Família Azevedo Correia (Funchal)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Família Azevedo Correia (Funchal)

#88298 | RCCORREIA | 11 abr 2005 15:46

Procuro ligações a uma família AZEVEDO CORREIA de origem no Funchal.
Refiro familiares de Francisco Azevedo Corrêa, Comandante da Região Militar de Silves, casado com Helena de Jesus (inicio do Sec XIX) e seu filho José Azevedo Corrêa, General, casado com Constança Dolores Perianes Domingues.

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#108865 | pperneta | 05 jan 2006 22:42 | Em resposta a: #88298

Existem alguns Azevedos Correias, provavelmente irmãos, casados c. 1875 em S. Pedro do Funchal. Não sei se estará relacionado com estes, uma vez q a data me parece muito tardia em relação ao início do sec. XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#108867 | RCCORREIA | 05 jan 2006 23:07 | Em resposta a: #108865

Não sei mas poderá muito bem ser. Provavelmente Francisco não seria filho único e nada me diz que por exemplo alguns dos seus filhos não tivesse regressado à Madeira. Estes que refere podem ser seus irmãos mais novos, seus filhos ou sobrinhos e gostaria de saber mais sobre eles. Já andei a pesquisar os casamentos de S. Pedro no século XIX mas não vi o que me refere talvez por também ter andando a procurar sobretudo até 1860.

Francisco de Azevedo Corrêa, era militar. Acompanhou D. Pedro no regresso do Brasil, indo primeiro para os Açores, estando depois no Mindelo e nas campanhas que se seguiram. Tinha filhos que o seguiram depois para o continente juntamente com a esposa, tb natural de S. Pedro. No final da carreira foi-lhe entregue o Comando do Regimento Militar de Vila Nova de Portimão, local onde faleceu.

Um dos seus filhos, nado também em S. Pedro Funchal e de nome João de Azevedo Corrêa seguiu as pegadas militares do pai.

Este são os meus 4º e 3º avôs paternos.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#108885 | pperneta | 06 jan 2006 00:28 | Em resposta a: #108867

Caro Rui,

Estes são os registos de q falo:

Antº Azevedo Correia + Elisa Amélia da Silva 1874, S. Pº
Fcº A. C. + Augusta da Luz Jardim 1879, S. Pº
José de A. C. + Maria da Glória Jardim (irmã da anterior?) 1909, S. Pº
Leonardo de A.C. + Maria Cristina Saldanha 1886, S. Pº

Todos casados em S. Pedro, o que parece coincidencia a mais em relação ao que descreve. Note-se q estes são os únicos Azevedos Correias existentes nos livros paroquiais.

Por acaso não sabe quem foram os pais do Fcº de Azevedo Correia q foi para o Brasil?

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#214630 | LMCA | 03 dez 2008 21:21 | Em resposta a: #88298

Caro Rui Correia

Sou descendente (trineto) de Francisco de Azevedo Correia, general de brigada, natural do Funchal, casado com Constança Dolores Perianes Domingues.
Gostaria de entrar em contacto consigo para trocar elementos sobre os antepassados comuns.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Camilo Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#303300 | frocheteau | 18 abr 2012 14:32 | Em resposta a: #214630

Sr. moderador,
pretendo entrar em contato com o Sr. Luis Camilo Alves (LMCA) uma vez que também eu sou bisneta de Francisco de Azevedo Correia (Funchal) e de Constanza Dolores Perianes Dominguez, de V.N. de Castelejos, Espanha.
Posso ser contatada via frocheteau@hotmail.com ou 239 493 293.
Grata pela atenção
Elza Rocheteau

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#306081 | RCCORREIA | 17 mai 2012 10:49 | Em resposta a: #108885

Caro confrade

Se ainda andar por aqui responda a esta mensagem pf pois gostaria de o voltar a contactar com novos dados.

Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#308615 | RCCORREIA | 19 jun 2012 23:10 | Em resposta a: #108885

No desenvolvimento das pesquisas sobre estes verifiquei que António, Francisco e Leonardo são irmãos e filhos doutro António d'Azevedo Correia natural de Câmara de Lobos e casado com Francisca Joaquina Candida) n. e casada em S. Antº, Funchal

O José é filho do Francisco e casou com uma prima (dispensa em 2º grau). Tinha uma irmã Maria.

Cristina é natural do Rio de Janeiro e casou aos 16 anos. Tiveram pelo menos 6 filhos

Todos tiveram filhos.

Não sei ainda se estão ligados à minha família Correia proveniente de S. Pº, Funchal onde entre 1817 e 1840 os meus avoengos João Pedro e M Helena casaram e tiveram 2 filhas e 4 filhos (só sei do meu trisavô Francisco n. 1829 e que teria uma irmã mais velha) Uma prima garante que usavam também o apelido Azevedo mas não sei se podem ser antepassados também destes.

Alguém na Madeira pode ajudar?

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#315828 | pperneta | 22 out 2012 20:56 | Em resposta a: #306081

Caro Rui Correia,

Pois ainda cá ando. Diga de sua justiça. :)

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#315843 | pperneta | 22 out 2012 22:11 | Em resposta a: #308615

Olá Rui,

Estive a juntar as novas informações que aportou, e a desenvolver alguns desses ramos, e não é claro que haja relação directa entre os apelidos das duas famílias, embora serão certamente parentes, pois tanto a mãe do João Pedro como este António de Azevedo Correia são de Câmara de Lobos.

Ao que tudo indica são meus parentes também, pois os avós da Marta Luísa, João Rodrigues e Domingas Gonçalves, são tio e prima em 2º grau em relação aos meus ramos. Esta família tem de facto uma ligação remota aos Azevedos. Domingas Gonçalves descende de Gomes Afonso de Azevedo, natural da freguesia de S. Miguel, termo de Braga, com dois filhos que passaram a esta ilha por 1570, origem de vários ramos de Azevedos em Câmara de Lobos e São Martinho.

Quanto ao Correia, estará certamente relacionado com pai do João Pedro, que é outro do mesmo nome, filho de pais incógnitos e natural dos Canhas ou da Madalena. Pode ser simplesmente um sobrenome assumido ou adoptado, ou ter alguma história por trás, mas quem o saberá?

Já agora, o seu trisavô general que casou com a senhora de Villanueva de Castillejos é Francisco ou José? É que já o vi indicado das duas maneiras.

Saudações,
Paulo Santos Perneta

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#315883 | RCCORREIA | 23 out 2012 09:43 | Em resposta a: #315843

Caro Paulo

Agradeço a sua informação e disponibilidade.
Desde a minha última mensagem consegui mais alguma informação.

A minha linha ascendente está parada no João Correia (dito - pelo próprio - filho de pais incógnitos) casado com a Marta Luísa. Desta sei alguma ascendência (3 gerações, incompleta).

Estes tiveram o filho João Pedro Correia (nascido no Funchal. Segundo informação manuscrita familiar usaria João Pedro de Azevedo Correia (o tal Azevedo sabíamos que viria por linha materna mas não como) apesar de todo o seu processo militar nunca referir o apelido Azevedo.

Deste sabemos a história desde o nascimento no Funchal (S. Pedro) em 1799, ingresso nas milícias 1815, casamento 1817, carreira militar e falecimento em Portimão em 1866, sendo major reformado, governador da Praça Militar de Portimão, viúvo e com três filhos vivos.

Consegui ainda apurar ter tido os filhos Tomás (1820), Maria (1822), Fortunata Amélia (1824, &1838), João (1825), Francisco (1829) todos eles nascidos no Funchal (S. Pedro) e mais dois varões nascidos depois mas que ainda não sei onde (presumo que no Funchal mas noutra freguesia para onde se teriam mudado).

Nos padrinhos destes figuram Gregório Caetano Jardim, Elisária Maria Drummond (Correia de Azevedo pelo casamento) e Luís Correia de Azevedo (marido de Elisária) donde deveria provir o relacionamento familiar com os outros que me referiu.

Destes filhos sei apenas do meu trisavô Francisco http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1208973 e seus descendentes, que um seu irmão (não sei qual) devido a problemas político-militares se tinha visto obrigado a "fugir" para o Brasil onde teria descendência e que a irmã Fortunata casou com o então alferes José Manuel Mena, natural de Mirandela que servia no Batalhão nº11 onde o sogro era então tenente. Usavam o Azevedo Correia apesar de nos documentos oficiais (AHMil e paroquiais) apenas ter visto o Correia.

(julgo que numa mensagem antiga - no inicio das minhas pesquisas - troquei o Francisco com o João e daí a possível confusão de nomes que refere).

Cumprimentos
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#315889 | RCCORREIA | 23 out 2012 11:21 | Em resposta a: #315883

Caro Paulo

1)
Apesar do João se dizer filho de pais incógnitos vai chamar o seu primogénito Tomás.

Ora pesquisando Câmara de Lobos achei um outro Tomás Correia casado em 1733 com Francisca Azevedo Silva. Desconheço se haverá ligações mas registo a coincidência.

2)
Os Azevedos Correia de S. Pedro Funchal que me referiu têm ligações aos Jardins que curiosamente surge também nos meus como padrinho.

Cumpts,
RC

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#315934 | nrleite | 23 out 2012 23:20 | Em resposta a: #315889

Boa noite
O Paulo pede para deixar o seu e-mail porque foi banido do forum e não consegue comunicar consigo.
Cumpts

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#315936 | RCCORREIA | 23 out 2012 23:30 | Em resposta a: #315934

Nuno

O meu email é ruipontotemplar arroba gmailpontocom

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Família Azevedo Correia (Funchal)

#317632 | RCCORREIA | 21 nov 2012 23:13 | Em resposta a: #315934

Caro Nuno

Estoualgo preocupado com falta de notícias do Paulo. Espero q esteja tudo bem

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 23:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen