Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#88154 | procha75 | 10 abr 2005 01:16

Caros confrades,

A minha pesquisa no distrito de Viseu chegou a um impasse pois não consigo localizar mais ascendentes (através dos registos paroquiais) e isto apesar de algumas das linhas ainda serem muito recentes (em comparação com as datas de início dos registos paroquiais).

Caso algum dos confrades tenha referência sobre algum destes meus ascendentes, por via de registos paroquiais ou outros documentos (como sejam genealogias, habilitações de génere, etc), agradeço que conpartilhem essa informação. Entre os ascendentes que abaixo listo estou especialmente interessado nos ramos "Fonseca Borges/Ribeiro" e "Torres".

--

COSTADOS:

1. Maria Joaquina. n. 1810-Abr-12, no lug. Igreja, freg. Vila Maior, conc. São Pedro do Sul, dist. Viseu. Trata-se da minha 4ª avó.

2. Agostinho da Fonseca Borges / Agostinho Borges. B. 1771-Fev-19, no lug. Igreja, freg. Vila Maior.

3. Maria Joaquina. N. 1789-Abr-20, no lug. Pinhosão, freg. Pinho, conc. São Pedro do Sul, dist. Viseu.

4. Agostinho da Fonseca Borges. B. 1742-Fev-03, no lug. Carregal, freg. Currelos, conc. Carregal do Sal, dist. Viseu.

5. Joana Maria Teresa. B. 1739-Nov-10, no lug. Igreja, freg. Vila Maior.

6. Silvestre Ferreira / Silvestre Ferreira Torres. B. 1750-Dez-31, no lug. Pinhosão, freg. Pinho. Casa-se em 1787-Fev-13, na freg. Vila Maior.

7. Ana de Paiva. B. 1761-Jan-20, no lug. Aido, freg. Vila Maior.

8. Alberto da Fonseca Ribeiro. B. 1702-Set-27, no lug. Alvarelhos, freg. Oliveira do Conde, conc. Carregal do Sal, dist. Viseu. Casa-se em 1732-Jun-11, na freg. Currelos.

9. Maria Simões. B. 1707-Out-05, no lug. Carregal, freg. Currelos.

10. Manuel Fernandes. B. 1700-Ago-24, no lug. Igreja, freg, Vila Maior. Casa-se em 1734-Fev-25, na freg. Vila Maior.

11. Maria dos Santos. B. 1717-Mar-09, no lug. Goja, freg. Vila Maior.

12. João Ferreira. N. lug. Paços, freg. Pinho. Casa-se em 1741-Jun-27, na freg. São Pedro do Sul.

13. Teresa Maria de Jesus. B. 1723-Out-17, no lug. Galifães, freg. São Pedro do Sul, conc. São Pedro do Sul, dist. Viseu.

14. André Pinto. B. 1719-Jan-22, no lug. Goja, freg. Vila Maior. Casa-se em 1738-Nov-24, na freg. Vila Maior.

15. Maria de Paiva. B. 1721-Dez-13, no lug. Aido, freg. Vila Maior.

16. Domingos Nunes. N. lug. Alvarelhos, freg. Oliveira do Conde. M. lug. Alvarelhos, freg. Oliveira do Conde.

17. Maria da Fonseca. N. freg. Oliveira do Conde. M. lug. Alvarelhos, freg. Oliveira do Conde.

18. António Simões. M. lug. Carregal, freg. Currelos.

19. Sebastião Simões. M. lug. Carregal, freg. Currelos.

24. Manuel Ferreira. B. 1678-Out-02, no lug. Cotães, freg. São Pedro do Sul. Casa-se em 1709-Abr-15, na freg. Pinho.

25. Domingas Antónia. N. lug. Paços, freg. São Pedro do Sul.

26. António de Torres. B. 1682-Ago-17, no lug. Galifães, freg. São Pedro do Sul. Casa-se em 1716-Ago-30, na freg. Pinho.

27. Maria da Rocha. B. 1686-Ago-19, no lug. Pinhosão, freg. Pinho.

28. Manuel Pinto Branco, o Manco. B. 1668-Fev-29, no lug. Goja, freg. Vila Maior. Casa-se em 1700-Jan-31, na freg. Vila Maior.

29. Maria Francisca. B. 1674-Abr-22, no lug. Goja, freg. Vila Maior.

30. Manuel Francisco. N. lug. Aido, freg. Vila Maior. Casa-se em 1716-Abr-20, na freg. Pinho.

31. Mariana de Paiva. B. 1685-Ago-22, na freg. Pinho

48. António Ferreira. M. lug. Cotães, freg. São Pedro do Sul.

49. Luzia Francisca. M. lug. Cotães, freg. São Pedro do Sul.

50. António Rodrigues. N. lug. Ranhados, freg. São Pedro do Sul. Casa-se em 1668-Abr-09, na freg. Pinho.

51. Maria Antónia. N. freg. Pinho,

52. Manuel Gonçalves. M. lug. Galifães, freg. São Pedro do Sul.

53. Antónia Marques. M. lug. Galifães, freg. São Pedro do Sul.

54. Simão Francisco. N. lug. Pinhosão, freg. Pinho. Casa-se em 1684-Abr-08, na freg. Pinho.

55. Maria da Rocha. N. lug. Torre, freg. Pinho.

56. Domingos João. M. lug. Goja, freg. Vila Maior.

57. Ana Pinta. M. lug. Goja, freg. Vila Maior.

58. Manuel Francisco. N. lug. Goja, freg. Vila Maior. Casa-se em 1669-Set-08, na freg. Vila Maior.

59. Francisca Fernandes. Filha natural. N. lug. Souto de Ugo, freg. Vila Maior.

60. António João. M. lug. Aido, freg. Vila Maior.

61. Maria Francisca. M. lug. Aido, freg. Vila Maior.

62. Manuel Lopes. N. lug. Torre, freg. Pinho. Casa-se em 1684-Jun, na freg. São pedro do Sul.

63. Maria de Paiva. B. 1653-Ago-27, no lug. Pouves, freg. São Pedro do Sul.

108. Manuel Fernandes. M. lug. Pinhosão, freg. Pinho.

110. Domingos Lopes. M. lug. Torre, freg. Pinho.

111. Domingas da Rocha. M. lug. Torre, freg. Pinho.

116. Diogo Francisco. M. lug. Goja, freg. Vila Maior.

117. Maria Domingues. M. lug. Goja, freg. Vila Maior.

118. Fernão Teixeira. Do lug. Pinheiro, freg. Pinheiro, conc. Castro Daire, dist. Viseu.

119. Isabel, solteira. M. lug. Souto de Ugo, freg. Vila Maior.

124. Idem 110.

125. Idem 111.

126. António de Paiva. B. 1623-Mar-28, no lug. Pouves, freg. São Pedro do Sul. Casa-se em 1648-Mai-24, na freg. São Pedro do Sul.

127. Maria da Rocha. B. 1628-Ago-10, no lug. Pouves, freg. São Pedro do Sul.

252. Aleixo de Paiva. N. freg. São pedro do Sul.

253. Maria Fernandes. N. freg. Pinho.

254. Manuel Martins. M. lug. Pouves, freg. São Pedro do Sul.

255. Catarina da Rocha. M. lug. Pouves, freg. São Pedro do Sul.


Sem mais, agradeço antecipadamente qualquer informação que complemente ou traga algo de novo a esta minha ascendência.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#88191 | nevesa | 10 abr 2005 16:57 | Em resposta a: #88154

Caro Pedro Rocha
Tenho alguns antepassados, com o apelido de Paiva em Viseu, freguesia de Serrazes, Vouzela.
Jose Dias Pinto de Paiva 1825
Felizardo José Dias de Paiva 1798
Manuel Pinto Guedes de Paiva 1770 ?
Domingos de Paiva
Com os meus cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#88208 | procha75 | 10 abr 2005 18:31 | Em resposta a: #88191

Caro António Neves,

Infelizmente não tenho dados que relacionem os seus Paiva com os meus apesar de se poderem entrocar tendo em conta a proximidade das freguesias em causa.

Se vier a ter alguma informação nesse sentido aviso-o.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#88730 | procha75 | 16 abr 2005 20:58 | Em resposta a: #88154

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#88946 | victorferreira | 19 abr 2005 11:15 | Em resposta a: #88154

Caros P. Rocha e A. Neves,

Ando há tempos à procura das origens destes que se seguem e que coincidentemente (ou não) também trazem os mesmos apelidos:

- Marcos de Paiva Homem, que seria Paiva por linha paterna, de origem desconhecida, e que teria vivido pela segunda metade do séc XVI. Casado com Felipa Nunes da Costa, sendo estes pais de Izabel Montez da Costa, falecida em Viseu em 04.01.1623;

- Pedro/Pero Fernandes de Torres, de origem desconhecida, nem sequer se seria portugues se castelhano, escrivão do contrato das obras e depois mestre das (enésimas e intermináveis) obras de Felipe III de Espanha no Conv. Xpto em Tomar de 1597 a 1616; escreve de Viseu, onde provavelmente morre, a sua carta de renúncia por avançada idade e doença; casado com Izabel Montez da Costa citada supra e tem pelo menos seis filhos em Viseu;

- Jorge Montez da Fonseca, 3º filho de Pedro e Izabel e Juiz dos Órfãos, cargo que lhe vem por dote de sua esposa, que o herda de seu pai, sogro de Jorge; Jorge casa-se em 20.10.1614 e morre em 04.01.1622; não faço a mais pequena ideia de onde lhe veio o 'Fonseca', para além de achar estranho que não tenha nenhum dos nomes do pai; os seus irmão têm apelidos que parecem ter sido retirados a um sorteio: Manuel Ribeiro, jesuíta; Gaspar da Costa, também jesuíta, com Costa da avó materna; idem para o 4º filho, Baltazar da Costa e para Theodora da Costa, 5ª filha, que 'morreu solteira'; finalmente a benjamim, Izabel Montez, como a mãe, mas sem Costa.

- Só conheço a descendência (ou parte dela) de Jorge Montez da Fonseca e de sua mulher, Helena Correia do Amaral (b. cerca 1592, fal. 25.07.1665). Dos 5 filhos desse casamento:
. 3 recebem 'Fonseca': Miguel da Fonseca, b. 17.05.1620, 'clérigo'; Lourença da Fonseca, b. 17.08.1615; Paulo Montez da Fonseca, b. 22.01.1617, Licenciado;
. 1 recebe 'Montez', Izabel, como a avó e a tia, b. 05.04.1619;
. para o 5º, João, que herda o cargo de Juiz dos Órfãos, vão buscar os nomes do avô, pai de Helena e chama-se João 'Correia de Bulhões'.

Resumo:
- de onde virá o Fonseca (que era de facto muito frequentes vezes 'acrescentado' sem dizerem água vai nem água vem)?
- de onde virá o Montez, muito mais frequente no Sul que pelas Beiras? Serão Marcos, Felipa e Izabel sua filha, do Sul?
- o 'Nunes da Costa' de Felipa traz outras questões: h´apor Viseu nessa época Nunes Homem, Costa Homem e variantes. Um João Nunes da Costa casa-se com uma Felipa da Costa e têm uma Isabel Nunes da Costa casada com um Francisco Pais do Amaral, dito Senhor do Morgado de Pindo. Isso acontece muito provavelmente pelá mesma época. Ora Pindo fica a um passo de Viseu, em Penalva. Seria Felipa irmã de Isabel N.C., uma outra filha do casal, João e Felipa?

Chega de especular, mas se não levantamos hipóteses plausíveis, não chegamos a lado nenhum, não é?

Bom, se por acaso se depararem com algum destes personagens ou com hipóteses de seguimento destes 'fins de linha' resistentes, ou de desenvolvimentos das hipóteses rudimentares que aqui apresento, muito agradecia as V. estimadas sugestões.
(Para que conste: já 'perdi' algum tempo com os 'Acordos da Câmara de Viseu' dos sécs XVI e XVII na Rev. B.A.; já procurei o que me estava ao alcance sobre o Mestre das Obras; já andei a contactar através deste Forum com outros Montezes mais sulistas, outros Torres mais Oliventinos, outros Paivas mais Durienses, outros Fonsecas mais Tomarenses, mas até agora, 'non habemus conectiones nec seguimentus' :-) ... Para essa época é de facto um nó górdio ...)
Cordialmente,
VF

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#88992 | nevesa | 19 abr 2005 20:48 | Em resposta a: #88946

Caro Victor Ferreira:
Nas minhas pesquisas, ainda não me possivel chegar a essas datas, com o apelido de Paiva. No entanto, com o apelido de Amaral, tenho algumas pesquisas, ou melhor dizendo, algumas certidões, de antepassados com este referido apelido.
Antonio Duarte do Amaral (trisavó) , nascido em 1845 em Villa Nova, Ventosa Vouzela, casado com Josefa Maria.
4º Antóbio Lourenço Duarte, nascido em 1794, na mesma freguesia, casado com Anna Maria.
5º João Ribeiro Amaral, 1770 +- casado 1ª vez com Maria josefa e do segundo casamento com Josefa Maria.
6º António Ribeiro + - 1740 casado com Antonia Maria.

De serrazes, tenho:
José Figueiredo nascido em 1806, filho de Bernardo José Figueiredo (Ferreiros)e de Quitéria Pinto, neto de de José Figueiredo (Valgode)e de Luisa Bernarda

Com os meus melhores cumprimentos

Antonio Neves

Resposta

Link directo:

Fonseca, Paiva, Torres.

#89103 | victorferreira | 20 abr 2005 19:36 | Em resposta a: #88992

Caro António Neves,
Pela época dos Amarais e Figueiredos que cita a maior parte da gente que procuro já é da periferia a Sul e Este de Viseu: Nelas/Senhorim e Mangualde/Penalva. Umas intrusões de Lamego e de Coimbra, mas muito pouco. Nada (ainda) que conheça para o Oeste.
Mas como isto ainda não está nem pouco mais ou menos completo, nunca se sabe que surpresas nos estão reservadas.
Os melhores cumprimentos e grato pela partilha.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#89106 | procha75 | 20 abr 2005 20:23 | Em resposta a: #88946

Caro Victor Ferreira,

Antes de mais obrigado por partilhar os seus dados neste tópico.

Apesar de possuir mais Paivas para além dos que aqui identifiquei (nos costados), contudo os que me apresenta não constam na minha base-de-dados. O mesmo se passa relativamente aos Fonsecas, Nunes e Torres.

Comprometo-me a ficar atento e se algum dos nomes que aqui deixou me aparecerem no decorrer da minha investigação contactá-lo-ei e informá-lo-ei dos respectivos dados.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#97486 | vitamina | 05 ago 2005 22:07 | Em resposta a: #89106

Caros Senhores

Sobre o casal Joaquim Firmino Correia e Maria da Conceição Rodrigues de Lima, casados a 25.09.1924,

Joaquim Firmino Correia 11.11.1888 lugar da Roda, freg. de Mangualde
Filho de,
Firmino António exposto na roda c. c.
Maria Augusta ou Ana Eufrásia 1859 lugar Outeiro de Fagilde, freg. de Fornos Maceira Dão, Mangualde
Neto materno de,
Manuel Correia da Fonseca c. 1822 Taboza, freg. de Fornos Maceira Dão, Mangualde c. c.
Jacinta Maria do Amaral ou Jacinta Maria Eufrásia c. 1822 Outeiro de Fagilde, freg. de Fornos Maceira Dão, Mangualde
Bisneto materno de,
José Correia c. 1797 no lugar e freg. de Fornos Maceira Dão, Mangualde c. c.
Helena de Carvalho 1797 no lugar e freg. de Germil, Penalva do Castelo
Manuel de Amaral c. 1797 no lugar de Fagilde, freg. de Fornos Maceira Dão, Mangualde c. c.
Maria Eufrásia c. 1797 no lugar do Canedo do Chão, freg. de Mangualde


Maria da Conceição Rodrigues de Lima 02.10.1906 S. Pedro do Sul
Filha de,
Joaquim Rodrigues de Lima 1878 Arcozelo, São Pedro do Sul c. c.
Maria da Piedade Rodrigues c. 1883 Bairro da Ponte, São Pedro do Sul
Neta de,
José Rodrigues de Lima c. 1853 c. c.
Joaquina Marques de Jesus c. 1853
José Joaquim Rodrigues (Tinoco) c. 1858 c. c.
Teresa de Jesus (Tinoco) c. 1858

Eu sei que são datas muito modernas, mas pode ser que consiga alguma ajuda.
Obrigada pela atenção.
Cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

Ascendências em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#126019 | victorferreira | 27 ago 2006 00:42 | Em resposta a: #88154

Então caro confrade,
Como andam as suas pesquisas?
Examinando a sua lista vejo que os apelidos que aponta começam muito recentemente, e não constam nos ancestrais de quem os usa, mesmo até mais que uma geração atrás.
Quando há impasses desses, há algumas possibilidades para dar algum avanço à pesquisa apenas limitando-se aos livros paroquiais:
- uma é fazer o que normalmente nos esquecemos da primeira que é reler os registos, estar atento aos padrinhos e testemunhas dos sacramentos, em suma a todo o texto do registo;
- a outra é parecida, é mais completa, mas dará uma trabalheira medonha: é fazer o caminho inverso, ou seja pegar nos primeiros livros das Freguesias que nos interessam mais e começar a lê-los registo a registo, anotando absolutamente tudo.
Em ambos os casos há que inferir da leitura os parentescos (ou com sorte descobri-los quando não nos tínhamos dado conta na primeira leitura).

E nos outros fundos do ADV, já procurou? Cabido da Sé por exemplo. Há bons índices, por terras, onomástico, por data.

Eu cá por mim continuo bloqueado nos meus Fernandes de Torres, Paiva Homem, Nunes da Costa, Montezes e Correias Bulhões (Viseu cidade) e que são fins de linha nos meados/fins de quinhentos a inícios de seiscentos. Nem com o Ascendências Viseenses do nosso confrade Manuel Soveral me safei.

Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#201459 | ramsoft | 24 jun 2008 21:45 | Em resposta a: #88191

O meu avô é da aldeia de Nespereira Alta que fica a 6km de S.Pedro do Sul, nessa aldeia quase todos somos primos e pertencemos todos a uma família cujo o apelido é Paiva. O nome do meu avô João Henrique Ferreira de Paiva, o nome do meu bisavô Henrique Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#210068 | Alexsandro79 | 07 out 2008 15:49 | Em resposta a: #88946

Vítor Ferreira, Filipa Costa Homem era casada com Diogo Nunes da Costa, este era filho de João Nunes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#210088 | salen | 07 out 2008 20:41 | Em resposta a: #210068

Caro/cara participante (não assinou a sua mensagem),
Agradaço a informação que partilha connosco, mas fico sem saber o objectivo.
Os nomes que aponta têm conjunções de apelidos que andam ali à volta, mas não só nenhum deles está citado na minha lista de pessoas "procuradas" como, uma vez que não se refere a datas, poderiam ser uma família amiga, actuais vizinhos seus do 3º andar, ...
É claro que estou a brincar, mas percebeu a minha dúvida não é?
- são de Viseu? de que época? encontrou alguma ligação aos que procuro?
Aguardo com interesse os seus comentários.
VFerreira

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#210123 | gmg | 08 out 2008 12:25 | Em resposta a: #210088

Sempre assaz perspicaz, como sempre VF! Nada lhe escapa!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#252346 | thestarchild | 28 mar 2010 17:08 | Em resposta a: #88191

olá. também sou descendente de manoel pinto guedes de paiva. de mesão frio. casado com helena thomazia da conceição. queira mais material

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#252365 | nevesa | 28 mar 2010 20:18 | Em resposta a: #252346

Referente a Manuel Pinto Guedes de Paiva, tenho como nascido em 1779. Filho deste Felizardo Pinto Guedes de Paiva.
Que elementos pode facultar-? Será o mesmo?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendências em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#252487 | AAF | 31 mar 2010 00:34 | Em resposta a: #126019

Caro Victor Ferreira,

Tenho um padrinho de baptismo, em 21-08-1704 na Sé de Viseu, Dr. João Correia e Bulhões (em que foi madrinha Dona Engrácia Teresa de Albuquerque Castelo Branco).

Pertence aos seus "Correia Bulhões"? Se sim, qual era a sua ocupação?

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#265172 | LMCA | 12 nov 2010 15:27 | Em resposta a: #89106

Caro Pedro Rocha,

Uma vez que tem dados sobre os Paiva, gostaria de saber se me pode ajudar. Também eu descendo de uma família Paiva de Viseu, nomeadamente da freguesia de Pinho.

Segue em baixo os elementos que possuo:

1. FRANCISCA DE PAIVA, nat. do lugar dos Poços, casou com MANUEL FERNANDES.
Tiveram:

2. ANTÓNIO DE PAIVA, nat. Pinho, São Pedro do Sul, Viseu. Casou a 24-08-1693, em Pinho, com MARIA DE PAIVA, nat. de Pinho, São Pedro do Sul.
Tiveram:

3. ISABEL DE PAIVA, b. 14-08-1712 Pinho, São Pedro do Sul. Casou com MANUEL DE ALMEIDA, nat. de Pinho, São Pedro do Sul.
Tiveram:

4. JOSÉ ESTEVÃO DE PAIVA DE ALMEIDA, morador em Alva, Castro Daire. Casou com MARIA LOURENÇO. C.g.

Desde já agradeço a sua ajuda e disponibilidade,
Com os melhores cumprimentos,
Luís C. Alves

Resposta

Link directo:

RE: Junto os meus: Fonseca, Paiva, Torres.

#265178 | Manitu | 12 nov 2010 16:46 | Em resposta a: #89106

Caro Confrade Pedro Rocha

Aproveito os conhecimentos que tem em toda esta região de Viseu, e face a que não temos nada digitalizado em Viseu, nomeadamente na Freguesia do Pinho, e uma vez que me encontro bem longe dessa Região, pergunto-lhe se tem algum conhecimento sobre o seguinte:
Meu trisavô, Joaquim Ferreira, era natural e baptizado na Freguesia de S.José, lugar do Pinho, data que desconheço, tendo como Pais Manuel Francisco e Maria Ribeira, todos naturais do Pinho.
O meu trisavô, Joaquim Ferreira, casou em Lisboa, na Freguesia de Santos-o-Velho em 05.01-1823.
Este documento não me dá nenhuma pista em relação à sua data de nascimento, bem como aos nascimentos de seus Pais e Matrimónio dos mesmos.
Será que o meu amigo terá alguns elementos sobre isto.
Com os meus cumprimentos e sempre ao seu dispor.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

Ascendência em Viseu: Fonseca, Paiva, Torres e +

#407003 | A. Chaves | 31 ago 2018 11:32 | Em resposta a: #88154

Ref.ª: 252. Aleixo de Paiva. N. freg. São Pedro do Sul.
Lamentavelmente só hoje li este tópico e pergunto se este Aleixo de Paiva será Aleixo de Paiva Chaves, vigário em Ventosa, Vouzela, matriculado na Universidade de Coimbra em 1573 e licenciado em 1578 , filho de António Roiz Domingues e de Maria de Paiva. Teve pelo menos duas filhas naturais:
- MARGARIDA DE PAIVA CHAVES cc BALTASAR LOPES, de quem descendem os CHAVES de São Martinho de Mouros, Resende.
- ISABEL DE PAIVA CHAVES cc DOMINGOS ANTÓNIO, que vieram a ser quintos avós de Vasco Luís de Carvalho Pessanha Vilhegas do Casal, que teve Carta de Brasão de Armas em 1788 – ANTT – Feitos Findos – Maço 2; Revista "Beira Alta" – 1983 – Vol. XLII, Nº 3, pág. 599.
Cumprimentos
Albano Chaves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 18:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen