Famílias da Ilha Terceira

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

Famílias da Ilha Terceira

#87568 | SUÃO | 03 abr 2005 14:42

Caroa amigos Luís Amaral e/ou Marcos Soromenho Santos:

Faço por aqui este pedido na expectativa de que o esclarecimento da minha dúvida possa ajudar mais alguém na decisão pela subscrição ou não da obra anunciada.

Gostaria que me confirmassem se a citada obra divulgada pelo Genea "arranca", como parece óbvio do contexto do anúncio, nos primórdios do povoamento açoriano, i.e., em quatrocentos, ou se de facto, não se tratando de gralha, apenas em seiscentos. Isso limitaria muitíssimo o seu interesse, para mim obviamente !

Um grande abraço do

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#87591 | aburma | 03 abr 2005 16:48 | Em resposta a: #87568

Caro Miguel Côrte-Real,

Se me é permitido intrometer-me na conversa, é minha convicção, por aquilo que ao longo dos anos fui ouvindo sobre esse monumental trabalho, que a obra "Famílias da Terceira" recuará de facto aos primórdios da colonização da Terceira, chegando portanto a quatrocentos.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#87607 | SUÃO | 03 abr 2005 18:25 | Em resposta a: #87591

Caro Alexandre Burmester:

Muito obrigado pela sua resposta. É também essa a minha convicção, mas o que está no citado anúncio é "seiscentos". A gralha parece óbvia, mas como diz respeito à definição do âmbito cronológico das famílias tratadas, nada melhor do que chamar a atenção.

Um abraço

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

Contacto - RE: Famílias da Ilha Terceira

#100019 | kolon | 10 set 2005 04:09 | Em resposta a: #87607

Caro Miguel Côrte-Real,

Gostaria de entrar me contacto consigo.
Por favor escreva-me a "mar @ websmithinc.com"

Muito Obrigado
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

Contacto - RE: Famílias da Ilha Terceira

#100057 | mctavares | 10 set 2005 18:51 | Em resposta a: #100019

Alguém sabe quando será publicada a obra?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#100307 | as2957464@sapo | 13 set 2005 04:41 | Em resposta a: #87568

Caro parente Miguel Côrte-Real
Ao ler esta mensagem, recordei-me duma reportagem intitulada "História Genealógica dos Côrte-Reais - Nobres Cavaleiros e Navegadores" - diálogo, em Tavira, entre o Dr. Luciano da Silva e o Dr. João Emanuel Moniz Côrte-Real Campos Gomes.
Trata-se duma interessantíssima descrição da árvore genealógica daquele nosso parente, através da qual ele prova ser trineto de João Moniz de Sá Côrte-Real, nascido na Ilha Terceira, foi o 11º Morgado Moniz Côrte-Real e casou duas vezes - a primeira com D. Maria Guilhermina Borges do Canto e a segunda com D. Anna Augusta Bettencourt.
Ele é descendente do segundo casamento e desenvolveu a sucessão de gerações do seu ramo e levou a sua pesquisa a outros ramos paralelos do mesmo tronco.
Para completar o seu trabalho faltou-lhe apenas seguir a linha do primeiro casamento do seu trisavô. Através dela descobriria que o seu trisavô também é meu trisavô... Com efeito, o primogénito desse casamento, António Moniz de Sá Côrte-Real, meu bisavô, continuava a ser conhecido por "Morgado Moniz" e tendo casado com D. Maria Teresa Quitéria de Menezes de Lemos e Carvalho, o seu primogénito, Mateus Moniz de Sá Côrte-Real, meu avô, falecido em 1906, ainda era referido como "Morgado Moniz".
Do seu segundo casamento com D.Maria Emília Duarte (de Menezes ?), nasceram três filhos - João Moniz de Sá Côrte-Real, falecido nos E.U.A., D. Leonor Moniz de Sá Menezes Côrte-Real, minha mãe e o mais novo Mateus Moniz de Sá Menezes Côrte-Real, falacido jovem.
De modo que além de ser também trineto do 11º Morgado Moniz Côrte-Real, fui o único varão vivo, representante deste ramo, até ao nascimento dos meus dois filhos, Jorge Filipe Marques Moniz Côrte-Real Andrade, Tenente Coronel do Exército Português e doutorado em Engenharia e Dr. Hugo Alexandre Marques Moniz Côrte-Real Andrade, licenciado em Medicina Interna, na especialidade de Cuidados Intensivos.
Em relação à obra anunciada sobre o povoamento dos Açores, é óbvio que partilho das reticências do meu parente Miguel Côrte-Real, porque, para a nossa família, o empreendimento açoreano começou muito antes, ainda o apelido era Costa e só terá interesse uma obra que investigue e dê a conhecer, desde o início, a saga do achamento e do povoamento daquele arquipélago.
Aproveito, para cumprimentar os meus parentes aqui citados - Miguel e João Emanuel e declarar o meu natural interesse em nos conhecermos.
Saudações Ecologistas e Monárquicas do José Jorge Moniz Côrte-Real da Assunção Andrade.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Costa da Ilha Terceira

#100313 | luikebr | 13 set 2005 06:43 | Em resposta a: #100307

Prezados, gostaria de saber ateh que geracao da familia Costa, especialemtne os Correa da Costa esta obra chega, e se cherga ateh os ascendentes no continete?Sou bisnetod e Theotonia Correa da Costa nascida em ALtares 1863 e emigrada para o Rio de Janeiro,
saudacoes australiano-brasileiras
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha Terceira

#100333 | 2910 | 13 set 2005 10:05 | Em resposta a: #87568

Caro Miguel Côrte-Real
Em Tavira na Igreja de São José do Hospital existe na sacristia, antiga capela fundada por Dona Mecia Corte Real e seu marido Francisco de Melo, comendador de Casevel, quatro brasoes, dois de costa/corte real(6 costelas com uma linha no meio) e os outros dois de Melo.

cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen