Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias

Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#8843 | rafael mião | 08 set 2001 01:04

Caros Confrades
Algum de vós saberá informar-me sobre Fernandes Vieira-família nobre de Albufeira do séc.XVI ou XVII e sua ligação ao morgadio das Relvas,parece-me que da mesma região ou limítrofe.
Os meus agradecimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#8961 | rmfrp | 10 set 2001 19:36 | Em resposta a: #8843

Caro Rafael Carvalho:

Aqui ficam algumas informações sobre Vieiras de Albufeira.

Tenho entre os meus antepassados Vicente Fernandes Vieira, pai do Capitão Manuel Ximenes Vieira. Este último teve o ofício de escrivão do campo e porta do celeiro da comenda da vila de Albufeira, renunciando ao cargo em 1698 a favor de um neto, afirmando ter mais de 66 anos de idade. Portanto, Vicente Fernandes Vieira deve ter nascido cerca de 1600.

No Registo Geral de Mercês do ANTT encontrei:

(20.08.1641) - João Rodrigues Vieira - Recebedor da fábrica da Igreja de Albufeira (Ordens, livro 11, fl. 32 verso)

(10.03.1642) - Baltazar Rodrigues Vieira - Juiz dos Direitos Reais em Albufeira (Ordens, livro 11, fl. 59)

(16.03.1646) - Bento Dias Vieira - Alvará - Escrivão do público, judicial e notas de Albufeira para filho ou genro (Torre do Tombo, livro 12, fl. 337 verso a 338 verso)

(16.12.1648) - Nuno Vaz Vieira, natural de Albufeira - Procurador do número da vila de Albufeira (Torre do Tombo, livro 18, fl. 277 verso a 278)

(30.04.1660) - Vicente Rodrigues Vieira, filho de Baltazar Rodrigues Vieira - Almoxarife e Juiz dos Direitos Reais em Albufeira (Ordens, livro 13, fl. 67 verso)

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#8982 | rafael mião | 10 set 2001 22:46 | Em resposta a: #8961

Caro Rui Pereira
Agradeço-lhe a boa informação que me envia.O meu interesse advém dos meus 8.os avós,Cap.ão Afonso Álvares Mião C/c a minha 8.ªavó Maria Grade a 14-2-1679 e esta ser filha do Vereador mais Velho de Albufeira ,Álvaro Pires Grade "dos principais de Albufeira" e de sua mulher Domingas Afilhado e neta pat.ª do cap.ão João Afonso Grade e de sua mulher Luisa Abreu "das famílias principais"e neta materna de Lourenço FERNANDES vIEIRA,"pessoa principal de Albufeira e nobre"e de sua mulher Leonor Afilhada.Tenho isto mais desenvolvido que lhe enviarei fotocópia pois é muito para mensagem,se estiver interessado.
Numa carta que felizmente encontrei no meu arquivo,escreveu-me o Senhor Dr. Miguel Corte-Real,já há anos ,quando eu era confrade dele no I.P.H.e que é um grande estudioso das famílias nobres algarvias diz-me que os ROdrigues Vieira,Viegas Bocarros,Sequeiras Pretos,Alvalades ou Alvaleides,etc. são famílias nobres.E fala-me de outra nobreza resp.te a outras cidades algarvias que não vem a propósito aqui referir.
Aguardarei mais notícias suas .O meu obrigado.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#9004 | rafael mião | 11 set 2001 12:47 | Em resposta a: #8961

Caro Rui Pereira Se o seu avô Vicente Fernandes
Vieira nasceu cerca de 1600 deve ser irmão do meu avô Lourenço Fernandes Vieira,pode verificar pelos dados que lhe enviei c/ref.ª ao cas.º mencionado e teria nascido mais ano menos ano que o seu antepassado desta família.Que lhe parece?Como averiguar isto se os registos de Albufeira foram queimados por ordem do Remexido?
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#9171 | rmfrp | 15 set 2001 18:41 | Em resposta a: #9004

Caro Rafael Carvalho:

Também me parece que os nossos Fernandes Vieira poderão muito bem ser irmãos. Infelizmente, a investigação dos Vieiras de Albufeira parece estar de facto muito dificultada. Já procurei mercês para o meu antepassado Vicente Fernandes Vieira, mas até agora não encontrei nada.

Nos processos da Inquisição aparecem vários Vieiras de Albufeira, mas creio que nenhum Fernandes Vieira. Talvez seja uma pista a seguir.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#9177 | rafael mião | 15 set 2001 19:30 | Em resposta a: #9171

Caro Rui Pereira
Todos os- Vieiras algarvios dos Proc.S.Of.º devem ser investigados ,porque bem sabe a importância das testemunhas que às vezes eram também das familia deles.Ontem e hoje,quase não tenho tido descanso,estou um pouco cansado e saturado,porque queria ainda hoje, o que não será provável, enviar umas informações sobre os meus Bentes Raposo aos primos: Marcos Soromenho e sobre O meu avô Bartolomeu Guerreiro Aboim - a Miguel Cabrita Matias, porque tenho outras ocupações que me levarão o tempo todo;porem´, amanhã posso levantar-me tarde e assim ainda será possível esta noite aqui vir.Tenho umas fotocópias importantes tiradas da Real Mesa Cens´ria,salvo erro,há anos e que descobri ontem à noite e falam em Moços-Fidalgos(categoria ,como sabe muito apreciada pela nobreza) e outros F.C.R. que têm os apelidos Fernandes Vieira, infelizmente ,devem ser de outras famílias,mas vou enviar-lhas,logo que possa,aqui no Forum,podem servir para outrem.Sobre o que atrás foi dito,penso introduzir algumas(poucas) informações nos tópicos respectivos.O mais terá de ir em mail para os interessados que as pediram.
Vou terminar porque estou um pouco apressado e so´lá para as 22 h.+ou - é que estarei aqui no Forum e depois... até aguentar.
Obrigado pela atenção e disponha sempre.No que puder, já sabe,é só dizer,ficarei deveras satisfeito por ser-lhe útil.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#9214 | rafael mião | 16 set 2001 17:56 | Em resposta a: #9177

Mais uma informação:
Sebastião Martins Vieira-escudeiro e homem nobre e da gobvernança,de Albufeira (já me lembrei que poderá ter relação com a família do meu 5.ºavô Sebastião Martins de Oliveira-da Guia-Albufeira), aquele Sebastião tinha aprox. 80 anos em 1644.

Diogo Vaz Vieira-homem nobre e da governança de Albufeira, de 63 anos +ou- no ano acima referido.
Tanto um como o outro figuram no proc.º do Santo Ofício de um primo meu o Cap.ão Vicente Roiz de Sousa,de Albufeira,homem nobre e da governança da mesma.
Vá também dando notícias,poucas que sejam recebem-se sempre de bom grado
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados das Relvas v/Frs, Vieira

#10291 | rafael mião | 05 out 2001 10:52 | Em resposta a: #9171

Caro Rui Pereira
Vou transcrever sobre uns- Fernandes Vieira-registados em "Genealogias Manuscritas"21-F-7-Arq.ºNac. T.T.

Nada terão com os Frs Vieira deste tópico;todavia,segue a informação que será sempre útil.
(vai na íntegra e com a m/grafia)

Vieiras de João Frs Vieira

Francisco de Ornellas Monis filho de .........hera da Ilha da Madr.ªonde os deste apellido são muito callificados e tem os foros da Casa del Rey muito antigos.
Casou com Ant.ªMiz bem q não temos a certeza de ser sua m.er legitima
teve
João Frs Vieira

João Frs Vieira f.º deste Francisco de Ornellas nasceu no anno de 1613 servio com tão grande valor na guerra de Parnambuco q mereceo ocupar os maiores postos naquella guerra e a elle se deve a restauração daquelle estado como se ve nas historias daquella guerra com os olandezes escritas por diversos autores el-Rey o fez fidalgo da sua Casa no ano de 1652 (ou 1632,não se percebe bem).

teve

D.Joana Frs Vieira m.er de Gaspar Axxioli de Vasconcellos fidalgo da casa do d.º F.em tt.0 de Axioliz

e outros

Vieiras Matosos

Manuel Vieira Matoso dizem q era de................................
teve
João Vieira Matoso

João Vieira Matoso viveo em Lx donde com o negocio fez uma opullenta casa com noblissimo palacio no Bairro alto foi familiar do s.off.ºtem a m.ce do foro de fidalgo casou com D.Mag.da de Almeida f.ª de ..... man.º de 1663

Francisco Vieira Matoso cazado sg
Fernao Vieira conigo da se oriental
Luis Vieira
Ant.ºVieira e Jose Vieira
D.......fr.ª em chellas

casou 2ª.vez com D. Cat.ª de Brito
teve
Ignacio Vieira Matoso

Ignacio Vieira Matoso f.º deste Joao Vieira Matoso he fidaldo da casa de suaMag.de e cavaleiro da ordem de Xp.o Brigadeiro de huma brigada da Corte enao he P.ainda da de toda a Casa de seu pay por viver inda q'entrevado(?)seu irmao Francisco Vieira Matoso porem tem boa renda com tratam.to Luzido............................


Fran.co N Vieira foi ........não se consegue ler mais deste par.º

Domingos Vieira de Mello f.º de Antonio Vieira de Mello e neto de D.os Vieira de Mello he fidalgo da Casa del Rey vivia em a vila de Melrez(?)
Casou com D.Cat.ª M.ª de França f.ª de Ant.º Pr.ª de S.payo de q'tem f.os que todos vão com seus maiores em tt.º de Macedos cuja varonia tem inda q' uzão deste apellido

Francisco Nunes Vieira foi natural de ourem e ouvidor da casa de Barg.ça
Casou com Margarida de Lemos criada da Duqueza D.Cat.ª
teve
Manuel de Lemos Mourao(?) Vieira q foi M.e de campo na guerra da aclamação e tem a m.ce de foro de fidalgo no an.º de 66 sendo m.to v.º

Diogo Vieira foi fidaldo del Rey .Aff.º5.º no ano de 464 casou
D.º Alv.Vieira mosso fidalgo node(?).......
D.Joana Vieira m.er de Pedro Mascarenhas mas.............fica.........

Franc.º Vieira de Lima f.º de Antonio Vieira vivia em Guimaraens teve a m.ce do foro de fidalgo da Casa real no ano de...
casou com
teve
Jeronimo Vieira de Lima filha de..........no foro de seu pay no an.º de 1645(ou 3 ?).

A fotocópia que tenho omite algumas palavras e outras não se percebem,mas tudo o mais segue com a grafia da época.
Espero ter sido útil para si ou alguém a quem interesse esta informação.

Como os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 13:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen