Arquivo Distrital de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Cargos

Arquivo Distrital de Braga

#87062 | mjgoncalves | 28 mar 2005 12:43

Caro António Mota
Captei a sua disponibilidade em ajudar um confrade nosso do Brasil.
Quanto a mim. apesar de residir em Portugal, agradeço, se lhe for possível tentar ajudar-me na seguinte pesquisa:
José António Villa Secca, presumivelmente nascido entre 1770 a 1780, no Minho. Sei que foi nomeado pelo Rei D. João VI,para o Posto de Capitão de Ordenanças do Estado do Brasil, a 4 de Outubro de 1803. e lá morreu.
Pergunto como poderei "descobrir " a sua data de nascimento ou em alternativa se este apelido de Villa Secca teve origem numa freguesia de Braga ou se, efectivamente consta do seu apelido ? Há anos que tento esta pesquisa mas não tenho tido sucesso.
Agradecida
MJSecca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Braga

#87087 | Antoniomota | 28 mar 2005 19:51 | Em resposta a: #87062

Caro MJSecca!

A ajuda é possível. No entanto é muito importante a freguesia ou mais algum pormenor geográfico. Pessoalmente não conheço nenhum apelido de Villa Secca. Localidade também não, embora possa indagar se me está a escapar.
Os registos paroquias do Alto Minho, estão em Viana do Castelo. Os do distrito de Braga (com excepção do concelho de Guimarães) estão em Braga, por isso a importância de se saber a localidade.
Tente pela via das nomeações reais na TT, dado que já tem uma data (4.10.1803) a necessária localização.

1 abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família José António Villa Secca

#87141 | mjgoncalves | 29 mar 2005 11:08 | Em resposta a: #87087

Caro António:
Bom dia para si!
Eu estou pensando que Vila Seca seria o nome da terra ou da freguesia onde José António teria nascido e ele teria adoptado esse apelido. De qualquer modo isto é uma hipótese que eu equaciono. Aí na zona de Braga, ou Minho, não haverá nenhuma freguesia com este nome ?
A minha pesquisa na Torre do Tombo, tem sido bastante longa e tudo quanto existe em nome de José António Villa Secca, são as duas nomeações de D. João VI no Brasil. Posteriormente já recolhi a informação que ele casou lá, teve só uma filha que casou com um oficial português e regressou a Portugal vindo a morrer em Runa (Portugal ). Na TT consegui a certidão de óbito dela mas não faz qualquer referência ao pai.
Grata e um abraço
MJS

Resposta

Link directo:

RE: Família José António Villa Secca

#87166 | Antoniomota | 29 mar 2005 22:06 | Em resposta a: #87141

Olá mjgonçalves!

Na verdade no Minho, mais precisamente no concelho de Barcelos, há uma freguesia de Vila Seca (esta freguesia faz fronteira com o concelho de Esposende), não custa verificar se entre 1770 e 1780 aparece por lá algum Jose Antonio, o problema é se aparecem vários, e sendo assim que credibilidade terá, pois não temos mais elementos.
Contudo prometo verificar isso em breve...

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família José António Villa Secca

#87253 | mjgoncalves | 31 mar 2005 09:41 | Em resposta a: #87166

Tudo bem, quanto ao resto. Veremos se não haverá "nenhum galo" em encontrar mais que um José António, naquele período!
Fico-lhe grata por tanta disponibilidade. E cá estaremos para estudar o que surgir.
Um bom dia para si, António Mota.

Maria José

Resposta

Link directo:

RE: Família José António Villa Secca

#87333 | Antoniomota | 31 mar 2005 22:38 | Em resposta a: #87253

Olá Maria José!

Entre 1765 e 1785 encontrei o seguinte:
I - Jose Antonio (n.1, b.8.3.1769; Padre João Martins, Reytor da freguesia de Vila Seca; Padrinhos Jose Antonio ‘filho de Antonio Francisco, freguesia de Manhente’ e Maria Rosa ‘filha de Jose Soares, Paço, Vila Seca, por Procuração’)
II - filho de João Fernandes de Miranda e Maria Domingues, natural do lugar de Vila Seca, freguesia de Vila Seca, Barcelos.
IIa - João Fernandes de Miranda: filho de Francisco Gomes de Miranda e Maria Gomes, natural Santo Emilião de Mariz.
IIb - Maria Domingues: filha de Francisco Domingues e Jeronima Domingues, naturais de Vila Seca.
II - Observei que um irmão, Jose Fernandes, teve descendência.


I - Jose Antonio (n.5, b. 11.6.1769, Padre João Martins, Reytor da freguesia de Vila Seca; Padrinhos: Domingos Gomes da Silva e Maria Josefa, de Fornelos.
II - filho de Manoel Alvares de Souza e Marinha Francisca, da freguesia de Vila Seca.
IIa - Manoel Alvares de Souza: filho de Miguel Francisco e Senhorinha Dias, não naturais de Vila Seca.
IIb - Marinha Francisca: filha de Domingos Gonçalves, Vermoim, Barca, bispado do Porto e Francisca Pires de Fornelos.

Por ter adoptado o apelido de Vila Seca, parece-me, à falta de outros elementos mais evidentes, que o primeiro é que deve ser o Jose Antonio que procura, até pelo facto de ter as raízes nesta freguesia... mas ....

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família José António Villa Secca

#87369 | mjgoncalves | 01 abr 2005 11:17 | Em resposta a: #87333

Muito obrigada, por toda a informação. Vou digeri-la e estudá-la juntamente com um primo.
Sabe que encarei várias vezes a hipótese de meter uns dias de férias para ir a Braga recolher estes elementos?

Bom fim de semana, para si, António.
Um abraço
Maria José

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 08:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen