainda não tive respostas

Resposta

Link directo:

Familia Mello nos Açores

#407271 | riccardo.vox | 08 set 2018 21:33 | Em resposta a: #86982

Olá. Sou descendente de açorianos. Meus mais antigos antepassados descobertos até aqui são meus 9º avós. Diogo Velho Pereira e Ignes Gouveia de Mattos, e do outro lado Manoel Fernandes Bertan (Bertão) e Maria Pacheca de Leandros. Manoel fora Almotaçé ou Almotacel (o funcionário de confiança dos concelhos na Idade Média (equivalente a um oficial municipal) responsável pela fiscalização de pesos e medidas e da taxação dos preços dos alimentos; sendo encarregado também da regulação da distribuição dos mesmos em tempos de maior escassez na ilha. Todos eles naturais, e moradores na Vila do Porto, na Freguesia de Nossa Senhora de Assunção. Em inquirição de Gênere de Manoel Rodrigues Ramos marido de Maria Pacheca, neta de Diogo, na investigação os inquisidores citam que esta família saiu dos velhos troncos da Ilha de Santa Maria, nos Açores. Estes meus 9º avós nasceram perto de 1590/1600. Alguém aqui no Fórum descende também de pessoas da Vila do Porto, desta freguesia, neste período? Eles eram cristãos velhos segundo as inquirições. Procuro aprofundar mais estes ramos, pois sei que estes antigos troncos, descendem da família das irmãs, ou irmã do Frei Gonçalo :Velho Cabral, e de outras famílias da nobiliarquia. Se alguém tiver algo a acrescentar, agradeço. Gostaria também de saber quem foram os primeiros Mellos, Pachecos, Bertões, Gouveias, Mattos nas Ilhas, especialmente Santa Maria. Melhores cumprimentos a todos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 13:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen