Pontrigo - Familia ou Alcunha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Pontrigo - Familia ou Alcunha

#86983 | Jogmar | 26 mar 2005 22:38

No meu ramo familiar num dos ramos em que já vai em 1780 aparece sempre Pontrigo será que alguém pode me ajudar ?

PS:A origem começa em Nogueira ( Viana Do Castelo ) e agora está em Santa Marta De Portuzelo ( Viana Do castelo ) ou Seja São terras distrantes uma da outra cerca de 8 Km.

grato desde já pela possivel ajuda.

Jogmar.

Resposta

Link directo:

Uma interpretação

#87003 | victorferreira | 27 mar 2005 11:44 | Em resposta a: #86983

Caro confrade,
Nas minhas aldeias de origem, na Beira, ainda hoje se usa a expressão "pã'trigo" (pão de trigo), em oposição à broa (pão de milho, amarelo ou branco). Não há muitas décadas atrás, o pão de trigo quase se podia considerar uma guloseima, no mínimo uma 'comida fina', tal a pobreza, uma vez que não se cultivava trigo, senão apenas centeio e milho.
Uma expressão ainda hoje usada e a que acho uma certa piada é: 'mais valia deitar-me a uma sombra a comer trigo', no sentido de 'não gastar o dinheiro no que não vale a pena' ou em que 'mais vale usar os poucos recursos em algum «luxo» que usá-lo para um determinado fim duvidoso ou previsivelmente não lucrativo'.
Pontrigo pode ter sido uma alcunha ligada a esses ambientes - rurais em geral - de marcado contraste entre extrema pobreza e 'casas' com recursos, ou com um indivíduo ou famílias ligados ao negócio dos cereais.
... Ou a explicação pode ser outra, claro está ...
Os melhores votos de Boa Páscoa.
Vf

Resposta

Link directo:

RE: Uma interpretação

#87005 | Jogmar | 27 mar 2005 12:06 | Em resposta a: #87003

Grato pela ajuda com uma Pásco cheia de Felicidade.

Jogmar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 08:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen