Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87219 | luizsillos | 30 mar 2005 20:51

Estimados Confrades,

Tomei a liberdade de escrever-lhes, pois estou precisando da ajuda de algum membro deste Fórum que faça pesquisas no Arquivo Distrital de Braga.

Estou tendo muita dificuldade em continuar minhas pesquisas, como postei em mensagem anterior, porque alguns dos registros de casamentos de antepassados meus, os nomes dos pais dos nubentes foram omitidos.

Minha única esperança é que algum dos confrades se sensibilize com esse obstáculo genealógico, visto que moro no Brasil e é impossível ir até o referido Arquivo, e que possa realizar a consulta nos seguintes processos de Inquirição de Genere (desde que não o atrapalhe):

1.º Inquerido: Domingos Gonçalves
Processo n.º: 33774
Pasta onde se encontra: 1503
Data da Realização: 1732-03-05
Nat. do Inquerido: Chamoim (S. Tiago)
Filho de: Pascoal Dias e Senhorinha Gonçalves

2.º Inquerido: Manuel José Dias
Processo n.º: 10770
Pasta onde se encontra: 491
Data da Realização: 1785-08-19
Nat. do Inquerido: Chamoim (S. Tiago)
Filho de: João Dias Palhão e Ana Martins

Necessito de qualquer informação genealógica presentes nos processos acima citados, principalmente, os locais de naturalidades dos avós (e referência aos bisavós caso houver).

Muitíssimo obrigado por ter lido minha mensagem, conto com sua ajuda.

Luiz Gustavo de Sillos,
São Vicente, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87336 | Antoniomota | 31 mar 2005 22:55 | Em resposta a: #87219

Olá Luiz Sillos!

Se entretanto não houver outro voluntário que se antecipe, conte com a minha ajuda, até pelo facto de nessa freguesia de Chamoim, Terras de Bouro, ter uma infinidade de antepassados. Alguns deles partiram para o Brasil e por lá ficaram.

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87354 | luizsillos | 01 abr 2005 02:21 | Em resposta a: #87336

Olá, Antonio Mota!

Muitíssimo obrigado! Já estava desanimado, sem esperança de obter mais progressos nesse meu ramo familiar. Tenho um banco de dados considerável sobre meus antepassados de Chamoim - quem sabe não somos parentes?! Quais são seus fins-de-linha nesta freguesia? Creio que possa ter alguma informação.

Forte abraço,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87427 | Antoniomota | 01 abr 2005 20:34 | Em resposta a: #87354

Olá Luizsillos!

Na freguesia de Chamoim, tenho mais meias linhas, os fins de linha são mais em Valdreu, Balança, Valbom, Covide etc.
Contudo, quem se mete nisto nunca mais acaba e assim sendo, continua na esperança de ir mais além, que deve ser também o seu caso...
Penso ver o que pretende, na próxima terça-feira, se não houver qualquer impedimento...

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87434 | luizsillos | 01 abr 2005 21:29 | Em resposta a: #87427

Olá, Antonio Mota!

Minhas pesquisas avançaram dentro daquilo que era possível! O 1.º Livro de Chamoim, que era Misto, data de 15/1/1622 (Nascimentos); 30/4/1627 (Casamentos); e 1/6/1622 (Óbitos). Como não encontrei os casamentos dos meus antepassados mais antigos dessa freguesia nos livros da igreja de Chamoim, creio que eles eram de outra freguesia. Aí a necessidade dos dados daquelas 2 inquirições de Genere, pois constarão os nomes de alguns desses e as naturalidades (assim espero).

Sem querer abusar de sua boa-vontade - mas querendo poupar-me de problemas futuros, posso pedir mais 2 favores?

Além daquelas 2 inquirições que havia pedido, poderia acrescentar mais a Inquirição de Genere de Antonio Dias
Número de processo: 7036
Pasta (onde se encontra): 315
Data de realização: 1732-08-14
Naturalidade do inquirido: Freg. de São Paio da Carvalheira
Filiação: Sebastiao Pires e Senhorinha Dias

# Nessa inquirição, não preciso do batizado dele, nem a naturalidade dos pais. Já os tenho - só preciso dos nomes dos avós e naturalidade dos mesmos.

E, por fim, existe um casamento registrado no livro MISTO N.º 2 referente aos Casamentos ocorridos no período de 1698 a 1747 da igreja de São Paio, da freguesia de Carvalheira, do referido Cooncelho de Terras de Bouro, onde eu não consegui ler 3 dados porque a microfilmagem não está boa! Segue:

Folha 228 verso, Casamento n.º 81, Antonio Pires e Catarina Lourença. Ele do lugar de Pregoim, filho de ? e de ? com Catarina Lourença, filha de ? e de ?, natural de ?

Só preciso dos nomes dos pais dele ou se ele era viúvo de Maria Gonçalves e dela se os nomes dos pais são Francisco Afonso e Ana Afonso do lugar de Ervedeiros, como eu acho que seja.

Muitíssimo obrigado! Prometo não incomodar mais! Palavra de escoteiro! Ficarei ansioso e bastante agradecido por aquilo que o confrade puder fazer por mim.

Obrigado,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87809 | Antoniomota | 05 abr 2005 20:08 | Em resposta a: #87219

Olá Luiz Gustavo!
O prometido está a ser cumprido...

I - Domingos Gonçalves (n.2, b.5.7.1710; Padre: Bento Rabello Leytte ‘abade’; Padrinhos: Pedro Martins e Catherina ‘solteira, filho de Francisco Pires).
II - filho: de Pascoal Dias, natural de Pergoim, Chamoim e Senhorinha Gonçalves, natural Siqueiros, Chamoim.
III - Neto Paterno: de Domingos Dias, natural de Pergoim, Chamoim e Anna Dias, natural de Freitas, freguesia de Santa Marinha de Covide, Terras de Bouro.
IV - Neto Materno: de Domingos Gonçalves, natural de Siqueiros, Chamoim e Isabel Gonçalves, natural de Mota, freguesia de Santa Marinha de Vilar, Terras de Bouro.
(Inquiridor do Procº Padre Joseph de Araújo, pároco de Rio Caldo, Terras de Bouro e Secretário Dr. Agotinho Marques do Coutto).


I - Manoel Jose Dias (n20, b.26.4.1763; Padre: Gervázio de Sá ‘cura’; Padrinhos: Domingos Rodrigues ‘solteiro, natural de Covide, tio’ e Senhoria Rosa ‘filha de Bento Domingues, Pergoim, Chamoim’; Testemunhas: João de Matos, António Dias Palham e Antonio Dias Gaio’).
II - filho; de João Dias Palhão, natural de Chamoim e Anna Martins, também de Chamoim.
(Estes casaram em 5.11.1758 ‘a noiva Ana Martins, está como Anna Rodrigues, o pai da noiva, já era falecido)
III - Neto Paterno: Diogo Pires Palham e Maria Dias, Pergoim, Chamoim.
IIIa - Diogo casou em 14.8.1723, com Maria Dias (ele filho de Diogo Pires Palham ‘nome igual ao do filho’ e ela filha de João Dias, falecido aquando do casamento e Senhorinha Dias, ambos de Pergoim, Chamoim)
IV - Neto Materno: Frutuoso Rodrigues, natural de S. João do Campo e Francisca Martins, natural de Santa Marinha de Covide.
IVa) - Frutuoso casou em 21.11.1728, com Francisca ‘transcrição sem nome, apenas diz que era de S. João do Campo’ e ela filha de Francisco Martins e Isabel de Freitas ‘ambos naturais de Covide’, Testemunhas: Sebastiam Pires e Alexandre Pires.

João Dias Palhão - tinha um irmão Padre Domingos Dias.
Anna Martins (Rodrigues) - tinha também um irmão Padre Antonio Alvares.
Estes dois tios, dispensaram muitas formalidades burocráticas do processo de inquirição.

Um abraço
Antonio Mota
(Esta resposta diz apenas respeito ao 1º pedido)

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87810 | Antoniomota | 05 abr 2005 20:13 | Em resposta a: #87809

Luiz Gustavo!

Fiquei com a ideia de que possui microfilmes dos registos paroquiais. Pergunto tem algum microfilme sobre embarques de imigrantes idos de Terras de Bouro para o Brasil. Se tem penso fazer-lhe um pedido...

Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87812 | luizsillos | 05 abr 2005 21:24 | Em resposta a: #87810

confrade Antonio Mota,

Em 1.º lugar gostaria de agradecer-lhe, do fundo do meu coração, por sua ajuda! Graças as suas informações, minhas pesquisas não se restringem apenas a CHAMOIM ou CARVALHEIRA - agora devo pesquisar VILAR e COVIDE! Quando o amigo puder atender meus outros pedidos, me ajudará muito também! Inclusive, gostaria de pedir-lhe 2 orientações: 1.ª Existem processos de dispensa matrimonial de Terras de Bouro no Arq. Distrital de Braga? E, 2.º, sabe qual o significado da palavra PALHÃO em Portugal? Pergunto porque meus antepassados usavam esta ALCUNHA!!!

Com relação a sua pergunta, estou com 2 microfilmes (dos Mórmons): um com os registros paroquiais de Chamoim e outro com os de Carvalheira - se precisar de algo, é só falar!

Posso afirmar, com toda certeza, que os microfilmes que os mórmons possuem sobre imigração é recente! De 1800 e alguma coisa para frente. Meu antepassado José Dias Palhão (tio do Manoel José Dias que o amigo consultou a inquirição), já estava aqui no Brasil em 1764 - e ele veio de Terras de Bouro - creio que, se exista uma listagem, está no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, pois sei que lá existe uma relação nominal de pessoas que chegaram no Brasil bem antes de 1800. Eles até prestam um serviço a distância, p/ aqueles que moram em outro estado (meu caso) ou outro país (que é o seu), mas infelizmente, por serem muitos, eles não realizam consultas a imigrantes de origem portuguesa. Se o amigo quizer, quais os nomes dos teus antepassados que pesquisa e que vieram p/ o Brasil? Creio que se eu tiver os nomes deles, fica mais fácil? Quer enviar essa relação p/ meu e-mail particular?

Fico aguardando,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87818 | Antoniomota | 05 abr 2005 22:57 | Em resposta a: #87812

Caro Luis Gostavo!

Na realidade gostava de saber algo sobre os meus pedidos que já fiz neste forum e que são:

- Antonio Macedo (maio de 1914)
- Jose Antonio de Souza (sob o título (S. Paulo-Brasil) - Este de meados de 1800.

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87832 | luizsillos | 06 abr 2005 02:44 | Em resposta a: #87818

Caro Antonio Mota,

Como você sabe que o José Antonio de Souza foi para S. Paulo, Brasil? Já, o Antonio Macedo, caso o amigo tenha mais dados sobre ele como idade (ou data de nascimento), nome dos pais, de onde ele era, com quem ele veio (opcional), tem como tentar localizá-lo no Memorial do Imigrante! Dele (do Antonio) eu faço p/ o amigo com o maior prazer (tudo que for possível)! O que você gostaria de saber dele? Já o José Antonio, não tem registro dele no Memorial do Imigrante - se tiver, só no Arquivo Nacional, que fica no Estado do Rio de Janeiro!

Abraços,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87862 | Antoniomota | 06 abr 2005 14:52 | Em resposta a: #87219

Olá Luiz Gustavo!

Os Elementos do Antonio Macedo são os seguintes:
- O meu bisavô Antonio Macedo, nascido em 9.4.1863 era natural de Besteiros, Amares, Braga, embarcou em Leixões com destino ao Rio de Janeiro em Maio de 1914 (com 51 anos), filho de Francisco Manuel de Macedo, n. 27.4.1839 e Antonia Tereza de Sousa, n. 28.4.1840. Não voltou e consta que constituiu família no Brasil.

Um abraço
Antoniomota

Resposta

Link directo:

Fins-de-Linha (muito) complicados

#87871 | JTaval | 06 abr 2005 16:17 | Em resposta a: #87862

Caro António Mota,

Desculpe intrometer-me na conversa, mas há séculos que procuro uns Azevedos de Moure, Balança, Terras de Bouro. Como vi que tem família nesta freguesia, pode ser que já dado com eles, nomeadamente:

BENTO DE AZEVEDO, filho ilegítimo de JOÃO DE AZEVEDO (n. de Moure, São João da Balança, Terras de Bouro) e de Maria da Silva (n. Vilela, Amares e residente em Passó, Vila Verde).

Bento casou em Goães em 22/11/1706 com Esperança de Araújo, filha ilegítima de António de Araújo (cirurgião, n. de Goães, Amares) e de Ana de Freitas (n. de Goães, Amares). Este casal teve um filho em 1711 de seu nome PEDRO DE AZEVEDO, baptizado em S. Pedro de Valbom, Vila Verde. Foram padrinhos SANTOS DE AZEVEDO e TERESA DE AZEVEDO, tios paternos do noivo.

No assento de baptismo deste Pedro é dito que seu pai, BENTO, é natural da freguesia de Passó, o que não se veio a revelar verdade , pois nem ele nem os irmãos referidos aparecem. Por outro lado, ainda não encontrei o tal JOÃO DE AZEVEDO de Balança, Terras de Bouro.

Será que o caro confrade já tem alguma informação sobre esta gente ou sobre outros Azevedos de Terras de Bouro?

Os meus cumprimentos,
José Tavares de Almeida

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=68375

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87886 | luizsillos | 06 abr 2005 20:03 | Em resposta a: #87862

Caro Antonio Mota,

Como o amigo mesmo informa em sua mensagem, seu bisavô Antonio Macedo deve ter desembarcado do porto do Rio de Janeiro. Logo, pelo Memorial do Imigrante (São Paulo), não deve constar nada sobre ele, pois o mesmo compreende registros de desembarque do porto de Santos. De modo que não posso ajudá-lo nesse sentido, mas, através do link para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, que te passo agora, pode fazer pessoalmente sua solicitação pela Internet. Só não faço o pedido porque já fiz recentemente uma solicitação ao Arquivo e eles só aceitam uma de cada vez. Segue:
www.arquivonavional.gov.br/serv_pub/form_rio.asp - qualquer dúvida, estou a sua disposição!

Abraços,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87974 | Antoniomota | 07 abr 2005 21:42 | Em resposta a: #87886

Olá Luiz Gustavo!

I - Antonio Dias, IG Procº 7036:
(Natural do lugar de Infesta, Carvalheira, quando da I.G. os pais já tinham falecido)
II - filho de Sebastião Pires, lugar de Sibões (Ciboins), freguesia de Sibões e Senhorinha Dias, natural do lugar de Infesta, Carvalheira.
III - Neto Paterno de: Sebstiam Pires, lugar S. Mamede, Sibões e Magdalena Fernandes, Sibões.
IV - Neto Materno: Domingos Dias, lugar de Infesta e Margarida Alvares, lugar de Quintam, ambos de Carvalheira.

# Quanto aos elementos de casamento, p 228v de Antonio Pires e Catarina, verifiquei que o livro se encontra em mau estado, devido a humidades, mas lê-se muito bem, no entanto apesar de o ter visionado os elementos que tirei, ao confrontar com o pedido, notei que não eram os que pretendia, deste modo, numa próxima visita ao ADB, os obterei e os enviarei.

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha (muito) complicados

#87975 | Antoniomota | 07 abr 2005 21:44 | Em resposta a: #87871

Olá José Almeida!

Alguns dados possíveis, acerca do seu pedido:
É difícil pegar os assuntos pela rama, assim verifiquei e confirmei que o casamento de Bento de Azevedo se realizou em 22.11.1706, com Esperança de Araújo, sendo o celebrante o Padre Diogo de Affonseca e Testemunhas: Jose Martins e sua mulher Maria Luis, Miguel Tinoco ‘Portela’, José Dias e seu filho Jose Sebastiam, Domingos, sobrinho do Padre e Padre João de Azevedo. Os pais de Bento, são João de Azevedo, natural de Moire, Balança e Maria da Silva, natural de Villela, e moradores na freguesia de Passo, Vila Verde.

Assim tomei nota do seguinte:
Antonio de Araújo, surgiam, casou em 23.5.1688 com Maria da Silva (ele filho de Francisco de Araújo, no acto de casamento falecido, natural de Obra, Santa Marta de Bouro e de Maria da Silva, solteira, natural da freguesia de Besteiros ‘Amares’ e residente em Santa Marta de Bouro, ela Maria da Silva, filha de Domingos da Silva e Maria de Freitas, falecida, natural de Granja, Goães). Antonio de Araújo, faleceu em 5.12.1705, no lugar do Eido, Goães, acompanhado pela confraria de Besteiros, de que era irmão, ficando como herdeiro sua mulher. (a Maria Dias, ficou como herdeiro o filho Ilfonso Dias, solteiro)

Esperança, nasceu em 8.9.1684; Padre Manoel Pereira, Goães, Padrinhos: Francisco Ferreira, Ponte, Goães e Luiza, filha de Francisco de Araújo, Besteiros, Amares. Ela (Esperança) filha de Anna “Acazeira”, solteira, que disse ser o pay Antonio de Araújo, Surgiam.

Além da Esperança, encontrei também um José, nascido em 4.11.1687, com os mesmos dizeres, ou seja filho de: Anna “Acazeira”, solteira, residente no lugar da Costa, Goães, que disse ser o pay Antonio de Araújo, Surgiam.

Fui o que consegui até este momento, desconhecendo em que pé se encontram os elementos geonalogia neste seu ramo familiar.

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#87993 | luizsillos | 08 abr 2005 02:07 | Em resposta a: #87974

Olá Antonio Mota!

Para ser sincero, a única coisa que eu consegui ler no casamento do Antonio Pires e C.na L.ça (Catarina Lourença), são esses dados:

p. 228-v, n. 81
data: 28/12/1720?
Antonio Pires do lugar de pregoim freguesia de S. Tiago de Chamoim ... Catarina Lça filha legitima de ....

Como pode ver, não consegui ler os nomes dos pais do Antonio nem os da Catarina - isso se eles foram citados no assento. Testemunhas então, nem pensar.

Assim, qualquer um desses dados faltantes ser-me-ão úteis!

Mais uma vez, muitíssimo obrigado!

Abraços,
Luiz Gustavo de Sillos

Ps. O amigo conseguiu acessar aquele link que eu passei?

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha (muito) complicados

#88001 | JTaval | 08 abr 2005 12:21 | Em resposta a: #87975

Caro António Mota,

Antes de mais, o meu obrigado pelos dados que aqui elencou e que me deram a conhecer quem eram os pais de António Araújo “cirurgião”. Além disso, a profusão de “Marias da Silva” é extraordinária!

O maior impasse da minha “investigação” está sobretudo nos Azevedos, pois não consegui encontrar o baptismo de Bento (ou dos seus irmãos Santos e Teresa) nem qualquer assento relativo ao pai dele, o citado João de Azevedo de Balança. Isto era fundamental para recuar mais algumas gerações. Acresce que a tarefa é ainda mais difícil pois estou em Lisboa.

Li que também tem família da Balança. Será que o caro confrade já apanhou referências a Azevedos nesta freguesia?

Fiquei curioso por um dos padrinhos de casamento de Bento ter sido o Pe. João de Azevedo. Seria da família?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Um abraço,
José Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88024 | Antoniomota | 08 abr 2005 18:06 | Em resposta a: #87993

Olá Luis Gustavo!

Confesso que tentei várias vezes aceder ao Link que me indicou, e nada... não sei se será pela distância...
Apesar da muita curiosidade sobre a vida, no Brasil, desse meu antepassado, tenho azar...

1 abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88027 | luizsillos | 08 abr 2005 18:38 | Em resposta a: #88024

Olá Antonio Mota,

Muito estranho, pois eu o acesso perfeitamente! Tente www.arquivonacional.gov.br - quem sabe dá certo!

Abraços,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88038 | Antoniomota | 08 abr 2005 21:56 | Em resposta a: #87219

Olá Luiz Gustavo!

Este Link funciona, não entrei em contacto, nem pedi nada, mas activei-o e notei que entrou em rede. Também, comparando-o, verifiquei que o motivo era arquivonacional, o anterior estava arquivonavional.

Obrigado
1 abraço

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88042 | milly | 08 abr 2005 22:44 | Em resposta a: #87427

Olà Antonio Mota,

na minha arvore também tenho pessoas de Valdreu.
Sera que tem alguma informação sobre eles?

- Rosa Francisca Limões (ou Simões) casada com João Marinho (Azias, Ponte Da Barca). Seus pais : Manuel Francisco e Ana Limões (ou Simões).

- Domingos Gonçalves Lopes casou em 26/02/1840 com Luisa Francisca Araujo (Bezeguimbra, Valdreu). Seus pais : Antonio Gonçalves Lopes e Teresa Rodrigues (ou Gonçalves). Pais de Luisa Francisca Araujo : Manuel de Araujo e Maria Francisca de Paula.

- Ana Maria Antunes casou com João Cerqueira (Gondoriz-Terras de Bouro) filha de Manuel Antunes e Maria de sousa. Pais de João Cerqueira : João Cerqueira (Gondoriz) e Rosa da Couta (Gondoriz).

Agradeço qualquer informação.

Marilina Marinho
França

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88304 | Antoniomota | 11 abr 2005 16:29 | Em resposta a: #87993

Olá Luis Gustavo!

Este contacto destina-se apenas a informá-lo de que, não consegui entrar no tal Link do Rio de Janeiro. Insisti várias vezes, mas não tenho acesso. Quanto a si penso amanhã, dia habitual, ir ao ADB, ver mais algumas coisas...

1 abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88312 | luizsillos | 11 abr 2005 17:00 | Em resposta a: #88304

Olá Antonio Mota!

O link está correto mas eu tentei acessá-lo e não consegui! Creio que a página deva estar em manutenção ou com outro tipo de problema! Tentou acessar bem de madrugada?
O Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, no tocante ao atendimento a distância, pede ao usuário que faça apenas um único pedido por vez - só podendo realizar outro, depois que o 1.º for atendido! É por este motivo que eu não faço a solicitação dos dados que necessita em meu nome, pois estou com uma soliciação em andamento desde o ano passado. Mas vou arriscar fazer o seu pedido essa noite! Mas continue tentando!
Com relação ao ADB, não me lembro se eu informei ao confrade que os dados solicitados do Antonio Pires estão no 2.º livro Mistos da freguesia de S. Paio da Carvalheira, referente aos Casamentos ocorridos nos anos de 1698 a 1747?

Abraços e muito obrigado,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88405 | Antoniomota | 12 abr 2005 19:40 | Em resposta a: #87219

Olá Luis Gustavo!

Os elementos pedidos e hoje recolhidos, no livro misto 2 (35 para o ADB) são os seguintes:
I - Antonio Pires, natural de Pregoim, freguesia de Chamoim, filho que ficou de Maria Gonçalves. casou em 28 de Novembro de 1720. Com
II - Catarina Lourença, filha de Francisco Afonso e Anna Afonso, naturais e residentes em Ervedeiros, freguesia de S. Paio da Carvalheira.
- Padre Francisco Gonçalves.
- Testemunhas: João Francisco e Jose Domingues (ambos de Ervedeiros, Carvalheira), Diogo Pires, solteiro e Francisco Gonçalves, Santiago de Chamoim.

Quanto ao registo de dispensa matrimonial, desconheço e penso que não há registos.

Significado de Palham (Palhão), não há, que eu saiba, uma definição exacta, (há uma expressão muito usada que se costuma chamar a uma pessoa magra dizendo: “és seco como uma palha” se a isto juntarmos, uma pessoa alta, poderá ficar um apelido de tipo “Palham ou Palhão”, será ...

Um abraço
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88440 | luizsillos | 13 abr 2005 05:30 | Em resposta a: #88405

Olá Antonio Mota,

Muitíssimo obrigado, mais uma vez, por sua grande ajuda! Permitiu-me, ainda mais, identificar esse meu ramo familiar!

Minhas pesquisas em Chamoim e Carvalheira, agora, já podem ser finalizadas! Pena que 2 casais de antepassados meus ficaram sem identificação! Explico: no assento de casamento deles não constavam os nomes dos pais e os óbitos, no tocante aos herdeiros, não forneceu-me subsídios para o preenchimento das lacunas.

Por fim, como ainda estou a procura do casamento de 4 casais fins-de-linha do Concelho de Terras de Bouro, falta pesquisar as freg.s de VILAR, COVIDE, CHORENSE, e, CAMPO GERES.

Sempre grato,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88715 | montargil | 16 abr 2005 17:41 | Em resposta a: #88405

Caro Confrade António Mota,

Estou presentemente colaborando na pesquisa de um assento de baptismo do fim séc. XVIII, principio do séc.XIX, e familiar de uma nossa Confrade do sul. Esta pesquisa foi e ou está a ser desenvolvida paralélamente em 2 AD do Norte, e em 2 na Galiza.
Gostaria, e se me permite, de obter a sua colaboração para uma eventual pesquisa no AD de Braga.

No caso que a sua disponibilidade o permita deixo aqui o elo para o tópico onde vem o meu e-mail, para que entre em contacto comigo.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80698

Agradecendo-lhe, caro António Mota,

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88935 | melisa | 19 abr 2005 01:00 | Em resposta a: #88405

Caro António Mota

Desculpe estar a incomodá-lo, mas o nosso confrade Luís Filpe dos Santos informou-me que o tinha contactado no sentido de me ajudar a encontar a encontar a ascendência de um meu avõ, José Fernandes dos Santos(Justo).

Sei que ele já lhe transmitiu todos os dados que disponho.
A data provavel do seu nascimento será à volta de 1795 dado que quando faleceu, dizia ter 57 anos e faleceu em 1852.

Uma das hipóteses seria freguesia dos ARCOS, bispado de Braga, embora o meu avô que era seu bisneto referisse sempre que ele viera de Vila Verde.
Teria nascido nos Arcos e vivido depois em Vila Verde?

No entanto a maioria dos registos referem Rañestres na Galiza.

Nunca antes de ver esses registos ouvira falar de uma possível origem galega.

Ficarei muito agradecida se me poder verificar se o seu nascimento ocorreu realmente nos Arcos, ou em Vila Verde, ou localizar o casamento dos Pais de que apenas sei serem João Fernandes e Maria Velha.

Os meus antecipados agradecimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Fins-de-Linha complicados - Ajudem-me

#88936 | melisa | 19 abr 2005 01:07 | Em resposta a: #88935

Caro António Mota

Em complemento à mensagem anterior, refiro apenas que embora não tenha encontrado o seu casamento, o mesmo deverá ter ocorrido em Alcantarilha no Algarve, terra de naturalidade da noiva, só não o tendo encontrado por na provável data faltarem várias páginas relativas aos registos de casamento, no livro respectivo.

Encontrei em Alcantarilha o casamentos dos pais da noiva e dos avós.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen