Jorge da Câmara

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Arquivos | Regiões | Famílias

Jorge da Câmara

#88018 | Elsa M. | 08 abr 2005 16:48

Caros colegas:

Será que alguém me sabe adiantar alguma informação relativa a Jorge da Câmara, poeta seiscentista acerca de quem pouco se sabe, para além das informações avançadas por Barbosa Machado, que o diz ter sido portuense, solteiro e que terá morrido a 31 de Julho de 1649.
Procurei os registos de óbito do Arquivo Distrital do Porto e não encontrei nada. Agora, tenho também procurado os registos de baptismo, mas é muito difícil, visto que não sei a data, nem a freguesia em que ele terá nascido.
A única coisa que consegui reconstituir foi a sua ascendência: é tetraneto de João Gonçalves Zarco, trineto do capitão João Gonçalves da Câmara, bisneto de Manuel de Noronha, neto de Luís de Noronha e filho de Fernão Gonçalves da Câmara (o qual teve duas comendas - uma em São Cristóvão de Nogueira e outra em Porto Santo - mas estranhamente nenhuma terá sido transmitida aos descendentes...).

Será que alguém me pode ajudar, com alguma informação ou sugestão?

Eternamente grata,
Elsa M.

Resposta

Link directo:

RE: Jorge da Câmara

#88019 | aeiou2 | 08 abr 2005 17:00 | Em resposta a: #88018

Olá,

Na GELB;vol 5,pág.559,Diz que é filho do comendador Martim Gonçalves da Câmara e de sua 1ª mulher D.Brites Manuel,era Sacerdote,pintor e poeta.Nasceu no Porto e morreu também no Porto,na data que indica.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Jorge da Câmara

#88021 | Elsa M. | 08 abr 2005 17:07 | Em resposta a: #88019

Muitíssimo obrigada, Maria! Não imagina o quanto é importante para mim a informação que acaba de me dar!

Ao que julgo saber, a mãe é, de facto, D.ª Brites Manuel, mas o pai seria Fernão Gonçalves da Câmara, sendo Martim Gonçalves da Câmara seu irmão...

Até agora, consultei as seguintes genealogias:
Pedatura Lusitana;
Nobiliário das famílias de Portugal;
Nobiliário Genealógico das Famílias aparentadas com Henrique Henriques de Noronha.

Resposta

Link directo:

RE: Jorge da Câmara

#88022 | Elsa M. | 08 abr 2005 17:14 | Em resposta a: #88019

Já agora, peço desculpa, mas GELB é sigla de que obra?

Resposta

Link directo:

RE: Jorge da Câmara

#88023 | aeiou2 | 08 abr 2005 17:23 | Em resposta a: #88022

Grande Enciclopédia Luso Brasileira

Resposta

Link directo:

RE: Jorge da Câmara

#88034 | Elsa M. | 08 abr 2005 20:33 | Em resposta a: #88023

Muito obrigada.
Mais alguém me pode fornecer alguma pista?

Resposta

Link directo:

RE: Jorge da Câmara

#92367 | Elsa M. | 01 jun 2005 19:56 | Em resposta a: #88034

Caros colegas:

Soube agora da existência de uma obra que deverá conter informações sobre esta personagem. O problema é que apenas existe uma cópia dessa obra na Biblioteca Nacional e, neste momento, é-me difícil deslocar a Lisboa.
Seria, por isso, um favor do tamanho do mundo, se alguém me pudesse fazer a enorme gentileza de copiar o que lá se diz sobre Jorge da Câmara.

A obra em causa é:

BARRETO, João Franco - Biblioteca Lusitana de Autores Portugueses, 6 vols.
Cotas: BN - BAD 270 A
BAD 271 A
BAD 272 A
BAD 273 A
BAD 274 A
BAD 275 A


Ficarei eternamente grata, se alguém me puder ajudar.

Elsa M.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 12:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen