Com.te.José Botelho Carvalho Araújo
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos
Caros Confrades,
Gostaria que alguém me informasse sobre a ascendência deste distinto oficial da Marinha Portuguesa,nascido no Porto em 1880.
Cumprimentos,
António Carvalho
Link directo:
RE: Com.te.José Botelho Carvalho Araújo
Caro António Carvalho,
Segundo a GELB,Vol 6,pág.88
Nasceu no Porto em 1880,sendo filho de José de Carvalho Araújo e de D.Margarida Botelho de Araújo.
Para mais informações deve dirigir-se ou escrever para o AG da Marinha,a Alcântara ,Lisboa,onde talvez consiga saber mais sobre a paróquia do nascimento,no Porto
Cumprimentos
Maria
Link directo:
Caro António Carvalho
Li, em tempos, nos Anais do Clube Militar Naval, artigos sobre o Comandante Carvalho Araújo, que conheci de tradição. No Clube Militar Naval poderão, por certo, dar-lhe alguma indicação.
Melhores cumprimentos
Maria Benedita
Link directo:
Afinal enganei-o sem querer.O AGM,passou a chamar-se Arquivo Central da Marinha e também mudou de morada .
Agora é na Rua da Junqueira ,quase em frente ao Hospital Egas Moniz,um portão onde há duas aurocárias,onde talvez,poderá consultar os processos individuais dos Oficiais da Armada.Tem horário 9h15min /12h45min.
O responsável pelas relações exteriores é o Capitão de Fragata Henrique Gouveia de Melo,cujo nº de telefone é: 21 09 25 245
Link directo:
Cara Maria Benedita,
Os meus agradecimentos pela pronta resposta ao meu pedido.Estou a tentar encontrar uma ligação que ouvi dizer pode ter existido entre a família do meu pai,seu lado paterno,e a do referenciado.
Embora o apelido do meu pai fosse Carvalho,sendo o meu avô Júlio José de Carvalho,o meu bisavô tinha o apelido de Araújo e era natural da freguesia de Grade,Arcos de Valdevez.Ainda ando a tentar obter dados sobre este bisavô.
Cumprimentos,
António Carvalho
Link directo:
Caro António Carvalho
Na sequência da sua mensagem dei uma vista de olhos sobre os Anais que tenho cá em casa, mas só encontrei um artigo sobre a fragata Carvalho Araújo e menção de operações e comandantes. De qualquer modo no Clube Militar Naval, na Biblioteca, têm todos os Anais.
Boas pesquisas
Cumprimentos
Maria Benedita
Link directo:
Caro António Carvalho
José Botelho Carvalho de Araújo, oficial da Marinha de Guerra nasceu no Porto em 1880 e faleceu no mar dos Açores em 1918. Tomou parte na frustrada revolução republicana de 1908 e na implantação da Republica. Deputado por Vila Real desde as Constituintes de 1911, foi Governador de Inhambane( Moçambique) de 1917 a 1919. Primeiro-tenente, comandava o caça minas Augusto de Castilho,encarregue de dar proteção ao vapor S.Miguel, que tinha a bordo 250 pessoas; atacado este pelo submarino alemão U-139, o Augusto de Castilho interpôs-se e deu heróica luta ao submarino durante 2 horas, possibilitando a fuga do S. Miguel . No confronto perderam a vida o Comandante Carvalho de Araújo e mais 5 membros da guarnição.
No museu da Marinha há uma tela que representa a morte do Comandante Carvalho Araújo.
Melhores cumprimentos
Maria Benedita
Link directo:
Prezada Maria Benedita,
Os meus agradecimentos pelos seus amáveis contributos.Gostei de reler o heróico episódio que já conhecia desde criança.Vou ver se descubro mais alguma coisa da ascendência paterna do Com.te
através dos RPs do ADB.
Muitos cumprimentos,
António Carvalho
Link directo:
Caro António Carvalho
Julgo que a Mãe do Cmdt. José Botelho Carvalho de Araújo se chamava Margarida Ferreira Botelho de Araújo e não Margarida Botelho de Araújo.
Irmã de João Ferreira Botelho (meu bisavô materno), nascido em 22-03-1857 na freguesia de S. Nicolau - Porto e falecido na Póvoa de Varzim em 05-12-1942.
Filhos de José Ferreira Botelho, de Vila Real, falecido no Porto em 24-12-1897 e de Margarida Roza de Jesus Botelho, nascida em S. Nicolau - Porto e falecida no Porto em 20-01-1908, sepultados no jazigo capela nº 148 do Cemitério Privativo da Ordem da Trindadealhão do Cemitério de Agramonte no Porto.
Netos paternos de Francisco Pereira Silvério e de Mariana Amália Ferreira, de Vila Real;
Netos maternos de António Joaquim de Oliveira e de Antónia Maria de Freitas, do Porto (S. Nicolau ?).
Cumprimentos,
Manuel Clara
Link directo:
Olá boa noite sou nova por aqui e vi que seu tópico já tem uns anos, mas mesmo assim fiquei curiosa, meu nome é Maria Manuela de Jesus Botelho de Araújo e procuro saber mais sobre minha familia que a verdade nem conheci direito e pouca informação tenho sobre ela...Será que sabe algo mais? Já que parece que estou ligada também a José Botelho Carvalho Araújo..Obrigado
RespostaLink directo:
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=781750
assento de batismo de josé botelho carvalho araújo
J.Resende
Link directo:
Boa tarde.
Cumpre-me informar enquanto bisneta de José Botelho de carvalho Araújo, o seguinte:
O mesmo nasceu a 18 de Maio de 1881 e não 1880.
Era filho de José de Carvalho Araújo e D. Margarida Ferreira Botelho.
Caso pretendam mais alguma informação, estarei ao dispor.
Link directo:
José Botelho de Carvalho Araújo foi baptizado na Igreja Paroquial de S. Diniz, Vila Real. Nasceu de facto na Freguesia de S. Nicolau, pelo facto de a minha trisavó ter ido visitar aí uns parentes mas não foi baptizado no Porto.
RespostaLink directo:
Pelo menos foi essa a informação que me foi passada. Pelos vistos e perante a informação extremamente útil neste tópico, a qual, desde já agradeço, foi meso baptizado no Porto.
RespostaLink directo:
O meu bisavô nasceu em 1881 e não em 1880. Foi Governador de Inhambane durante 15 meses, até Maio de 1918.
RespostaLink directo:
O nome exacto é José Botelho de Carvalho Araújo, o pai chamava-se José de Carvalho Araújo Júnior e a mãe Margarida Botelho Ferreira de Araújo.
No resto as informações são óptimas vou explorá-las.
Mário
Link directo:
Como bisneto dos citados quero corrigir os nomes seguintes:
José de Carvalho Araújo Júnior e Margarida Botelho Ferreira de Araújo
Boa noite
Mário
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 12:50