Antepassados de CAMÕES

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Antepassados de CAMÕES

#87395 | spinwizard | 01 abr 2005 16:03

Caros Confrades

Alguem me diz como poderei saber os nomes dos familiares ascendentes de
LUIZ VAZ de CAMÕES

Saudações Amigas

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87398 | zamot | 01 abr 2005 16:13 | Em resposta a: #87395

Aqui fica o nome da Mãe do Grande Poeta


Em Freixo de Espada á Cinta
Nasceu Luis de Camões
Sua Mãe Dª Jacinta
Na Praça vendia melões

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87399 | 2910 | 01 abr 2005 16:20 | Em resposta a: #87395

É so ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64622

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87400 | nemine discrepante | 01 abr 2005 16:23 | Em resposta a: #87399

Ou então aqui:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=195149

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87404 | mgorjaoh | 01 abr 2005 16:35 | Em resposta a: #87395

Caro Confrade,

Sugiro-lhe que consulte o sempre eterno Manuel José da Costa (Felgueiras Gayo), vol. III, pág. 251. Só para lhe "abrir o apetite", tenho isto:

Vasco Pires de Camões. Fidalgo galego, cavaleiro que passou a Portugal ao serviço do Rei D. Fernando, na sua luta pelo trono de Castela, passando por mercê deste Rei a ser Alcaide mor de Alenquer, Portalegre e Estremoz. Mais tarde, tudo perdeu , ao apoiar D. João de Castela na crise de 1383-85, tendo sido feito prisioneiro na Batalha de Aljubarrota. Casou com Maria Tenreiro, filha de Gonçalo Tenreiro ou de Gonçalo Ferreira. Foram pais de:

Gonçalo Vaz de Camões. Foi Fidalgo rico. Viveu em Aviz. Casou com Constança da Fonseca, filha de Afonso Vasques da Fonseca, Alcaide mor de Moreira, etc, e de sua mulher Mécia Lopes Pacheco. C.g. até aos nossos dias
Constança Pires de Camões. Casou com Pedro Severim, Fidalgo francês que veio a Portugal no reinado de D. João I, com o qual Felgueiras Gayo começa o Título de “Severins”. C.g.
João Vaz de Camões. Casou com Inês Gomes da Silva, filha natural de Jorge da Silva. Bisavô, por varonia, do Poeta Luís Vaz de Camões. C.g., portanto.

MGH

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87406 | 2910 | 01 abr 2005 16:39 | Em resposta a: #87395

Ver também http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=215
e

http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=897

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87413 | anataniel | 01 abr 2005 17:13 | Em resposta a: #87404

Caros Confrades
Já agora que estamos a falar de CAMÕES , e qual será a origem do nome familiar
de VAZ ?

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87415 | anataniel | 01 abr 2005 17:19 | Em resposta a: #87398

Confrade Tomaz
Louvo a sua veia poética , mas sinceramente , a genealogia dos nossos antepassados é de respeitar .
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87418 | zamot | 01 abr 2005 18:33 | Em resposta a: #87400

Cara Dª Felismina

Com esta é que me tramou e estragou os meus versos, pois assim destroi a hipótese de Dª Jacinta...

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87419 | zamot | 01 abr 2005 18:37 | Em resposta a: #87415

Cara ana

"Louvo a sua veia poética..."


Infelizmente não sou o autor destes versos que aprendi em miudo.

"...a genealogia dos nossos antepassados é de respeitar..."

Claro que sim e desde já lhe peço desculpa mas confesso que não sabia que era descendente do grande poeta.

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87422 | [Menezes] | 01 abr 2005 19:27 | Em resposta a: #87395

Caro(a) spinwizard

Aconcelho vivamente que consulte os anais da Biblioteca Nacional vol. III, nº´s 29 a 32 (Janeiro a Dezembro de 1927), ás páginas 125, tábua 1, tem toda a árvore genealógica de Luíz Vaz de Camões até D. Arnaldo I, Senhor de Baião (século VIII), e aqui poderá encontrar uma Senhora chamada D. Ana de Macedo, como Mãe do dito Luíz Vaz de Camões. Vem incluido numa ideia geral da importância dos "Velhos em Portugal".

Cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87423 | anataniel | 01 abr 2005 19:42 | Em resposta a: #87419

Confrade Tomaz
Infelizmente não sou , descendente do Grande Poeta , nem da Tia Jacinta dos
Melões , nem tampouco de Freixo de Espada á Cinta , senão faria uma proposta
ao NOBEL da Poesia.
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87430 | LCM | 01 abr 2005 21:01 | Em resposta a: #87395

Sobre a ascendência e família de Luís Vaz de Camões existem trabalhos fundamentais da autoria do General José Guilherme Calvão Borges.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87456 | victorferreira | 02 abr 2005 00:33 | Em resposta a: #87413

... bom, talvez de ...
... de Vasco (Pires de Camões) ...
... Vaz ou Vasques ...
... filho de Vasco ...
... e que parece ter ficado nos descendentes ...

... quer dizer, digo eu ...
... talvez ...

... e cumprimentos ao confrade que estava distraído ...
... como já dizia o Carlos Pinto Coelho, acontece ...

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87461 | JoséSerafim | 02 abr 2005 03:20 | Em resposta a: #87398

Também há quem diga que D. Jacinta
"Negociava em melões"

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87462 | JoséSerafim | 02 abr 2005 03:23 | Em resposta a: #87461

É só uma ligeira variante ...

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87464 | santosintra | 02 abr 2005 08:49 | Em resposta a: #87395

Caros Confrades
CAMÕES...
Variedade de macieiras que produz peros de polpa doce ; outra variedade de macieira com frutos de polpa ácida .
(Dicionário da Lingua Portuguesa - Porto Editora , 5ªedição )

Por favor , tenham pena do CAMÕES , não o misturem com MELÕES ...

SS

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#87476 | magalp | 02 abr 2005 13:55 | Em resposta a: #87399

Meu caro Óscar

A pergunta de Spinwizard não creio seja assim de tão fácil resposta…
Há séculos que se investigam as origens de Luís Vaz de Camões e tanto quanto sei ainda não existe (e não existirá talvez) um parecer firme e definitivo sobre a sua biografia, bibliografia e origens familiares.
As fontes em que o Genea se apoia tiveram e continuam a ter grande contestação.

A paternidade apontada – Simão Vaz (de Camões), transmontano do nordeste e Ana de Sá (ou Macedo), scalabitana, bem apesar da grande aceitação não está isenta de contestação, tal como a data e local de nascimento. Aqui, GP diz (e bem) ter sido convencionada a 2.4.1524, muito provavelmente (sic) em Lisboa. Vai daí eu substituiria o “provavelmente” (que muitos investigadores aplicam), por “possivelmente”, pois outros estudos apontam para Santarém, Coimbra e Alenquer, como berço de Luís de Camões.
Contudo, o ano de nascimento se não está correcto está com certeza muitíssimo próximo da realidade. Não recuará, e o avanço possível não deverá exceder mais de 2 anos – Casa da Índia, Arquivos da Marinha, outros dispersos.
Mas não há dúvida de que no muito que se escreveu até hoje e que sempre muito me impressionou desde há mais de 40 anos até hoje, a enorme falha de dados, de documentação fiável, é absolutamente espantosa! Diria que, o mais sabido é o que o Poeta nos conta da sua própria pessoa.

Inexactidões, bruma, mistérios densos, é o que não falta no estudo de Camões, da realidade das suas origens, estudada que foi e continuará a ser por milhares de pessoas ilustres ao longo dos anos!
Detendo-nos em Coimbra, terra de sua predilecção, que encontramos nós?
Pois apesar de (pretensamente) sobrinho do transmontano Bento de Camões, Chancelar daquela ilustre Universidade onde ao tempo deste Luís Vaz de Camões terá cursado Artes, o nosso distinto e desde “Sempre” incansável investigador Dr. Pedro França, não encontrará na AUC documentação a este respeito! Até hoje nada foi achado.
Fruto das muitas invejas e inimizades que ali conseguiu o Mayor Poeta? (espero que o y não vá ferir a sensibilidade, “provocar náuseas” aos puristas ortográficos que não admitem o K, Y, W, consoantes dobradas e quejandos, mas tal acontecendo prescreveria Alka-Seltzer!).
Foi dito que a sua divertida vida, nas múltiplas e desregradas aventuras, quer em Coimbra, quer em Lisboa (Bairro Alto), Camões se terá incompatibilizado com os grandes vultos da Cultura seus contemporâneos – António Ferreira (é espantosa a sua descendência actual!), Sá de Miranda, Caminha, João de Barros e outros notáveis, reconhecidamente fidalgos em seu tempo.
Pelo contrário, Luís Vaz de Camões não teria esse estatuto de fidalgo, ou mesmo afidalgado, ainda que Escudeiro na grande Casa de Linhares, segundo José Hermano de Saraiva, que há mais de 50 anos investiga continuadamente Camões!

E meu caro Óscar, a propósito do simpatiquíssimo comunicador e historiador J. H. Saraiva (não me apetece usar JHS…), não teria o meu virtual amigo mais de 2 anos (e não sei se estava já por aqui, se ainda em Luanda), num programa da Tv, (talvez a propósito do 10 de Junho), ouvi este Historiador, antigo e distinto Ministro da Educação e nosso Embaixador muito querido no Brasil, declarar “que Camões era um homem do povo, como nós!”
Vivia-se então em pleno PREC… O incansável Dr. Hermano Saraiva lutava com todo o afinco para manter viva a memória das suas (nossas) figuras e lugares de Portugal.

Dizem-me que o meu muito remoto parente e velho amigo Arnaldo Rozeira publicou recentemente uma obra de grande vulto sobre Camões, onde na base da mais recente diplomática achada, esclarecerá muitas dúvidas.
Não li.
Neste mesmo Fórum declarou o autor (em jeito de aconselhamento sobre as minhas parcas economias…), que essa sua publicação seria para mim muito dispendiosa. Segui o (precioso) alvitre e sequer a procurei nos escaparates e, como não peço livro emprestado (também não empresto…), não o lerei nunca.

A ver vamos se estas já muitas e secantes linhas provocam alguma crítica de algum sábio esclarecido que nos clarifique um pouco mais.
Grande abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#88119 | isabelcroft | 09 abr 2005 21:07 | Em resposta a: #87398

Caro confrade

Em tempos cortaram o "piu" à" Nega" por terem considerado ter esta senhora faltado ao respeito a D. Duarte por o tratar por"senhor Duarte".
Camões, o grande poeta , um grande nome da nossa cultura e da nossa História
merecia ser tratado com mais respeito mesmo que a sua mãe tivesse sido vendedora de melões.Certamente muitas vendedoras de melões terão sido senhoras mais dignas do que certas rainhas...
Os meus respeitosos cumprimentos
Isabelnega

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#88164 | zamot | 10 abr 2005 10:38 | Em resposta a: #88119

Senhora Dona Isabel

Teria toda a razão se eu tivesse faltado ao respeito ao grande poeta que foi Luis Vaz de Camões, mas não vejo onde repetir um verso inofensivo que nos ensinavam no meu tempo de menino seja uma falta de respeito.

Não consigo perceber onde quer chegar.

Cumprimentos


José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#88165 | zamot | 10 abr 2005 10:44 | Em resposta a: #87464

Por favor , tenham pena do CAMÕES , não o misturem com MELÕES ...

Caro SantoSintra

Por maior pena que se possa ter, com peros não rima...


Um abc


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#88192 | santosintra | 10 abr 2005 16:58 | Em resposta a: #88165

Existem mesmo ideias fixas .
O assunto do Camões parece estar encerrado.
Polémicas comigo , não obrigado .
Respeitosas Saudações
FSS

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#88204 | zamot | 10 abr 2005 18:20 | Em resposta a: #88192

"Polémicas comigo , não obrigado"

Caro Senhor

Nada de polémicas apenas constatação de que peros não rimam com Camões.

Saudações Respeitosas também para si

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados de CAMÕES

#88212 | santosintra | 10 abr 2005 19:30 | Em resposta a: #88204

Confrade Zamot

Tem toda a razâo , mas por vezes o que não rima , é a verdade.
Muito grato por as suas valiosas observações
Boa saude com renovadas saudações respeitosas.
FSS

Resposta

Link directo:

Afinal quem foi Camões...?

#170015 | artur41 | 14 out 2007 14:18 | Em resposta a: #88212

Caros Confrades,


Transcrevo, com a devida vénia:

« José Hermano Saraiva propõe um «visão absolutamente inovadora» de «Os Lusíadas» com base na investigação que fez da vida de Luís Camões, numa edição que será lançada segunda-feira, explicou o historiador à Lusa.
«Realizei há uns tempos uma investigação que revelou uma biografia camoniana totalmente diferente daquela em que até aqui se tem divulgado», disse José Hermano Saraivava.

Esta nova edição de «Os Lusíadas», com 900 páginas, assinala o 40º aniversário da presença das Selecções do Reader´s Digest em Portugal.

«Inventou-se um romance, do fidalgo de corte apaixonado por uma princesa, o que não corresponde à verdade. Do princípio ao fim tudo foi revisto«, disse o investigador.

José Hermano Saraiva referiu por exemplo os versos com que Camões iniciou a «Canção Décima»: «Foi minha ama uma fera». A interpretação tradicional tem-se referido a esta ama como quem toma conta de uma criança «quando na realidade era a mulher do seu amo por quem Camões se apaixonou».

Segundo o historiador, Luís de Camões não era fidalgo da corte mas escudeiro do conde de Linhares, comendador da Ordem de Cristo, e viveu no paço da Comenda de S. Martinho, frente a Coimbra.

Linhares (seu amo) foi enviado para Paris como embaixador, tendo Camões e a mulher do conde (sua ama) «se apaixonado».

«Tudo isto modifica a interpretação de ´Os Lusíadas` que muito reflecte a sua própria experiência», disse.

«Camões, diga-se, teve uma vida dramática e dolorosa, a vida mais dramática que se viveu», sublinhou.

Para Hermano Saraiva, Camões «revela-se não muito imaginativo, mas escreveu de uma forma artisticamente genial. Foi um grande criador da língua portuguesa e um dos maiores escritores da Europa do seu tempo».

«´Os Lusíadas` é um livro de protesto contra os excessos da nobreza e um pedido de emprego a D. Sebastião com a promessa de que o tornaria célebre em toda a Europa através dos seus versos», afirmou o historiador.

«Camões - sublinhou - tinha a plena consciência do seu valor, e prometeu a D. Sebastião que o tornaria mais célebre que o mítico herói grego Aquiles», rematou.

Esta edição de «Os Lusíadas» de Luís de Camões, comentada por José Hermano Saraiva, tem ilustrações de Pedro Proença.

Diário Digital / Lusa

14-10-2007 11:19:00 »


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Afinal quem foi Camões...?

#170027 | TJCArrobas | 14 out 2007 17:25 | Em resposta a: #170015

Prezados,

Aproveitando o tópico relacionado com os "Camões", gostaria de pedir alguma ajuda para determinar os ascendentes de Adão Vaz de Camões, fidalgo da casa real, que teve geração, Luísa Andaino Corvo, que c/c. Martim (António) Viegas. Deste casamento houve descendência, nos "Corvo Camões", Senhores do Morgado de São Tiago do Cacém, ascendentes do ilustríssimo João de Andrade Corvo.

Cumprimentos a todos,
Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen