Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#88612 | mjborges | 15 abr 2005 11:16

Caros confrades

Tenho entre os meus antepassados um ramo de Cunhas que se manteve curiosamente quase sempre por via feminina até a uma minha bisavó paterna.Tanto quanto se conseguiu recuar eram provenientes da Rapada e as gerações mais antigas que se conhecem são do século XVII. Gostaria de poder saber mais sobre a origem desse ramo.

Possuo os seguintes dados em relação às gerações mais antigas:

Maria da Cunha
nat. Rapada, nasc. antes de 1643
cc 1ª vez com Salvador Luís, antes de 1656
(2ª vez com Pedro Nunes (de Pen. Alva) a 2711/1678)
Falec. P. Alva a 28/07/1708 (Fez testamento)

Do 1º casamento teve:

Mariana da Cunha
nat. Rapada, bap. 18/04/1663
Cc Manuel Fernandes Mesquita "Soldado" (da Rapada), em S. Gião, a 26/10/1681
Fal. Rapada a 09/03/1719
Tiveram :

Maria da Cunha
nat. Rapada, bap. 25/08/1698
Cc. Manuel Pires (da Barroca)
Falec. d. 08/04/1759

Tiveram:

Manuel da Cunha (Rapada)
bap. 20/07/1732
(cc 1ª vez em 1760
2ª vez com Josefa da Conceição (S. Seb. da Feira)
Falec. Vendas de Galizes 03/02/1801

Se algum dos confrades possuir elementos acessórios a isto, agradecia que me informassem.

obrigada

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#88613 | anna | 15 abr 2005 11:37 | Em resposta a: #88612

Minha cara Maria José,

Está a falar dos meus avós!!!!!!
Sabe, tive o prazer de conhecer o seu pai, já há perto de 2 anos.
Tenho que enviar dados também sobre esta matéria ao Confrade Eduardo Osório, que é um santo, porque já prometi e ainda não enviei....... e ele ainda não se zangou.

- Manuel Pires /(da Barroca - Dornelas do Zêzere) que casa com Maria da Cunha, em Dornelas; casados pelo irmão dela, padre nessa mesma igreja.

- Manuel da Cunha, que refere, não sabia que tinha casado uma 1ª vez (não se menciona que ele seja viúvo no registo de casamento com Josepha da Conceição Garcia de Abranches).

Todavia, o seu pai tem todos estes dados: foi ele que me disse terem esses meus avós casado em Barroca - Dornelas e ter siso o irmão de minha avó a casá-los.

Quando eu enviar os dados ao Confrade E. Osório, envio uma cópia para si; peço ao Genea para lhe enviar.
Cumprimentos,
:)
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#88614 | mjborges | 15 abr 2005 11:58 | Em resposta a: #88613

Cara Anna

Quer dizer então que somos primas...!
Realmente este Forúm é um local de encontro de familiares a toda a hora...
Por acaso. a partir desse casal (Maria da Cunha/Manuel Pires) é um ramo comum, também a meu marido, logo, mais outro primo...
Já conseguiu encontrar elementos para trás de Salvador Luís e Maria da Cunha?É que daí para trás o meu pai ainda não conseguiu recuar, não sei se por ainda não ter tido tempo, ou se por não existirem dados para trás.
Também não sabia que a nossa avó Josefa da Conceição era também Garcia de Abranches.
Fico então a aguardar os seus dados

obrigada
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#88615 | anna | 15 abr 2005 12:13 | Em resposta a: #88614

Cara Maria José,

Claro que somos primas.....! Que divertido, hem?

A avó Josepha era filha de Brás Soares e de Maria Francisca Garcia de Abranches.

Depois conto tudo o que sei; agora, tenha os dados aqui à mão ............
beijinhos,
:)
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#88616 | anna | 15 abr 2005 12:20 | Em resposta a: #88612

Claro que quiz dizer que não tenho os dados......
:)
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#116904 | mjborges | 19 abr 2006 16:18 | Em resposta a: #88616

Cara Anna
Olá como tem passado?
Retomo outra vez o contacto consigo para lhe fazer umas perguntas sobre estes nossos antepassados: por acaso tem a data de casamento do Manuel da Cunha (bapº 20/07/1732) da Rapada (Penalva de Alva), com Josefa da Conceição Garcia de Abranches ? E sabe também as datas de baptismo e falecimento desta última? Estive a rever a minha base de dados e reparei que não tinha ainda estes dados.
Já agora, pergunto-lhe também se alguma vez a viu identificada com estes apelidos em algum documento, pois o meu pai só a conhecia como Josefa da Conceição.
Também sei que me faltam outros elementos para trás deste ramo, mas primeiro vou ter de confrontar com os apontamentos do meu pai.
Muitos cumprimentos e até breve
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#277802 | mpra | 06 jun 2011 02:21 | Em resposta a: #88612

Cara Maria José Borges:

Eu próprio gostaria de saber mais sobre a origem destes Cunha. Conseguiu entretanto mais alguma informação?
Só agora comecei a dedicar-me a este ramo. Se entretanto tiver novidades colocá-las-ei aqui.

Com os meus melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#277849 | mpra | 06 jun 2011 20:59 | Em resposta a: #88616

Cara Anna

Também descendo das pessoas que indica. Por acaso poder-me-ia enviar essas informações? O apelido da Cunha ainda chegou até hoje na minha família materna. Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#284342 | mpra | 09 ago 2011 18:25 | Em resposta a: #116904

Cara Maria José Borges:

Não sei se ainda participa neste fórum, mas gostaria que lê-se o assento de baptismo de Maria Francisca Garcia de Abranches, em S.Sebastião da Feira a 30.10.1730. O avô materno chamava-se José Bernardes de Abranches.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas da Rapada (Penalva de Alva)

#290708 | mjborges | 08 nov 2011 20:23 | Em resposta a: #284342

Caro Manuel

Desculpe só agora responder às suas mensagens, mas não tenho tido muito tempo para vir ao Forum e não me lembro de ter recebido no meu mail estas mensagens. Em relação à nossa parente Ana lamento informá-lo que ela já faleceu. Também fiquei muito chocada quando soube, até porque não cheguei a conhecê-la pessoalmente, o que gostaria. O meu pai é que a conheceu. Em relação à Maria Francisca que refere tenho dados acerca de uma Francisca Garcia de Abranches, nat. de S. Sebastião da feira, mas de 20-01-1721, casada com Brás Soares (nat. e bap. em Penalva de Alva a 09-02-1713) em S. Seb. da Feira a 04-04-1766, segundo dados encontrados pelo meu pai. Creio que estes devem ser pais ou tios da sua Francisca pois esta minha é filha do Licenciado Padre José Bernandes de Abranches (nat. e bap. em S. Romão, de Seia, a 17-07-1698) e de Catarina Garcia (nat. e bap. em S. Seb. da Feira a 15-08-1688). Será o mesmo que refere? Por acaso dispõe de cópia desse tal assento, para eu ler? não sei se o meu pai (António Alves Borges) já o teria lido, irei perguntar-lhe.
Tenho mais informações genealógicas para trás destas gerações que o meu pai já organizou, mas está em manuscrito. Talvez lhe pudesse enviar estes dados depois de digitalizados (espero que fiquem nítidos...). Se quiser, envie-me o seu email para mjborges3arrobagmail.com e eu poderei enviar-lhos, então.

Com os melhores cumprimentos

Maria José Borges

Resposta

Link directo:

Licenciado Padre José Bernardes de Abranches

#290853 | mpra | 10 nov 2011 15:49 | Em resposta a: #290708

Cara Maria José Borges:

Enviei-lhe um email, espero que o tenha recebido.

Cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen