Paço do Cardido

Este tópico está classificado nas salas: Património

Paço do Cardido

#8753 | PGA | 06 set 2001 18:50

Exmos. Senhores,

Gostaria de saber se alguém me pode esclarecer a origem do Paço do Cardido, perto de Ponte de Lima e o porquê das semelhanças com o Paço de Calheiros.

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Paço do Cardido

#8771 | Vasco Jácome | 07 set 2001 00:19 | Em resposta a: #8753

Caro Pedro Sá Nogueira

Se procura saber porque é que as vizinhas Casas de Calheiros e de Cardido apresentam arquitecturas semelhantes (fachada longa com duas torres nas pontas), eu julgo que é apenas coincidência, fruto da moda do séc. XVIII, de melhorar as casas segundo este risco, o qual parece ter sido inspirado no solar dos Pinheiros de Barcelos. É claro que a proximidade geográfica pode ter potenciado o efeito de imitação.

Quem muito poderia falar sobre este assunto era o Eng.º João Gomes Abreu e Lima, conhecedor destas coisas limianas e mesmo especificamente desta casa, mas infelizmente não participa no Fórum. É o que se depreende da nota 74, da pg 126 das “Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez”, Vol. IV, de Armando Barreiros Malheiro da Silva, Luís Pimenta de Castro Damásio, José Queiroga Fernandes.

Aí se diz que a Casa do Cardido começou por ser um vínculo administrado pelo marido de Fabiana Soares. O seu bisneto Pedro Malheiro Pereira Marinho (ver Felgueiras Gayo ttº de Araújos §109 N25 e N28, respectivamente) não teve descendência legítima e vendeu-a, nos fins do séc. XVIII, a António Matos Prego. No entanto, pouco depois estava nas mãos do 1º Conde de Amarante, tendo andado nesta família até 1870, ano que em Manuel da Silveira Pinto da Fonseca a vende a Sebastião Lopes de Calheiros de Meneses, filho da Casa de Calheiros e tio do 1º Conde de Calheiros.

Note-se que Sebastião Calheiros era casado com D. Maria Emília da Silveira Pinto da Fonseca, sua prima e do vendedor do Cardido. Esta casal pode ser visto nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”, de Júlio Teixeira, vol. III, pg 214; “Últimas Gerações”, Vol. II pg 29 e ainda no “Anuário da Nobreza”, 1985, Tomo II, pg 428, onde pode ver a sua descendência.

No entanto, a Casa deve ter sido de novo vendida em 1932 e não sei quem serão os actuais donos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Paço do Cardido

#8959 | PGA | 10 set 2001 19:13 | Em resposta a: #8771

Caro Vásco Jácome,

A casa pertence actualmente à familia Portela.
Muito obrigado pela informação.
Com elevada consideração subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 13:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen