Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88107 | tania24 | 09 abr 2005 19:29

Boas tardes caros confrades!
para a a semana vou ao Arq Dist Portalegre, e venho disponibilizar ajuda a quem precise.

Com os melhores cumprimentos
Tânia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88124 | montargil | 09 abr 2005 22:12 | Em resposta a: #88107

Cara Tânia de Matos,

Permita-me de a saudar, e dizer-lhe que sim que preciso da sua ajuda no ADPort.
Antes do mais queria referir-lhe que li num dos seus tópicos, onde o autor da mensagem é o Confrade Sr. A. Sena que refere

"Mário Joaquim Vitório ou Mário Joaquim de Matos ou apenas Mário Joaquim, nasceu em Vila Flor a 6/10/1893.Foi combatente em África, por altura da 1ª Grande Guerra. Casou com Domicilia da Conceição Godinho. "

Esta sua familiar terá ascendencia dos Godinhos, ou Godinhos de Macedo de Montargil, ou Tremês? ou do ramo Ferreira? e dos quais sou descendente.

Relativamente ao AD Port. necessitaria da ajuda da Dª. Tânia, para a transcrição dos dois assentos de casamento de meus antepassados (Santo Ilfefonso, Montargil):

1) Maria Vitória Ferreira c.c. (1850-1855) Manoel Baptista
(a última das filhas nasceu em 29\11\1860)

2) dos pais da Maria Vitória
Simão Ferreira (Montargil) c.c. (1815-1820) Maria Vitória (Lamarosa)
pais de Simão, Manoel Ferreira c.c. Maria Nunes
pais de Maria V., Vicente de Carvalho c.c. Vitória Maria (Lamorosa)

Agradecendo o incómodo, fico entretanto à sua disposição no caso de necessitar de alguma coisa de entre Tuy e Viana do Castelo.
Com os meus cumprimentos

Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88127 | tania24 | 09 abr 2005 22:47 | Em resposta a: #88124

Caro Luis Santos

Atenderei ao seu pedido com gosto, até porque esta actividade, quanto mais se pratica mais apaixona!

Os ascendentes da minha bisavó, Domicilia da Conceição Godinho, são até agora, Godinho, ou seja, meu trisavô era José Godinho, e meu tetravô tb era José Godinho. as raízes ainda estão em Amieira do Tejo. So não tenho a naturalidade do meu Tetravô, que espero vir a conhecer qd for ao ADPort.

E assim que tiver as informações, envia-las-ei de imediato.

com os melhores cumprimentos,
Tânia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88133 | montargil | 09 abr 2005 23:26 | Em resposta a: #88127

Cara Tânia de Matos,

Agradeço a imediata resposta e o seu conteúdo.
Sei que durante a 1ra metade do séc.XX houve Godinhos em Arraiolos, Reguengos, Elvas, (tradição de familia) e em Évora, estes ainda devem ser família: Clementina Julia Neves Godinho c. c. José Godinho.

Para a ascendência do Tomás d'Aquino Godinho veja: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=193297
e a partir daí vá vendo. Iria Nunes c.c. Tomás são meus 6tos avós.

No Genea aparece Iria Nunes unicamente com um único filho com descendencia actualizada, mas que eu saiba existem mais.... justamente Simão Ferreira casou com Maria Nunes, filha de Tomás d'Aquino Godinho e de Iria Nunes.

Lembrei-me agora que também no AD, existe o Testamento do Simão Ferreira.

Segundo consta na tradição da família era um ferrenho Miguelista, com várias histórias...

Deixo-lhe também o meu email que vem no tópico David
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80698

Com os meus cumprimentos
Atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88168 | Coronel | 10 abr 2005 11:53 | Em resposta a: #88107

Cara Tânia

Agradeçendo, desde Já, a sua prestimosa disponibilidade, atrevo-me a pedir-lhe o especial favor de me tentar localizar no ADportalegre, os seguintes assentos:

1. Baptismo de José (de Matos Ludovico), filho de Ludovico de Matos e de
Conceição Maria, o qual nasceu em Degarcia Fundeira-Termo de Gavião.
Tendo contraído segundo casamento em 1848, deduzo que poderá ter nascido
em data posterior a 1808.

2. Da eventual localização deste assento, o de casamento dos pais.

Ao seu dispor, os meus melhores cumprimentos.

Luís F.D.Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88169 | tania24 | 10 abr 2005 12:00 | Em resposta a: #88168

Caro Coronel,

Será com gosto que lhe verei esses assentos.

No entanto não pude deixar de reparar que tem o meu apelido no nome dos seus familiares. Será apenas coincidência? Gavião é muito perto (relativamente) da vila para onde foram residir alguns dos meus antepassados. (Amieira do Tejo)

O apelido De Matos teve continuação na sua familia?

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88213 | Coronel | 10 abr 2005 19:33 | Em resposta a: #88169

Cara Tânia

Tenho este ramo familiar ainda pouco desenvolvido.
A minha Bisavó (Maria José), nascida na Atalaia, filha do dito José de Matos Ludovico, por razões que ainda não apurei, não "recebeu" o apelido ...de Matos..., toda a documentação de que disponho a refere apenas como Maria José da Conceição.
Vamos ver o que pesquisas futuras poderão adiantar.

Os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88238 | Torres de Belver | 10 abr 2005 23:14 | Em resposta a: #88169

Cara Senhora Tânia de Matos e demais confrades,

Queiram desculpar esta intromissão, mas por ter também antepassados oriundos do concelhos de Gavião e Mação, confirmo que o apelido Matos (assim que o de Dias e Martins) é frequentemente encontrado por lá.

A localidade antes referida pelo confrade Coronel e chamada "Degracia", embora sendo de fraca superfície, foi o "berço" de muitas famílias notáveis da zona em questão.

Com os meus melhores cumprimentos,
Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88266 | camac41 | 11 abr 2005 09:37 | Em resposta a: #88107

Cara Tânia de Matos

Agradeço desde já a sua disponinbilidade e pedia dois favores:
1º - Saber se fazem duplicações dos microfilmes para venda (tenho comprado microfilmes no A.D. do Porto do meu ramo nortenho);
2º - Nascimento de Matias de Matos Fialho nascido em Gavião, posivelmente antes de 1790, pois casou com Maria Ines Ines Gomes (nascida em 1788 em Sarnadas do Rodão)
É filho de João de Matos Fialho e Catarina Lopes Morais (Catarina Gravito) do Gavião. Se possivel o casamento destes
Deste já os meu agradecimentos. Estou ao seu dispor para pesquisas na Torre do Tombo.
Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88286 | tania24 | 11 abr 2005 15:00 | Em resposta a: #88266

Caro Carlos Machado,

por acaso até precisava de um favor na Torre do Tompo:
será que me poderia passar as informações da certdão de nascimento da minha avó?
ela é de Benfica.

Diga-me quando lá vai, para eu lhe dar os dados completos

desde já um muito obrigada

Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88361 | camac41 | 12 abr 2005 01:06 | Em resposta a: #88286

Cara Tânia de Matos

Vou com muita frequência à.T.T.
Pode os enviar dados pois esta semana irei provavelmente na quarta-feira.


Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88370 | jliberato | 12 abr 2005 07:40 | Em resposta a: #88361

Caro amigo,
Não encontrou nada daquilo que lhe pedi sobre Linhares?
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88376 | camac41 | 12 abr 2005 10:04 | Em resposta a: #88370

Caro José Liberato

Agradecia que me indicasse novamente os dados que procura

Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88378 | tania24 | 12 abr 2005 10:26 | Em resposta a: #88361

Caro Confrade,

muito obrigada pela sua disponibilidade.
se puder verificar a certidão de nascimento de Maria Helena Correia, de 24 de Julho de 1935, naturalidade de Benfica. Casou em 1956 com meu avô José Manuel Martins.

muito obrigada mais uma vez,
assim que tiver os seus dados, envia-los-ei

atenciosamente,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88382 | camac41 | 12 abr 2005 11:58 | Em resposta a: #88378

Cara Tânia de Matos

Os dados que me indica ainda estão na Conservatória do Registo Civil.
Nos Arquivos Distritais e na T.T. só estáo os dados normalmente anteriores a 1900, isto de uma forma genérica pois algumas conservatórias ainda mantêm os registo com mais de 100 anos.
Pode pedir as certidões das pessoas em causa via internet no site da Loja do Cidadão.

Mantenho-me ao seu dispor

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88413 | Pedro França | 12 abr 2005 23:14 | Em resposta a: #88107

Cara Tânia:

Olhe, nada de mais. Se não for pedir-lhe muito, gostaria que enviasse por mim, Pedro França, de Coimbra, cumprimentos e lembranças ao Dr. Rui e à Drª Sandra que muita ajuda me prestaram quando estive uns três dias pelo ADPortalegre em Agosto de 1998. Espero que ainda lá estejam. Na altura andava a consultar os paroquiais do Gavião, do meu lado materno, e ficou-se de se reproduzir um ou outro assento de livros em mau estado mas havia problemas com a secção de microfilmagem: estava-se à espera que o Instituto Portug. de Arquivos desbloqueasse o problema. Sei que eles conhecem, em princípio, o Dr. Júlio Sousa Ramos, do AUCoimbra, com quem trabalhei quando aqui estive requisitado, o qual também privou com o Dr. Ladislau que foi director do ADPortalegre antes de ter sido transferido para o ADSantarém.
É só. Um abraço e muito obrigado desde já.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88415 | Paulo | 12 abr 2005 23:31 | Em resposta a: #88413

Caro Pedro França,

Muito me apraz ver aqui a sua referência ao Dr. Ladislau, vulto que recordo com saudade e a quem fiquei devedor de imensos favores quando era Director do Arquivo Distrital de Portalegre.

Espero que o espírito empreendedor e a simpatia que o caracterizavam tenham sido transmitidos ao(s) seu(s) sucessor(es).

Com grande pena minha, quando há uns anos atrás telefonei para o Arquivo de Portalegre fiquei a saber que já ali não se encontrava contudo fiquei com a ideia de que teria ido para Setúbal (?).

O "fazer bem sem olhar a quem" do Dr. Ladislau é extremamente oportuno num tópico como este onde a Tania, à semelhança do Pedro França, se disponibiliza para prestar auxílio aos frequentadores do Forum.

Bem Hajam por isso.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88420 | tania24 | 13 abr 2005 00:03 | Em resposta a: #88413

Caro Pedro França,

quando falei ao telefone para o ADPORT fui atendida por um senhor e por uma senhora extremamente simpáticos, que se disponibilizaram para me ajudar nas minhas dificeis e complicadas pesquisas. esses senhores são a Dra Sandra, muito amável, e o Sr acho que se Chamava João. Mas não me irei esquecer de transmitir os seus cumprimentos, que decerto serão muito bem recebidos (poderá ter havido o caso de não ter falado com o Dr Rui, mas tiraremos as dúvidas)

Gostaria de lhe perguntar, isto porque nunca fui ao AdPort, se lá há computadores com internet ao dispôr do público, ou então, se existe uma rede wireless dentro do arq.

Muito obrigada pela sua atenção,
e se precisar de algo, pode contar com a minha ajuda

Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88426 | Pedro França | 13 abr 2005 00:28 | Em resposta a: #88420

Cara Tânia:

Em relação ao que me pergunta, devo dizer que tal equipamento não estava à vista. Estou em crer que isso funcionaria nos gabinetes privativos dos técnicos mas nunca na sala de leitura do ADPortalegre, antigo palácio dos Barjonas.
Fico-lhe grato por acolher o meu pedido.
Um abraço e que tudo lhe corra pelo melhor.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88427 | Pedro França | 13 abr 2005 00:41 | Em resposta a: #88415

Caro Paulo:

Devo dizer-lhe que nunca tive o prazer de conhecer o Dr. Ladislau em pessoa. Recordo-me do seu nome quando o ADPortalegre estava ainda instalado numa das dependências do antigo convento de S. Francisco (anos 80...), e depois, por telefone e por carta já no antigo palácio Barjona. Quando voltei a Portalegre em 98, já nas novas instalações, o Dr. Ladislau já ali não se encontrava, tendo-se transferido para o ADSantarém, presumo eu, ser este o último destino. Agora estou na dúvida entre Santarém e Setúbal.
Caro Paulo, obrigado pelas suas palavras de incentivo mas não creio que seja assim tão disponível..., faz-se o que se pode dentro do que a lógica e a razoabilidade permitem.
Um abraço para si também.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88658 | jliberato | 15 abr 2005 21:40 | Em resposta a: #88376

Caro Carlos Leal Machado,
Muito obrigado pela sua mensagem.
O que procuro é o baptismo de Josefa da Cruz Botelho, filha de João Botelho de Sequeira e Ana da Costa. Casou nas Donas, Fundão, aos 12-01-1743 com Manuel Francisco dos Santos.
Seria de Linhares.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88667 | nuno27 | 15 abr 2005 23:40 | Em resposta a: #88107

Cara Tânia,

Acho extremamente simpático da sua parte ter-se oferecido para fazer algumas pesquisas no Arquivo Distrital de Portalegre.

Há já bastante tempo que procuro quem me faça uma pesquisa genealógica, na freguesia da Atalaia do Gavião, pois do meu lado paterno são todos dessa terra.
Os seus apelidos são Matos, Dias, Costa, Metelo, Alves, Heitor, Bicho, Boloto.
Infelizmente segundo sei, existem muito poucos livros da Atalaia e penso que abrangem apenas o século XIX, portanto não seria uma pesquisa de grande monta.

Espero ainda ir a tempo de a Tânia poder fazer algo com os meus dados, que passo a enviar (espero que conheça esta numeração), começando pelos meus bisavós:

8. Joaquim Valentim (são seus irmãos José, Silvano e Francisca), c.1885, Atalaia, Gavião, c.c.
9. Ernestina Maria Alves Metelo (são seus irmãos Maria, Francisca, Artur, António, João, Joaquim, Alice), c. 1885, Atalaia, Gavião
10. António Dias Costa (é sua irmã Amélia), c.1885, Atalaia, Gavião, c.c.
11. Maria Rosalina (são seus irmãos Genoveva e Matias) , c.1891, Atalaia, Gavião
-------------
16. Valentim Heitor, c.1860, Atalaia, Gavião, c.c.
17. Francisca Bicho, c.1860, Atalaia, Gavião
18. Adriano Alves Metelo (irmão de Joaquim, nº 22 e de João Alves Metelo, António Alves Metelo e Maria Felicidade), c.1860, Atalaia, Gavião, c.c.
19. Francisca Maria, c.1860, Atalaia, Gavião
20. João Dias Costa, c.1860, Atalaia, Gavião, c.c.
21. Eugénia Delfina, c.1860, Atalaia, Gavião
22. Joaquim Alves Metelo, c.1860, Atalaia, Gavião, c.c.
23. Rosalina de Matos Boloto (e seus irmãos Maria Antónia, Ana Rita, Maria Rita, Maria Francisca), c.1860, Atalaia, Gavião
------------
36. José Metelo, c.1830, Atalaia, Gavião, c.c.
37. Felicidade ...., c.1830, Atalaia, Gavião

44. =36.
45. =37.
46. Rufino de Matos, c. 1835
47. Rita Maria, (era irmã de um Padre, que foi missionário em África), c.1835, Atalaia, Gavião.

Tudo o que puder acrescentar à minha árvore de costados, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Se porventura estes dados já não forem a tempo, ficará para uma próxima vez. De qualquer forma, tal como o meu amigo Carlos Leal Machado, ofereço-me para lhe fazer alguma pesquisa que necessitar na Torre do Tombo.

Já agora, não sei se sabe, que o António Sena, anteriormente referido (com que tenho laços familiares por afinidade) tem antepassados Matos, Vieira e Rasquilho em Amieira do Tejo. Inclusive um seu tio, Francisco Vieira Rasquilho em co-autoria com Tude de Sousa, escreveu o livro “Amieira, do Antigo Priorado do Crato”, em 1936. Talvez este livro lhe seja útil, Tânia.

Obrigado pela sua atenção

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88768 | tania24 | 17 abr 2005 11:52 | Em resposta a: #88667

Caro Nuno,

ainda vai a tempo, por isso esteja descansado, que farei yuma pesquisa em seu nome.
Quanto ao livro que referiu, ando à procura dele, para o comprar e ter em casa, visto que é uma obra que me interessa bastante, até porque pode contemplar a minha família. Já fui à casa da moeda, agora so falta ir a Niza procurar no posto de turismo. Pode ser que la tenha um exemplar à minha espera..

Muito obrigada pela sua ajuda na Torre do Tombo. Já agora, esclareça-me uma dúvida: a TT só contempla os registos de Lisboa não é?

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88771 | Coronel | 17 abr 2005 13:15 | Em resposta a: #88768

Cara Tânia

Sem me querer imiscuir, mas acabando de ler a sua ultima intervenção, permito-me informá-la que na TT, podem ser pesquisados registos paroquiais (são os que neste caso relevam), referentes não apenas a Lisboa mas também ao Distrito da Guarda (bastante completos e que tenho pesquisado profusamente), Castelo Branco, Santarém ( estes dois ultimos não tão completos) e creio que algumas Freguesias de Beja,Faro e Braga.
Não vou lá a algum tempo, embora seja um "poiso" favorito para a minha hora de almoço; se precisar de algo, diga e verei o que poderei fazer, mas apenas a partir de Maio, pois vou-se ausentar de Lisboa.

Com os meus cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88801 | tania24 | 17 abr 2005 21:06 | Em resposta a: #88771

Caro Luis Faria de Sousa,

Obrigadissimo pela sua ajuda. Quando começar a pesquisar melhor a parte do meu avô, aceitarei a sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Tânia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88840 | tania24 | 18 abr 2005 11:06 | Em resposta a: #88107

Caros Confrades,

por motivos pessoais não pude ir ao ADPort esta semana que passou. No entanto, vou nesta próxima, aproveitando o fim-de-semana em terras alentejanas!

Com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#88851 | nuno27 | 18 abr 2005 12:07 | Em resposta a: #88768

Olá Tânia, fiquei muito contente pela sua resposta.
Em relação ao livro sobre a Amieira, realmente não sei onde o pode adquirir. Eu próprio nunca o consultei. Talvez a possam ajudar na Livraria Férin, aqui em Lisboa na R. Nova do Almada, pois é especializada em livros de genealogia.
Em relação à Torre do Tombo, é muito mais do que o lugar onde estão depositados os livros paroquiais do Distrito de Lisboa. Certo dia ouvi um investigar, pessoa muito conhecida, dizer que a Torre era um poço sem fundo, a nível de documentos lá existentes. Existem não só paroquiais do distrito de Lisboa, mas também de concelhos dos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Vila Real. Além disso existem toda uma série de documentos que complementam a pesquisa nos paroquiais como a Câmara Eclesiástica de Lisboa e também de Castelo Branco, que contêm milhares de processos de habilitação das pessoas que queria seguir uma vida religiosa, como também dispensas matrimoniais no caso de consanguinidade entre nubentes. Existem também processos de Habilitação para o Santo Ofício, para as várias Ordens Militares de Cristo, Santiago, Avis e Malta, e também as Leituras de Bacharéis (habilitações para formados nas universidades e queriam seguir carreira pública). Existem também para todos os reinados os livros em que se anotavam as mercês, cargos, legitimações, autorizações, etc., que os reis atribuíam aos cidadãos (Chancelarias Régias, Registo Geral de Mercês, Portarias, etc). Existem igualmente os processos dos indiciados pelo Santo Ofício (inquisição de Lisboa, Coimbra e Évora). Existem processos de justificação de nobreza. Existe também um fundo muito interessante chamado Genealogias Manuscritas. Etc. Etc. Etc.
Como vê é muita coisa.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#89765 | camac41 | 30 abr 2005 09:58 | Em resposta a: #88286

Cara Tania de Matos

Na T.T. só estão os dados da Frguesia de Benfica - Lisboa anteriores a 1880
os posteriores como referi anteriormente ainda devem estar na Conservatória do Registo Civil

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#89766 | camac41 | 30 abr 2005 10:05 | Em resposta a: #88658

Caro José Liberato

Tenho ido com menos frequencia à T.T.
Já procurei a sua Josefa mas não encontrei o asssento do seu baptismo.
Vou ver se enconto o casamento dos pais.

Um abraço

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arq Dist Portalegre- Precisam de algo?

#89806 | jliberato | 01 mai 2005 13:37 | Em resposta a: #89766

Caro Carlos Leal Machado,
Muito obrigado pela sua iniciativa.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen