Borges da Rocha - Ilha Terceira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Borges da Rocha - Ilha Terceira

#8804 | jorge a soirefmann | 07 set 2001 14:21

Gostaria de qualquer informação sobre essa família que residiu, pelo menos no período de 1800-1880, na Ilha Terceira.Agradeço a atenção. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges da Rocha - Ilha Terceira

#8902 | mccastro | 09 set 2001 15:20 | Em resposta a: #8804

Caro Jorge A. Soirefmann,
Segundo o "Nobiliário da Ilha Terceira"
A familia Borges da Costa têm como ascendencia a família Borges.
Descendem da nobre geração e linhagem dos Borges, que têm por chefe Rodrigo Annes, cavaleiro fidalgo, natural de santarém, o qual serviu Felipe II, o Augusto rei de França, defendendo a cidade de Bourges com tanto valor e intrepidez que por este facto ficou conhecido pelo, cavaleiro de Bourges, apelido que os seus descendentes aportuguezaram para Borges.
Dois ramos desta família passaram à ilha Terceira, o primeiro na pessoa de João Borges, o Velho, nos meados do séc. XV, e o segundo na pessoa de Gregório Borges, nos fins do séc.XV ou principios do séc XVI.
Do primeiro ramo foi solar a Casa dos Altares (assento de morgado), na freguesia do mesmo nome, primitivamente denominada Altos Ares. Nos suburbios da cidade de Angra e a pequena distancia do antigo Portão de S. Pedro, teve também este primeiro ramo a sua residencia em um magestoso palacio, que ainda à poucos anos se encontrava na sua descendencia.
O segundo ramo desta família foi estabelecer a sua casa e morgado na vila da Praia.

No "Nobiliário da Ilha Terceira" poderá encontrar mais elementos sobre esta importante família terceirense.
Cumprimentos,
mccastro

Resposta

Link directo:

RE: Borges da Rocha - Ilha Terceira

#8909 | jorge a soirefmann | 09 set 2001 19:36 | Em resposta a: #8902

Prezado(a?)MCCastro - agradeço as informações. Vou tentar encontrar um exemplar do " Nobiliário da Ilha Terceira". Como resido em Porto Alegre, Brasil, não sei se encontrarei mesmo em alguma biblioteca local. De qualquer forma, acho que os Borges da Rocha de quem procuro informações tem vínculo com os Borges da Cidade do Porto ( tendo alguns dos filhos de Antônio José Borges, que era casado com Mariana da Rocha e Souza, e que viviam, por volta de 1800 naquela cidade, o sobrenome Borges da Rocha ). São esses Borges da Rocha que devem ter vivido na Ilha Terceira por volta de 1800-1850 que me interessam. Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Borges da Rocha - Ilha Terceira

#10022 | rmfrp | 29 set 2001 23:36 | Em resposta a: #8902

Caro MCCastro:

As minhas desculpas por esta intromissão, mas a referência a "Borges da Costa" despertou o meu interesse.

Descendo de uma família Borges da Costa, de Tânger, e gostaria de saber se existe alguma relação com os que referiu. Os mais antigos que tenho são Jerónimo Borges da Costa e Ana Rodrigues Pereira, casados em Tânger em 2 de Setembro de 1586. Deste casal conheço os seguintes filhos: Isabel Álvares Pereira, Duarte Borges, Maria de Mesquita e o Comendador Pascoal Borges da Costa.

Agradeço desde já qualquer informação que me possa fornecer.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Borges da Rocha - Ilha Terceira

#10027 | mccastro | 30 set 2001 09:13 | Em resposta a: #10022

Caro Rui Pereira,
De facto o "Nobiliário da Ilha Terceira" trás referencia a esta ilustre família terceirense que se instalou nesta ilha nos finais do séc XV.No entanto, não encontrei nenhuma referencia sobre a estada desta família em Tanger.
Se lhe puder ser útil no que diz respeito a este ramo familiar terei muito gosto em fornecer-lhe mais informação.
Com os melhores cumprimentos,
mccastro

Resposta

Link directo:

RE: Borges da Rocha - Ilha Terceira

#10034 | rmfrp | 30 set 2001 14:12 | Em resposta a: #10027

Caro MCCastro:

Agradeço a sua resposta pronta à minha questão. Se eu vier a encontrar relação entre estas duas famílias não deixarei de o informar.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 12:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen