Mais um principiante com duvidas...

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Pessoas | Famílias | Regiões

Mais um principiante com duvidas...

#88079 | pbabau | 09 abr 2005 11:27

Viva.

Á algum tempo atrás, dei com um link na net que dizia genealogia, resolvi seguir, talvez por ter um nome um pouco "estranho" e esse facto me despertar alguma curiosidade.
As minhas primeiras investigações não deram em nada, para alem da informação que consegui recolher junto da familia... O facto de estar um pouco longe dos locais de nascimento dos meus familiares tem dificultado a coisa. Aqui começam as minhas duvidas. Existe algum sitio na net onde existam todos os registos? Se eu me increver no Genea Plus tenho acesso a mais nomes? Já exprimentei varios sites com os nomes todos que tenho e não consigo achar nada...A minha ideia é no verão deslocar-me ao Alentejo (que é de onde são os meus familiares, por aquilo que me foi dito) e pedir copias das certidões para conseguir comprovar os dados que tenho e se possivel arranjar mais alguns. Aqui tenho mais uma duvida, Gloria,São Bento do Ameixal e Sto Estevão são freguesias de Estemoz então devo procurar os registos em Estemoz, certo? E de 1900 para trás, já não estão lá?
Agradeço desde já a quem me possa tirar estas duvidas e aproveito para deixar aqui algums dados que tenho, para o caso de haver alguem que tenha conhecimento de alguma destas pessoas e me possa adiantar o trabalho...

Avós Maternos
Antonio Herminio da Cruz, Nascido a 1907(?) Gloria-Estremoz
Vitória da Conceição Pardal, Nascido a 1908(?) Gloria-Estremoz

Bisavós Maternos
Herminio da Cruz Mateus, Sto Estevão-Estremoz - filho de Manuel Mateus(?) e Domingas da Cruz(?)
Bernardina de Jesus, São Bento do ameixal - Estremoz
José Antonio Pardal - Gloria(?)-Estremoz
Felicidade de Jesus Avença - Gloria(?)-Estremoz

Avós Paternos
Joaquim José Babau - Gloria(?)-Estremoz
Joaquina Rosa Gonçalves- Gloria(?)-Estremoz

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88095 | victorferreira | 09 abr 2005 16:02 | Em resposta a: #88079

Caro confrade,
Vá à página de entrada neste site, clique nos quadradinhos e leia, leia tudo. Depois vá à barra verde no topo desta página e passeie-se pelos índices e mapas e dê um pezinho na pesquisa de pessoas e nomes.
Se fizer isso, já ganha muito tempo porque fica a perceber (melhor) como é que isto se faz.
No fundo você já percebeu: para pessoas que nasceram há menos de cem anos (mais coisa menos coisa) é ir às Conservatórias ou aos livros paroquiais ainda na posse das paróquias ou arquivos diocesanos; para gente anterior, é ir aos Arquivos Distritais (e às vezes aos Diocesanos, como o de Lamego, ou de Universidades, como Coimbra ou Braga) e pesquisar os paroquiais que lá houver. No seu caso, Évora de certeza.

Depois é sempre a mesma coisa: registo de baptismo de alguém, pais e avós e locais de origem de todos; registo dos pais, confirma os avós, descobre os bisavós, locais de origem; e assim por diante até chegar ao limite dos baptismos; confirmar mais uns locais e pais nos registos de casamento e ... ou 'entronca' numa genealogia conhecida, que mais coisa menos coisa vai ter ao D.Afonso Henriques, e por ele ao Carlos Magno, e por ele ao José de Arimatéia, e por ele a Adão ... ou fica por aí, e fica a conhecer quem dos seus era vivo quando das revoltas liberais, das invasões francesas, do terremoto, e se tiver sorte, da restauração, da União Ibérica sob os Filipes, do fim do Século de Glória das navegações ... e da forma como eventualmente pode ter interagido com algum desses factos.

Isto é um trabalho pessoal, que consome tempo de férias (ou roubado ao trabalho) a uma velocidade estonteante, mas que também dá uma enorme satisfação.
A sua atitude de intenção de pesquisa é um óptimo sinal.
Boas pesquisas e cá estaremos no Forum para partilhar, se nos conceder, os seus achados, dúvidas e perplexidades.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88111 | MariaDavid | 09 abr 2005 19:56 | Em resposta a: #88079

Caro Confrade

O nosso participante Vitor Ferreira já lhe disse o mais importante que, quanto a mim, é esse seu gosto em avançar na busca das suas raízes. De qualquer modo, para além dos conselhos práticos que ele lhe deu e de todas as informações que irá recolher deste forum, posso acrescentar duas ou três coisas:

1 - Respondendo à sua pergunta, caso viva em Lisboa ou arredores, poderá ter acesso a muita informação, através da Torre do Tombo, para datas anteriores a 1900, de um modo geral.
2 - A partir da recolhe de elementos sobre os seus familiares mais próximos, através de cópias das certidões de registo civil (onde estão mencionados os pais e avós, mais a naturalidade deles), comece a organizar uma pasta para esse tipo de documentos oficiais e outra onde irá anotando todos os dados de pesquisa que for fazendo. Se estiver familiarizado minimamente com a informática e não quiser fazer despesas na compra de um programa mais avançado de genealogia, pode fazer o download gratis do PAF4.0 (programa utilizado pelos mormons e que satisfaz razoavelmente as nossas necessidades de registo, com a vantagem de ser em português). Assim, vá anotando no programa tudo o que for conseguindo.
3 - Logo que tenha um conjunto de informações perfeitamente documentadas (nomes, datas e indicações precisas sobre as freguesias de nascimento, casamento ou óbito), pode solicitar apoio aqui neste forum, pois são muitos os genealogistas que se têm debruçado sobre famílias alentejanas. Estou certa que irá encontrar ajuda sempre que a solicitar e desde que aquilo que pretende já tenha sido tratado por alguém. Neste forum tenho encontrado muita gente disposta a ajudar.

Por último, reforçando o que foi anteriormente dito por Vitor Ferreira:
1- Leia cuidadosamente todas as informações que aparecem na introdução do Forum
2-Faça uma análise dos tópicos já saídos e registe aqueles que lhe parecem poder ser úteis mais tarde
3-Leia, cuidadosamente, tudo o que já foi escrito neste forum em matéria de software para genealogia. Isso poupa-lhe perguntas sobre determinadas questões que já foram anteriormente colocadas e respondidas.
4- Vá anotando, numa folha à parte, todas as dúvidas que lhe vão surgindo para as colocar oportunamente, depois de verificar se esgotou todas as possibilidades de se esclarecer com as matérias aqui inseridas.

Desejo-lhe grande sucesso nas suas investigações e acredite que se vai sentir recompensado por tudo quanto fizer em prol da preservação desse património familiar.

Com os meus cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88320 | pbabau | 11 abr 2005 18:35 | Em resposta a: #88111

Caros confrades Victor Ferreira e Maria David

Desde já agradeço a vossa pronta resposta e peço desculpa por tão demorado agradecimento.

Em relação á minha investigação, já estava a utilizar o PAF4 que tambem tem potencialidades de pesquisa de pessoas na net. O que eu ainda não percebi é porque é que consigo localizar pessoas do mesmo local e da mesma epoca, e não consigo obter informaçoes de familiares meus, será que na net, os dados que é possivel encontrar são lá colocados por pessoas que tal como eu investigam as suas familias?
Talvez o problema seja a minha impaciencia, acho que esperava resolver o problema através da internet, mas não é assim tão simples...Vou ter que me conter até ao verão...

Os melhores cumprimentos

Paulo Babau
Marinha Grande

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88356 | ramos | 11 abr 2005 23:48 | Em resposta a: #88079

também sou principiante, mas o que já percorri deu para perceber que não existe na net nada que tenha todos os registos. Encontram-se muitas famílias, alguns nomes mais ou menos conhecidos e com algum "pedigree". Nós os outros temos que percorrer algum caminho. A partir dao primeiro registo do antepassado mais próximo, é continuar a recuar. De 1900 para trás os registos de nascimento casamento e óbitos estão nos arquivos distritais. Se for ao site da Torre do Tombo tem a descrição de todos os arquivos distritais. daquilo que eu puder disponha. Céu

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88402 | pbabau | 12 abr 2005 18:53 | Em resposta a: #88356

Obrigado pela sua atenção, uma coisa que me faz confusão é que se eu procurar um registo de nascimento de um familiar (nunca vi nenhum) vou encontrar lá o nome dos pais desse familiar mas não as suas datas de nascimento, ou seja quando eu for procurar essas pessoas, vou ter que vasculhar uma montanha de livros nas datas provaveis dos seus nascimentos, correcto?
E os microfilmes de que tanto se fala, é possivel comprar? onde? será muito caro? e depois é possivel visualizar?
Não seria simples scanar os arquivos existentes e coloca-los todos em bases de dados acessiveis a toda a gente?

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88430 | manelsp | 13 abr 2005 01:06 | Em resposta a: #88111

Cara Maria,

apesar de eu já não ser um principiante, chamou-me à atençao isso do PAF...onde posso fazer o download (sou muito antiquado, e tenho tudo por agora em word...)
desde já obrigado
cumprimentos

Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88443 | ramos | 13 abr 2005 09:02 | Em resposta a: #88402

qundo tem o primeiro registo, tem nomes de pais e avós. a partir daí recua cerca de 18, 20 ou 25 anos para trás. os livros comportam vários anos e normalmente tem à margem o primeiro nome o que torna mais "fácil" a consulta. comprar micro filmes nem pensar são milhares. visualizar só consegui nos de lisboa na torre tombo que tem algumas máquinas, várias já estão avariadas. Em setúbal onde me desloco normalmente têm mas está também avariada. Mas não desista, vai gostar. eu tenho achado fascinante saber de antepassados e já deu para verificar, especular, até ter melhor informação, sobre a razão da migração do norte para o sul do país. darei depois outra informação que ando a verificar que talvez nos ajude.

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88444 | victorferreira | 13 abr 2005 09:16 | Em resposta a: #88402

... faça as contas e veja quanto isso custaria ... Os Arquivos não têm dinheiro para mandar cantar um cego ... perdão, um deficiente visual (precisamos rever os nossos provérbios). Daí que só mesmo por 'motivos religiosos' (...??) se façam essas coisas sistematicamente e a baixo custo (leia-se 'de graça').

Eu próprio já experimentei passar folhas de registos por 'scanner'. Fica uma miséria, por melhor que seja o 'scanner'. Não se esqueça que os livros são todos encarquilhados, não tocam na superfície exposta ao sensor de forma uniforme.

Se nunca viu um registo antigo peça ao Genea o meu endereço de e-mail e eu envio-lhe um de 1700 e tal. Só para 'treinar' a leitura. E não se frustre, porque o 'scan' é muito pior que o original.

Quanto ao que consta nos 'sites' ser fruto do trabalho 'de queimar pestanas', entre pó e ácaros e ataques de alergia de um batalhão de 'aficcionados' ... ah meu caro, quanto a isso NÃO TENHA A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA!!!

Como pode facilmente constatar, os 'sites' de organizações genealógicas - em França, por exemplo - só disponibilizam informação (ou informação mais 'fina', como este 'site') mediante o pagamento de uma taxa de adesão. A coisa custa a fazer ...

Daí que - e digo isto sem qualquer espécie de presunção - seja divertido quando se chega a este Forum esperando que o trabalho esteja praticamente feito. Que ilusão.

Mas pronto, cá estamos para nos ajudar uns aos outros.
E você parece que já percebeu que não tarda nada vai juntar-se ao clube dos Unidos do RUDAVE ('roubar uns diazinhos ao Verão').
A 'jóia' é grátis. O resto é que custa.

VF

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88445 | aeiou2 | 13 abr 2005 09:27 | Em resposta a: #88402

Bom dia,

1.Para importar o Paf 4.0 em português faço-o gratuitamente do site dos Mormons familysearch.
2.Para consultar microfilmes sem ir à TT ou a outro arquivo,pode fazê-lo nos Mormons mais perto de sua casa,o que também pode encontrar no já referido site.
3.Eles como estão sempre muito empenhados em ajudar,ajudam mesmo os principiantes e não aborrecem quanto a religião.

Boa sorte
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88450 | MariaDavid | 13 abr 2005 11:02 | Em resposta a: #88430

Caro Manuel Sarmento

Já houve quem tentasse, através do forum, dar indicações sobre sites.Mas por razões de orientação deste espaço, essas orientações não aparecem aqui. Assim, vou deixar-lhe o meu endereço para lhe poder dar todas as indicações e alguns conselhos.
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Deixe neste endereço um contacto de mail, por favor

Com os meus cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Mais um principiante com duvidas...

#88494 | pbabau | 13 abr 2005 17:42 | Em resposta a: #88444

Caro victor,

O facto dos livros serem todos encarquilhados pode ser uma limitação, e o seu formato tambem não deve ajudar muito, mas em relação aos custos, existe neste pais tanta gente que recebe subsidios do estado (por ex. subsidio de desemprego)e nada faz, pessoas que cumprem serviços civicos em bibliotecas e camaras municipais e que tambem se poderiam ocupar deste serviço...
Ok, ok, falar é facil, tambem sei que não vou mudar nada com isto, mas pode ser que alguem que possa fazer alguma coisa leia a mensagem...

Politiquices á parte, agradeço a sua disponibilidade em me enviar um registo antigo, já pedi ao genea o seu e-mail, se eu poder de alguma forma retribuir, faz favor de dizer.

Cumprimentos
Paulo Babau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen