Ricardo Augusto de Faria Blanc

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Ricardo Augusto de Faria Blanc

#88012 | PauloDuarte | 08 abr 2005 15:58

Caros Confrades,

Alguém me poderá informar sobre a data de nascimento e filiação de Ricardo Augusto de Faria Blanc, nascido na freguesia da Lapa, Lisboa, em 1892, e casado com D. Maria de Lourdes de Bragança Parreira?
É que na TT não existe livro de baptismo da Lapa, Lisboa, para o ano em causa.

Agradecia qualquer informação.

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ricardo Augusto de Faria Blanc

#88057 | Paulo | 09 abr 2005 00:26 | Em resposta a: #88012

Caro Paulo Almeida,

Durante o segundo quartel do século XIX foi senhor dos bens do antigo Morgadio de Águas Belas, concelho de Ferreira do Zêzere um membro da família que procura. Tinha o "lusitaníssimo nome" de Viriato Sertório Faria Blanc mas desta família não resta ninguém em Ferreira uma vez que em meados desse século os mesmos bens foram adquiridos pelo Fidalgo António Raimundo Peres, familiar do Visconde de São Pedro do Rego da Murta e tio do nosso confrade Tiago Flores Ribeiro.

Já no século XX houve um advogado Faria Blanc que durante muitos anos trabalhou com o meu avô materno mas cujos nomes próprios ignoro assim como desconheço os que surgem nos anuários do Colégio São João de Brito uma vez que não foram meus contemporâneos.

Caso lhe interessem mais elementos sobre o referido Viriato Sertório Faria Blanc posso ver se existe alguma informação suplementar nas monografias dedicadas ao Concelho de Ferreira do Zêzere.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ricardo Augusto de Faria Blanc

#88546 | PauloDuarte | 14 abr 2005 13:57 | Em resposta a: #88057

Caro Paulo Alcobia Neves,

Viriato Sertório de Faria Blanc, por si referido, era irmão do 1º Visconde de Camarate, Hermenegildo Augusto de Faria Blanc, ambos filhos de José Bernardo Henriques de Faria e de s.m. D. Emília Rosa Vergínia de Moura Teles Blanc (de quem descendem todos os de apelido Faria Blanc). Este casal consta da base do GP, mas não lhe é dado o filho Ricardo Augusto de Faria Blanc, embora, pelas datas de nascimento de dois dos filhos daquele casal - 1804 e 1809 - este Ricardo Augusto também pudesse ser filho deles ou então neto.

Remotamente Viriato Sertório poderá ser pai de Ricardo Augusto, uma vez que o primeiro nasceu em 1804 e o segundo em 1822, mas como ter a certeza?

Se tiver facilidade em procurar nas referidas monografias dedicadas ao concelho de Ferreira do Zêzere, se existem alguns dados sobre a família, ficar-lhe-ia imensamente grato.


Com os melhores cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ricardo Augusto de Faria Blanc

#88686 | aeiou2 | 16 abr 2005 13:03 | Em resposta a: #88546

Caro Paulo,

No GP encontra um José Manuel Augusto Parreira de Faria Blanc,*Santos-o-Velho,Lisboa 31.8.1926.Pode muito bem ser filho do casal que procura.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ricardo Augusto de Faria Blanc

#88687 | Mavasc | 16 abr 2005 13:31 | Em resposta a: #88686

Caros confrades

Este José Manuel Augusto Parreira de Faria Blanc era oficial de aeronáutica, tendo passado á reserva no posto de capitão de mar e guerra segundo creio. Pode bem ser o que procuram. Faleceu nos anos 90.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Ricardo Augusto de Faria Blanc

#391260 | aportuga | 19 abr 2018 17:56 | Em resposta a: #88012

Caro Senhor
Só hoje, por acaso, vi a sua pesquisa, já antiga, sobre Ricardo Faria Blanc (*1892).
Ricardo Faria Blanc, nascido em 08.03.1892, era irmão da minha avó, Berta de Faria Blanc, nascida em 18.04.1889 (e que casou com António de Melo Breyner de Portugal e Castro, meu avô), e irmão de Hermenegildo Augusto de Faria Blanc, meu padrinho de batizado. Eram filhos de Hermenegildo Augusto de Faria Blanc (*22.10.1853 † 10/11/1911) e de Georgina Anselmo Botelho de Gouveia (* 1853). Este Hermenegildo, era filho de Hermenegildo Augusto de Faria Blanc, 1º visconde de Camarate, nascido em
23.09.1809 e Maria da Purificação Lima Vivas, falecida em 1862. Informação sobre estes últimos é acessível pela Internet através da Wikipédia, já que o visconde de Camarate era pessoa importante.
Espero que esta informação ainda vá a tempo para a sua pesquisa.

António Portugal

Resposta

Link directo:

Ricardo Augusto de Faria Blanc

#391261 | Jorge Resende | 19 abr 2018 18:52 | Em resposta a: #88012

http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4815142 tif 397 batismo de ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen