Tipos de sangue mais comuns em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88123 | Conceicao | 09 abr 2005 22:01

Caros Srs, ha por acaso estatisticas feitas sobre os varios tipos de sangue e a populacao portuguesa? Por exemplo, eu, nascida em Portugal, sou do tipo A Rhensus -. Qual o mais vulgar, e qual o mais raro? Estes promenores sao importantes muitas vezes para nao so buscas de sangue, mas compatibilidades cirurgicas. Seria interessante saber. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88217 | Conceicao | 10 abr 2005 20:52 | Em resposta a: #88123

Ainda sobre o assunto a que acima refiro, verifiquei que otipo A e encontrado em Portugal, na area cento a norte e litoral Portuguesa, indo ate ao norte de Espanha, precisamento ao mesmo angulo. Este tipo de sangue, e so encontrado em sitios sem relacao. Por exemplo, as area a norte do Continente Americano (populacao India) Alguns aborigines da Australia, alguns grupos dos Lapp or saami do norte Escandinavo. Nao e encontrado nem no Centro nem no sul do continente Americano nas populacoes indigenes. Claro que o tipo O e o universal e muito comum entre as populacoes Europeias Celticas, portanto mais encontrado em todo o lado, mas porque somos nos, um dessas areas raras por exemplo do tipo A? Gostaria de saber as estatisticas Portuguesas sobre este assunto. Tipo B nao e indigene a Portugal. Que tem a ver tipos de sangue e genealogia? creio que em futuro, a DNA, fara grande parte da genealogia, alias ajudara a confirmar os varios groupos de parentescos. Cumprimentos, Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88227 | Eleny | 10 abr 2005 22:07 | Em resposta a: #88217

Cara Conceição,de onde pensa vir o sangue tipo B.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88394 | Conceicao | 12 abr 2005 16:43 | Em resposta a: #88227

Cara Eleny, o tipo B e o mais raro, mais encontrado no centro da Asia. Veja
(...)
Sobre o assunto ha tambem um livro recente creio que e The five daughters of Eve, mas infelizmente nao o encontro agora, assim que o encontrar dir-lhe ei o autor. E muito interessante. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88397 | Eleny | 12 abr 2005 18:08 | Em resposta a: #88394

Cara Conceição,num outro Tópico: "Francisco Jorge",dois Confrades conversavam sobre sangue Tipo B,não entendi muito bem,mas com a resposta da Conceição, julgo que eles se referiam à Indía.Sempre pensei que esse sangue predominava em outro lugar.Obrigado. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88401 | Conceicao | 12 abr 2005 18:51 | Em resposta a: #88397

Nao e dos tipos A B O o mais raro. Veja o web site que lhe indiquei pois e muito compreensivo. Alem disso, se fizer gooogle e entar Blood Types, tera muito boas paginas de instrucao e muito compreensivas, de instituicoes medicas de grande acreditacao. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88407 | rafael | 12 abr 2005 20:25 | Em resposta a: #88401

Cara Helena e Cara Conceição

Tenho uma pessoa amiga que me disse que tinha o tipo de sangue AB positivo. Teria percebido mal ?

Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88419 | MariaDavid | 12 abr 2005 23:50 | Em resposta a: #88123

Cara São

Este seu tópico é muito curioso. Ao analisar o que já foi dito, despertaram-me algumas lembranças e não resisto em as partilhar. Quem sabe, não aparecerá alguém que saiba explicar esta matéria e nos clarifique as ideias.Peço desculpa aos que têm verdadeiro conhecimento científico sobre este assunto se o que vou dizer é algum disparate. Mas aqui vai.

Uns anos atrás, talvez 3 ou 4, o meu médico fez um pedido de análises diferentes, já que nos debatíamos em encontrar explicação para alguns problemas de saúde que eu apresentava. E ele, um espírito curioso, entre uma bateria imensa de exames, solicitou uma pesquisa de genes.
No dia em que lhe levo os resultados, ele observa a folha atentamente, analisa um por um dos valores e de repente exclama:
-Curioso! tem aqui um gene que só costuma aparecer entre o povo judeu...
Interiormente, eu sorri-me.
Qual a veracidade disto? Esta questão pode levantar muitas outras, entre elas:
- o judaismo é só religião?
- é pertencer a uma raça?
- localiza-se numa região?
- qual o tipo de sangue judeu?A..?B..?...AB..? O....? E o factor Rhesus...?Positivo?Negativo?

Vou acompanhar esta discussão com muito interesse.
Um abraço, São

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88448 | anna | 13 abr 2005 10:02 | Em resposta a: #88419

Meus Caros,

Só um segundo para dar uma "achegazinha":
- o judaísmo é uma religião (pode ser um chinês de Pequim e professar a religião judaica, tal como um Inglês pode aderir à religião católica apostólica romana (parece que foi o caso da princesa Diana de Gales...)
- A raça está nos genes da população (que se foi misturando com o passar dos séculos) e já obedecia a um certo "tipo padrão", ex: caucasianos, semitas, etc.
- Não há tipo de sangue "judeu"; há o sangue que cada um tem, transmitido pelo seu código genético.
- Eu, por exemplo, tenho antepassados cristãos-novos e o meu tipo de sangue é ORH+, o chamado "sangue universal", que pode dar sangue a toda a gente , mas só pode receber ORH+.
Enfim, uns beneméritos..........
Quanto a algum gene especial e comum é bem possível, principalmente pela endogamia que se praticava.
:)
cumprimentos

Anna

Resposta

Link directo:

grupo B

#88454 | silvestre | 13 abr 2005 11:29 | Em resposta a: #88407

Caros amigos
Esse assunto já me despertou muita curiosidade desde que há uns anos li que eram atribuidos uns "míseros" 8% ao grupo b de que eu e o meu filho fazemos parte. Sabia até há pouco que começava no meu, avô, depois a minha mãe e agora descobri também uma prima, Mª do Carmo, filha de uma tia-bisavó que é B, ou seja,um dos meus trisavós era B. O que é curioso é que para além dela, nenhum dos 10 filhos é B! Pelo que já inquiri, ainda não encontrei nenhum descendente dos meus trisavós com esse grupo.
Nota: o grupo AB existe.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88455 | Eleny | 13 abr 2005 11:34 | Em resposta a: #88448

Cara Anna,da minha parte,obrigado pela "achegazinha".A minha intervenção e sentido da mesma,foi encontrar uma resposta para algo que li.Partilho da sua opinião em relação a este assunto.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#88459 | Eleny | 13 abr 2005 11:55 | Em resposta a: #88454

Cara Vera,tenho esse Tipo de sangue,assim como os meus filhos e irmãos,não quero mentir mas julgo vir da minha mãe.Gostava de saber uma melhor opinião,porquê apenas 8% de Sangue Tipo B.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88483 | INCA | 13 abr 2005 16:13 | Em resposta a: #88217

Senhora Conceicao; seria plausível solicitar-lhe um pequeno exemplo de molde a confirmar o que escreveu: “creio que em futuro, a DNA, fara grande parte da genealogia, alias ajudara a confirmar os varios groupos de parentescos”.

Em que país adquiriu “The five daughters of Eve”?

Melhores cumprimentos

Ilídio Arias

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88488 | Conceicao | 13 abr 2005 17:19 | Em resposta a: #88455

Caros colegas; aqui vai a informacao sobre o livro que mencionei. Titulo- The Seven daughters of Eve -The Science That Reveals Our Genetic Ancestry por Bryan Sykes- Professor of Genetics, Institute Molecular Medicine at Oxford University. Obtive o livro atravez da Amazon.com
E interessante porque as tais sete e nao cinco, filhas de Eva, sao as primordiais que eram os groups ancestrais, e que se iam movendo regionalmente conforme as necessidades. Assim mostra as varias regioes, e excursoes das nossas antepassadas. A informacao que vos dei foi baseada na pagina que tambem mencionei. Como ja a nao encontro na Genea, facam Google Types of Blood, e encontrarao logo de principio precisamente na parte biologica que vos podera ajudar a compreender a parte de sangue B, como e obtido, e sim como se pode ter AB BA, etc. Depende precisamente da composicao parentesca. Dao exemplos excelentes e ate graficos. Eu por exemplo sou mais para o visual que o abstracto.
Maria, a esse ponto nao quero sequer tocar. Ja falamos pessoalmente e quando for possivel falaremos novamente. Atravez do DNA realmente, costuma seguir atravez da cromosona masculina. Ha certas doencas existentes na nossa progressao de descobertas maritimas, portanto, ao longo das costas maritimas onde pararam as nossas caravelas, onde deixamos a nossa marca nao so com a cruz de Cristo e a espada, mas sim tambem com doencas que ainda hoje sao prevalentes nessas zonas. Poderao ver e ler, se fizerem novamente google e pedirem sephardic diseases. Sao paginas medicas, escritas para serem bem lidas.
Acho interessante, excitar tantas pessoas para lerem sobre coisas que as vezes pensam, e nunca o tenham feito. O meu livro foi comprado nos EUA, maspodem faze-lo atravez do amazon.com de Londres, nao sei se teem em Madrid, poderao adquirir o livro. Mas, para mais barato vejam as paginas publicadas pelos cientistas. Bem Hajam. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88489 | Conceicao | 13 abr 2005 17:25 | Em resposta a: #88123

Afinal esqueceu-me de dizer e voltar a minha pergunta inicial, ha estatisticas em Portugal sobre sa varias regioes, ou mesmo sobre as percentagens do tipo de sangue em Portugal? Por exemplo o Rhesus + ou -? Ma minha Mae e positiva e O, logo para eu ter A-, esse tipo tera de vir de meu falecido Pai. Estou mesmo interessada em estatisticas. Atravez da NDA? DNA, pode saber-se de que regioes vieram os nossos antepassados. Se da Africa, Asia, Americas, ou se foram sempre Europeus. Ate logo. Conceicao. nao se esquecam das estatisticas.

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88493 | Eleny | 13 abr 2005 17:39 | Em resposta a: #88483

Caro Ilidio Arias,aqui nesta sala,no Tópico do Confrade Carlos Silva "Genetica 1:resumo introdutório",poderá tirar algumas dúvidas sobre as filhas de Eva. Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88509 | ffarrajota | 13 abr 2005 20:30 | Em resposta a: #88489

Cara D.Conceição,
Pode encontrar As Sete Filhas de Eva, de Bryan Sykes, em qualquer livraria, é da Notícias editorial.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88510 | Conceicao | 13 abr 2005 20:37 | Em resposta a: #88483

Caro Sr. Arias, creio ja lhe ter respondido a cima. mas aproveito para enviar paginas de confianca que os nossos colegas poderao consultar.
www. anthro.palomar.edu/vary/vary_3.htm sobre zonas, etc
sobre tutorial para compreender a parte biologica do sangue,
www.biology.arizona.edu/human_bio/problem_sets/blood_types/markers.html
e ainda outra que tambem acho muito boa para o mesmo efeito,
www.mckinley.uiuc.edu/health-info/hlthpro/blootyo.html
cumprimentos. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88512 | Conceicao | 13 abr 2005 20:53 | Em resposta a: #88509

Cara Fernanda, agradecida pela informacao. Eu tenho o livro, mas creio que alguem aqui pediu.
Acabo tambem de ler neste forum, "Doenca Genealogica Acoreana," precisamente uma das doencas a que me referia acima. Mas ha varias, e seria interessante os Portugueses estarem a par de tais factos, que os podem afectar directamente sem o saberem. Algumas das doencas, nao sao muito conhecidas. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#88555 | Maria Barreiro | 14 abr 2005 17:14 | Em resposta a: #88454

Cara Vera

Não nos podemos esquecer de algo muito importante na genética: uma característica pode ser transmitida de geração em geração sem se "mostrar".

Por exemplo, imagine que eu tenho olhos azuis. E o minha trisavó materna também. Mas a minha bisavó, avó e mãe têm olhos castanhos. Isso quer dizer que eu recebi a informação para ter olhos azuis da minha trisavó. Esta informação existia nas gerações seguintes mas "escondida" e só eu a mostrei (e também porque recebi do meu pai a mesma informação para o azul).

No caso do sistema sanguíneo, a complexidade é maior porque há transmissão de 3 características: para o A, para o B e para o O. Destas 3, apenas recebemos duas: uma da mãe outra do pai.

No caso da Vera, é o grupo B. Mas em termos de genes, a Vera pode ser BB (isto é, recebeu um B da mãe e um B do pai) ou pode ser BO (recebeu o B da mãe e o O do pai). Como sabe que a mãe é do grupo B, então é como a Vera (BB ou BO), o mesmo acontece com o avô. Para o avô da Vera ser do grupo B, as hipóteses para o grupo de seus bisavós aumentam, uma vez que podiam ser do grupo AB ou B, pois as pessoas destes grupos podem transmitir (ou não) o B a seus filhos.

Como vê, isto é complicado.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88556 | Maria Barreiro | 14 abr 2005 17:19 | Em resposta a: #88489

Cara Conceição

Aqui vão estatísticas:

Grupo A (46,5%)
Grupo O (42,1%)
Grupo B (8,1%)
Grupo AB (3,3%)

Em relação ao Rh:

85,5% são Rh positivo (Rh +)
4,2% são Rh negativo (Rh -)

Estas estatísticas foram obtidas num estudo de uma população de dadores do Instituto Português do Sangue.

Vejam bem, caros/caras confrades, afinal os "míseros" são os AB ;-)

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88566 | Conceicao | 14 abr 2005 19:36 | Em resposta a: #88556

Maria, que interessante. o grupo A sendo portanto o mais comum em Portugal. E mesmo incrivel.
Falando do grupo AB, so e obtido de pais 1- A e o outro B. Dara AB. Claro o mesmo se for ao contrario. Neste caso, nao ha opcao de mistura com O. Sangue do grupo B o mais raro do mundo, e obtido, quero dizer a crianca nascera de Pqais com os seguintes tipos; B e B, B e O tambem da B
O mesmo acontece de pais A e O tambem dara A. e confuso nao e? mas vejam por favor a pagina medica www.biology.arizona.edu/human_bio?problem_sets/blood_types/markers.html
Nao e necessario saber ingles para compreender os quadros, e , esta explicitamente claro. passar os olhos pelo livro, um momento...as sete filhas de Eva, bem, tenho de ir ler o livro outra vez, porque nao fiz anotacoes. Sei que o povo portugues tem como irmaos os Bascos. Exactamente, o povo Basco. Imaginem tambem o Rhesus negativo ser tao minimo. Eu como A-, mae O+. E mesmo interessante. Nao sei como lhe agradecer Maria Barroso? Se e quem eu penso, a minha Mae diz que se recorda quando ia com os filhos ter com o marido ao estrangeiro. Isto e sem duvida tudo muito interessante. tenho mesmo de ir ler e descobrir mais.
Espero ter respondido ao Sr que pergunta sobre o AB.
Caros amigos, faco parte dos doadores para a organizacao de medula. Mais do que nunca, se deverao inteirar do vosso tipo de sangue e dos vossos filhos, para situacoes de emergencia.
As revistas para geneologos, e ate hoje na Tv veio um medico falar porque aqui se fazem tantos testes de DNA, a resposta foi, para saberem a prepotensia a doencas geneticas e assim as poderem tratar, antes que possam ficar descontroladas, para passar a informacao medica aos filhos, pois amanha a medicina sera baseada em tratamentos individuais, segundo o DNA. Nao so e importante fazer-mos a nossa arvore genealogica, como tambem meter nas caixinhas, doencas da familia, tipo de sangue, etc. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88571 | Maria Barreiro | 14 abr 2005 20:16 | Em resposta a: #88566

Cara Conceição

Para começar, não sou quem pensa, porque eu sou Barreiro e não Barroso.

Mas vamos ao que interessa.

"Falando do grupo AB, so e obtido de pais 1- A e o outro B. Dara AB. Claro o mesmo se for ao contrario. Neste caso, nao ha opcao de mistura com O. "

Nem sempre é assim. Se reparou bem no quadro que refere, um progenitor A e outro B, podem ter filhos AB, A, O ou B.

Como? Cada progenitor dá-nos uma informação para uma característica (o que no referido quadro é chamado de "allele", em português alelo). Assim, cada grupo tem dois alelos, um do pai e outro da mãe. Logo, o grupo A pode ter os alelos AA ou AO, e o grupo B pode ter os alelos BB ou BO.

Vejamos as hipóteses possíveis:

- Mãe grupo A (alelos AA) e pai grupo B (alelos BB)

mãe transmite A e o pai B - todos os filhos são grupo AB;

- Mãe grupo A (alelos AO) e pai grupo B (alelos BB)

mãe transmite A e o pai B - os filhos são grupo AB (50% de hipóteses);
ou
mãe transmite O e o pai B - os filhos são grupo B (alelos BO) (50% de hipóteses);

- Mãe grupo A (alelos AO) e pai grupo B (alelos BO)

mãe transmite A e o pai B - os filhos são grupo AB (25% de hipóteses);
ou
mãe transmite O e o pai B - os filhos são grupo B (alelos BO) (25% de hipóteses);
ou
mãe transmite A e o pai O - os filhos são grupo A (alelos AO)(25% de hipóteses);
ou
mãe transmite A e o pai O - os filhos são grupo O (alelosOO) (25% de hipóteses);


- Mãe grupo A (alelos AA) e pai grupo B (alelos BO)

mãe transmite A e o pai B - os filhos são grupo AB (50% de hipóteses);
ou
mãe transmite A e o pai O - os filhos são grupo A (alelos AO)(50% de hipóteses);

Disse ainda "Sangue do grupo B o mais raro do mundo, e obtido, quero dizer a crianca nascera de Pais com os seguintes tipos; B e B, B e O tambem da B "

Creio que acabei de mostrar que um pai/mãe do grupo A pode ter um filho O.

Como vê, é muito complicado.

Para terminar, se a mãe da Conceição é O, então os alelos são, obrigatoriamente, OO; assim, o pai da Conceição é do grupo A (alelos AA ou AO) ou grupo AB (alelos AB), tendo-lhe transmitido o alelo A. Ou seja, a Conceição é do grupo A e os seus alelos são AO.

Quanto ao Rhesus, vou deixar para outro dia.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88582 | celimar | 14 abr 2005 22:05 | Em resposta a: #88566

Dou os meus sinceros parabens por o tópico em causa , e o nivel das opiniões trocadas,
Mas gostaria de fazer uma pergunta , existe algum site , onde poderei saber a
descrição ou estatistica dos tipos de sangue espalhados nos paises e nos vários continentes ?
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#88584 | silvestre | 14 abr 2005 22:16 | Em resposta a: #88555

Cara Maria
Agradeço a sua resposta, pois apesar de esta não ser a minha área, fascina-me. É curioso como nesta sucessão de elos um ser humano pode mostrar características físicas quase "fotocopiadas" de um ramo, atitudes não aprendidas de outro, enquanto vai buscar o grupo sanguíneo a um terceiro ramo com quem não tem parecenças físicas. O que acho curioso neste Grupo B, principalmente na minha família é o facto de apenas no meu caso, segundo já apurei, desde o meu bisavô não se ter "perdido", já que a maioria dos seus descendentes é A.
Com os meus cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88585 | Conceicao | 14 abr 2005 22:27 | Em resposta a: #88582

Caros colegas; aqui vai pois um mapa que da as percentagens por Pais!http://www.bloodbook.com/world-abo.html
podereis ver tambem mapa continentais na anthro.palomar.edu/vary/vary_3.htm
Creio que estes dois sites respondem precisamente a sua pergunta.
Para as pessoas que gostem de ter uma dieta mais organica, e segundo o tipo de sangue, vejam www.dadamo.com Este cientista e medico, tem uma clinica em Norwalk, Connecticut. Este e um metodo novo, que talvez tome forca agora no seculo XXI. Muito interessante, e sempre e bom ler e pensar. Cumprimentos Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88586 | Eleny | 14 abr 2005 22:30 | Em resposta a: #88571

Cara Conceição e Maria Barreiro,o "Lupus" é uma Doença Genetica ou não.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88588 | Eleny | 14 abr 2005 22:54 | Em resposta a: #88585

Cara Conceição,esse metodo bem aplicado,é um grande avanço na Ciência,mas em que moldes?Já imaginou uma base de dados com todas as Doenças Genéticas do Mundo e das Familias portadoras das mesmas.Creio que com uma fuga desses dados,nunca mais os portadores desses Genes teriam oportunidade de comprar uma casinha,fazer um empréstimo,etc.Que pensa sobre isto a Conceição e demais Confrades.Melhores cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#88591 | Maria Barreiro | 14 abr 2005 23:22 | Em resposta a: #88584

Cara Vera

A transmissão das características, seja o grupo sanguíneo, cor do cabelo, a forma da orelha, entre milhares de outras, é pura e simplesmente uma questão de probabilidade e puro acaso. Infelizmente, não poderá satisfazer a sua curiosidade, na medida em que é do grupo B por um acaso.
É por isto, e muito mais claro, que eu costumo dizer que somos uma máquina incrivel.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88593 | Maria Barreiro | 14 abr 2005 23:31 | Em resposta a: #88586

Cara Helena

Infelizmente, penso que ainda não se sabe a causa desta doença. Acredita-se que há uma predisposição hereditária. Mas em termos genéticos, nada está provado, ou melhor, que eu saiba, nada está provado.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88596 | antoniosilva | 15 abr 2005 00:04 | Em resposta a: #88585

Cara Conceição:

Análises de sangue a 16000 rapazes, recolhidas a sul do Mondego (Coruche e Alcácer do Sal), que ingressaram no serviço militar, revelaram com muita frequência a hemoglobina “S”, que não é de origem européia, mas sim africana.
Análises efectuadas, há alguns anos, pelo Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa. Estudo coordenado por João Lavinha.

“... E permitiu também que Angola fosse, em 1973, o território africano com maior desenvolvimento económico e tivesse a segunda melhor cobertura sanitária de toda a África (a seguir à África do Sul), com a Guiné e Moçambique logo a seguir...”
O sublinhado é da minha responsabilidade. Caso desconheça, Angola, Guiné e Moçambique, faziam parte do território nacional há vários séculos.

O grupo sanguíneo dos progenitores, muitas vezes, não coincide com o dos filhos, o que faz “tremer” as citadas estatísticas, não lhe parece?

O sonho de mexer – benignamente - na genética não é de agora, tem muitos anos a par com a psicossomática.

Cumprimentos,

Silva

Costumava a ver os programas na televisão da Cristina?

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88597 | antoniosilva | 15 abr 2005 00:08 | Em resposta a: #88596

Afinal não saiu sublinhado nenhum...

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88598 | Conceicao | 15 abr 2005 00:17 | Em resposta a: #88556

Estas tao fascinates estatisticas, continuam a fazer perguntas sempre que para elas se olha. Ora porque sera tao grande a diferenca entre o Rhesus Portugues? Ora eu so pertenco ao grupo com 4.2%. Que querera isto dizer? Claro que sei sobre os afectos na graviez, a vacina etc. Nas estatisticas acima, seria interessante saber-se profissoes, idades, sexo, educacao, etc. Seria interessante depois fazer uma comparacao com as percentagens de rhesus e precisamente contra as mesmas perguntas. Agora, em que Pais havera mais R-? Ou seja a falta da gene D? Que significa isso? Como afecta o ser humano? Sera essa negativa que me faz fazer tanta pergunta? E que as diferencas sao realmente colossas.
Nao foram os mais anciaos os do grupo B? Creio que sim, depois houve mistura humana, enquanto um grupo desapareceu quase todo, ficando outro grupo. Porque sao os Franceses e os Bascos os que teem parece-me que maior incidencia de R-? O que causou o hr- na mutacao humana? Talvez a Maria que percebe deste topico possa explicar melhor. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88604 | rafael | 15 abr 2005 04:12 | Em resposta a: #88556

Caras Confrades

Tenho lido com muito agrado e aprendido também com as vossas valiosas intervenções. A Genealogia tem um bom suporte na Genética que por sua vez uma boa ajuda no campo da Medicina preventiva.
Acabei há minutos de trocar impressões sobre os tipos de sangue com alguém cujo sangue é do tipo AB. E fez-me uma pergunta a que não soube responder: qual dos tipos de sangue seria mais vulnerável às doenças e se a raridade de sangue que é portadora ( AB ) será mais "predisposto" a determinadas doenças ou infecções e quais ?

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88626 | celimar | 15 abr 2005 15:53 | Em resposta a: #88489

Desculpem a minha ignorãncia , mas faço esta pergunta
Será possivel determinar o ADN e qual era o tipo de sangue , nos restos mortais
( ossadas) dos antepassados humanos .?
Saudações
celimar

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88643 | INCA | 15 abr 2005 19:18 | Em resposta a: #88493

Senhora Helena Cabrita Mendes;estou reconhecido pela gentileza da resposta.

Melhores cumprimentos

Ilídio Arias

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88644 | INCA | 15 abr 2005 19:21 | Em resposta a: #88510

Senhora Conceicao;estou reconhecido pela gentileza da resposta.

Melhores cumprimentos

Ilídio Arias

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#88653 | Conceicao | 15 abr 2005 21:26 | Em resposta a: #88591

Cara Maria, o mais interessante e que recebemos essas caracteristicas dos nossos antepassados, cabelo, orelhas, boca, pes, maos, etc, etc, mas ja pensou, herdamos tambem memoria? Se a memoria faz parte do nosso corpo, e se tudo que temos veio atravez da nossa composicao de DNA, porque sera diferente os neurons do cerebro? E se assim for, sera possivel, que sitios, pessoas, ou outras manifestacoes, nos parecam conhecidas, embora nao possamos precisar de onde? Sera que o que mais vinca a alma, vincara neurons na memoria que sao passados de geracao em geracao? E interessantissimo poder haver tal hipotese. O que eu nao compreendo e porque nao se fala muito no assunto.Ja se fala um pouco, mas nao o suficiente. Porque ha de realmente o cerebro ser seaparado do nosso todo, diferente de uma orelha, pe, nariz ou cor de cabelo ou olhos? Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88654 | Maria Barreiro | 15 abr 2005 21:28 | Em resposta a: #88604

Caro Rafael

De uma forma muito simplificada (creio ser desnecessário utilizar os termos científicos correctos, uma vez que não é esse o objectivo desta vasta troca de ideias), posso lhe dizer que o sistema ABO é determinado pela presença de duas substâncias na membrana dos nossos glóbulos vermelhos: uma é designada por A e outra por B. Se nenhuma destas substâncias está presente, temos o O. Logicamente, se estão as duas será AB.

Infelizmente, não lhe sei dizer se a presença/ausência de qualquer um dessas substâncias poderá implicar uma maior /menor vulnerabilidade às doenças.

Com os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88655 | Conceicao | 15 abr 2005 21:29 | Em resposta a: #88483

Sr Ilidio Arias, A DNA em futuro, confirmara, de que grupo, familia, regiao, etc etc. vieram os nossos antepassados. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88657 | Conceicao | 15 abr 2005 21:39 | Em resposta a: #88626

Celimar, hum.... nao sei ao certo, mas atravez da ADN tirada a restos mortais, podera saber se sao seus familiares. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#88660 | Maria Barreiro | 15 abr 2005 21:48 | Em resposta a: #88653

Cara Conceição

Fez-me lembrar um senhor que viveu há umas centenas de anos atrás, Lamarck, que apresentou uma teoria que foi aceite durante um tempo: se a girafa esticar muito o seu pescoço para chegar às folhas mais altas das árvores, e todos os dias da sua vida for esticando um bocadinho mais, os seus filhos nascerão com o pescoço maior.

Todas as características que possuímos estão "gravadas" no DNA, e a essa molécula não chega o que vemos, ouvimos, cheiramos, no nosso dia-a-dia.

E a memória é curta, é uma característica que presisa de ser treinada para que se desenvolva. Os bébés chegam a apenas memorizar algo por horas talvez alguns dias. Pergunta-se a uma criança de 7 anos com se sentiu quando começou a andar e ela, obviamente, não se lembra.

O que está definido no DNA é a capacidade para memorizar, podemos ter uma boa memória porque o nosso pai também tem.

A existência do DNA está cientificamente provada, mas a da alma ...... e daquilo que não se sabe o que realmente é, é melhor não falar!!!

E apenas por curiosidade, muito do conhecimento que se tem actualmente do cérebro é proveniente dos trabalhos de um casal de cientistas portugueses, radicados nos EUA (claro!), o casal Damásio.

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88664 | Maria Barreiro | 15 abr 2005 22:35 | Em resposta a: #88598

Conceição

O D não é um gene mas sim um antigenio, isto é, mais uma substância (como o A e B do grupo ABO) que existe na membrana dos glóbulos vermelhos.

O curioso é que este antigénio foi encontrado no macaco Rhesus (daí o seu nome), tendo-se mais tarde verificado a sua existência na espécie humana. Os que têm são Rh+ e os que não têm são Rh-.

E não nos podemos esquecer que o Homem surge a partir da evolução dos primatas... E no site que indicou (muito interessante), refere que os chimpazés são maioritariamente do grupo A, muitos do O e nenhum do B. Nos gorilas, a maioria são do grupo B, muitos do grupo O e nenhum do grupo A. Reparou bem que em nenhum há grupo AB?

Curioso, não?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88665 | aburma | 15 abr 2005 23:05 | Em resposta a: #88448

Cara Anna,

Tenho lido com muito interesse este tópico, eu que tenho o tal sangue dos 8%, o B.:-)

Apenas, se me permite, uma correcçãozinha: judeu não é exactamente um equivalente de católico romano, anglicano, budista etc. Sendo certo que existe a religião judaica, e que os judeus consideram como seu todo aquele que adira a essa religião, a verdade é que essa religião começou com o povo judeu, o qual é tanto uma raça, ou família ou nação, ou como lhe queiramos chamar, como os aztecas, os incas, os mongóis e por aí fora..

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88677 | Eleny | 16 abr 2005 02:44 | Em resposta a: #88665

Caro Alexandre,concordo com a Anna,as pessoas são e foram livres de aderir a uma religião.Como sabe,casos houve em que quando o noivo ou noiva não o eram(Judeus) se convertiam.Este Tópico da nossa Confreira Conceição,versa sobre o Tipo B sanguineo,com a sua correcçãozinha,leva-me a pensar que este tipo de sangue e essa Religião ,estão ligados.Estou errada na minha concluzão?Agradeço uma resposta sobre este assunto.Cumprimentos e um bom fim de semana. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88707 | aburma | 16 abr 2005 15:44 | Em resposta a: #88677

Cara Helena,

Claro que as pessoas são e foram livres (emfim, não sempre foi ou é assim, mas isso é assunto diferente daquele que aqui se trata) de aderir a uma religião. Aquilo ue eu queria dizer é que os judeus, mesmo que tivessem outra religião, continuariam a ser judeus, ou seja, o judaísmo não é apenas uma religião. De outro modo não se falaria em traços físicos típicos dos judeus, por exemplo. mas o tema aqui é de facto sangue.

Um bom fim de semana para si também

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88721 | Eleny | 16 abr 2005 18:54 | Em resposta a: #88707

Caro Alexandre,claro que o tema é outro,mas no seu seguimento outros temas relacionados foram expostos como pode constar.Desculpe se o confundi mas a Anna já deu a resposta.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88726 | Conceicao | 16 abr 2005 20:19 | Em resposta a: #88657

Aqui vai um sumario sobre tipos de sangue e populacao global.

POSITIVE/NEGATIVE DISTRIBUTION RATIOS


O + 1 person in 3 or 38.4%
O - 1 person in 15 or 7.7%
A + 1 person in 3 or 32.3%
A - 1 person in 16 or 6.5%
B + 1 person in 12 or 9.4%
B - 1 person in 67 or 1.7%
AB + 1 person in 29 or 3.2%
AB - 1 person in 167 or 0.7%

The O blood type (usually resulting from the absence of both A and B alleles) is very common around the world. It is particularly high in frequency among the indigenous populations of Central and South America, where it approaches 100%. It also is relatively high among Australian Aborigines and in Western Europe (especially in populations with Celtic ancestors). The lowest frequency of O is found in Eastern Europe and Central Asia, where B is common.
Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88778 | anna | 17 abr 2005 15:12 | Em resposta a: #88665

Caro Alexandre:

O que eu disse é que há traços característicos de raça e dei exemplos; agora, a religião não tem a ver com Raça; a prova está em se pensar que pode ocupar a cadeira de S. Pedro um padre africano, negro, mas também existem africanos brancos e mulatos, como toda a gente sabe. O hábito não faz o monge....

Sabe, vou dizê-lo aqui: as minhas investigações genealógicas começaram:
1º porque gostaria de saber que apelido tinham os meus ascendentes antes de se terem convertido (do meu lado paterno)
2º porque gostaria de saber de onde provinham tantos louros de olhos azuis, numa família cheia de cristãos-novos;
3º mais tarde compreendi o que pretende ser o significado de Zarco ou Zarco; no El-Andaluz existia a expressão zarco ou zarca para os que tinham tez e olhos claros.
4º Em livros de história sobre os povos que primeiro povoaram o Mediterrâneo, foi dada notíca de que no séc. III ou IV d.c. existia um "ramo" de população judaica que era composta de louros com olhos claros, num dado local do Mediterrãneo.
5º Passados 3 ou 4 anos, as minhas investigações foram dirigidas exactamente para esse local.....
6º Quanto a mim, estou plenamente convencida que João Gonçalves Zarco era zarco, mesmo!!!!
7º E outra coisa, que não tem nada a ver com o tópico em questão, mas que gostaria de deixar aqui expresso publicamente:
- Mascarenhas Barreto e o seu livro sobre Cristovao Colombo:
Este senhor deve ter razão em tudo aquilo que diz !!!! Ao longo das minhas investigações (que iam noutro sentido, é claro, mas fui comprovando passo a passo os dados que ele fornece neste livro).

Os meus cumprimentos,
:)
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88793 | Conceicao | 17 abr 2005 20:13 | Em resposta a: #88778

Ana, que interessante. Sou absolutamente uma das maiores fans do Colombo, ao ponto de ter um filho a que chamei Cristaovao, e onde o levei a todas as partes da rota do Mestre. Entao acha mesmo que o livro que referencia (dois volumes) e mesmo certo? Ha um medico portugues que reside nos Estados Unidos, que faz investigacao sobre o assunto, tendo ja ido ao vaticano, estudar a sigla. Realmente, eu sei por mim, sou Portuguesa, resido fora com menos idade do que aquando do "tal naufrago do Colombo, mas ainda consigo falar portugues , creio eu que se compreende como Portugues embora a residir no estrangeiro a tantoa anos, porque perderia ele o Italiano? Alem disso, como seria possivel ele ter casado com a filha do Perestrelo, Capitao e governador da Madeira, se fosse o filho de um pobre curtidor de pele italiano? Nessa epoca nao se cruzavam classes!
Mas. dizem tambem que e Basco. Seria interessante ainda um dia se vir a saber.
Gostaria agora voltando a conversa do sangue, saber porque so 15% da populacao mundial e que tem RH-? Seria possivel dizer-me mais sobre os seus cristao novos, convertidos? Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88849 | anna | 18 abr 2005 11:50 | Em resposta a: #88793

Cara Conceição,

Não tenho a pretensão de estudar a sigla de Colombo; posso ter a minha opinião pessoal, mas daí a estudar a sigla, segundo teorias cabalísticas vai… um grande passo. Este facto…. deixamos para os experts em siglas e cabala…..

O que eu pretendo dizer é que todas as ligações familiares de que M. Barreto fala, eu as fui encontrando pelo caminho, além de muitos outros dados que ele menciona e eu pude comprovar.
Também penso que o facto de muita gente julgar que Gonçalves Zarco seria à partida originário de família mais ou menos remediada, é um engano.

A minha opinião é que Colombo fazia realmente parte da mesma “família”. Nunca poderia ser um estranho, no seio daquelas famílias. A outra hipótese seria …. ter sangue real (deveria ser a única forma de se entrar naquelas famílias, habituadas à endogamia, sem se ser contestado……). Também poderia vir de Itália, mas apenas se pertencesse à mesma “grande família”. Não nos esqueçamos das origens italianas de Perestrelo..

Cumprimentos,
Anna

P.S Tenho a família quase toda no Genea, Conceição.
Também cheguei à conclusão de que era gente muito importante, tanto antes como o foram depois de convertidos. O “truque” era parecer que não se era. Eu, tenho tido a sorte de ir encontrando vestígios dispersos, aqui e ali, que me fizeram juntar 2 e 2. Irei dando dados à medida que for passando para computador, todos os meus dados … na sua maioria manuscritos, porque eu não tenho mesmo tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88904 | Maria Barreiro | 18 abr 2005 20:23 | Em resposta a: #88793

Cara Conceição

Para essa pergunta do Rh-, aqui vai a explicação.

E para uma melhor compreensão, relembre o que referi sobre o grupo ABO, no que diz respeito às pessoas do grupo AB. Estas pessoas recebem o A de um progenitor e o B de outro. Como nenhum domina o outro, isto é, o A não domina o B e vice-versa, a pessoa que recebe os dois "mostra-o", logo é AB.

O caso é diferente para o Rh. Também recebemos um + ou - de um progenitor, e um + ou - de outro. A diferença é que o + domina o -.

Assim, podemos ter:

1º - recebe + da mão e + do pai, então o filho é ++, isto é, Rh+;
2º - recebe + da mãe e - do pai, então o filho é +-, isto é, Rh+;
3º - recebe - da mãe e - do pai, então o filho é --, isto é, Rh-

O - só é "visível" na pessoa (entenda-se visível como pertencendo ao grupo Rh-)se existir a dobrar. Daí ser pouco comum. Qualquer pessoa que seja Rh+ poderá ter "escondida" a informação do - , - este que poderá (ou não) transmitir ao filho.

E também fica mais compreensível a existência de pai e mãe Rh+ (+-) terem filhos Rh-. Mas se pai e mãe são Rh- (--) tiverem filhos Rh+, temos um grave problema de paternidade para resolver ;-).

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88912 | rafael | 18 abr 2005 21:14 | Em resposta a: #88849

Caras Confrades

A REVISTA I S L E N H A - N.º 3 de Jul-Dez. 1988 , trata em especial de João Gonçalves Zarco. Merece ser consultada pela valiosa colaboração acerca desta figura ilustre. É ediçao da Dir. Reg. dos Assuntos Culturais - R: dos fERREIROS, 165 - 9000- Funchal.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88922 | S.ta Rita | 18 abr 2005 22:56 | Em resposta a: #88664

Respeitada confrada Maria
Pelo que escreveu julgo poder concluir que os do grupo A descendem dos Chimpanzés, os do B dos Gorilas e os do O dos primeiros e dos segundos.
E o os Orangotangos não têm decendentes humanos?
Não existem outros seres com estes grupos sanguíneos? Também descendem dos macacos?
Poderei ainda inferir que o Adão e a Eva também descendem dos símios?
Cumprimentos
Gervásio Costa

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88925 | Maria Barreiro | 18 abr 2005 23:27 | Em resposta a: #88922

Caro Gervásio Costa

Eu não me atrevo a misturar os dois assuntos: uma coisa é a explicação científica para o aparecimento do Homem a partir da evolução dos primatas; outra coisa é a explicação religiosa para o mesmo facto.
A formação científica e religiosa de cada um de nós levar-nos-á a acreditar mais numa ou noutra dessas explicações, em apenas uma ou mesmo nenhuma delas.

Segundo os defensores da Teoria da Evolução, os chimpazés terão evoluído e originado um determinado hominídeo e os gorilas terão evoluído originando um outro homínideo; e partindo desta teoria, teríamos um grupo de hominídeos maioritariamente do grupo A e outro grupo B; supostamente, estes hominídeos continuara a evoluir ao ponto de se cruzarem entre si, o que justificaria o aparecimento do grupo AB.

Qual é o correcto, se a Teoria da Evolução ou Adão e Eva ou uma combinação das duas, as nossas crenças é que decidem.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88959 | Conceicao | 19 abr 2005 14:17 | Em resposta a: #88726

Num numero tao significante de habitantes no mundo, como e possivel haver percentagens tao minimas de rhesus -? Com tanta assimilacao, com tantas conquistas e movimentacao humana? Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88979 | S.ta Rita | 19 abr 2005 17:45 | Em resposta a: #88925

Respeitada e cara Maria
Resposta inteligente e avisada.
Cumprimentos
Gervásio Costa
Constou-me, em alguns países, de que o autor dessa teoria, antes de falecer, deu o dito por não dito. Grau de fidedignidade: desconhecido.

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#88987 | Maria Barreiro | 19 abr 2005 19:39 | Em resposta a: #88959

Cara Conceição

Respondi-lhe a esta questão na minha mensagem de 18/4 às 20h23, neste mesmo tópico.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#89035 | Conceicao | 20 abr 2005 00:58 | Em resposta a: #88987

Estou mesmo a ficar miope, ou entao despassarada. As minhas desculpas.

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#89092 | INCA | 20 abr 2005 17:51 | Em resposta a: #88655

Senhora Conceicao; quererá ter a gentileza de exemplificar un poquito para que eu possa ter uma idéa superficial do processo?

Melhores cumprimentos

Ilídio Arias

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#89492 | Conceicao | 26 abr 2005 14:53 | Em resposta a: #88483

Caro Ilidio, a Maria ja teve a gentileza de explicar. e as paginas que vos dei, explicam pormenorizadamente. Mas, resumindo, atravez do DNA, pode ja ver-se a que grupos pertencemos e ate geografiacamente qual o nosso percurso atravez dos tempos mais remotos. Em futuro, sobre o que tenho lido em publicacoes cientificas e na pagina de Ciencias do New York Times, a Dna sera usada para proceder a curas de doencas atravez de sistemas indivualizados para cada pessoa. Tambem como ja deve ter ouvido ou lido, ate alteracoes in uterus. Portanto retirar ao feto doencas que se desenvolveriam depois da crianca nascer. Estamos ainda no principio da nova idade. Mas acredite, que e importantissimo saber que tipo de sangue cada pessoa tem. Pode salvar a vida em casos como e obvio, em emergencias, e da-nos a conhecer tambem, sobre os nossos antepassados. Veja ou procure no google, um livro um tanto complicado, The History of Geography of the Human Genes, por Luigi Cavalli-Sforza, etc. Publicado pela Universidade de Princenton. E publicado em 1994/6 mas muito comprensivo.
Talvez exista em biblioteca publica onde possa ser visto ou emprestado. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#89493 | Conde | 26 abr 2005 16:57 | Em resposta a: #88653

Cara Conceição:
Desculpe intrometer-me leigamente neste assunto mas há duas ou três dúvidas que me assolam e passo a expôr:
1ª-A Escola Antroporracial do século XIX (vg. Otto Amon e Vacher de Lapouge)acreditavam na ligação entre as características morfológicas e somáticas e as capacidades dos grupos demográficos europeus. Isto tem algum fundamento hoje?
2ª É verdade que o formato do crânio (dolicocefalia ou braquicefalia),das mãos e dos pés (pé egípcio, pé grego) identifica certas proveniências genéticas?
3ª É verdade que a população portuguesa "de gema" têm entre 5 a 10% de ascendência materna negroide (L haplogroups) dependendo da região e da classe social? O que é que há sobre isto?
Muito agradeço a ajuda e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#89512 | abivar | 26 abr 2005 20:02 | Em resposta a: #88778

Cara Anna:

Peço desculpa por intervir neste interessante tópico por um motivo lateral, mas sinto-me obrigado a manifestar publicamente uma opinião diferente da sua relativamente à obra de Mascarenhas Barreto acerca de Cristóvão Colombo. Infelizmente, tanto quanto posso apreciar, essa obra apresenta inúmeras deficiências graves, nomeadamente do ponto de vista genealógico (mas não só), pelo que me parece indispensável deixar neste fórum algumas indicações bibliográficas que permitam aos participantes interessados julgar por si próprios. Muito já foi publicado quanto a esta questão, nomeadamente pelo saudoso Marquês de Abrantes e por Vasco Graça Moura, mas limito-me a referir a série de artigos mais recentes do Prof. Doutor Luís de Mello Vaz de São Payo na revista Armas e Troféus: “Primeira Carta Aberta a Mascarenhas Barreto”, (VI Série, Tomo VI, 1994, pp. 5 a 52), “Carta aberta a um agente secreto” (VII Série, Tomo I, 1996, pp. 5 a 53), “Carta aberta a um «curioso» de Genealogia” (IX Série, Tomo I, 1999, pp. 181 a 248). Na minha modesta opinião, não fica pedra sobre pedra...

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Cristóvão Colombo e Mascarenhas Barreto

#89513 | abivar | 26 abr 2005 20:05 | Em resposta a: #88778

Peço desculpa por repetir, mas esqueci-me de mudar o título à mensagem e acho que devemos facilitar a vida aos outros participantes...; aqui vai outra vez:

Cara Anna:

Peço desculpa por intervir neste interessante tópico por um motivo lateral, mas sinto-me obrigado a manifestar publicamente uma opinião diferente da sua relativamente à obra de Mascarenhas Barreto acerca de Cristóvão Colombo. Infelizmente, tanto quanto posso apreciar, essa obra apresenta inúmeras deficiências graves, nomeadamente do ponto de vista genealógico (mas não só), pelo que me parece indispensável deixar neste fórum algumas indicações bibliográficas que permitam aos participantes interessados julgar por si próprios. Muito já foi publicado quanto a esta questão, nomeadamente pelo saudoso Marquês de Abrantes e por Vasco Graça Moura, mas limito-me a referir a série de artigos mais recentes do Prof. Doutor Luís de Mello Vaz de São Payo na revista Armas e Troféus: “Primeira Carta Aberta a Mascarenhas Barreto”, (VI Série, Tomo VI, 1994, pp. 5 a 52), “Carta aberta a um agente secreto” (VII Série, Tomo I, 1996, pp. 5 a 53), “Carta aberta a um «curioso» de Genealogia” (IX Série, Tomo I, 1999, pp. 181 a 248). Na minha modesta opinião, não fica pedra sobre pedra...

Com os melhres cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Cristóvão Colombo e Mascarenhas Barreto

#89583 | anna | 27 abr 2005 12:14 | Em resposta a: #89513

Caro António Bivar,

Sabe que, tal como Mascarenhas Barreto não é o dono da verdade, nenhum de nós o será e como dizem os especialistas em genealogia, esta está em constante mutação (eu sei que ele estabelece ligações que talvez não sejam as mais correctas, mas fê-lo como forma de defesa da sua tese); li a sua mensagem com muito interesse.
Escrevi na minha msg sobre o assunto que não tenho pretensões em decifrar siglas, embora tenha a minha opinião....
O que eu quis dizer com a minha mensagem é que tenho vindo a constatar (quase passo por passo), que muita informação que ele nos fornece, só pode estar certa, porque eu estou a constatar factos, nas minhas pesquisas genealógicas pessoais, e que estão de acordo com aquilo que M.Barreto escreve.
Agora, acresce que, como sabe, é um trabalho muito moroso entrar num "desafio" destes e escrevê-lo; tenho muita coisa escrita e muita informação que está e apenas só "arquivada na minha massa cinzenta";
Também trabalho, o que dificulta as coisas .....e também estive o ano passado quase todo, doente, com uma doença gravissima (não teria gostado de colocar aqui esta informação, mas tem de ser....), o que me debilitou profundamente e .. às vezes bem quero fazer as coisas, mas faltam-me as forças! Segundo diz o meu médico, com o tempo isto vai....., mas recomecei a trabalhar apenas há 7 meses.
De todas as formas, as informações que tenho encontrado, cruzam-se com as de M. Barreto e com outras e tem sido de tal forma interessante que nem imagina!
Muitas vezes penso que esta história daria um guião de um filme, espectacular!!!
Evidente que eu ieri dando informação, mas vai ter que ser com calma e ainda por cima, tenho tido problemas no computador....); parece que tudo tem ajudado....
Os meus melhores cumprimentos,
Ana Cruz

Resposta

Link directo:

RE: grupo B

#89622 | Conceicao | 27 abr 2005 18:28 | Em resposta a: #88660

Encontri uma pagina maravilhosa sobre o assunto do caminho do ser humano atravez do globo.Vejam


http://www3.nationalgeographic.com/genographic/index.html

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#90463 | Conceicao | 10 mai 2005 20:09 | Em resposta a: #89035

Poderao ver na www.NationalGeographic.com/Genographic a grande busca, a maior jamais feita pelo homen em busca da sua identidade. Poderao participar tal como eu ja fiz. Sera um estudo historico, plea multitude internacional de participacao de DNA. Cumprimentos, Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#90734 | Portuguêsdescendente | 12 mai 2005 20:26 | Em resposta a: #90463

Madame Conceicao,

Excusez moi ser vendedora dessa societe?

Kind regards,

Maurice Biscateiro de Torres
Portofino

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#90742 | Conceicao | 12 mai 2005 23:02 | Em resposta a: #90734

Monsieur Maurice de Torres, nao, nao sou nem estou envolvida em tal sociedade, simplesmente acho muito interessante e uma das maiores investigacoes a nivel internacional do nosso tempo. E um caso historico, e nao so. Imagine com exemplares de toda a parte do mundo, que qualidade de analises teremos.
Desculpe, mas esqueceu-se de usar espanhol, tambem compreendo. LOL Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#93919 | tiagogenio | 20 jun 2005 13:02 | Em resposta a: #88849

Cara Anna

Estive a ler as ler as mensagens no tópico de tipos de Sangue, e lí um conjunto de mensagens em que referia ter realizado investigações no sentido de descobrir a sua ascendencia cristã-nova. Devo dizer, que não detenho a mínima pista que me leve a concluir que haja Cristão novos na minha família, mas no entanto, tenho um não sei quê, que, de facto, não consigo explicar que me leva a sentir-me muito próximo do mundo judaico, a dedicar algum o meu esforço científico ao pensamento judaico e á teologia judaica, tive uma facilidade extraórdinária a aprender hebraico por mim próprio (coisa que não aconteceu nem com o grego, o latim, e o arabe - pois gosto de ler os textos na lingua original, para sentir a beleza do texto e compreender o seu sentido sem necessitar de traduções que por vezes como se sabe não nos dão verdadeiramente o sentido orginal- devo dizer que em relação à biblia cristã acontece muito, sobretudo nas edições mais populares), e quando li pela primeira vez o «Shema Ishrael» senti como que se estivesse de novo em casa, foi uma sensação estranhissima. É realmente algo de muito estranho, e não consigo deixar de pensar, embora nada prove, nada me leve afirmar, que descendo de Judeus, embora toda a minha família negue veementemente tal afirmação. Se pudesse, e agradecia a sua ajuda, dar algumas dicas de como iniciar uma pesquisa para a qual não tenho a minima base de provas, e que não passa como tentei revelar de sensações estranhas de pertença a algo que não tenho a minima prova de pertencer. Desculpe a estranheza deste pedido e desta mensagem, mas agradeço-lhe profundamente que possa responder e sobretudo que não se espante com tal linguagem.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#94611 | Conceicao | 28 jun 2005 19:39 | Em resposta a: #90742

Aqui vai outra maneira facil de fazer a arvore genetica escrevendo as doencas dos familiares. Este sera outro grande estudo que faciliatara a eliminacao de doencas.
http://www.hhs.gov/familyhistory/downloads/portraitEng.pdf.
Quando foraem ao medico, poderao levar o mapa, e garanto-vos que o medico nao so ficara surpreendido, mas grato, isto e se for inteligente, e nao tiver receio que o doente saiba procurar informacao. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#205122 | Conceicao | 10 ago 2008 22:02 | Em resposta a: #88419

cara Maria David, reli hoje a mensagem, e resolvi escrever. Esse gene, e so possivel no outro sexo. So atravez da cromosona y se pode avaliar o gebe Judaico, pertencente aos cohain. Cumprimentos. Maria da Conceicao (sao)

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#205123 | Conceicao | 10 ago 2008 22:09 | Em resposta a: #88483

Caro confrade Sr. Ilidio Arias, o nome do livro e The Seven Daughters of Eve- The science that reveals our genetic ancestry, por Bryan Sykes. Este Sr e Professor de genetecia no Instituto Molecular de Medicina, Oxford. Inglaterra. pode ver atraves do ISBN 0-393-02018-5.
Foi primeuiramente publicado na Inglaterra e depois nos EUA. Faca uma busca na Google ou na Amazon.com
Ja agora, o nome dado a filha pertencente a Peninsula Iberica e a de Velda. Recomendo. Maria da Conceicao. )Desculpa a demora ha pergunta, mas as vezes a vida e tempestuosa.

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#205124 | Conceicao | 10 ago 2008 22:14 | Em resposta a: #88677

cara Eleny, nunca disse tal, ou que o sangue tipo B fosse sangue com possiblidade de pertenca ao povo Judaico. A maria David fez a pergunta. Nao ha marca para o povo Judaico, per se, por exemplo para as mulheres. Mas ha sim para os homens atravez da Y. Para mais informacao se interessada, faca busca atravez do google ou outro engenho que prefire.
M. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Tipos de sangue mais comuns em Portugal

#205125 | Conceicao | 10 ago 2008 22:15 | Em resposta a: #88677

cara Eleny, nunca disse tal, ou que o sangue tipo B fosse sangue com possiblidade de pertenca ao povo Judaico. A maria David fez a pergunta. Nao ha marca para o povo Judaico, per se, por exemplo para as mulheres. Mas ha sim para os homens atravez da Y. Para mais informacao se interessada, faca busca atravez do google ou outro engenho que prefire.
M. Conceicao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen